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Ciclo de Carnot

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Daniel Rodrigues Ventura, Edson Luís Nunes.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Que uma máquina térmica operando em ciclos terá rendimento máximo se operar segundo o ciclo de Carnot.

·        Que o rendimento da máquina de Carnot depende apenas das temperaturas kelvin das fontes quentes e frias.

·        Que uma maquina térmica terá rendimento maior quanto mais seu ciclo de operação se aproxima do ciclo de Carnot.

Duração das atividades
50 minutos (uma aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   

  • Máquinas térmicas, calorimetria e termometria.
Estratégias e recursos da aula

          Sugerimos que o professor inicie a aula fazendo uma ligeira revisão sobre máquinas térmicas, lembrando que uma máquina opera em ciclos, retirando uma quantidade de calor (Q1) de uma fonte quente, transformando parte dele em trabalho útil (W) e cedendo uma quantidade de calor (Q2) para uma fonte fria. Para agilizar sua revisão, poderá projetar numa tela, na sala de aulas, o esquema ilustrado na Figura 01. Deverá também lembrar aos alunos que o rendimento (Rend), da máquina térmica é: Rend = W/Q1 e W = Q1 – Q2.

Aula22.Fig.01

          Após esta rápida revisão poderá mostrar a Figura 02, projetando esta figura também na tela e explicar que ela corresponde a um motor moderno, que é uma máquina térmica e funciona segundo o ciclo de Otto.

          O Ciclo Otto foi idealizado originalmente pelo Engenheiro francês Alphonse Beau de Rochas em 1862, seu princípio foi aprimorado pelo engenheiro alemão Nikolaus August Otto, 14 anos mais tarde, em 1876. É o ciclo ainda hoje usado na maioria dos motores de combustão interna, sistema de centelha, nos automóveis de uma maneira geral, motores a gasolina, a álcool, a gás.

Aula22.Fig.02

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/ba/Colorized_car_engine.jpg/800px-Colorized_car_engine.jpg

 

          Para falar do ciclo de Otto, poderá exibir a animação que se encontra disponível na internet, conforme link abaixo. 

 

 

 

 

Atividade I

          Depois de exibir a animação e explicar o ciclo de Otto, peça aos alunos para resolver o exercício a seguir:

         Um teste realizado com o motor de um veículo verificou-se que ele desenvolvendo potencia máxima de 62 cv, percorreu 9 km com um litro de gasolina, desenvolvendo uma velocidade média de 108 km/h. O calor de combustão da gasolina é de 27,57.106 Joule por litro. Com esses dados, desprezando efeitos externos ao motor, determine qual foi o rendimento do motor desse veículo. Use 1,0 cv = 736 watts.

  • W = P.t. em que P é a potência do motor e t é o tempo gasto no percurso.
  • d = vmt; 9.103m = (30m/s).t; t = 300 s
  • W = 62.736(J/s).300s
  • W = 13,7.06J
  • Q1 = 27,57.106 J
  • Rend = (13,7.106 J)/(27,57.106 J)
  • Rend = 0,496 ou Rend = 49,6%.

Peça a eles para calcularem a quantidade de calor Q2 que foi transferida ao ambiente ao ser consumido 1,0 litro de gasolina pelo motor.

  • Rend = (Q1 – Q2)/Q1
  • Rend = 1 – Q2/Q1
  • 0,496 = 1 – Q2/27,57.106 J
  • Q2/27,57.106 J = 0,504
  • Q2 = 13,9.106 J
  • Q2 = 3,3.106 calorias

 

      

          Depois o professor deverá introduzir o ciclo de Carnot, justificando que este ciclo é de relevância teórica uma vez que uma máquina térmica atingirá rendimento máximo, operando entre duas fontes de temperaturas diferentes, se funcionar segundo o ciclo de Carnot. O ciclo de Carnot consiste de quatro transformações termodinâmicas, sendo duas transformações isotérmicas alternadas por duas transformações adiabáticas, veja o gráfico da Figura 03.

          Depois apresente para a turma, reproduzindo na tela o esquema da Figura 03. Explique para a turma o que consiste o ciclo de Carnot. Deverá evidenciar a atenção da turma para as temperaturas T1 e T2 das fontes quentes e frias respectivamente e explicar que além da expressão para calcular o rendimento da máquina térmica, Rend = (Q1 – Q2)/Q1, o rendimento da máquina de Carnot RC, pode ser calculado por RC = (T1 – T2)/T1, em que, T1 e T2 são as temperaturas na escala Kelvin das fontes quente e fria.

Aula22.Fig.03

Para reforçar ainda mais o aprendizado sobre o ciclo de Carnot, o professor poderá utilizar a animação que se encontra disponível na internet, link abaixo. Se tiver um sistema que possa projetar a imagem ampliada para que todos vejam, use a animação, comentando as etapas do ciclo, relacionando as etapas do gráfico com o movimento do pistão no cilindro, ilustrados através da animação.

 

 

 

 

 

Atividade II

          Depois divida os alunos em grupos de 4 componentes e elabore um exercício para que apliquem o conteúdo explicado. Segue um exercício com essa finalidade.

 

Considerando que a temperatura da explosão da gasolina na câmara de combustão do cilindro de um motor seja de 2500K e que após expansão no cilindro a temperatura da mistura explodida cai para 1000K, calcule o rendimento de um motor de 4 tempos funcionando segundo o ciclo de Carnot. Compare com o rendimento calculado do motor do carro que percorre 9 km com 1 litro de gasolina resolvido no início da aula.

  • RC =(T1 – T2)/T1
  • RC = (2500 -1000)/2500
  • RC = 0,60 ou RC = 60%.
  • O motor do exercício desenvolveu um rendimento bem menor que um motor de Carnot, uma diferença superior a 10% a favor de Carnot.

 

Seria possível teoricamente uma máquina térmica desenvolver um rendimento igual a um, ou seja, 100%? Transformar todo calor recebido em trabalho?

  • Após ouvir as respostas de cada grupo, ou de alguns grupos, o professor deverá explicar que, teoricamente uma máquina térmica operando em ciclos, entre duas fontes de temperatura T1 e T2, T1 > T2, para ter rendimento máximo deverá funcionar segundo o ciclo de Carnot, cujo rendimento é:
  •  Rend = (T1 - T2)/T1 ou Rend = 1 – T2/T1.
  •  Para Rend = 100%, ou seja, Rend = 1 tem-se:
  • 1 = 1 - T2/T1 = 0
  • T2/T1 = 0
  •  T2 = 0K.
  • A temperatura de 0K é impossível de ser atingida de acordo com atual conhecimento científico. Portanto T2 > 0, e o rendimento de máquinas térmicas serão sempre menor que 1, nunca atingirá 100%.

A Figura 04 ilustra o esquema de uma máquina térmica que teria um rendimento igual a 1, ou 100%, nesse caso converteria todo o calor (Q1) em trabalho (W). Todavia o professor deve salientar que a existência dessa máquina é impossível às luzes do conhecimento termodinâmico.

Aula22.Fig.04

Atividade III

          O professor poderá recordar com os alunos que o refrigerador é uma máquina térmica operando em sentido inverso, retirando calor de uma fonte fria e cedendo calor a uma fonte quente. A Figura 05 ilustra o esquema de um refrigerador. Define-se a eficiência do refrigerador (Ef) como o quociente entre o calor retirado da fonte fria (Q2) e o trabalho (W) fornecido ao refrigerador, Ef = Q2/W, ou Ef = Q2/(Q1 – Q2). Em que, Q2 é o calor retirado da fonte fria.

Peça aos alunos que comparem o gráfico do ciclo de Carnot para um refrigerador, Figura 05, com o ciclo de Carnot para uma máquina térmica, Figura 03, e explicar o significado das diferenças, caso exista.

  • Deverão observar que os ciclos diferem apenas no sentido que ocorrem as transformações, sendo horário na máquina térmica, trabalho positivo, realizado pelo sistema, e anti-horário no refrigerador, trabalho negativo, realizado sobre o sistema. Em outras palavras a máquina térmica funcionando produz energia e o refrigerador para funcionar deve-se fornecer energia a ele.

Aula22.Fig05B

Um refrigerador terá eficiência máxima se operar segundo o ciclo de Carnot. Nesse caso, sua eficiência será: EfC = T2/(T1 – T2), em que EfC é a eficiência do refrigerador de Carnot, T1 é a temperatura da fonte quente e T2 é a temperatura da fonte fria, ambas na escala Kelvin.

         Peça aos alunos que determine a eficiência de um refrigerador de Carnot que opera entre duas fontes de temperatura -2oC, no congelador, e cede calor para o ambiente a uma temperatura de 28oC.

  • EfC = 271K(301K – 271K)
  • EfC = 271/30
  • EfC = 9,03
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Termodinâmica - Calor e movimento: As inovações de Rumford e Carnot Animação/simulação
Ciclo de Otto Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

          O professor poderá dividir a turma em grupos e pedir que façam uma pesquisa sobre o rendimento dos motores a gasolina, a álcool e a diesel, para ser discutida e apreciada em aula futura.

          Poderá pedir também aos grupos para discutirem e resolver o seguinte problema proposto de uma situação hipotética.

          O consumo anual de petróleo no mundo hoje é estimado em 5.1012 litros. Supondo que cada litro de petróleo ou derivado do petróleo consumido libere em média 107 calorias para o meio, se toda energia fosse retida pela água existente na Terra, cerca 1,35 bilhões de km3, 1,35.1021 litros, ainda considerando toda água no estado líquido, qual a variação da temperatura da água em graus Celsius? Use calor específico da água = 1000cal/litro.

  • Q = mc(DT), DT = diferença de temperatura.
  • 5.1012L.107 cal/L = 1,35.1021L.103 (cal/L.oC).DT
  • DT = 3,7.10-5 oC ou seja, um acréscimo de 0,000037oC na temperatura da água, mesmo assim supondo que absorvesse todo calor liberado e não o re-emitisse.
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