Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A presença afro-brasileira em nossa cultura - UCA

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o que é cultura afro-brasileira;

- Reconhecer aspectos da cultura africana em nosso país;

- Respeitar e valorizar as manifestações da cultura africana em nosso espaço cotidiano.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreensão de identidade cultural como um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezada(o) Professor(a);

- Inicie a reflexão com os alunos recordando a composição da população brasileira (negros, brancos e índios) e algumas das manifestações culturais populares presentes em nosso território.

 hh  

Atividade 01

Entenda o que é cultura afro-brasileira

PASSO A PASSO 

- Inicie a conversa com os alunos orientando-os para acessarem o texto "As etnias no Brasil", disponível no endereço web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-etnias-no-brasil.htm>. Após a leitura do texto, questione:

  • Qual é a composição étnica da população brasileira?
  • Qual é a porcentagem de negros ou afrodescendentes presentes na população brasileira atualmente?

- Permita que os alunos expressem seus conhecimentos prévios e, posteriormente, comece recordando com eles que segundo dados do IBGE atualmente o nosso país tem mais de 45% da população com descendência africana, e herdamos muitos aspectos dessa cultura. Pergunte aos alunos:

  • Quais os principais aspectos de nossa cultura que são influenciados pela cultura africana?

- Oriente-os a ouvirem atentamente o programa "Diversidade e preconceito", disponível no Portal do Professor, no link:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=359  . Depois, promova um debate acerca da influência da cultura africana em nosso país.

 

  

 

Atividade 02

Aspectos da cultura africana em nosso país

PASSO A PASSO 

hhh  

- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/cultura.html> e <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira>), em livros e revistas, buscando levantar alguns dos principais elementos da cultura africana presentes em nosso país (na religião, na arte, na culinária, na música e dança, na língua, no esporte, nas brincadeiras e lendas, dentre outros). Solicite que cada grupo fique responsável por um desses aspectos da cultura afrodescendente.

- Cada grupo deve contextualizar historicamente como surgiram tais costumes, quais as mudanças que sofreram ao longo dos tempos e como eles ainda se apresentam atualmente na cultura brasileira.

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  expondo os elementos da cultura africana presentes no Brasil, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos. 

hh

Fonte: Clip-Art.

- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão. 

 

Atividade 03

Manifestações da cultura africana no espaço cotidiano

PASSO A PASSO  

- Convide os alunos a assistirem ao vídeo "Nossa identidade africana", disponível no Portal do Professor. Link para acesso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28203 

 

 

 

 

 

- Pergunte aos alunos:

  • Quais aspectos da cultura africana estão presentes em seu cotidiano?
  • No lugar onde você mora é possível identificar manifestações religiosas descendentes da cultura africana? Quais?
  • Que manifestações artísticas descendentes da cultura africana estão presentes no lugar em que você vive? Explique. 
  • É possível identificar a presença da cultura africana nos hábitos alimentares de sua família ou de sua comunidade? Explique. 
  • Que aspectos da cultura africana podem ser identificados nos ritmos musicais e na dança predominantes no lugar em que você vive? Explique. 
  • Há alguma atividade esportiva praticada na comunidade em que você vive que preserva influências da cultura africana? Explique.
  • Você se recorda de alguma brincadeira ou lenda africana que gosta? Explique.  

hhh  

 

- Oriente os alunos para realizarem uma pesquisa sobre os hábitos familiares e de sua própria comunidade que sejam considerados como elementos da cultura afro-brasileira. Peça para fazerem registros por meio de fotografias, filmagens, entrevistas com moradores, dentre outros.

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  expondo os elementos da cultura africana presentes em sua comunidade, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.  

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento das diversas manifestações africanas em nossa cultura; em Ciências pode-se fazer estudos sobre os valores ambientais que as manifestações culturais africanas podem auxiliar a desenvolver em um determinado lugar; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nossa identidade africana [Por dentro da escola] Vídeo
Diversidade e Preconceito Áudio
Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor:

Texto: Formação docente e cultura afro-brasileira. Disponível em: <http://www.africaeafricanidades.com/documentos/Formacao_docente_e_cultura_afro_brasileira.pdf>. Acesso em 15/10/2011.

 

Sugestão de endereços para pesquisa dos alunos:

<http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/artigos.html>. Site da USP que trata da cultura africana como um todo, desde a expressão artística a religião, possui artigos, textos didáticos, imagens e sugere alguns outros sites que abordam a cultura africana. Vale a pena verificar os textos publicados em “textos e artigos”.

<http://www.metmuseum.org/toah/hm/02/af/hm02af.htm>. Museu sobre a arte africana, disponibiliza algumas fotos e materiais sobre a arte produzida em alguns países da África.

<http://www.cultura.gov.br/site/2007/09/25/comunidades-de-tradicao-afro-brasileira/>. Site do Ministério da Cultura onde é possível encontrar todas as ações voltadas para cultura africana.

<http://www.palmares.gov.br/>.  Site de divulgação da cultura afro-brasileira.

 

Sugestão de vídeo:

<http://br.youtube.com/watch?v=-UVxENgLaUQ>. O vídeo "Mini documentário aquilombado" aborda a cultura africana, a dança (capoeira) e a influência africana na cultura brasileira.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.