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Conhecendo a ação do veneno das abelhas e das formigas – UCA

 

20/10/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aranhas: desvendando seus mistérios - UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicitar a importância dos venenos na evolução dos seres vivos.

  • Identificar as formigas e abelhas mais venenosas presentes nos ecossistemas brasileiros.

  • Explicar os sintomas decorrentes da inoculação dos venenos de formigas e abelhas em seres humanos, tratamento e medidas preventivas.

  • Avaliar o uso de venenos de abelhas no tratamento de doenças em seres humanos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insetos

Estratégias e recursos da aula

tocandira 1

Tocandira. Fonte da imagem: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/o-nome-dos-bichos/2010/imagens/gigantesnoformigueiro3.jpg/image_large. Acessado em 13/10/2011.

Atividade 1- Assistindo e discutindo vídeos

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem os vídeos apontados a seguir.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios enumerados a seguir (1, 2 e 3). Deverão ver os vídeos individualmente, na ordem expressa e fazer os registros sugeridos. Só deverão acessar o vídeo seguinte após terminarem os registros a partir das questões propostas após cada vídeo.

Para que a atividade aconteça de maneira organizada, o que é essencial para que os alunos possam trabalhar com autonomia e tenham bom aproveitamento, sugerimos que o professor forneça aos alunos os endereços e as questões por escrito, como um roteiro da aula.

Vídeo 1- Animais venenosos da Amazônia com 'Steve Brackshall'. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yFe4yhgh6Qk. Acessado em 14/10/2011.

Questões para registro e discussão

O veneno pode ser considerado um exterminador? Por quê?

Qual é a importância do veneno na evolução dos grupos de animais que o possuem?

Quais são os invertebrados cujo veneno produz maior intensidade de dor?

Os venenos podem ser usados para o bem? Explique.

Enumere os animais venenosos da Amazônia destacados no vídeo. Quais são invertebrados?

Quais são os três tipos de toxinas presentes nos venenos? Que animais as apresentam em seus venenos?

Como é a ação do veneno da formiga tocandira no organismo humano?

Vídeo 2

Parte (1/2) Caçador de Venenos - Formiga Tocandira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oGEp_GlAr2A. Acessado em 14/10/2011.

Parte (2/2) Caçador de Venenos - Formiga Tocandira. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mkWlU1NcgJo&feature=related. Acessado em 14/10/2011.

Questões para registro e discussão

Quantas espécies de formigas existem, aproximadamente, na Amazônia? Qual espécie possui o veneno mais letal ao organismo humano?

Quais são os órgãos humanos afetados pelo veneno da formiga tocandira?

Existem diferenças nas reações do organismo humano a uma ou a centenas de picadas de formigas tocandiras?

Para que uma formiga tocandira usa seu veneno?

Possibilidade de interdisciplinaridade

A Parte (2/2) Caçador de Venenos - Formiga Tocandira, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mkWlU1NcgJo&feature=related (Acessado em 14/10/2011), poderá ser vista e discutida numa perspectiva de multidisciplinaridade com história e geografia, uma vez que expõe um ritual no qual são usadas formigas tocandiras e, nesse sentido, enfoca aspectos culturais das tribos indígenas da Amazônia.

Vídeo 3- Instituto Butantã de São Paulo produz soro contra o veneno de abelha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vfdf3B-sMVM. Acessado em 14/10/2011.

Questões para registro e discussão

O que pode acontecer a um adulto que receba muitas picadas de abelhas ao mesmo tempo?

Qual é a importância da produção de um soro contra a ação do veneno inoculado no organismo humano ao ser picado por abelhas?

Como é produzido esse soro?

tocandira vídeo

Imagem do Vídeo 2 - Parte (1/2) "Caçador de Venenos - Formiga Tocandira".

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir as questões propostas, a partir de seus registros.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos a respeito da ação do veneno de animais invertebrados, especialmente as formigas e as abelhas.

Sugestões de perguntas 

Vocês já viram formigas da espécie mostrada no vídeo 2?  E de outras espécies?

Em que locais já viram formigas e/ou abelhas?

Como são seus hábitos?

Já foram ferroados por abelhas? Onde e como isso aconteceu? O que sentiram?

Já foram atacados por formigas? Que tipo de formigas? Onde e como isso aconteceu? O que sentiram?

Todas as abelhas e formigas são venenosas?

ferroada abelha

Ferroada de abelha. Fonte da imagem: http://wbrasiljr.files.wordpress.com/2011/05/ferroada-de-abelha.jpg. Acessado em 14/10/2011.

Atividade 2- Estudo e discussão de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios, como os recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- “Acidentes causados por abelhas, vespas e formigas" , páginas 27 a 32 do Manual “Prevenção de acidentes com animais peçonhentos” do Ministério do Trabalho e do Emprego. Disponível em: http://www.fundacentro.gov.br/ARQUIVOS/PUBLICACAO/l/Preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20Acidentes%20com%20Animais%20Pe%C3%A7onhentos.pdf. Acessado em 14/10/2011.

Texto 2- Picadas de abelhas, de vespas, de vespões e de formigas. Disponível em: http://www.manualmerck.net/?id=313&cn=1363. Acessado em 14/10/2011.

Os alunos deverão, individualmente, ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para registro e discussão

Qual é a importância ambiental das abelhas, vespas e formigas?

Qual é o problema à saúde humana que pode acontecer na relação ser humano e esses insetos?

Como esses insetos injetam veneno no homem?

Nas abelhas, onde fica o ferrão?

Que tipo de abelhas é responsável pelo maior número de acidentes no Brasil?

Diferencie vespas e marimbondos de abelhas, quanto à forma do corpo e à picada.

Explique a biologia dos quatro grupos de formigas venenosas.

Quais são, em geral, os sintomas após a ferroada desses insetos?

Como prevenir acidentes com esses insetos?

Quais são as medidas a serem tomadas em caso de acidentes?

Os alunos deverão, individualmente, ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.

tocandira 2

Formiga tocandira. Fonte da imagem: http://img121.imageshack.us/img121/9651/1189092520.jpg. Acessado em 14/10/2011.

Atividade 3 - Pesquisa na internet e preparação para trabalho de campo

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a importância das formigas e das abelhas em relação aos venenos produzidos e seus efeitos no organismo humano, o professor deverá dividir a turma em grupos e distribuir os tópicos levantados na atividade 2 para que façam pesquisas na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos três temas. Nesse caso, um mesmo tema deverá ser pesquisado por mais de um grupo de alunos, o que tornará o momento de socialização do trabalho (atividade 6) mais rico e complementar.

Sugestões de tópicos para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

Tema 1- Abelhas

Animais perigosos. http://aquabiotech2.tripod.com/id4.html. Acessado em 14/10/2011.

Por que as abelhas africanas são tão perigosas.http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-as-abelhas-africanas-sao-tao-perigosas. Acessado em 14/10/2011.

Ataques de abelhas.  http://www.abelhas.noradar.com/ataques.htm. Acessado em 14/10/2011.

O veneno da abelha. http://cb.sc.gov.br/ccb/dicas_seg/abelhas.htm. Acessado em 14/10/2011.

O perigoso veneno das abelhas. http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php/campo-e-agronegocios/9104--o-perigoso-veneno-das-abelhas. Acessado em 14/10/2011.

Veneno de abelha pode prevenir artrite. http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI165658-18071,00-VENENO+DE+ABELHA+PODE+PREVENIR+ARTRITE.html. Acessado em 14/10/2011.

Insetos: os três mais venenosos do mundo. http://diariodebiologia.com/2009/01/insetos-os-tres-mais-venenosos-do-mundo/. Acessado em 14/10/2011.

Tema 2- Formiga tocandira (tocandera, tucandeira, tocandira, formiga-cabo-verde, chia-chia, naná, tec-tec)

Gigantes no formigueiro. http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/o-nome-dos-bichos/gigantes-no-formigueiro. Acessado em 14/10/2011.

Formiga Cabo verde. http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga-cabo-verde. Acessado em 14/10/2011.

Formigas. http://www.curiosidadeanimal.com/ven_ins_formigas.shtml. Acessado em 14/10/2011.

Animais perigosos.  http://aquabiotech2.tripod.com/id4.html. Acessado em 14/10/2011

A Formiga Mais Mortal do Mundo: pequena, mas dolorida. http://planetaselvagem.com.br/v1/curiosidade/d8773b9c8ab567eef2c3722e8ab965d5.php. Acessado em 14/10/2011

Acidentes e Intoxicações: Picadas de formigas. http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/2831/acidentes-e-intoxicacoes-picadas-de-formigas. Acessado em 14/10/2011

A picada desta formiga dói tanto quanto um tiro de revólver. http://domescobar.blogspot.com/2010/07/picada-desta-formiga-doi-tanto-quanto.html. Acessado em 14/10/2011

Tema 3- Formiga-de-fogo ou lava-pés (formiga-de-fogo, doceira, formiga-brasa, jiquitaia, formiga-malagueta, masseró ou taciba)

Animais perigosos. http://aquabiotech2.tripod.com/id4.html. Acessado em 14/10/2011

Formigas. http://www.curiosidadeanimal.com/ven_ins_formigas.shtml. Acessado em 14/10/2011

Acidentes e Intoxicações: Picadas de formigas. http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/2831/acidentes-e-intoxicacoes-picadas-de-formigas. Acessado em 14/10/2011

Acidentes com formigas lava pés. http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-danos-causados-ao-homem.htm. Acessado em 14/10/2011

Formigas. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/formigas/formigas-11.php. Acessado em 14/10/201.

ab ferrão

Abelha. Fonte da imagem: http://www.comofazer.org/wp-content/uploads/2011/02/abelha-300x195.jpg. Acessado em 14/10/2011.

Sugerimos que cada aluno leia os textos destinados ao seu grupo e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que será a introdução do roteiro que deverão elaborar para um “trabalho de campo”, que deverá incluir fotografias e filmagens de abelhas e formigas em seu ambiente natural.

Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

formiga fogo

Formiga de fogo. Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-0aOi-qEqlNA/TWgTfUSyv6I/AAAAAAAAI34/9S2JAlRrty4/s1600/dyn002_original_600_409_jpeg_2656757_aef319d0eefaae917e769fd949e2b451.jpg. Acessado em 14/10/2011.

Atividade 4 – Trabalho de campo

O trabalho de campo deverá ser organizado pelo professor que conduzirá, com agendamento prévio, os alunos a espaços no entorno da escola ou de sua cidade onde formigas e abelhas possam ser registradas por meio de fotografias e filmagens. Esses registros poderão ser complementados por outros feitos pelos alunos em suas casas e seu entorno.

O professor deverá orientar os alunos para registrarem imagens tomando os cuidados devidos para evitarem acidentes, especialmente com abelhas africanizadas e formigas-de-fogo e tocandiras.

As imagens deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA (Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam)

Atividade 5- Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado e do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

Pesquisa relaciona veneno de abelha ao tratamento da artrite. Disponível em: http://www4.usp.br/index.php/saude/19650-pesquisa-relaciona-veneno-de-abelha-ao-tratamento-da-artrite. Acessado em 14/10/2011.

Cientistas usam veneno de abelha para combater câncer. Disponível em: http://sciencetolife.com.br/news.php?article=cientistas-usam-veneno-abelha-combater-cancer&id=4412. Acessado em 14/10/2011.

Os deuses devem estar loucos: ritual macho é ser picado por formigas venenosas. Disponível em: http://www.osdeusesdevemestarloucos.com/index.php/tag/formiga-venenosa/. Acessado em 14/10/2011.

Insectos da Letra F. Disponível em: http://www.gforum.tv/board/1093/220521/insectos-da-letra-f.html. Acessado em 14/10/2011.

Como funcionam as formigas. Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga.htm. Acessado em 14/10/2011.

Formigas. Disponível em: http://www.agrobyte.com.br/index.php?pag=formigas. Acessado em 14/10/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 5 e 6).

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