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A construção histórica da greve como direito de luta dos trabalhadores - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o histórico de luta dos trabalhadores até se chegar ao direito de greve.
  • Analisar a legislação que versa sobre o direito de greve no Brasil.
  • Entender a greve como instrumento de reivindicação de direitos trabalhistas e melhores condições de vida.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Revolução Industrial.
Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- "Greve"

Nesta primeira atividade, faremos o debate a partir de uma sequência de imagens (charges), as quais estão relacionadas com a construção histórica da greve como direito de luta dos trabalhadores.

DINÂMICA sugerida:

  • Cada aluno irá localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as questões propostas para análise dos três documentos.

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IMAGEM 1

greve

 Disponível em: http://www.cartapotiguar.com.br/wp-content/uploads/2011/02/greve.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2011
 

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IMAGEM 2

greve3

 Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-OxOHA_uHJnY/Tkw-lo1kcrI/AAAAAAAAAGc/Rt4UY60bdWc/s1600/greve-fc.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2011

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IMAGEM 3

greve2

 Disponível em: http://expressopb.com/wp-content/uploads/2011/05/greve2.jpg. Acesso em 14 de outubro de 2011

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QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Descreva a cena que você vê na imagem 1.
  2. Interprete a imagem 2.
  3. Relacione as duas primeiras imagens.
  4. Analise a imagem 3 e, em seguida, procure associá-la às imagens anteriores.
  5. Qual a relação desses documentos com a história de luta dos trabalhadores? Para ajudar na resposta, leia o significado do termo "Greve" no dicionário  - http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa-ao/greve. Acesso em 14 de outubro de 2011

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a importância da greve como instrumento de reivindicação de direitos trabalhistas.

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Atividade 2- "Direito de greve"

Agora, propomos a análise do texto intitulado "Direito de greve", publicado no site Painel Jurídico. Nele, faz-se um interessante histórico da luta dos trabalhadores por seus direitos, mesmo em tempos anteriores à Revolução Industrial.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto por meio do link abaixo.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://paineljuridico.wordpress.com/direito-de-greve/. Acesso em 14 de outubro de 2011

direito de greve

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QUESTÕES relevantes na análise do texto:

  1. Segundo o autor, como a greve foi tratada em tempos mais remotos? Quais as primeiras medidas adotadas para impedir o seu acontecimento?
  2. Qual a importância de decisões jurídicas para o direito de greve? Qual o primeiro país a legalizar esse direito?
  3. Quais os principais capítulos da busca pelo direito de greve no Brasil?
  4. Caracterize o conceito de greve do ponto de vista jurídico.
  5. Quais os exemplos de abuso do direito de greve? E quais as principais punições previstas nesses casos?

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos compreendam o histórico de luta até se chegar ao direito de greve, ao mesmo tempo em que reflitam sobre o conceito de greve e suas limitações, a partir do ponto de vista jurídico.

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Atividade 3- O direito de greve no Brasil atual

Na presente atividade sugerimos a análise da Lei nº 7.783, de 28 junho de 1989, a qual dispõe sobre o exercício do direito de greve em nosso país.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a lei por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 14 de outubro de 2011
  • Responder as questões e debater o documento conforme se propõe.

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http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7783.htm. Acesso em 13 de outubro de 2011

lei

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QUESTÕES relevantes na análise da lei:

  1. Interprete o Art. 1º.
  2. Para a legalidade de uma greve, como deve ser a notificação dos trabalhadores à entidade patronal?
  3. Qual a função da entidade sindical no desenvolvimento da greve?
  4. Quais os direitos assegurados aos grevistas?
  5. Em quais casos pode haver a substituição de trabalhadores durante uma greve, por parte da entidade patronal?
  6. Quais os serviços/atividades não podem ser totalmente paralisados pela greve, por serem considerados essenciais?
  7. Caracterize o "abuso de greve".

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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem e reflitam sobre a legislação que versa sobre o direito de greve no Brasil.

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Atividade 4- As greves de 2011 no Brasil

 

3 atividades de casa 

 

Nesta atividade final, os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as principais greves ocorridas em 2011, no Brasil.

DINÂMICA sugerida:

  • O trabalho será realizado em grupo. Assim, o professor deverá dividir a turma em cinco (5) grupos.

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  • Cada grupo ficará responsável pela pesquisa acerca de uma greve ocorrida no corrente ano, quais sejam:
  1. Greve dos Bombeiros do Rio de Janeiro
  2. Greve dos Professores da Rede Estadual de Minas Gerais
  3. Greve dos Professores da Rede Estadual do Ceará
  4. Greve dos Trabalhadores da Construção Civil - reforma do Estádio de Futebol Mineirão, Belo Horizonte-MG
  5. Greve dos Bancários

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  • Na pesquisa, os grupos devem procurar responder as seguintes questões:
  1. Quando começou e quanto tempo durou (ou ainda dura) a greve?
  2. Quais as principais reivindicações do movimento?
  3. Como a greve foi recebida/combatida pela entidade patronal?
  4. Qual a sua repercussão nos meios de comunicação?
  5. As coberturas "oficiais", sobretudo da TV aberta, foram imparciais ao noticiar a greve?
  6. Quais formas de comunicação e demais estratégias foram utilizadas pelos trabalhadores?
  7. Quais as conquistas da categoria por meio da greve?

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  • A documentação a ser utilizada na fundamentação da pesquisa poderá ser:
  1. Matérias e reportagens publicadas em portais de notícias (Internet) ou em jornais/revistas impressos.
  2. Vídeos/documentários/textos independentes. Exemplo: "O dia 100 da greve dos professores de Belo Horizonte", por Natália Carvalhohttp://www.ilovebubble.com/2011/10/grevedaeducacao/. Acesso em 20 de outubro de 2011
  3. Material publicado nos portais produzidos e mantidos por pessoas do movimento de greve. Exemplo: blog da Beatriz Cerqueira, diretora estadual do Sind-UTE MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) - http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/. Acesso em 20 de outubro de 2011

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  • A socialização dos trabalhos poderá ocorrer por meio de:
  1. Apresentação dos grupos para a turma e professor.
  2. Publicação dos resultados de pesquisa no blog da turma.
  3. Apresentação dos trabalhos mais inspirados na feira de iniciação científica.

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Recursos Complementares

Sugestão de link para professores:

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Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

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Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das imagens, textos e a legislação sobre a greve; além da realização da pesquisa e demais registros produzidos na aula.

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