01/11/2011
![]() |
![]() |
![]() |
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças, na faixa etária de 4 anos de idade, podem experimentar movimentos faciais engraçados e o quanto conseguem expressar-se facialmente até fazer outra criança sorrir com seus gestos.
Músicas acompanhadas de gestos.
Atividade – A atividade se chama “Coitadinho do meu gatinho”.
Tem como objetivos:
- a realização de movimentos faciais,
- sensibilização dos parceiros.
1º Momento:
Na sala de aula, a professora explica a brincadeira que antecede a atividade. Em frente ao espelho, fazer com que as crianças exercitem suas habilidades de transformação facial. Uma de cada vez vai ao espelho e transforma sua face com caretas engraçadas tentando movimentar todos os músculos da face, se utilizando das mãos para ajudar na transformação. Depois, todo grupo vai ao espelho e mostram as habilidades de fazerem os outros sorrirem.
2º Momento:
Na sala de aula, as crianças ficam sentadas em círculo. Uma criança escolhida vai ao centro do círculo e é chamado de “gatinho”. O gatinho escolhe um integrante da brincadeira com o intuito de fazê-lo rir; o gatinho pode usar vários artifícios: fazer caretas, chorar, ser dengoso, etc. Se o integrante não rir e conseguir passar a mão na cabeça do gatinho e dizer “coitadinho do meu gatinho”, ele permanece na brincadeira, caso contrário, vira o gatinho.
3º Momento:
A brincadeira segue até que a criança no centro do círculo consiga fazer o companheiro rir e troque de lugar. A cada nova criança no centro do círculo mudam as motivações para arrancar sorrisos dos companheiros. A brincadeira continua pelo tempo pré-estabelecido, ou enquanto houver interesse dos participantes.
Crianças fazendo movimentos faciais em frente ao espelho. Fonte: arquivo pessoal.
- Avaliar se as crianças criaram movimentos faciais diferentes;
- Qual o poder de persuasão e convencimento de sua graça;
- Se gostaram da brincadeira e se podemos criar novas variações.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/02/2013
Quatro estrelasmuito interessante.
17/06/2012
Cinco estrelasAdorei essa atividade.Ela torna a aprendizagem muito mais prazerosa para os alunos ,pois além de ´lúdica ,trabalha as emoções e promove a integração entre as crianças e professor[a].