19/10/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam diferenciar rios, lagoas e mares, é necessário que: tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, vamos diferenciar rios, lagoas e mares, partindo do estudo sobre rios. Os alunos perceberão a diferença ao usarem os processos de comparação.
Professor, realize um momento de contação de história para a turma. Organize-a em rodinha no chão e providencie o seguinte livro: “Um rio de muitas cores”.
Fonte: http://www.livrus.net/perfil_livro.php?id_livro=25452
O livro conta a história de uma garota que navega por um rio até encontrar a avó. Ao longo da viagem, a menina vê diferentes paisagens. O leitor abre o livro, lê desenho por desenho e, assim, chega ao final da história. Muitos pensam que só as palavras podem ser lidas. Este livro mostra que os desenhos também podem ser lidos.
A seguir, peça para os alunos registrarem essa história por meio de um desenho no programa Tux Paint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital), ou se preferir, realize a atividade em uma folha separada. Quando todos terminarem, exponha os desenhos em um mural ou cole no caderno de Geografia.
Outra atividade para começar o trabalho sobre os rios seria a observação de pinturas. Veja um exemplo abaixo.
Fonte: Edivaldo. O trem das onze, 1996. Óleo sobre tela, 60cm X 80 cm. Galeria Jacques Ardies
Mostre a imagem para os alunos e converse com a turma:
Agora, o artista é você!
Em uma folha branca ou tela de 20cm x 20cm, desenhe o que quiser, usando o material de pintura que desejar. Mas há uma regra: precisa incluir um rio em sua pintura.
Adiante, junto com os alunos exponha todos os desenhos na sala de aula. Aproveite o momento e converse sobre as pinturas:
Professor, juntamente com a turma acesse o vídeo sobre a música Rio de Luís Salgado, cantor e compositor, nascido em Patos de Minas.
Para os alunos acompanharem usando o laptop, oriente-os a acessarem o programa Mozilla Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e em seguida, peça para digitarem, com atenção, o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=rk8QYjxKcPk
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rk8QYjxKcPk
Professor, abaixo segue a letra da música:
RIO
Rio vem, rio vai
Cachoeira, pedreira, correnteza, ribanceira e o rio vai
E a chuva cai, aumentando o volume do rio
Sorrio quando vejo o rio sorrindo com a chuva que cai.
E a gente olha pro rio pesqueiro, pescado,
Bagre, pinhão, lambari, pirambé, surubim, pintado
O rio é magia o rio é o vapor chorado
O rio de noite e de dia correndo pro mesmo lado.
Pororoca- o encontro, estrondosa beleza
Piracema é chegada a nascente nadando contra a correnteza.
Afluência, confluência a ciência do rio é uma incerteza
Certamente cientificamente o rio é o além da certeza.
Composição: Luís Salgado
Os alunos poderão consultar a música na internet.
Após cantarem e lerem a música, providencie algumas perguntas para serem registradas no caderno de Geografia ou no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
1 - O que você acha que é um rio?
2 - Como você interpretaria a seguinte frase: “Sorrio quando vejo o rio sorrindo com a chuva que cai”?
3 - Quais peixes podemos encontrar nessa música?
4 - De acordo com a música, o rio é parado ou está sempre em movimento? Copie um verso que justifique sua resposta.
5 - O que é piracema? Procure na internet e socialize as respostas com os colegas.
Professor, percebemos na música, que as águas dos rios não estão paradas, elas seguem destinos certos. Providencie uma imagem sobre a ação das águas nos rios. Observe:
Fonte: Acervo da autora
Os rios provocam erosão no relevo, modificando-o. Em seu percurso, a força das águas dos rios retira pequenos pedaços de rocha, chamados sedimentos e os transporta para outros lugares, como o fundo do rio ou a sua foz.
Fonte: http://www.destinosdeviagem.com/brasil-e-argentina-cataratas-do-iguacu/
ATIVIDADE DE CASA
Fonte: SILVA, Leda Leonardo da. Aprender juntos geografia, 3º ano: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2008.
Professor, providencie diversas imagens de rios, lagoas e mares e apresente aos alunos. Veja:
Fonte:
Imagem 1 - http://www.pesca.tur.br/artigos/piracema-20082009-legislacao-especifica/
Imagem 2 - http://br.olhares.com/lagoa_rodrigo_de_freitas_foto186811.html
Imagem 3 - http://www.webbusca.com.br/pagam/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro_ipanema_fotos.asp
A partir das imagens, indague-os:
Peça para cada aluno escrever as hipóteses no caderno e em seguida explique:
Professor, depois da explicação, peça para os alunos registrarem no caderno o conceito de rio, lagoa e mar e logo em seguida fazerem um desenho sobre cada um.
Professor, solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre o rio da cidade onde moram, pois como sabemos os rios são muito importantes para a vida dos grupos humanos: como fonte de água potável e de alimento; como vias de transporte de pessoas e mercadorias; para irrigar as plantações; dentre outras.
ROTEIRO DA PESQUISA
1 – Qual o nome do rio?
2- Onde ele nasceu e onde deságua?
3- Qual o papel desse rio na história do lugar onde vocês vivem?
4 – O rio é limpo?
5 – Há peixes?
6 – As pessoas podem nadar nele? Por quê?
7 – Esse rio já inundou alguma cidade? Qual? Quando?
8 – Esse rio já ficou baixo por causa da falta de chuvas? Quando?
VARIAÇÕES:
Professor, se você preferir, poderá realizar um estudo mais aprofundado abordando lagoa ou mar, de acordo com sua região.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4853
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32988
Por intermédio dos diferentes processos realizados, a avaliação será contínua. Professor, observe e faça registros individuais sobre as atividades. Esse processo mostrará os avanços e as dificuldades da turma com relação ao conteúdo trabalhado na aula. Verifique se os alunos conseguiram assimilar as diferenças entre rios, lagoas e mares, bem como a utilização do laptop na realização das atividades.
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