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Independência dos Estados Unidos da América

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano, Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

A independência das Treze Colônias (Estados Unidos da América) é fundadora, em diversos
aspectos, de valores, ideologias e instituições do mundo contemporâneo. Caberá ao professor
imergir o aluno no contexto de época, capacitando-o de forma a compreender a tênue transição
do mundo moderno para o contemporâneo.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Os alunos deverão ter noções básicas sobre: o mundo moderno; a colonização do Novo
Mundo (incluindo a colonização da América do Norte); a relação metrópole-colônia e as ideias
iluministas.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos

As aulas consistirão em algumas dinâmicas com os alunos, desde debates teatrais, produção
de cartazes, passando por trabalhos com imagens (principalmente panfletos e mapas) e
documentos, além de esparsas aulas expositivas. Será, portanto, indispensável o uso de
aparelhos para a projeção das imagens e cartolinas para a produção dos cartazes.
 
Aula 1
 
Caráter geral
 
Como forma de imersão dos alunos no imbróglio político entre as Treze Colônias e a Inglaterra,
a primeira aula consistirá em dividir os alunos em dois grupos, os do Velho e os do Novo
Mundo (Metrópole e Colônia), a fim de dar voz aos dois vetores, sem privilegiar uma visão de
passividade ou vitimização de um dos lados, além de contribuir para uma noção de vivacidade
dos acontecimentos.
 
Aplicação
 
Feita a divisão dos grupos, os alunos receberão em pequenos textos, de acordo com o
grupo ao qual pertencem, notícias, referências e noções das circunstâncias em que suas
sociedades, metropolitana ou colonial, encontram-se. Ainda não é necessário, nem aconselhável, explicitar de que se tratam da Inglaterra ou das Treze
Colônias. Abaixo as sugestões sobre os temas de cada grupo.
 
Grupo 1: “Metrópole”
 
- Seu País se envolveu recentemente em guerras com grandes potências, como a França e a
Espanha, de onde conquistou novos territórios.
 
- Por conta de envolvimentos em guerras, será necessária uma maior arrecadação de fundos.
 
- Atos de Navegação (1751): a Metrópole fecha a comercialização de suas colônias com os
Estados hostis.
 
- Lei do Açúcar (1764): a Metrópole aumenta a taxação de açúcar comprado pela Colônia que
não fosse produzido pela própria (Metrópole).
 
- Lei do Selo (1765): torna obrigatório o uso de selos em diversos documentos da Colônia.
Estes selos são produzidos pela Metrópole.
 
- Lei do Chá (1773): o comércio de chá pelos colonos deverá adequar-se ao pacto colonial, ou
seja, o produto só poderá ser comercializado com a Metrópole por intermédio de um órgão, a
Cia. das Índias Orientais.
 
- Recentemente, certas colônias estão reagindo de forma violenta contra as medidas da
Metrópole.
 
Atividade
 
Como forma de legitimar e convencer (os colonos) da necessidade das propostas de seu
governo quanto as colônias, produza cartazes contendo texto e/ou desenhos sobre as medidas
implementadas. O seu objetivo é conter a onda de contestações à sua Metrópole. Os seus
cartazes poderão ser ameaçadores, manipuladores ou dissimulados. Lembre-se da época em
que você se encontra.
 
Grupo 2: “Colônia”
 
- Recentemente, sofre de maior intervenção e controle de sua Metrópole.
 
- Recentemente, a Metrópole vem criando e aumentando taxações em cima de sua economia.
 
- Atos de Navegação (1751): a Metrópole fecha a comercialização de suas colônias com os
Estados hostis.
 
- Lei do Açúcar (1764): a Metrópole aumenta a taxação de açúcar comprado pela Colônia que
não fosse produzido pela sua Metrópole.
 
- Lei do Selo (1765): torna obrigatório o uso de selos em diversos documentos da Colônia.
Estes selos são produzidos pela Metrópole.
 
- Lei do Chá (1773): o comércio de chá pelos colonos deverá adequar-se ao pacto colonial, ou
seja, o produto só poderá ser comercializado com a Metrópole por intermédio de um órgão, a
Cia. das Índias Orientais.
 
Atividade
 
A forma mais popular de protesto em sua sociedade é a produção de panfletos críticos,
 
produzidos tanto por intelectuais quanto por fazendeiros e homens de menor erudição. Em
grupo de cinco alunos, produza um panfleto criticando as medidas tomadas pela Metrópole.
Abuse de desenhos e textos bem redigidos para que a crítica seja eficiente. Os panfletos
poderão ter um teor mais satírico, sendo feitos a partir de uma charge, por exemplo, ou mais
engajados, denunciando as atitudes metropolitanas ou propondo uma mudança social. Lembre-
se da época em que você se encontra.
 
Observação: Após a produção dos cartazes, estes serão expostos na sala de aula ou em local
apropriado da escola, a fim de que os alunos vejam os cartazes dos outros grupos, inclusive os
cartazes do grupo “oposto” ao seu.
 
Aula 2
 
Caráter geral
 
Os alunos deverão responder aos cartazes do outro bloco, criando uma tensão entre as duas
partes ou uma tentativa de negociação entre elas. Aqui é necessário observar as tendências
dos alunos: se seguem uma crítica de um dos colegas ou se dirigem suas críticas a um cartaz
específico.
 
Aplicação
 
Os grupos de cinco alunos deverão reunir-se novamente, agora para produzir outro panfleto/
cartaz, como forma de resposta/apoio aos cartazes que viram pregados em sala de aula.
 
Aula 3
 
Caráter geral e aplicação
 
O professor deverá expor aos alunos que a situação simulada se trata do caso inglês com as
Treze Colônias. O professor deverá mostrar um mapa sobre as Treze Colônias (disponível
e o mapa-múndi, a fim de que os alunos tenham, também, uma melhor noção geográfica dos
acontecimentos. Posteriormente, será projetada a imagem de um panfleto produzido na época(a fim de que os alunos criem relações com os próprios panfletos):
Panfleto Massacre de Boston
Panfleto sobre um Massacre ocorrido em Boston no ano de 1772.
Demonstra o autoritarismo inglês em relação aos colonos.
 
e algumas
imagens exemplificando vestimentas e cenários da época.
Thomas Jefferson
Thomas Jefferson, um dos homens mais influentes da revolução
e um dos autores da Declaração de Independência.
 
Mostrar os quadros: Wasghington Crossing the Delware - Emanuel Leutze, 1851
e  Declaration of Independence - John Trumbull, 1817.
Para representar o imaginário e as vestimentas de época.
 
Como forma de finalizar o assunto, uma imagem da “Declaração de Independência dos
deverá ser projetada, ao mesmo tempo em que um excerto
(listado abaixo) da Declaração será trabalhado:
 
Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são
criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a
vida, a liberdade e a procura da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são
instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados;
que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo
 
o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e
organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe
a segurança e a felicidade. Na realidade, a prudência recomenda que não se mudem os
governos instituídos há muito tempo por motivos leves e passageiros; e, assim sendo, toda
experiência tem mostrado que os homens estão mais dispostos a sofrer, enquanto os males são
suportáveis, do que a se desagravar, abolindo as formas a que se acostumaram. Mas quando
uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objecto, indica
o desígnio de reduzi-los ao despotismo absoluto, assistem-lhes o direito, bem como o dever,
de abolir tais governos e instituir novos Guardiães para sua futura segurança. Tal tem sido o
sofrimento paciente destas colonias e tal agora a necessidade que as força a alterar os sistemas
anteriores de governo. A história do actual Rei da Grã-Bretanha compõe-se de repetidas injúrias
e usurpações, tendo todos por objectivo directo o estabelecimento da tirania absoluta sobre
estes Estados. Para prová-lo, permitam-nos submeter os factos a um mundo cândido. Recusou
assentimento a leis das mais salutares e necessárias ao bem público.
4 de Julho de 1776.
 
Após a leitura deste excerto, o professor deverá destacar os vários pontos inaugurais da
Revolução Americana, como a garantia dos direitos inalienáveis e o direito de um povo de se
rebelar contra o seu governante em caso de abuso de soberania.
 
 
 
 
 
 
Recursos Complementares
Avaliação

 

Os alunos deverão ser avaliados, principalmente, na produção de seus cartazes/panfletos.
É necessário, ainda, que o professor avalie o processo de aprendizagem, na sua coerência
e consistência da produção dos textos e na sua participação nas atividades de grupo,
identificando o nível de desenvolvimento do aluno da primeira até a última aula e a sua
interação com as dinâmicas propostas e o conteúdo exposto no final.
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