Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equações do 1º grau com uma incógnita

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Escrever equações equivalentes usando o processo aditivo ou multiplicativo; •Encontrar a solução de uma equação do 1º grau usando o processo aditivo ou multiplicativo.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Operações com números inteiros
Estratégias e recursos da aula
Aula

Sala de aula!
Professor, para realizar essa atividade é necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre o que são equações. Para isso, você pode introduzir o assunto com alguns problemas, por exemplo, “Um número somado 12 é igual a 25. Que número é esse?” “Que número que multiplicado por 6 dá 126?”, questione-lhes quais seriam esses números, e como eles resolveram.

Peça aos alunos que escrevam os problemas propostos usando apenas números, o sinal da operação, o sinal de igual e símbolo para representar o número desconhecido.
Escreva no quadro as diferentes representações dos alunos e negocie um único símbolo, de preferência o "x" para que possam usar no recurso que será sugerido a seguir.

Depois diga-lhes que isso pode ser escrito de uma forma matemática, que são as equações e como traduzir esse problemas em equações: “x+12=25” “6x=126”.
Depois de resolverem alguns problemas desse tipo
Converse também a respeito de uma balança de dois pratos, como funciona, o que acontece, caso ela esteja equilibrada, se você retirar ou colocar algo em apenas um dos pratos. O que é necessário fazer para que ela continue em equilíbrio.
Caso os alunos não conheçam uma balança de dois pratos seria interessante levar uma para a sala de aula. Para isso você pode construir uma com potinhos, barbante e um pedaço de arame ou madeira.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/368/imagens/balancadoispratos.JPG

Relacione, então, as equações com uma balança de dois pratos, onde o sinal de igual seria o equilíbrio; e o primeiro e o segundo membro da equação são os pratos respectivamente.


Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_201_g_4_t_2.html, onde encontrarão uma equação apenas com valores positivos, que deve ser montada na balança com os elementos apresentados.
Peça aos alunos que representem a expressão do lado esquerdo da igualdade na balan ça. “O que aconteceu?” Agora eles devem representar o lado direito da equação no segundo prato. “O que acontece?” Aqui você estará levando-os a observar o equilíbrio da balança.

Depois os alunos deverão clicar em “New problem” e representar as equações na balança. Peça para que anotem em uma folha as equações que representaram.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/368/imagens/balancanlvm1.JPG

Após montarem a equação na balança, deverão clicar no botão continue, será solicitado, então, que o aluno escolha uma das quatro operações e um valor e ao clicar em “Go!” ou “Enter” será escrito uma nova equação equivalente. Dessa forma, o aluno deverá usar o processo aditivo ou multiplicativo para resolver a equação.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/368/imagens/balancanlvm2.JPG

Peça que os alunos anotem todo o procedimento realizado para encontrar a solução das equações, que você poderá utilizar para avaliar a atividade.
Aqui você pode sugerir que eles resolvam um certo número de equações que o próprio programa apresenta ou ainda pedir para que criem uma equação.
Depois, peça-lhes que cliquem em “Create Problem” e escrevam, por exemplo a equação: x + 3 = 0x + 7 e cliquem em “Begin”
Questione sobre qual a equação que ficou representada? Em seguida, peça para que representem na balança e encontrem o valor de x.


Importante: Vale ressaltar que o programa, não permite colocar mais de 10 cubinhos em um prato da balança, por isso, para resolver a equação, os alunos deverão usar outros procedimentos, por exemplo, dividir a equação toda por um mesmo divisor.


Após terminarem essa atividade solicite que entre em outro site: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g_4_t_2.html  onde encontrarão outra balança, porém com elementos negativos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/13731256835
/
img/balancanlvm3.JPG

Seguindo os mesmos procedimentos da atividade anterior, deverão encontrar a solução da equação. Novamente peça para que anotem todos os procedimentos e determine um número mínimo de equações que deverão resolver.

Dicas e Sugestões
Professor, é importante ressaltar que as equações que o programa apresenta não são iguais, sendo assim, os alunos terão resolvidos equações diferentes. Mesmo que tenham resolvidos a mesma equação, eles poderão utilizar processos diferentes, o que não impede uma resposta correta. Assim, incentive os alunos a utilizar e a anotar todos os procedimentos que são necessários para resolver uma equação.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, os procedimentos utilizados para a resolução e as folhas com as equações resolvidas com todo o procedimento. Valorize os procedimentos corretos mesmo que errem o resultado final.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 19 classificações

  • Cinco estrelas 8/19 - 42.11%
  • Quatro estrelas 9/19 - 47.37%
  • Três estrelas 2/19 - 10.53%
  • Duas estrelas 0/19 - 0%
  • Uma estrela 0/19 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Osmar A Lima, EEEI ISAIAS LUIZ MATIAZZO , São Paulo - disse:
    pca.osmar@gmail.com

    26/08/2014

    Cinco estrelas

    Maravilhosa a aula. Uma dica e tanto para auxiliar no entendimento das resoluções das equações. Facilitou o meu trabalho e ajudou muito meus alunos.


  • MARIA DAS DORES QUARESMA MARTINS, EEEFM ELAINE SOARES BRASILEIRO , Paraíba - disse:
    dorinhasantahelena1@gmail.com

    20/08/2014

    Cinco estrelas

    muito boa esta aula


  • KÁTIA GURJÃO FARIAS PINTO, ESC EST PROF MARIA CAVALCANTE , Amapá - disse:
    ka.fa36.ga@gmail.com

    01/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a sua sugestão, principalmente quando inclui o laborátorio, nas aulas de matemática, os alunos gostaram muito , sucesso querida!


  • rozangela godinho, escola estadual vicente landi junior , Minas Gerais - disse:
    kukaoca@bol.com.br

    16/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a sua idéia. Utilizei o programa... É prático e com as anotações dos alunos pude fazer generalizações. Os alunos adoraram...


  • jefferson francisco da silva, escola construção do saber e escola estadual de tamandaré , Pernambuco - disse:
    jeffersonfrancisco.silva@bol.com.br

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei pois por ser simple melhor para o entendimento do aluno, vou usar nas minhas aulas.


  • Isabel de Fatima, Candido Mendes , Rio de Janeiro - disse:
    bel_eduk@hotmail.com

    28/08/2010

    Quatro estrelas

    Procuro sempre que possível dinamizar minhas aulas, por isso, gostei muito da aula elaborada pelas professoras.


  • Ataile S Silva, CEAG , Bahia - disse:
    reginassilva@yahoo.com.br

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, a aula sugerida propicia pensar sobre o processo de aprendizagem e, consequentemente a construção de conceitos matemáticos.


  • valneres a. silva, E.E.E.F.M. Brasilia , Rondônia - disse:
    serenlav@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Simples, mas bem pratica. Principalmente na questao do laboratório de informatica. Um material de facil aplicaçao.


  • alex silva, UFF , Rio de Janeiro - disse:
    duchamps@click21.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Boa proposta de aula, porem o que fazer em situacoes em que o professor e o aluno nao dispoem de recursos tecnologicos? Acredito que antes de apresentarmos qualquer proposta de aula precisamos fomentar mais o intuitivo atraves de mecanismos mais simples.


  • VANLEIDE DIAS, Escola Armando C. belos - Dourados , Mato Grosso do Sul - disse:
    vanleidedias@gmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Quando falamos do uso das tecnologias na educação, acredito que esse modelo de aula é um bom exemplo do uso deste recurso, pois aulas com essa metodologia são sempre melhor assimiladas pelos alunos. Parabens!!!


  • Cristiene, Escola Sirio Borges , Mato Grosso do Sul - disse:
    christiene.f@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns,,Ótima aula, uma forma de ensinar equação na linguagem que os alunos gostam, em forma de jogo.


  • EVERARDO ALEXANDRE, ESCOLA DE ENSINO BASICO ANTONIO EUFRASINO NETO , Ceará - disse:
    everardoalexandre@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OTIMO


  • Roberto Fonseca da Cunha, Secretaria Municipal de Educação de BELEM , Pará - disse:
    robertofonsecacunha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Esta ferramenta cognitiva, segundo JOHANSEN, tem um potencial para o ensino-aprendizagem pois além de fazer o aluno refletir também estimula as lacunas conceituais do professor. Parabéns!


  • Osenias Alves da Silva, ESC EST ESTEFANIO TELES DAS CHAGAS , Tocantins - disse:
    oseniashyoran@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    É muito interessante aulas utilizando as tecnologias, por isto estejam sempre postando as novidades que ha de melho


  • Maria Ilsa Bento Nunes, e. E. Herculégio Antônio Borges , Minas Gerais - disse:
    mib61@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei uma aula ótima


  • Márcia Roberta SaraIva, CAPELÃO FREI ORLANDO, EEF , Ceará - disse:
    marciarobertavinho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é bastante atrativa,pois oportuniza o aluno a lidar com o conhecimento de uma forma bastante prazerosa.


  • kissila, Cederj/ UFF , Rio de Janeiro - disse:
    kissilamatematica@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    é uma aula bem dinamica, onde foge do cotidiano escolar, o que motiva o aluno a se interessar cada vez mais, a matemática é muito rica em diversidades, pois utilizamos no nosso dia a dia e eu acredito que a partir do momento em que o aluno consiga enxergar isso vai tambem ficar fascinado. pena que nem todas as escolas publicas possui esse avaço tecnologico para envolver o aluno.


  • valeriana, cederj , Rio de Janeiro - disse:
    valerianasilveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É interessante o uso desses recursos dinâmicos, que tornam a aula mais prática e de fácil assimilação por parte dos alunos. Resultando no ambiente mais produtivo no que diz respeito à aprendizagem e interação, embora algumas instituições públicas ainda tenham acesso limitado a tal tecnologia.


  • Charlene Teixeira Aguiar, JOSEFA BRAGA BARROSO EEFM , Ceará - disse:
    charaguiar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É notório o quanto uma aula contextualizada entre teoria e prática se dar de forma atrativa e prazerosa,adicionada ao uso da tecnologia o processo de assimilação do conteúdo é posto em prática.Dessa forma, a aprendizagem acontece e todos os envolvidos lograrão sucesso. Parabéns...Parabéns!


  • Igor Alex Frade Pinto, Sistema Educandus de Ensino , Rio de Janeiro - disse:
    igor-alex@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo uso de ferramentas interativas e recursos visuais no ensino da matemática. Essa visão moderna é capaz de motivar os alunos a estudarem a "rainha das ciências" sem os bloqueios normalmente encontrados por traumas recorrentes de decorebas e formulas macabras. Só gostaria de ressaltar que o uso de equipamento de informática ainda são limitados a escolas particulares com poder aquisitivo alto, por isso, temos que criar alternativas mais palpáveis para o ensino na rede pública.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.