Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como trabalhar os números de 1 a 10 com a parlenda "A galinha do vizinho"

 

28/10/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Franciele Nhaia
imagem do usuário

UNIAO DA VITORIA - PR MARIDALVA DE F PALAMAR E M PROF E I E F

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico.
  • Desenvolver a expressão oral.
  • Relacionar o número a quantidade.
  • Participar de brincadeiras coletivas.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos saibam contar oralmente até 10, pra facilitar a relação entre número e quantidade.

Estratégias e recursos da aula
  • AULA 1

Iniciar a aula com a brincadeira "Galinha choca", de preferência ao ar livre ou na quadra, pois é uma brincadeira que exige espaço para correr.

 

Descrição da brincadeira:

      Fazer um círculo com as crianças, elas ficam sentadas no chão. Por fora da roda, uma criança fica com uma bola nas mãos, um lenço, ou outro objeto qualquer simbolizando o “ovo”. A criança por fora da roda diz: “A galinha chocou”. As crianças da roda respondem: “Não podemos dizer nem para vovó, nem para o vovô.” 
      As crianças no círculo olham para frente, pois a que está com o “ovo” na mão deseja colocá-lo atrás de um colega distraído. Quando isto acontecer, a criança deverá perceber, pegar o “ovo” e correr atrás da criança que estava andando fora do circulo. Quando alguém fica com o ovo e não percebe, normalmente os seus colegas do círculo podem avisar, caso este consiga pegar o colega que colocou o “ovo”, este irá para o meio da roda e todos cantarão: "Galinha Choca botou um ovo, comeu minhoca" , caso contrário o antigo dono do “ovo” sentará no lugar daquele que estava sentado. 
 
Após todas as crianças ter oportunidade de participar da brincadeira, retornar para a sala e deixar as crianças falarem o que sabem sobre as galinhas, quem já viu uma, para que ela é útil para o nosso dia-a-dia.
 
Assistir o vídeo "A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho..."
 
 
Explicar as crianças que o que assistiram é uma parlenda. Que parlendas são versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira.
 
Coletivamente montar um cartaz, ilustrando a parlenda trabalhada. Cada aluno deve colar uma tampinha de garrafa pet representando os ovos da galinha do vizinho.
 
 
Após o cartaz estar confeccionado, contar oralmente a quantidade de tampinhas coladas em cada linha, e registrar o numeral ao lado.
   
  • AULA 2

Relembrar a parlenda trabalhada, fazer leitura coletiva do cartaz confeccionado na aula anterior.
Entregar a cada criança a parlenda para observar, ler e pintar. Explicar que deverão procurar na parlenda as palavras e os números que estão faltando e completar. Desenhar a quantidade de ovos que a galinha botou em cada verso.
Atividade    at.1
FONTE: acervo da autora
 
Na próxima atividade, os alunos deverão pintar a quantidade de ovos que a galinha do vizinho botou.
Pintar ovos   at.2
FONTE: acervo da autora
 
  • AULA 3

Mostrar o slide "Vamos aprender a contar com a Galinha pintadinha", pedindo que as crianças contem coletivamente a quantidade de ovos que a galinha pintadinha botou.
 
 Entregar a cada criança 10 ovos para pintar e recortar.
ovos  
FONTE: acervo da autora
 
Explicar que precisam colar os ovos da galinha na ordem correta, começando do 1 até chegar ao 10.
GALINHA   at.3
FONTE: acervo da autora
 
  • AULA 4

 
Fazer a dobradura da galinha.
dobradura
 
Entregar a cada criança uma folha de atividade e solicitar que colem sua dobradura no centro da folha e, que enfeitem com lápis de cor a sua galinha.
Entregar papel crepon amarelo e solicitar que façam bolinhas, para representar os ovos da galinha.
Colar a quantidade de bolinhas em cada conjunto.
. atividade   at.4
FONTE: Acervo da autora
 
Outra sugestão é usar a dobradura da galinha e os ovos numerados para trabalhar essa parlenda, recortando e colando os ovos de acordo com a ordem crescente ou até mesmo decrescente.
at.5
 
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação consiste na observação do professor no desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades realizadas. Pois assim o professor será capaz de perceber se seus alunos conseguiram estabelecer relação entre os números de 1 a 10 a sua quantidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 32 classificações

  • Cinco estrelas 20/32 - 62.5%
  • Quatro estrelas 11/32 - 34.38%
  • Três estrelas 1/32 - 3.12%
  • Duas estrelas 0/32 - 0%
  • Uma estrela 0/32 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maricilda Silva, Escola M. E. F. São Tomé , Pará - disse:
    maricilda_valesilva@hotmail.com

    28/09/2014

    Quatro estrelas

    Professora adorei sua dinamica de trabalho e vou pegar para usar com meus alunos


  • Maricilda Silva, Escola M. E. F. São Tomé , Pará - disse:
    maricilda_valesilva@hotmail.com

    28/09/2014

    Quatro estrelas

    Professora adorei sua dinamica de trabalho e vou pegar para usar com meus alunos


  • Maricilda Silva, Escola M. E. F. São Tomé , Pará - disse:
    maricilda_valesilva@hotmail.com

    28/09/2014

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula vou trabalhar com a minha turma


  • Maricilda Silva, Escola M. E. F. São Tomé , Pará - disse:
    maricilda_valesilva@hotmail.com

    28/09/2014

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula vou trabalhar com a minha turma


  • Marly, C.E.. Mundo Novo , Rio de Janeiro - disse:
    mlyzy4@gmail.com

    25/08/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula ! Atividades interligadas e iniciando a aprendizavem pelo concreto. Muito bom mesmo. Sucesso !! :)


  • MARCIA, PMA , Minas Gerais - disse:
    marcialedaribeiro@hotmail.com

    10/08/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom! adorei! obrigada pela colaboração!


  • katia, Colegio Estadual General Calazans , Sergipe - disse:
    katiasileneprof@hotmail.com

    03/07/2014

    Cinco estrelas

    Amei a aula está de parabéns.


  • Geovani Aparecida Sutil, N.E.I Meu Primeiro Passo , Santa Catarina - disse:
    gasutil1969@yahoo.com.br

    15/06/2014

    Cinco estrelas

    Show, vou pegar emprestado.


  • Catarina Amélia R. N. Barbosa, Secretaria da Educação e cultura , Minas Gerais - disse:
    catarinanunesbarbosa@hotmail.com

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    A aula é bastante dinâmica, aguça a curiosidade e proporciona momentos diversificados de aprendizagem, contemplando as múltiplas inteligências. Aborda a geometria, através de atividade concreta e explora muito bem a linguagem oral e visual.Utiliza o lúdico como introdução o que prepara o ambiente para aprendizagem.Acredito que os objetivos propostos foram alcançados.Poderia explorar um pouco mais a escrita expontânea.


  • angelamaria da silva, Alzira Pavão , São Paulo - disse:
    eltoncarlosmoraes01@gmail.com

    22/05/2014

    Cinco estrelas

    Professsora , adorei as aulas tudo o que estava precisando para trabalhar com as crianças!!


  • Cláudia, Fafi , Paraná - disse:
    cacau.regina2@hotmail.com

    20/05/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades, com certeza serão de grande utilidade em sala de aula.


  • Ana Glaucia, EMEF Manoel Carlos Silva , Pará - disse:
    danaglaucia@yahoo.com.br

    17/04/2014

    Cinco estrelas

    Você tá de parabéns pela criatividade! Obrigada por compartilhar conosco o que sabes. Deus te proteja e conserve sempre assim!!!


  • Marcia Oliveira, Escola Municipal , Rio Grande do Sul - disse:
    marciasantos.pead@gmail.com

    06/03/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a sequência didática. Irei aplicar nas minhas turmas.Abraço, Márcia


  • clea maria ribeiro, escola , Minas Gerais - disse:
    clearibeiro01@hotmail.com

    05/03/2014

    Cinco estrelas

    gostei demais dessa aula ótima ,adorei! vou aproveitar com meus alunos pela segunda vez. obrigada!


  • Patrícia Raquel da Costa Freitas, EMEF MARIA RUTH RAYMUNDO , Rio Grande do Sul - disse:
    patircf@yahoo.com.br

    05/03/2014

    Quatro estrelas

    criativas e chamam a atenção p/ a realização das mesmas, consiste numa sequência. Muito bom.


  • emanuela cicera, escola classe 40 , Distrito Federal - disse:
    emanuelacicera@gmail.com

    11/02/2014

    Cinco estrelas

    Eu simplesmente amei essa aula. Muito criativa e envolvente. Parabéns


  • CRISTINA, Escola Municipal , Bahia - disse:
    crissansou@hotmail.com

    09/02/2014

    Cinco estrelas

    Ótima sequência didática! Parabéns!!


  • gecy dias, escola municipal , Goiás - disse:
    diascy@hotmail.com

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito de sua aula,voce desenvolveu uma aula bem criativa e atraente para a turma, muito boa, parabéns! Abraços,,,


  • NEIDE, CRECHE -ESCOLA M. BERENICE S. SILVEIRA , Rio de Janeiro - disse:
    nserafimdemattos@yahoo.com

    21/09/2013

    Cinco estrelas

    parabéns pela sugestão, eu realizei com meus alunos e foi otimo


  • LÍGIA MARIA GOMES , ESCOLA M. DE EDC. B. ANTONIO MOREIRA , Alagoas - disse:
    ligiamgs1@hotmail.com

    18/09/2013

    Quatro estrelas

    ADOREI ESSAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES! PARABÉNS!!!!!!!!!!!


  • Rosimeire, EMEF Maria Terezinha Camargo Jardim , São Paulo - disse:
    rosimeire_nascimento@yahoo.com.br

    28/08/2013

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão, adorei!!


  • José Silva, SEME , Amapá - disse:
    josesilvap@cristanobrasil.com

    28/08/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom plano mesmo, é um dos melhores! Só que faltou a bibliografia. Fora isso, como professor de matemática também, recomendo-o. Parabéns...


  • maria joseane costa, ESCOLA MUNICIPAL JOSEFA LIDIA DA SILVA , Paraíba - disse:
    maria.joseane@uol.com.br

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sugestão de atividades!!!!!!


  • Marcia lopes, APAE , Santa Catarina - disse:
    lopesmarcia@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito a atividade é ótima para trabalhar os maternais 2 e 3.Parabens


  • catia cilçene marques machado, Secretaria Municipal de Educação de SALVADOR , Bahia - disse:
    gcm_catia@hotmail.com

    15/07/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns.


  • MARCIA DE MATOS, Manoel da Costa Lima , Mato Grosso do Sul - disse:
    MARCIAMATOS.CARMONA@HOTMAIL.COM.BR

    09/06/2013

    Cinco estrelas

    achei muito bom com essa atividades as crianças vão desenvolver não só os numerais como tambem a parte de que precisa está em movimento o tempo todo é bastante diâmico.


  • Maria Cristina , CEMEB "Prrof, Maria Ângela N. N, Néri , São Paulo - disse:
    casote@ig.com.br

    16/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito criativa, isso sem dizer que você diversificou bastante as atividades direcionadas, parabéns, colega! Abraço. Vou aproveitar suas idéias, obrigado por compartilhar.


  • maxima, Prefeitura Municipal de Guapiara , São Paulo - disse:
    maxima.gomes@hotmail.com

    14/05/2013

    Quatro estrelas

    muito "10"!


  • karolina gomes batista da silva, EMEB Euclides da Cunha , São Paulo - disse:
    karol_lgl@hotmail.com

    06/03/2013

    Três estrelas

    Gostei muito das sugestões de atividades, principalmente da dobradura da galinha. Só acho meio confuso trabalhar numero e quantidade nesta parlenda porque se formos colocando os ovos relacionando com os numeros, ao final quando contarmos todos os ovos serão muito mais de dez. Acho que isto confunde um pouco a cabeça das crianças. Mas de maneira geral gostei muito de tudo que foi proposto.


  • José Francisco, PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS , São Paulo - disse:
    souzafilho2@zipmail.com.br

    21/12/2012

    Cinco estrelas

    parabéns , além de trabalhar de forma lúdica utilizou conceitos matemáticos também .


  • Gabriela Xavier Soares, Escola Elisa Ferrari Valls , Rio Grande do Sul - disse:
    gabiixaviers@gmail.com

    24/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente esta aula, foi bem criativa e irá me ajudar muito no meu estágio do ano que vem - 2012! Beijos


  • Edna Jamine, NTM , Paraná - disse:
    ednajamine@yahoo.com.br

    30/10/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, sua proposta de trabalho está ótima!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.