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Vida de inseto: qual a importância da comunicação? – UCA

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aranhas: desvendando seus mistérios - UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar a importância da comunicação na vida dos insetos.

  • Identificar diferentes formas de comunicação entre insetos.

  • Descrever aspectos da biologia dos insetos relacionados à comunicação. 

  • Explicar o que são feromônios e sua importância na biologia dos insetos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insetos

Estratégias e recursos da aula

comun formg

Fonte da imagem: http://www.physorg.com/newman/gfx/news/2006/image_page1-1.jpg. Acessado em 12/10/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de um vídeo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "EVOLUÇÃO - Comunicação" que aborda a importância da comunicação entre animais, destacando diferentes formas e explicita a biologia das formigas tendo como referência a  capacidade de processar informações.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=iWVWgJKfH4U. Acessado em 12/10/2011.

vídeo formigas

Imagem do vídeo "EVOLUÇÃO - Comunicação"

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

O que é a comunicação?

Enumere 3 diferentes tipos de comunicação que acontecem entre animais.

Qual é a importância da capacidade de comunicação na história evolutiva das formigas?

O que são os hidrocarbonetos e qual a sua importância na biologia das formigas?

Por que as formigas tocam as antenas umas das outras?

As formigas passam informações umas para as outras? Explique.

Sem mecanismos de comunicação as formigas teriam tido o sucesso evolutivo que têm?

comun formigas

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-T0Y7eIj_idk/Ta26sss7PdI/AAAAAAAAAK4/9nHNBfmesuA/s1600/formigas-em-fila-carlos-weiker.jpg. Acessado em 12/10/2011.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.

Sugestões de perguntas 

Além dos exemplos mostrados no vídeo, vocês conhecem outras formas de comunicação entre animais? 

Além das formigas quais são outros grupos de insetos que possuem capacidade de comunicação? Como ela acontece?

comun abelhascomun abelhas

Fonte da imagem: http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha17.jpg. Acessado em 12/10/2011.

Atividade 2- Estudo de texto

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem um texto de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O sítio, como o recomendado a seguir, deverá ser fornecido, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/quimsoc.pdf. Acessado em 12/10/2011.

Observação: O texto sugerido está inserido dentro de um texto mais amplo que trata de uma pesquisa sobre controle biológico de pragas na lavoura a partir do estudo dos feromônios. O professor deverá, então, orientar os alunos a fazerem a leitura  apenas das páginas 1 e 2 até o item: "Decifrando o código secreto: extração e identificação dos feromônios".

Questões para discussão

O que são feromônios?

Qual é a função dessas substâncias químicas produzidas por cada espécie?

Explique a afirmativa: “formigas lava-pé não irão entender a linguagem de formigas-limão e vice-versa. Muito menos uma abelha entenderá a linguagem de um marimbondo ou de uma barata”.

Quais são os principais tipos de feromônios?

Como o estudo dos feromônios de insetos pode contribuir para o controle biológico de pragas na lavoura?

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.

comun cupim

Fonte da imagem: http://www.ecoambientalereciclo.com.br/site/images/stories/cupim3.jpg. Acessado em 12/10/2011.

Atividade 3 - Pesquisa na internet e preparação para trabalho de campo

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a comunicação entre os insetos, o professor deverá dividir a turma em grupos e distribuir os tópicos levantados na atividade 2 para que façam pesquisas na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox). 

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos três temas. Nesse caso, um mesmo tema deverá ser pesquisado por mais de um grupo de alunos, o que tornará o momento de socialização do trabalho (atividade 6) mais rico e complementar.

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

Tema 1- Comunicação entre formigas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga#Comunica.C3.A7.C3.A3o. Acessado em 12/10/2011.

http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/comunicacao.html. Acessado em 12/10/2011.

Tema 2- Comunicação entre abelhas

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/organizacao.htm. Acessado em 12/10/2011.

http://www.saudeanimal.com.br/abelha7.htm. Acessado em 12/10/2011.

http://educacao.uol.com.br/ciencias/abelhas-2-na-sociedade-da-colmeia-ha-rainha-operarias-e-zangoes.jhtm. Acessado em 12/10/2011.

http://intl.feedfury.com/content/47094497-voc-sabe-como-as-abelhas-se-comunicam-umas-com-as-outras.html. Acessado em 12/10/2011.

Tema 3- Comunicação entre cupins

http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111064.shtml. Acessado em 12/10/2011.

 

Sugerimos que cada aluno leia o(s) texto(s) destinado (s) ao seu grupo e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir fotografias e filmagens de insetos em seu ambiente natural.

Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

operárias

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/84/Weiselnaepfchen_29a-Detail.jpg. Acessado em 12/10/2011.

Atividade 4 – Trabalho de campo

O trabalho de campo deverá ser organizado pelo professor que conduzirá, com agendamento prévio, os alunos a espaços no entorno da escola ou de sua cidade onde os insetos estudados possam ser registrados por meio de fotografias e filmagens. Esses registros poderão ser complementados por outros feitos pelos alunos em suas casas e seu entorno.

O professor deverá orientar os alunos para registrarem imagens tomando os cuidados devidos para evitarem acidentes, especialmente com formigas e abelhas.

As imagens deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA (Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam)

enxame

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/17/Bienenschwarm_17c.jpg. Acessado em 12/10/2011.

Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado e do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).

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