25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Não é necessário conhecimento prévio
Aula 1 e 2 – Palhaço: o que sabemos sobre eles?
1. O (a) professor (a) deve fazer um diagnóstico para identificar o repertório de conhecimentos prévios dos (as) alunos (as) sobre palhaços e cultura circense. Para tanto, solicitar que acessem seus editores de texto do netbook - KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos], em seguida, anotem e respondam as seguintes questões:
a) O que você sabe sobre a cultura circense?
b) O que você conhece sobre palhaços? Que tipo de experiências você possui com este personagem?
c) Qual o papel dos palhaços no contexto do circo?
Informar que as respostas destas perguntas serão importantes para a avaliação final, portanto, deverão salvar o arquivo de texto em seus pendrives em pasta específica nomeada como "Palhaços".
2. O (a) professor (a) apresentará uma enquete para resgatar o conhecimento dos (as) alunos (as) sobre palhaços e circo.
Em oportunidade anterior, já disponibilizamos uma aula no Portal do MEC, intitulada "Atividade Física ou Exercício Físico, existe diferença? UCA", caso precise de alguma orientação sobre como fazer uma enquete, além dos sites próprios para tal fim (sugestões de sites em recursos complementares), se preferir acesse a referida aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34688, acesso em 19/10/2011.
Sugestão de Enquete ilustrativa referente ao tema proposto:
Para acessar a enquete basta clicar na imagem abaixo:
Fontes: imagem palhaço (clique aqui), imagem enquete acesse http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=999341, acesso em 19/10/2011.
3. Logo após a enquete clique na opção "resultado parcial" para verificar a incidência de votação das opções de respostas.
Em seguida, debata com a turma sobre os resultados, para que eles (a) tenham oportunidade de argumentar, já que, embora seja um recurso interessante no tocante a interatividade, a enquete não possibilita justificar as respostas. Portanto, farão as justificativas num debate aberto.
O (a) professor (a), ainda, poderá sugerir que, em momento oportuno, para as próximas aulas, fará contato com outras escolas para que outros (as) colegas acessem a enquete, de modo que verifiquem se o resultado de votação é igual, ou não, quando aplicada a enquete em outras escolas.
4. Ao final da aula, o (a) professor (a) pedirá que registrem em seus netbooks mais duas perguntas como tarefa de casa:
a) Qual significado da palavra "palhaço"? Existem outros sinônimos aplicado ao contexto do circo?
b) Qual origem dos palhaços no mundo?
Aula 3 – Palhaços e História: onde, quando e como?
1. O (a) professor (a) fará uma conversa inicial com a turma referente ao que descobriram sobre a palavra "palhaço", bem como sua origem e história.
2. Se a palavra Clown não surgir das respostas o (a) professor (a) deverá apresentar o seu significado (veja sugestão de site abaixo).
Posteriormente, apresentar os vídeos que apresentam a história, origem do palhaço e do circo para que complementem a pesquisa.
Sugestões de sites que apresentam as informações necessárias para a pesquisa solicitada acima:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palha%C3%A7o, acesso em 19/10/2011.
http://www.dicio.com.br/clown/, acesso em 19/10/2011.
Sugestões de vídeos sobre história do circo e palhaços (todos acessados 19/10/2011).
http://www.youtube.com/watch?v=jZHy3jJ-Ntw, acessados 19/10/2011
http://www.youtube.com/watch?v=HQ-VawJhTXI&feature=related, acessados 19/10/2011
Aula 4, 5, 6 e 7 – "Cara" de palhaço..."pinta" de palhaço... Vivências dessa arte com muita ginástica...
1. Retomar a discussão sobre o palhaço e seus movimentos. Apresentar os vídeos que mostrem o trabalho do palhaço e solicitar que registrem no netbook os pontos que considerarem mais interessantes.
Sugestões de vídeos sobre palhaços acrobatas e malabaristas:
(clique na figura para acessar seu link original)
http://www.youtube.com/watch?v=vMzs46gyfKw
http://www.youtube.com/watch?v=0jmSEBou9v4
http://www.youtube.com/watch?v=BiXrpGhsAs8
http://www.youtube.com/watch?v=WYwBizWWvDI&feature=related
Sugestões de vídeos sobre Palhaços e a arte da Mímica:
(clique na figura para acessar seu link original)
http://www.youtube.com/watch?v=kIsB5Ce9ruw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-NoC4mvUzO0
http://www.youtube.com/watch?v=zGTWM25iO-g
http://www.youtube.com/watch?v=MrRm8lSRr58&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=J7aGrnlOA30&feature=related
2. Em seguida, o (a) professor (a) orientará dinâmicas, a partir dos vídeos assistidos, no contexto da arte de palhaços.
Sugestões de dinâmicas:
a) Esquete cômica:
Os (as) alunos (as) poderão iniciar a partir de uma piada, história engraçada, e irem qualificando o repertório com as características do clown que reconhecerão pelo vídeo.
b) Cenas tematizadas:
Pequenas situações de cena com temas pré-definidos que os (as) alunos (as) apresentarão buscando arrancar gargalhadas dos (as) colegas
c) Saltimbancos:
Situações de palhaçadas, originais de circo, em que os (as) alunos (as) utilizam muito mais movimentos atrapalhados do que propriamente falas;
d) Cenas estilo "cinema mudo".
Em que os (as) alunos (as) serão desafiados a conquistar a plateia somente com expressão corporal. O (a) professor (a) poderá também, indicar um tema prévio, fazendo uma espécie de jogo cênico.
Sugestão de vídeo exemplificativo:
Enquete cômica: "Deu Zebra!"
http://www.youtube.com/watch?v=3085a2xo8oQ, acesso em 19/10/2011.
Aula 8: Pausa para interação virtual: "Palhacinhos Interativos", contato com colegas de outras escolas.
1. O (a) professor (a) deverá criar um Blog e entrar em contato com outras escolas, de modo que os (as) alunos (as) e professores (as) possam compartilhar informações e aprendizado sobre o trabalho do palhaço.
2. Ele (a) inicialmente poderá postar a enquete "Palhaço: arte ou ginástica" no Blog, bem como os resultados das votações dos seus (as) alunos (as) conforme aula 1, e sugerir a seguinte atividade para este dia:
a) Todos (as) os (as) alunos (as), da outra escola, deverão responder a enquete;
b) Em seguida, os (as) alunos (as) deverão acessar os resultados parciais da votação da turma dele (a), e comparar com os resultados da turma que votou recentemente.
c) Através de um chat, ou mesmo postando comentários, todos deverão participar comentando os resultados da enquete.
Sites para criação de Blog
http://tutorialdoblog.blogspot.com/, acesso em 18/10/ 2011
http://www.youtube.com/watch?v=_ggJ30boTic&feature=related, acesso em 18/10/ 2011
Sites para criação de Chats:
http://www.criarsites.com/chat-sala-de-bate-papo/, acesso 19/10/2011
http://www.youtube.com/watch?v=5EbVUAD0_vo, acesso 19/10/2011 (vídeo tutorial de chats)
Aula 9 e 10 – Vamos montar nossa trupe?
1. O (a) professor (a) informará que os (as) alunos (as) irão subdividir-se em grupos (máximo 06 alunos), e que elaborarão apresentações de palhaços conforme uma das classificações que eles (as) aprenderam durante as aulas (4 à 7). Portanto, deverão escolher uma das formas: esquete cômica, cena tematizada, saltimbancos ou cinema mudo. Os (as) alunos (as) terão o final desta e mais a próxima aula para concluírem o trabalho.
2. O (a) professor (a) deve passar as seguintes orientações:
Aulas 11 e 12 - Apresentação dos grupos ao Respeitável Público...
1. O (a) professor (a) permitirá que os grupos se reúnam por mais 10 minutos para a concentração e/ou preparativos finais antes das apresentações.
2. Cada grupo terá 10 minutos para se apresentar à turma.
3. Ao final da última apresentação o (a) professor (a) informará que a avaliação final, denominada "Balanços dos palhaços" será na próxima aula.
Aula 13 – Balanços do que aprendemos sobre o palhaço
1. Debate final sobre o que consiste o trabalho do palhaço.
2. Poderão ser retomados:
a) As perguntas do diagnóstico feito na primeira aula, eles (as) devem responder no mesmo texto. Houve ampliação de conhecimento? Responda novamente as perguntas.
b) O resultado da primeira enquete. Postar comentários no Blog sobre o que acham ao final das atividades. Mudou de opinião? Afinal de contas, ele faz arte ou ginástica?
Sugestões de sites sobre enquetes:
http://pt.wiktionary.org/wiki/enquete, acesso em 19/10/2011 (conceito de enquete)
http://www.desenvolverenquetes.com.br/, acesso em 19/10/2011 (criar enquetes)
http://www.enquetes.com.br/, acesso em 19/10/2011 (criar enquetes)
1. A avaliação será realizada ao longo das atividades. O (a) professor (a) deve registrar a participação e as dificuldades enfrentadas em cada encontro, de modo a promover situações que envolvam todos os estudantes na perspectiva da superação delas.
2. Ao final de todo processo, realizar um momento de autoavaliação. Cada aluno (a) avaliará sua participação e o que aprendeu sobre o tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!