01/11/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O aluno deverá compreender as motivações político-ideológicas dos países na Primeira Guerra Mundial, as fases da Guerra e os seus desdobramentos geopolíticos posteriores.
O aluno deverá ter conhecimentos sobre a corrida imperialista da segunda metade do século XIX que determina o cenário onde aconteceu a Primeira Guerra Mundial
Aula 1
O professor deverá fazer uma introdução, situando os alunos no início do conflito, os beligerantes e suas manobras e as fases que o compõem.
Links para o estudo desta parte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_Primeira_Guerra_Mundial
(acesso em: 10 out. 2011);
http://www.reuvenfaingold.com/artigos/aulas/faap/primeira_guerra.pdf
(acesso em: 10 out. 2011).
Depois desta introdução, que não deve ultrapassar meia aula, o professor deverá pedir aos alunos que elaborem um texto próprio dissertativo, explicando o que entenderam da Guerra até agora. O professor selecionará alguns textos para serem lidos em voz alta e escolherá alguns alunos para comentar o que sabiam da Primeira Guerra Mundial antes da aula. Dessa forma, o professor relacionará os conhecimentos prévios com os adquiridos nesta aula.
AULA 2
Nesta segunda aula, os alunos assistiram a parte do documentário Primeira Guerra Mundial. O professor deverá pedir aos alunos que anotem comentários e qualquer trecho ou questão que lhes tenham chamado a atenção a partir de seus conhecimentos sobre a Guerra. No final, em uma roda de discussões, deverão ser socializados esses comentários.
Link para o documentário Primeira Guerra Mundial:
- Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=2-DPqztA9k8
(acesso em: 10 out. 2011);
- Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=yVgocijEiCs&feature=related
(acesso em: 10 out. 2011);
- Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=C2yXwlpmRsk
(acesso em: 10 out. 2011).
AULA 3
Nessa aula o professor deve exibir as imagens abaixo e pedir que os alunos respondam oralmente as perguntas logo abaixo de cada imagem
Imagem 01
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Acesso em 27 out. 2011
Perguntas
1) Explique como surgiu as alianças que marcam a Primeira Guerra Mundial
2) Quais eram os interesses da Itália e da Alemanha na união com a Áustria?
Imagem 02
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Acesso em 27 out. 2011
Perguntas:
1) Explique o papel de cada uma das tecnologias de guerra da imagem
2) Por que a metralhadora foi definitiva nessa guerra?
Imagem 03
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
Acesso em 27 out. 2011
Perguntas
1) A partir da imagem descreva quais eram as condições das trincheiras
2) As armas químicas tiveram sucesso na guerra? O que eles representavam?
AULA 4
Nesta aula, os alunos farão uma atividade lúdica. Em um laboratório que tenha computadores, deverão baixar o jogo especificado no link abaixo e jogá-lo. Ele é ambientado na Primeira Guerra Mundial. Depois de jogado, os alunos junto com o professor discutirão o que acharam do jogo. Deverão ser feitas as seguintes perguntas:
-Com o conhecimento adquirido até agora, você considera que o jogo possui uma boa interpretação ou visão da Primeira Guerra Mundial?
- O que vocês apontariam para melhorar o jogo?
- Vocês consideram que existe aprendizagem em um jogo dessa natureza? De que forma?
Link do jogo: http://acao.jogosloucos.com.br/jogos-de-primeira-guerra-mundial.html
(acesso em: 10 out. 2011).
AULA 5
Para fazer uma reflexão mais humana e compreender os efeitos nas pessoas da Primeira Guerra Mundial, o professor deverá passar o vídeo abaixo especificado com cenas da guerra, e depois pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre como era a vida nas trincheiras. O resultado deverá ser apresentando em grupo e em Mural. Todo o material acumulado até agora poderá ser usado nesse material.
Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uN2pyFxaq3U&feature=related
(acesso em: 10 out. 2011).
Links para a pesquisa:
http://www.cruzdeferro.com.br/index_arquivos/trincheiras.htm
(acesso em: 10 out. 2011);
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/viewFile/1351/1056
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trincheira
(acesso em: 10 out. 2011).
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos terão compreendido os caminhos geopolíticos que levaram à Guerra, os países e os interesses em disputa e os desdobramentos posteriores, além de uma aproximação das condições de vida das trincheiras.
Livro A Primeira Guerra Mundial e a imprensa brasileira. Disponível em:
(acesso em: 10 out. 2011).
Livro História Ilustrada da Primeira Guerra. Disponível em:
(acesso em: 10 out. 2011).
O professor deverá avaliar cada atividade das quatro aulas, com base no desempenho e na participação dos alunos. Além disso, deverá ser pedido aos alunos que façam uma autoavaliação.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/10/2012
Quatro estrelasA aula explora bastante a interação dos alunos, instigando-os a pesquisar e desta forma podem compreender o contexto ideológico deste evento mundial e suas influências para a história do Mundo do século XX.