29/08/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
• Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas.
Conhecer o corpo do menino e menina.
O olhar sobre o corpo do outro que para os adolescentes, adultos se caracteriza como erotismo, apreciação estética do desejo sexual, na infância, é o “espiamento” dos meninos e meninas em busca de semelhanças, e “estranhezas”. É nesse momento que as diferenças sexuais começam a ser percebidas: Por que o menino é menino? E por que a menina é menina? O que marca a diferença entre eles?
1º Momento – No dia seguinte após a observação do corpo dos colegas realizada na aula anterior, o(a) professor(a) deverá realizar uma atividade para que os alunos observem o próprio corpo no espelho, e, depois desenhem o seu corpo e o do colega mostrando a diferença sexual.
2º Momento- O(A) professor (a) solicita às crianças que mostrem os seus desenhos e falem sobre o seu corpo. Caso alguma criança sinta vergonha em falar sobre o que percebeu de diferente no corpo delas, o professor deverá mostrar e falar com naturalidade sobre o que os torna diferentes fisicamente.
3º Momento - O(A) professor (a) inicia o processo de leitura de textos referentes a questão "ser menino e ser menina". Deverá familiarizar as crianças com alguns termos usados nas Ciências Naturais para nomear as partes do corpo humano; ou com livros de literatura infantil que trata dessa questão de forma simplificada para que as crianças compreendam essas particularidades existentes entre os seus corpos. Sugerimos a leitura do livro abaixo:
Após a leitura do livro Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos?, conversar com as crianças sobre as questões apresentadas a respeito das meninas e dos meninos.
Sugestão de livro:
Porque Meninos Têm Pés Grandes e Meninas Têm Pés Pequenos ? Sandra Bianchi. Cortez, 2009.
A Incrível Enciclopédia Larousse - Corpo Humano.Editora Global.
Analisar como as crianças percebem as diferenças entre menina e menino, bem como expressam conhecimentos acerca do corpo infantil.
Observar como desenha o corpo dos meninos e das meninas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2012
Cinco estrelasExcelente aula