Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poluição do Solo: quais as consequências? - UCA

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as causas de poluição no solo;
  • Conhecer algumas consequências da poluição no solo;
  • Compreender a relação existente entre homem e a poluição;
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Marcador Introdução

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com  a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez mais a poluição do solo.

Professor convide um profissional que possa estar palestrando sobre a poluição do solo. Aproveite também para abordar sobre as poluições que estão se intensificado em nossa cidade, bem como o que se tem feito para minimizar este efeito no solo.

Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos da  poluição nas cidades. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a Matemática, o professor ficará encarregado de auxiliar os alunos a interpretar os gráficos e tabelas que se tem relacionados a este assunto. O professor de História  poderá realizar um trabalho abordando o desenvolvimento industrial e suas consequências para o meio ambiente. Já o professor de Artes poderá trabalhar imagens, exposição, colagem envolvendo a temática.

 

Marcador atividade 1

Professor, esta atividade tem como objetivo trabalhar a percepção dos alunos em assimilar o vídeo e refletir sobre o assunto assistido, respondendo as questões selecionadas abaixo. O professor deverá disponibilizar o filme para os alunos e em grupos de 4 alunos em cada, deverão discutir entre eles as questões abaixo e construir as respostas que se cabe em relação ao documentário abaixo.

Disponível em http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display

 

Depois de assistir o documentário “A história das coisas”, os alunos em grupo de 4 alunos cada deverão responder os questionamentos abaixo:

 

1)      Para onde vão as coisas quando nós desfazemos dela?

2)      Comente sobre o ciclo que envolve a produção de um bem de consumo.

3)      O documentário aborda de uma forma bem crítica o meio de produção de bens de consumo e seus impactos. Como essa produção pode causar impacto ao solo?

4)      Analise a situação relatada no documentário: “Os Estados Unidos possui 5% total da população mundial, porém, para manter a economia deste país é consumida cerca de 30% dos recursos naturais do planeta”.

5)      O que aconteceria se todos os países consumissem da mesma forma que os Estados Unidos?

6)      Discuta com seus colegas os seguintes termos:

a)      Obsolescência planejada:

b)      Obsolescência perceptiva:

7)      Como podemos relacionar a obsolescência planejada e perceptiva com o aumento dos resíduos e consequentemente com a poluição do solo?

8)      A mídia influencia no aumento do consumo da população mundial?

9)      A reciclagem é a solução para os problemas que têm sido gerados por meio do descarte dos resíduos produzidos?

10)   Você tem o hábito de refletir a respeito do seu consumo? Comente.

 

 

Marcador atividade 2

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1558256-16020,00-QUAL+E+O+CUSTO+DO+LIXO+PARA+AS+CIDADES.html e fazer a leitura do texto "Qual é o custo do lixo para as cidades?" e logo em seguida assistir ao vídeo que também está disponível nesta página. Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, nos quais nos deparamos com a poluição no solo gerado por nós seres humanos. Professor, para  esta aula é importante que os alunos consigam relacionar a poluição do solo, lixo gerado, falta de consciência ambiental e problemas relacionados a saúde proveniente do não tratamento do lixo. Após o debate, proponha a toda a sala que em grupo, desenvolvam uma campanha referente à importância de destinarmos em locais ambientalmente mais adequados os resíduos gerados em nossa casa. Os alunos poderão ao longo de uma semana elaborar material educativo como panfleto, faixa, apresentação ao ar livre, informando a toda a comunidade escolar sobre as formas de tratar e dispor os resíduos, bem como fazer a diferenciação de Lixo e Resíduo (para saber mais sobre este assunto acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20089). Nesta semana também, os alunos poderão coletar dados na ambiência escolar pesquisando a seguinte questão: Quais os tipos de resíduos que são descartados em sua residência? Você sabe para onde esses resíduos são enviados? O que você faz para gerar menos resíduos? Para você o que tem haver poluição do solo e descarte de resíduos?  Não é necessário os participantes da pesquisa se identificarem, eles poderão depositar suas respostas em uma urna disposta no pátio. Ao final de uma semana um grupo de alunos ficará responsável para recolher o material e categorizar as respostas. O objetivo da pesquisa é coletar dados para subsidiar outras discussões dentro da escola. Após a categorização dos dados, os alunos deverão propor um convite a uma pessoa da sociedade local que tenha um maior conhecimento do assunto proposto para ministrar para toda a escola uma palestra abordando assuntos referentes as informações que apareceram na coleta de dados. Esta atividade além de ser uma troca de experiência, poderá contribuir bastante para o interesse dos alunos em relação a cuidar melhor de seus resíduos e dispô-los em locais mais adequados, bem como desenvolver o senso crítico, analítico e criativo.

 

Professor, depois de trabalhar o texto sugerido acima, outro importante recurso que poderá ser utilizado é a atividade que está disposta abaixo, este recurso poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor o assunto proposto para esta aula. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples e rápida a importância de evitarmos a poluição do solo. Ao final do experimento os alunos deverão responder os seguintes questionamentos: O que vai acontecer com a fauna e a flora aquática? E o homem será prejudicado? As respostas deverão ser anexadas no trabalho acima e enviado para o e-mail do professor ou impresso para entregar na próxima aula.

 

 

 

 

 

 

 

Marcador atividade 3

Esta atividade poderá ser trabalhada na própria sala de aula. O professor deverá disponibilizar as imagens selecionadas para esta atividade e pedir a cada aluno para descrever o que a figura está representando. Depois que todos os alunos fizerem as suas considerações, eles deverão socializar as suas anotações com a classe. Esta atividade visa trabalhar a criticidade dos alunos, por meio das opiniões que eles irão expor. É importante professor sempre que possível quando os alunos estiver apresentando a suas considerações, fazer as devidas correções quanto aos termos corretos, também faz se necessário trabalhar a postura do aluno na apresentação, pois assim, o aluno poderá melhorar a sua apresentação e se preparar para outras situações cotidianas que exige o enfrentamento ao público. Se necessário os alunos poderão pesquisar na internet utilizando em seu Laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox, seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet.

Imagem disponível em http://files.saudesustentavel.webnode.com.br/200000002-c1e64c22ba/polui%C3%A7%C3%A3o%20dos%20mares.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Imagem disponível em http://files.civilengenharia.webnode.com.br/200001284-b3475b4411/entulho%20constru%C3%A7%C3%A3o%20civil.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  

Imagem disponível em http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/files/2011/04/pilhas-corridas.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Imagem disponível em http://www.carlosbarbosa.rs.gov.br/noticias/fotos/1131_1_agrotoxicos.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Imagem disponível em http://1.bp.blogspot.com/_VzICZ3-oGto/SH91KnalhjI/AAAAAAAAABM/1UlnpcMp5Jc/s320/LIXO%2BNA%2B%2BFEIRA%2BDO%2BPRODUTOR%2BNO%2BPACOVAL%2B(5).JPG

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Imagem disponível em http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/5476359.jpg

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Sugestão para leitura

 

 

       

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Água na natureza - atividade 5: Os poluentes do solo prejudicam a água? Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração da campanha. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.