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Como diferenciar rios, lagoas e mares?

 

19/10/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Diferenciar rios, lagoas e mares;
  •  Pesquisar sobre os rios, lagoas ou mares da sua cidade;
  •  Trabalhar com músicas, poesias e pinturas sobre o tema;
  •  Conhecer a importância do rio;
  •  Realizar pesquisas;
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam diferenciar rios, lagoas e mares, é necessário que: tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor:

Professor, vamos diferenciar rios, lagoas e mares, partindo do estudo sobre rios. Os alunos perceberão a diferença ao usarem os processos de comparação.

 

 

 

 

uca todos

 

1ª ATIVIDADE: SENSIBILIZAÇÃO

 

Professor, realize um momento de contação de história para a turma. Organize-a em rodinha no chão e providencie o seguinte livro: “Um rio de muitas cores”.

 

rio cores

 

Fonte: http://www.livrus.net/perfil_livro.php?id_livro=25452

 

O livro conta a história de uma garota que navega por um rio até encontrar a avó. Ao longo da viagem, a menina vê diferentes paisagens. O leitor abre o livro, lê desenho por desenho e, assim, chega ao final da história. Muitos pensam que só as palavras podem ser lidas. Este livro mostra que os desenhos também podem ser lidos.

A seguir, peça para os alunos registrarem essa história por meio de um desenho no programa Tux Paint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital), ou se preferir, realize a atividade em uma folha separada. Quando todos terminarem, exponha os desenhos em um mural ou cole no caderno de Geografia.

Outra atividade para começar o trabalho sobre os rios seria a observação de pinturas. Veja um exemplo abaixo. 

 

pintura

Fonte: Edivaldo. O trem das onze, 1996. Óleo sobre tela, 60cm X 80 cm. Galeria Jacques Ardies

 

Mostre a imagem para os alunos e converse com a turma:

 

  • Vocês gostam de pinturas?
  • Alguém de vocês já pintou um quadro? O que retrataram nele? Vocês gostaram de pintá-lo?
  • Já observaram que os artistas pintam cenas do dia a dia e paisagens que conhecem, ou mesmo aquelas que imaginam?
  • O que o artista retratou?
  • Desses elementos, quais são naturais?
  • Vocês gostam desse quadro? Qual a impressão de vocês sobre ele?

 

Agora, o artista é você!

Em uma folha branca ou tela de 20cm x 20cm, desenhe o que quiser, usando o material de pintura que desejar. Mas há uma regra: precisa incluir um rio em sua pintura.

Adiante, junto com os alunos exponha todos os desenhos na sala de aula. Aproveite o momento e converse sobre as pinturas:

 

  • Por onde passa esse rio?
  • O que há em volta dele?
  • De que cor você e seus colegas pintaram o rio?
  • Por que escolheram essa cor?
  • Vocês acham que os rios têm outras cores? Quais?

 

 

2ª ATIVIDADE:  

 

Professor, juntamente com a turma acesse o vídeo sobre a música Rio de Luís Salgado, cantor e compositor, nascido em Patos de Minas.

Para os alunos acompanharem usando o laptop, oriente-os a acessarem o programa Mozilla Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e em seguida, peça para digitarem, com atenção, o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=rk8QYjxKcPk

 

rio luis salgado

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rk8QYjxKcPk 

 

Professor, abaixo segue a letra da música: 

 

RIO

 

Rio vem, rio vai

Cachoeira, pedreira, correnteza, ribanceira e o rio vai

E a chuva cai, aumentando o volume do rio

Sorrio quando vejo o rio sorrindo com a chuva que cai.

E a gente olha pro rio pesqueiro, pescado,

Bagre, pinhão, lambari, pirambé, surubim, pintado

O rio é magia o rio  é o vapor chorado

O rio de noite e de dia correndo pro mesmo lado.

Pororoca- o encontro, estrondosa beleza

Piracema é chegada a nascente nadando contra a correnteza.

Afluência, confluência a ciência do rio é uma incerteza

Certamente cientificamente o rio é o além da certeza.

Composição: Luís Salgado

 

Os alunos poderão consultar a música na internet.

Após cantarem e lerem a música, providencie algumas perguntas para serem registradas no caderno de Geografia ou no programa  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

atividades

1 - O que você acha que é um rio?

2 - Como você interpretaria a seguinte frase: “Sorrio quando vejo o rio sorrindo com a chuva que cai”?

3 - Quais peixes podemos encontrar nessa música?

4 - De acordo com a música, o rio é parado ou está sempre em movimento? Copie um verso que justifique sua resposta.

5 - O que é piracema?  Procure na internet e socialize as respostas com os colegas.

 

Professor, percebemos na música, que as águas dos rios não estão paradas, elas seguem destinos certos. Providencie uma imagem sobre a ação das águas nos rios. Observe:

 

dfdsfa

Fonte: Acervo da autora

 

Os rios provocam erosão no relevo, modificando-o. Em seu percurso, a força das águas dos rios retira pequenos pedaços de rocha, chamados sedimentos e os transporta para outros lugares, como o fundo do rio ou a sua foz.

 

iguaçu

 

 Fonte: http://www.destinosdeviagem.com/brasil-e-argentina-cataratas-do-iguacu/

 

ATIVIDADE DE CASA

 

ativi1

ativi2

ativi33

Fonte: SILVA, Leda Leonardo da. Aprender juntos geografia, 3º ano: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2008.

 

 

3ª ATIVIDADE:  

 

 Professor, providencie diversas imagens de rios, lagoas e mares e apresente aos alunos. Veja:

 

rioo  adaad                      dsffdf

Fonte:

 Imagem 1 - http://www.pesca.tur.br/artigos/piracema-20082009-legislacao-especifica/

Imagem 2 - http://br.olhares.com/lagoa_rodrigo_de_freitas_foto186811.html

Imagem 3 - http://www.webbusca.com.br/pagam/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_ipanema_fotos.asp

 

A partir das imagens, indague-os:

  • Qual seria então, a diferença entre rios, lagoas e mares?

 

Peça para cada aluno escrever as hipóteses no caderno e em seguida explique:

 

  •         O rio é uma corrente natural de água que flui continuamente. Possui um tamanho considerável e desemboca no mar, num lago ou até em outro rio.
  •         A lagoa é uma porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, a lagoa é menor do que um lago.
  •         O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.

 

Professor, depois da explicação, peça para os alunos registrarem no caderno o conceito de rio, lagoa e mar e logo em seguida fazerem um desenho sobre cada um.

 

4ª ATIVIDADE:  

 

pesquisa

 

Professor, solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre o rio da cidade onde moram, pois como sabemos os rios são muito importantes para a vida dos grupos humanos: como fonte de água potável e de alimento; como vias de transporte de pessoas e mercadorias; para irrigar as plantações; dentre outras.

 

ROTEIRO DA PESQUISA

 

1 – Qual o nome do rio?

2- Onde ele nasceu e onde deságua?

3- Qual o papel desse rio na história do lugar onde vocês vivem?

4 – O rio é limpo?

5 – Há peixes?

6 – As pessoas podem nadar nele? Por quê?

7 – Esse rio já inundou alguma cidade? Qual? Quando?

8 – Esse rio já ficou baixo por causa da falta de chuvas? Quando?

 

VARIAÇÕES:

Professor, se você preferir, poderá realizar um estudo mais aprofundado abordando lagoa ou mar, de acordo com sua região.

Recursos Complementares
Avaliação

Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e  as dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula. Verifique se os alunos conseguiram assimilar as diferenças entre rios, lagoas e mares, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.

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