25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecimentos gerais sobre Ginástica (conceito e modalidades) são importantes para que essa estratégia seja realizada no sentido de agregar ao repertório cultural do (a) aluno (a) relacionado à ginástica na Educação Física escolar. Nesse sentido, embora existam aulas no Portal qualificadas para tanto, já disponibilizamos neste espaço nossa publicação denominada : "Ginástica, Internet e Diversidade - UCA", disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31220, acesso em 18/10/2011.
Aula 1 e 2 - Ginástica Natural (G.N.), uma apresentação...
1. Apresentar aos (as) alunos (as) a G. N. a partir de um vídeo, como sugerimos abaixo. Em seguida debater com eles (as) sobre suas percepções em relação aos vídeos:
a) O que vocês identificaram no vídeo?
b) Que tipo de atividade é essa?
c) Alguém já conhecia e/ou praticou aquela atividade?
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=_2_XE9iBOCg&feature=related, acesso em 18/10/2011
2. Ainda nesta aula, solicitar que os (as) mesmos (as) dividam em grupos de no máximo seis alunos (as), para uma pesquisa coletiva e um posterior trabalho em equipe. Cada grupo, por meio de um sorteio, receberá um nome de um animal. Mediante o uso do netbook, eles (as) buscarão na internet vídeos nos endereços disponibilizados pelo (a) professor (a), para que escolham uma forma de fazer a G. N. que represente movimentos do animal que identifica seu grupo: águia, gorila, leopardo, cobra, etc. [metasys> favoritos>navegador de internet]
Sugestão de vídeo com movimentos de animais simples de executar:
http://www.youtube.com/watch?v=g76ykvqUfwk, acesso em 18/10/2011
3. Na aula seguinte, cada grupo apresentará para turma sua pesquisa e o exercício escolhido, de modo que todos (as) possam executar. Todos os demais grupos farão a mesma tarefa.
Atividade 3 - Conceito e finalidades da Ginástica Natural (G.N.)
1. O (a) professor (a) fará uma abordagem teórica da G. N., procurando identificar conceito e finalidades. As opções que sugerimos para a referida abordagem são: a) exposição oral; b) apresentação de um site que um vídeo sobre o tema; ou ainda, c) um vídeo que contemple esses conhecimentos.
2. O (a) professor (a) deve destacar que muitas pessoas buscam a G. N. por motivos distintos, e que a mesma contempla diferentes finalidades:
Exemplos:
a) Fortalecimento muscular:
b) Alongamentos diversos:
c) Condicionamento/ Controle da respiração:
Sugestões de sites que aborda conceito, finalidades e história:
http://www.ginasticanatural.com.br/, acesso em 19/10/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica#Gin.C3.A1stica_natural.2C_corretiva.2C_de_compensa.C3.A7.C3.A3o_e_de_conserva.C3.A7.C3.A3o, acesso em 19/10/2011
Sugestão de vídeo - clipe fundamental - sobre G. N.:
(clique na imagem)
http://www.youtube.com/watch?v=YWUR_3s2hSE, acesso em 19/10/2011
Atividade 4, 5 e 6 - Vivências em função das finalidades da G. N.
1. O (a) professor (a) irá apresentar sequências de exercícios de G. N. diferentes daqueles que os (as) alunos (as) experimentaram até então nas aulas. Deverá preocupar-se com exercícios compatíveis com o perfil dos (as) alunos (as) e espaço da escola. Depois de cada sequência, ou ao final de cada aula, o (a) professor (a) deverá permitir que os (as) alunos (as) comentem sobre suas percepções e sentimentos a partir dessas vivências.
Sugestão de perguntas provocadoras:
a) Você gostou dessa sequência de exercícios? Por quê?
b) No tocante aos efeitos da G. N. em seu corpo, você percebeu muitas diferenças em relação ao exercício de ginástica comum?
c) Quais outras percepções e sentimentos que a G. N. despertou em você?
2. Antes de iniciar a prática de cada sequência o (a) professor (a) poderá buscar vídeos na internet e apresentar aos (as) alunos (as), solicitando que acessem utilizando os recursos do netbook. [metasys> favoritos>navegador de internet]
Sugestão de vídeo com algumas sequências:
http://www.youtube.com/watch?v=ubZyho1Azdg, acesso em 19/10/2011
3. O (a) professor (a) pode ainda, solicitar que os grupos se organizem entre si, de modo que possam registrar imagens durante a execução (nesse caso, não é permitido filmar os colegas), para que os mesmo assistam em casa e, se acharem necessário, repita e aprimore os exercícios. [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]
Obs.: Nesse caso, antes de desenvolver uma nova sequência, o (a) professor (a) deve possibilitar que os (as) alunos (as) comentem sobre essas experiências de "treinar em casa" e dar um tempo na aula para que eles (as) mostrem no que aprimoraram, e em qual ainda restam dificuldades.
Atividade 7 - Ginástica Natural: a expressão da natureza
1. Momento de registro em forma de redação. O (a) professor (a) pedirá que os (as) alunos (as) façam um texto, abordando a relação entre Educação Física e Natureza, o tema será Ginástica Natural: a expressão da natureza. KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]
2. Eles (as) ainda devem expressar no texto suas percepções com a G. N. no tocante à sua pertinência para o ser humano.
3. O (a) professor (a) possibilitará um momento para que leiam a mesma na íntegra, ou, pelo menos, comente sobre o que escreveu, de modo que socialize suas ideias à turma.
4. Em seguida, caso elas não apareçam durante as apresentações das redações, o (a) professor (a) pode acrescentar as seguintes questões ao debate: a) A G. N. foi importante para seu aprendizado na Educação Física? Por quê?; b) A G. N. seria uma opção de exercício físico para você fora da escola? Por quê; c) O que foi mais importante que a prática e estudo da G. N. lhe ensinou?
Sugestões de sites sobre tema correlato: Bioginástica
http://www.orlandocani.com.br/, acesso em19/10/2011
http://www.cuidandodocorpo.com/2009/06/voce-ja-ouviu-falar-na-bioginastica-o.html, acesso em19/10/2011
1. A avaliação deve permear todas as atividades de discussão e práticas das sequências dos movimentos da Ginástica Natural. Na medida em que o (a) professor (a) questione e faça o (a) aluno (a) refletir sobre seus sentimentos e percepções relacionados à prática da modalidade em estudo.
2. No que se refere aos registros dessas reflexões, na condição de instrumento avaliativo, a redação proposta na aula 7 é uma possibilidade que atende essa questão, embora o professor pode optar por outros recursos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2011
Cinco estrelasMUITO BOM PARABENS PELO TRABALHO.