Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seres vivos: explorando as relações ecológicas – UCA

 

24/10/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aranhas: desvendando seus mistérios - UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância das relações entre os seres vivos para a sobrevivência de cada indivíduo e a preservação da espécie.

  • Classificar e nomear as relações ecológicas de acordo com suas características.

  • Identificar relações ecológicas na dinâmica ambiental.

  • Diferenciar as relações ecológicas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de ecologia: ecossistema com seus componentes bióticos e abióticos e a existência de interações entre os mesmos.

Estratégias e recursos da aula

predatismo

Predatismo. Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_Tb6-2H9_3mk/S8e484czm2I/AAAAAAAAADI/cuIntsLZfjY/s1600/1209653442YbyYbeg.jpg. Acessado em 18/10/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de um vídeo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "Chico Bento em: o causo das formigas" que apresenta de forma bem humorada algumas interações entre componentes do ecossistema e explicita a dinâmica da vida e elementos condicionantes do equilíbrio ambiental.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=IFsf2b0g5WE&feature=related. Acessado em 18/10/2011.

chico bento

Imagem do vídeo "Chico Bento em: o causo das formigas"

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Quais são os componentes abióticos que aparecem no vídeo?

Quais são os componentes bióticos que aparecem no vídeo?

Nesse episódio, quais são as interações estabelecidas entre:

a) os componentes abióticos?

b) os componentes bióticos e os abióticos?

c) os componentes bióticos?

As interações entre os componentes bióticos recebem um nome genérico. Você sabe que nome é este?

Você saberia nomear algumas dessas interações entre os componentes bióticos ilustradas pelo vídeo?

Escreva a cadeia alimentar representada no vídeo.

Pensando no meio ambiente, que mensagem você tira desse episódio?

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios e as dúvidas dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos a respeito das aranhas.

Sugestões de perguntas 

O que são relações ecológicas?

As relações ecológicas acontecem sempre entre indivíduos de espécies diferentes?

As interações entre os seres vivos no ambiente estão sempre relacionadas à alimentação?

Nas relações ecológicas um dos seres vivos envolvidos sempre leva vantagem e o outro prejuízo? 

As relações ou interações entre seres vivos seguem um padrão pré-determinado como, por exemplo, uma mesma formiga come sempre a mesma planta?

Por que as relações ecológicas são importantes para o equilíbrio ambiental?

protocoop 2

Protocooperação. Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Ecologia/protocooperacao2.jpg. Acessado em 18/10/2011.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios, como os recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- Relação ecológica. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%A3o_ecol%C3%B3gica. Acessado em 18/10/2011.

Texto 2 - Relações ecológicas. Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php . Acessado em 18/10/2011. Neste sítio, o conteúdo está disponibilizado em 4 páginas. Ao chegar ao final da primeira página o aluno deverá clicar em "próxima" para continuar o estudo do texto; na página 2 fazer a mesma opção e assim sucessivamente, até terminar o texto.

Os dois textos tratam do mesmo assunto e devem ser lidos numa perspectiva comparativa e complementar.

Os alunos deverão, individualmente, ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Questões para registro e discussão

O que são relações ecológicas?

Diferencie:

  • Relações harmônicas e desarmônicas
  • Relações intraespecíficas de interespecíficas

Quais são as relações intraespecíficas harmônicas?

Quais são as relações interespecíficas harmônicas?

Quais são as relações interespecíficas desarmônicas.

Quais são as relações intraespecíficas desarmônicas.

Caracterize e exemplifique cada tipo de relação ecológica.

Ao final desse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, o professor deverá sortear os itens registrados e discutidos entre os grupos a fim de que cada grupo socialize aos demais e ao professor as suas considerações a respeito de um item específico.  O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos e às dúvidas dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos e exemplos mais próximos presentes no cotidiano de seus alunos. 

Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

protocooperação

Protocooperação. Fonte da imagem: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/12/protocooperacao-bovinos-passaros.jpg. Acessado em 19/10/2011.

Atividade 3 - Identificando relações ecológicas em documentário

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "O mundo secreto das formigas" Partes 1 e 2,  que apresenta na dinâmica da vida desses insetos várias formas de interações entre seres vivos. O objetivo é que os alunos identifiquem essas interações, classificando-as e nomeando-as tendo como referência o estudo teórico feito na atividade 2. 

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios especificados a seguir; primeiramente a "Parte 1" e, na sequência, a "Parte 2". 

Parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&feature=relatedAcessado em 18/10/2011.

Parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=relatedAcessado em 18/10/2011.

Sugerimos que cada aluno veja os vídeos uma vez sem fazer registros. Depois deverá rever fazendo registros a respeito das relações ecológicas percebidas.

Deverá, então, registrar cada uma dessas interações descrevendo-a e, em seguida, classificá-la e nomeá-la. Poderá fazer isso em forma de tabela, como a exemplificada a seguir.

Seres vivos 

Classificação

Descrição Nome
Formigas

Intraespecífica

Harmônica

Indivíduos da mesma espécie vivem juntos e dividem tarefas; todos contribuem para o bem comum. Sociedade
       

Esses registros deverão ser feitos em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho => Processador de Textos=>Tabela).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em uma tabela única, que deverá ser enviada ao professor, por e-mail, para avaliação.

O professor deverá observar a discussão dos grupos e chamar a  atenção para casos omissos, de modo que todas as possibilidades sejam contempladas.

esclavagismo

Esclavagismo. Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_vj81UMulQrc/ST0yXVscnMI/AAAAAAAAAJk/-Pru7wpv794/s320/Esclavagismo.png. Acessado em 19/10/2011.

Atividade 4 – Jogo das Relações Ecológicas

Para fechamento desse estudo, sugerimos "O Jogo do Mico das Relações Ecológicas", descrito e disponibilizado no sítio http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/O_mico_das_relacoes.pdf. Acessado em 18/10/2011.

O professor deverá orientar os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o endereço apontado acima e leiam o documento que explicita como confeccionar as cartas e as regras do jogo

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/O_mico_das_relacoes.pdf. Acessado em 18/10/2011.

O professor poderá optar por fazer o jogo e levar o baralho científico pronto para a sala e promover o jogo em sala de aula, ou dividir a turma em grupos e cada grupo constrói o seu baralho com exemplos e descrições estudados na atividade 2. Na segunda hipótese, os grupos jogam entre si utilizando os baralhos científicos produzidos por todos, revezando grupos, onde um pode desafiar o outro. Neste caso, a diversidade de possibilidades de interações será maior, mas requer do professor a correção prévia do material produzido por cada grupo.

Recursos Complementares

Relações ecológicas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=169. Acessado em 19/10/2011.

Interações Mutualísticas Entre Formigas e Plantas. Disponível em: http://www.periodico.ebras.bio.br/ojs/index.php/ebras/article/viewFile/44/72. Acessado em 19/10/2011.

A Presa do Predador - Abelhas Japonesas. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=yGVQEwJ14l4. Acessado em 19/10/2011.

Interações entre seres vivos. Disponível em:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/interacoes-entre-os-seres-vivos.htm. Acessado em 19/10/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente o texto síntese das atividades 1 e 2 e a tabela da atividade 3. Também deverá ser instrumento de avaliação quantitativa a produção do material, participação e desempenho no "jogo do mico das relações ecológicas" (atividade 4).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Robenilza, escola fabíola , Bahia - disse:
    robby_vinhatico@hotmail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    É uma pena as escolas terem realidades tão diferentes, porque essa aula seria um espetáculo para todos os alunos. Mas com adaptações é possível. Parabéns!!!


  • maria vanderlandia menezes, FILOMENA MARTINS DOS SANTOS EEF , Ceará - disse:
    vanderlandiamenezes@bol.com.br

    13/02/2012

    Cinco estrelas

    Sem dúvida alguma afirmo que esta aula proporciona a tão sonhada aprendizagem significativa. Parabéns educadora!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.