Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Primeira Guerra Mundial

 

01/11/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender as motivações político-ideológicas dos países na Primeira Guerra Mundial, as fases da Guerra e os seus desdobramentos geopolíticos posteriores.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimentos sobre a corrida imperialista da segunda metade do século XIX que determina o cenário onde aconteceu a Primeira Guerra Mundial

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

O professor deverá fazer uma introdução, situando os alunos no início do conflito, os beligerantes e suas manobras e as fases que o compõem.

Links para o estudo desta parte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_Primeira_Guerra_Mundial

(acesso em: 10 out. 2011);

http://www.reuvenfaingold.com/artigos/aulas/faap/primeira_guerra.pdf

(acesso em: 10 out. 2011).

Depois desta introdução, que não deve ultrapassar meia aula, o professor deverá pedir aos alunos que elaborem um texto próprio dissertativo, explicando o que entenderam da Guerra até agora. O professor selecionará alguns textos para serem lidos em voz alta e escolherá alguns alunos para comentar o que sabiam da Primeira Guerra Mundial antes da aula. Dessa forma, o professor relacionará os conhecimentos prévios com os adquiridos nesta aula.

 

AULA 2

Nesta segunda aula, os alunos assistiram a parte do documentário Primeira Guerra Mundial. O professor deverá pedir aos alunos que anotem comentários e qualquer trecho ou questão que lhes tenham chamado a atenção a partir de seus conhecimentos sobre a Guerra. No final, em uma roda de discussões, deverão ser socializados esses comentários.

Link para o documentário Primeira Guerra Mundial:

- Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=2-DPqztA9k8

(acesso em: 10 out. 2011);

- Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=yVgocijEiCs&feature=related

(acesso em: 10 out. 2011);

- Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=C2yXwlpmRsk

(acesso em: 10 out. 2011).

 

AULA 3

 

Nessa aula o professor deve exibir as imagens abaixo e pedir que os alunos respondam oralmente as perguntas logo abaixo de cada imagem

Imagem 01

Mapa

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Acesso em 27 out. 2011

Perguntas

1)      Explique como surgiu as alianças que marcam a Primeira Guerra Mundial

2)      Quais eram os interesses da Itália e da Alemanha na união com a Áustria?

 

Imagem 02

Tecnologia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Acesso em 27 out. 2011

Perguntas:

1)      Explique o papel de cada uma das tecnologias de guerra da imagem

2)      Por que a metralhadora foi definitiva nessa guerra?

 

Imagem 03

Trincheiras

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

Acesso em 27 out. 2011

Perguntas

1)      A partir da imagem descreva quais eram as condições das trincheiras

2)      As armas químicas tiveram sucesso na guerra? O que eles representavam?

 

AULA 4

Nesta aula, os alunos farão uma atividade lúdica. Em um laboratório que tenha computadores, deverão baixar o jogo especificado no link abaixo e jogá-lo. Ele é ambientado na Primeira Guerra Mundial. Depois de jogado, os alunos junto com o professor discutirão o que acharam do jogo. Deverão ser feitas as seguintes perguntas:

-Com o conhecimento adquirido até agora, você considera que o jogo possui uma boa interpretação ou visão da Primeira Guerra Mundial?

- O que vocês apontariam para melhorar o jogo?

- Vocês consideram que existe aprendizagem em um jogo dessa natureza? De que forma?

Link do jogo: http://acao.jogosloucos.com.br/jogos-de-primeira-guerra-mundial.html

(acesso em: 10 out. 2011).

 

AULA 5

Para fazer uma reflexão mais humana e compreender os efeitos nas pessoas da Primeira Guerra Mundial, o professor deverá passar o vídeo abaixo especificado com cenas da guerra, e depois pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre como era a vida nas trincheiras. O resultado deverá ser apresentando em grupo e em Mural. Todo o material acumulado até agora poderá ser usado nesse material.

Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uN2pyFxaq3U&feature=related

(acesso em: 10 out. 2011).

Links para a pesquisa:

http://www.cruzdeferro.com.br/index_arquivos/trincheiras.htm

(acesso em: 10 out. 2011);

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/1351/1056

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trincheira

(acesso em: 10 out. 2011).

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido os caminhos geopolíticos que levaram à Guerra, os países e os interesses em disputa e os desdobramentos posteriores, além de uma aproximação das condições de vida das trincheiras.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar cada atividade das quatro aulas, com base no desempenho e na participação dos alunos. Além disso, deverá ser pedido aos alunos que façam uma autoavaliação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jocelildo Melo da Paixão, ESC EST ANTONIO CORDEIRO PONTES , Amapá - disse:
    jocelildopaixao@gmail.com

    11/10/2012

    Quatro estrelas

    A aula explora bastante a interação dos alunos, instigando-os a pesquisar e desta forma podem compreender o contexto ideológico deste evento mundial e suas influências para a história do Mundo do século XX.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.