25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, faremos o debate a partir de uma sequência de imagens (charges), as quais estão relacionadas com a construção histórica da greve como direito de luta dos trabalhadores.
DINÂMICA sugerida:
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Disponível em: http://www.cartapotiguar.com.br/wp-content/uploads/2011/02/greve.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2011
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Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-OxOHA_uHJnY/Tkw-lo1kcrI/AAAAAAAAAGc/Rt4UY60bdWc/s1600/greve-fc.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2011
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Disponível em: http://expressopb.com/wp-content/uploads/2011/05/greve2.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a importância da greve como instrumento de reivindicação de direitos trabalhistas.
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Agora, propomos a análise do texto intitulado "Direito de greve", publicado no site Painel Jurídico. Nele, faz-se um interessante histórico da luta dos trabalhadores por seus direitos, mesmo em tempos anteriores à Revolução Industrial.
DINÂMICA sugerida:
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http://paineljuridico.wordpress.com/direito-de-greve/. Acesso em 14 de outubro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do texto:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos compreendam o histórico de luta até se chegar ao direito de greve, ao mesmo tempo em que reflitam sobre o conceito de greve e suas limitações, a partir do ponto de vista jurídico.
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Na presente atividade sugerimos a análise da Lei nº 7.783, de 28 junho de 1989, a qual dispõe sobre o exercício do direito de greve em nosso país.
DINÂMICA sugerida:
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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7783.htm. Acesso em 13 de outubro de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise da lei:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem e reflitam sobre a legislação que versa sobre o direito de greve no Brasil.
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Nesta atividade final, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as principais greves ocorridas em 2011, no Brasil.
DINÂMICA sugerida:
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Texto "O direito de greve", por Eduardo Minuzzi Niederauer - http://jusvi.com/artigos/37122. Acesso em 14 de outubro de 2011
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Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das imagens, textos e a legislação sobre a greve; além da realização da pesquisa e demais registros produzidos na aula.
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