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Vamos transpor os obstáculos?

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta proposta, as crianças a partir de dois anos da Educação Infantil poderão:

  • Desenvolver movimentos amplos;
  • Trabalhar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos, subindo, descendo, rolando, engatinhando, pulando correndo;
  • Superar o medo e a dificuldade em realizar determinados movimentos.
Duração das atividades
Aulas acontecerão em três dias distintos, com cerca de uma hora por dia.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

          Ao participarem dessa proposta, as crianças terão que apresentar:

  • Motivação para explorar todas as possibilidades do circuito;
  • Noções de alguns movimentos.
Estratégias e recursos da aula

A proposta sugerida a seguir é destinada às crianças entre dezoito e trinta e seis meses, ou àquelas que tenham possibilidades de caminhar com segurança, engatinhar, rolar, pular, se arrastar. O professor é quem irá avaliar se seu grupo tem possibilidades de vivenciar a proposta com segurança. Tem como objetivo proporcionar vários desafios e a superação dos obstáculos, trabalhando os movimentos amplos e a atenção de cada criança.

Para a efetivação da proposta o professor deverá separar previamente os materiais listados abaixo ou materiais semelhantes a que tenha acesso. Seu olhar deve estar atento a cada material no que diz respeito a segurança e a mobilidade do grupo. O local a ser desenvolvida cada aula também deve ser escolhido com atenção. 

Recomenda-se que na aulas haja a participação de mais um adulto, além do professor.

 1ª Aula - Roda de conversa  para conhecer os movimentos e brincadeira com corda

1º momento da aula: imitando bichos

Na sala, o professor faz uma roda com as crianças e conversa a respeito de alguns movimentos como pular, correr, rolar, engatinhar, abaixar, se arrastar, demonstrando-os para que as crianças os conheçam. Pode exemplificar os movimentos identificando-os com alguns animais como o sapo, o cachorro, a cobra. Em seguida, ele pergunta para as crianças: "quem consegue realizar alguns desses movimentos (ou imitar esses animais) no centro da roda?"  As crianças que se candidatarem devem receber o auxilio do professor para realizarem os movimentos com segurança. A partir de então, o professor convida as crianças para brincarem em outro espaço já organizado previamente, descrito a seguir.

2º momento da aula:

Para esse momento o espaço destinado para a brincadeira deve ser amplo o suficiente para o grupo de crianças, além de seguro. Sugere-se que seja gramado ou com vários tapetes dispostos no chão.  

Após a conversa na sala, o professor separa uma corda com mais ou menos 4 metros de comprimento e leva as crianças para o espaço amplo. Com o auxilio de outro adulto, o professor estica a corda, numa altura acessível para as crianças e que garanta a segurança na realização dos movimentos. Com a corda esticada, o professor sugere diversos movimentos experimentados no primeiro momento da aula, de um lado para o outro da corda. Primeiramente o professor sugere que as crianças pulem como sapos sobre a corda, sem encostar na mesma. Depois se arrastem, engatinhem ou rolem como cobras ou animais semelhantes passando debaixo da corda de um lado para o outro.

À medida que as crianças se sentirem seguras e conseguirem realizar os movimentos, sozinhas ou acompanhadas do adulto, o professor pode incentivar movimentos diferentes. Essa brincadeira deve ser realizada com no máximo três crianças por vez, além de ser importante que o professor oriente o grupo em que lado da corda iniciarão os movimentos.

 

2ª Aula- Circuito de obstáculos

1° momento da aula: montagem do circuito e organização do espaço

Continuando a proposta da aula anterior de superação de obstáculos, nesse momento o professor irá complexificar o espaço para a realização dos movimentos, montando um circuito. O professor deverá organizar o espaço previamente, separando: colchões, mesas, bancos, escadinhas de madeira, caixas de papelão, cadeiras, almofadas de diversos tamanhos, módulos emborrachados de diversas formas. Ou qualquer móvel ou objeto que considere interessante e seguro incluir na proposta. Após a escolha dos objetos, deverá dispô-los de formas variadas, pensando nas possibilidades de movimentação das crianças (conforme o exemplo da foto abaixo). Essa proposta poderá ser realizada numa sala ampla ou em local aberto, desde de que o professor pense na segurança e na maciez do espaço escolhido.

Circuito de obstáculos

2°momento da aula: vivência
 

Durante a vivência, o professor deve propor às crianças a superação dos obstáculos através de movimentos como, subir na escadinha, rolar no colchonete, descer, escorregar de algum emborrachado, engatinhar embaixo da mesa, pular no almofadão, etc. Cada obstáculo pode ser um elemento imaginário diferente, criado pelas crianças ou até mesmo pelo professor. Os objetos podem virar um rio, uma ponte, um prédio, um buraco, um bicho, isso motivará a superação do circuito e trabalhará o faz-de-conta das crianças.

Sugere-se que durante a proposta o professor coloque algumas músicas para as crianças. Abaixo os professores poderão encontrar um link com sugestões.

Depois de apresentar o circuito para as crianças, o professor deve determinar uma sequência de movimentos e auxiliar os pequenos durante todo o circuito em cada obstáculo que a criança for passar, motivando-as e  ajudando-as a superar determinados movimentos. A participação da criança no circuito deve ser individual, para evitar possíveis quedas. É importante o professor estar presente/ao lado de cada obstáculo que a criança for ultrapassar, garantindo a sua segurança nos movimentos. Após todas as crianças realizarem a primeira sequência de movimentos, o professor pode mudar os obstáculos de lugar e incentivar o grupo para que o utilizem novamente de outra forma.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Participaram das propostas;
  • Conseguiram ter certo equilíbrio, coordenação motora, agilidade e segurança durante os movimentos;
  • Como foram as reações e superações de cada criança diante de cada desafio.
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