26/10/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | História | Cultura |
- O Feudalismo e a economia de troca.
- As principais formas de comercialização: da economia de troca ao ressurgimento da moeda.
- As feiras medievais.
- O renascimento comercial da Idade Média.
- Religião e comércio: a questão da usura.
- Guerra e comércio: a importância das Cruzadas para a abertura econômica do Ocidente Medieval.
- As principais estruturas da sociedade medieval.
- Feudalismo.
- As cidades medievais.
INTRODUÇÃO
Para iniciar uma aula sobre o comércio na Idade Média, o professor deverá lembrar aos seus alunos que, durante o Feudalismo, a principal forma de se comercializar os produtos era por meio da troca. Aos poucos, as moedas foram ressurgindo e com isso, facilitando a vida dos mercadores, o que, para muitos, ajudou a causar a chamada “crise do Feudalismo”.
Aula 1
O professor deverá questionar os alunos a respeito das formas de comercialização durante o período feudal. Esta parte da aula, sendo introdutória, não deverá tomar mais do que 10 minutos.
A seguir, distribuir os textos que se encontram disponíveis nos seguintes sites:
http://www.suapesquisa.com/feudalismo/crise_feudalismo.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/6583/1/Resumo---Crise-do-Feudalismo-/Paacutegina1.html
http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/crise-feudalismo.htm
Uma vez realizada a leitura dos textos, o professor deverá dispor os alunos em círculo e retomar o debate do início da aula; desta vez, atentando para os seguintes pontos:
- Quais as principais causas, em especial econômicas, que levaram à chamada “crise do sistema feudal”?
- Quais as alternativas encontradas pelos medievais para saírem da “crise”?
- Qual a principal transformação econômica decorrente desta “crise”?
- Qual o seu contexto?
Aula 2
Para a segunda aula, os alunos deverão ser dirigidos à Sala de Informática, onde farão uma pesquisa a respeito das feiras medievais. Eles deverão coletar dados e imagens para a criação de uma Exposição, que deverá contemplar:
- Os principais locais onde se desenrolavam as feiras;
- Os artigos que eram vendidos nas feiras;
- Quais outras atividades eram exercidas nas feiras;
- As principais rotas comerciais;
- O contexto em que se desenvolveram.
Abaixo, elencamos alguns sites onde os alunos poderão realizar as coletas de dados:
http://www.prof2000.pt/users/comefeito/comefeito11/areaescola/feirasmed.htm
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html
As imagens deverão contemplar todas as atividades exercidas nas feiras medievais. Alguns exemplos de imagens:
- Feira Medieval, disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_f2gyqDwRrOA/S-_7N8c2uuI/AAAAAAAADeg/9tBWk1dhf4o/s1600/feira_medieval_MKTmais.jpg
- Feira Medieval, disponível em: http://www.ufrgs.br/alimentus/feira/feirat.jpg
- Trovadores em uma feira medieval, disponível em: http://fotos.sapo.pt/McpkLjE4mZt4vWkz3yiE/340x255
- Saltimbancos e teatro na Idade Média, disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg
Aula 3
Ao iniciar a terceira aula, o professor deverá distribuir aos alunos os textos, disponíveis em:
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia017.asp
http://www.brasilescola.com/historiag/a-usura-justo-preco.htm
A seguir, os alunos deverão escrever um texto de 20 linhas a respeito do renascimento comercial na Idade Média. Deverá relacioná-lo com o desenvolvimento das cidades e com a crise do Feudalismo, observando, além disso, o papel da Igreja neste desenvolvimento comercial.
Conclusão
Com o fim das aulas, os alunos perceberão que a mudança ocorrida no comércio medieval fez parte de um processo mais amplo, englobando temas políticos, sociais e artísticos, e não apenas econômicos.
O professor deverá tomar como base de avaliação a pesquisa realizada na segunda aula, além da participação do aluno durante os debates da primeira aula. A elaboração da Exposição deverá ser acompanhada de perto pelo professor, observando a participação e a interação de cada aluno. O texto deverá ser corrigido levando-se em conta o conteúdo e a redação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!