Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A VIDA TEM SEGREDOS... VOU TE CONTAR UM SEGREDO: o nascimento do bebê humano

 

19/08/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como acontece o nascimento do bebê humano.
  •  Socializar os conhecimentos construídos sobre a sexualidade infantil.
Duração das atividades
50 minutos cada momento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Gestação e nascimento do bebê humano.

Estratégias e recursos da aula

 1º momento:Para a realização da atividade as crianças deverão procurar em casa informações sobre o seu nascimento, dias antes, o(a) professor(a) envia como atividade de casa uma entrevista com os pais ou responsavéis, solicitando informações sobre como foi o nascimento (tipo de parto, local onde nasceu, etc.) da criança. As crianças podem levar para sala de aula fotos, vídeos do parto delas para assistirem com os colegas. No caso de não ter vídeos do nascimento de alguma criança, o(a) professor(a) pode assistir o vídeo disponível no endereço eletrônico abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=VCIJUMbW7iE  

Após o vídeo o(a)  professor(a) faz uma discussão com as crianças sobre o vídeo e questiona: o que vocês sentiram ao assistirem o vídeo? Tiveram  medo? Achoram bonito o nascimento?.  Em seguida, relembra o assunto já discutido nas aulas anteriores sobre a gestação e o nascimento do bebê humano, apontando que uma das diferenças entre meninas e meninos quando crescem é que o corpo da mulher está preparado para carregar o bebê até o nascimento. As crianças devem registrar o que aprenderam sobre a gestação e o nascimento do bebê através de desenho e escrita, como no exemplo abaixo:

2º momento: Sugerimos como fechamento do estudo que o(a) professor(a) organize uma apresentação dos trabalhos produzidos pelas crianças ao longo do estudo sobre sexualidade. Pode-se convidar os pais ou uma turma da escola para assistir. No dia da apresentação pode expor os desenhos que as crianças realizaram mostrando as diferenças físicas do corpo do menino e da menina, cartazes com fotos de mães/mulheres grávidas, fotos das crianças quando bebês, as informações coletadas em revistas/livros sobre a reprodução humana; as atividades de escrita que os alunos realizaram sintetizando o  conhecimento construído nas discussões e leituras realizadas em sala/casa. Além, dos livros que leram e os vídeos assistidos. As crianças se organizam em grupos para fazer a apresentação de seus trabalhos.

"Eu achava que a gente vinha de uma cegonha trazida por Deus".

Avaliação

Avaliar a capacidade do aluno em organizar e expressar os conhecimentos construídos, adquiridos durante o processo de estudo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jaqueline, Instituto de Educação thiago costa , Rio de Janeiro - disse:
    jaquelineshowsb@yahoo.com.br

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns ! Sua aula está excelente.


  • iriane luz, Escola Municipal Padre José de Anchieta , Bahia - disse:
    iry_anny@hotmail.com

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante dessa aula foi bem prazerosa e bastante diversificada.Parabéns!


  • MARIA LUISA ROMAY LÓPEZ, MARIA DE MELO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    luisaromay@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ola! Gilka, gostei muito da oportunidade não só de visualização do parto, bem como da apresentação do que os alunos produziram. Muito importante a valorizaçao do que foi realizado por eles. Parabéns.


  • DAYANE GONÇALVES BORGES, Fundação Carmelitana Mário Palmério- FUCAMP- , Minas Gerais - disse:
    borgesdg23@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Na minha opinião esse tipo de aula é brihante ,pois estimula as crianças a conhecerem a origem de sua existência, e sobretudo esclarece as dúvidas que são muitas, de uma forma mais específica e de maneira mais esclarecedora, pois essa fase de descoberta elas podem proucurarem formas que não são muito seguras e irá confundir e até mesmo descobrirem informações desnecessárias no momento.


  • Dayane Gonçalves Borges, Fundação Carmelitana Mário Palmério- FUCAMP- , Minas Gerais - disse:
    dayaneborges23@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho realizado pela instituição é brilhante , voçês estão de parabéns!!!!!!!!!!!!!! Continuem com esse trabalho eu com certeza estarei sempre acompanhando o trabalho de voçês , sou educadora de classes de educação infantil e essas informações são muito valiosas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.