25/10/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
- Compreender o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro;
- Conhecer manifestações folclóricas do grupo social em que vive e de outras regiões do Brasil;
- Reconhecer as manifestações do folclore brasileiro como resistências e permanências dos traços de nossas identidades regionais.
Os alunos devem ter a compreensão de identidade cultural como um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezado(a) Professor(a);
- Inicie a conversa lembrando com os alunos alguns dos elementos de sua própria cultura que fazem parte do folclore brasileiro.
- Inicie a conversa com os alunos apresentando o vídeo a seguir.
Vídeo "Sítio do Pica Pau Amarelo - O Saci", disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=Vxv3i83134g&feature=related>. Acesso 3m 13/10/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm> e lerem o texto "Folclore brasileiro".
- Permita que os alunos expressem suas compreensões e, posteriormente, apresente os conceitos teóricos sobre cultura e folclore brasileiro fazendo a mediação entre as impressões dos alunos e esses conceitos.
- Evidencie que o folclore brasileiro é representado por manifestações como mitos, lendas, personagens, festas, danças, cantigas de roda e de ninar, fábulas, superstições, contos, provérbios, brincadeiras infantis, dentre outras, citando exemplos de alguns para ilustrar, que são transmitidos de geração para geração.
- A partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
- Convide os alunos para cantarem a música:
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
- Agora pergunte aos alunos:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm >), em livros e revistas, buscando levantar alguns dos principais elementos do folclore brasileiro (mitos, lendas, personagens, festas, danças, cantigas de roda e de ninar, fábulas, superstições, contos, provérbios, brincadeiras infantis, dentre outras). Solicite que cada grupo fique responsável pelos elementos do folclore de uma região do nosso país (utilize, para isso, a divisão regional do IBGE - Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul).
- Após o levantamento dessas informações, peça aos alunos para pesquisar hábitos familiares e de sua própria comunidade que sejam considerados como elementos do folclore brasileiro.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, confrontando os elementos folclóricos da cultura local com outros de outras regiões do Brasil, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
- Após as exposições, aproveite a oportunidade para ressaltar que algumas representações culturais do folclore acontecem em vários estados ou regiões do Brasil e não possuem datas fixas, enquanto outras são específicas de um estado ou região e têm datas específicas para acontecer.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos, esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.
- Professor(a),
- Instigue a curiosidade dos alunos para compreenderem os fatores sociais e culturais de uma região ou país que cada representação folclórica representa. Apresente o vídeo "Folclore", disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kE00qoOTlok&feature=related>.
Folclore. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=kE00qoOTlok&feature=related>. Acesso em 16/10/2011.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e elaborem reflexões acerca da questão anterior. Posteriormente, recorde com os alunos as principais mudanças ocorridas na sociedade brasileira a partir da segunda metade do século XX, provocadas pelos processos de industrialização e urbanização acelerados. Questione-os:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares e grupos e expressem suas compreensões. Posteriormente, ressalte que os dois processos citados concorrem para a criação de uma cultura mais homogênea em todo o país, bem como para fazer desaparecerem ou se modificarem as tradições culturais populares, cuja origem se encontra no passado rural do país. A partir dessa ideia, pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos reflitam sobre as questões anteriores e expressem suas compreensões. Após esse momento, esclareça que o folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade por meio de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura de nosso país em seu todo.
- A partir dessa ideia, reforce a importância de apresentá-las às novas gerações e preservá-las. Trata-se de tradições que formam a identidade nacional brasileira.
- Oriente os alunos para formarem grupos e cada um deles deve levantar elementos característicos do folclore brasileiros em uma área cultural específica: um grupo se dedica a música, outro a artesanato, outro a literatura, dentre outras.
- Sugerimos o endereço web <http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro> que cita alguns exemplos explicativos de manifestações folclóricas do Brasil, que podem auxiliar na escolha dos temas a serem trabalhados pelos grupos.
- Cada grupo deverá fazer uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos em sala de aula.
- Oriente os grupos a organizarem também uma apresentação para os demais alunos da escola sobre o tema que pesquisaram. Divida em dois momentos: no primeiro, o grupo deverá contar a origem da história do tema pesquisado, apresentando as informações essenciais sobre os mesmos (origens, fontes básicas, etc.) e, no segundo, deverá fazer uma apresentação com encenação de maneira alegórica, usando roupas típicas, embalados por coreografias.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas manifestações folclóricas; em Ciências pode-se fazer estudos sobre os valores ambientais que as manifestações culturais podem auxiliar a desenvolver em um determinado lugar; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Sugestão de leitura para o professor:
CHARTIER, Roger. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Disponível em <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2005/1144>. Acesso em 13/10/2011.
O texto apresenta diferentes definições de cultura popular, que podem ser divididas em dois grandes grupos: um que a considera autônoma, com lógica própria e completamente irredutível à cultura letrada. Outro, focalizando as hierarquias existentes no mundo social, percebe a cultura popular em suas "dependências e carências em relação à cultura dos dominantes”.
Festas Populares Brasileiras. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1652>. Acesso em 13/10/2011.
A aula propõe como objetivos: Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos.
Sugestão de vídeo para os alunos:
Bumba meu boi bumbá. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=epDvrf0UaMw#!>. Acesso em 13/10/2011.
Folclore brasileiro. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o > Acesso em
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
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