Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mercadores e banqueiros: o comércio na baixa Idade Média

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio Sociologia Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- O Feudalismo e a economia de troca.

- As principais formas de comercialização: da economia de troca ao ressurgimento da moeda.

- As feiras medievais.

- O renascimento comercial da Idade Média.

- Religião e comércio: a questão da usura.

- Guerra e comércio: a importância das Cruzadas para a abertura econômica do Ocidente Medieval.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- As principais estruturas da sociedade medieval.

- Feudalismo.

- As cidades medievais.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Para iniciar uma aula sobre o comércio na Idade Média, o professor deverá lembrar aos seus alunos que, durante o Feudalismo, a principal forma de se comercializar os produtos era por meio da troca. Aos poucos, as moedas foram ressurgindo e com isso, facilitando a vida dos mercadores, o que, para muitos, ajudou a causar a chamada “crise do Feudalismo”.

 

Aula 1

O professor deverá questionar os alunos a respeito das formas de comercialização durante o período feudal. Esta parte da aula, sendo introdutória, não deverá tomar mais do que 10 minutos.

A seguir, distribuir os textos que se encontram disponíveis nos seguintes sites:

http://www.suapesquisa.com/feudalismo/crise_feudalismo.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/6583/1/Resumo---Crise-do-Feudalismo-/Paacutegina1.html

http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/crise-feudalismo.htm

Uma vez realizada a leitura dos textos, o professor deverá dispor os alunos em círculo e retomar o debate do início da aula; desta vez, atentando para os seguintes pontos:

- Quais as principais causas, em especial econômicas, que levaram à chamada “crise do sistema feudal”?

- Quais as alternativas encontradas pelos medievais para saírem da “crise”?

- Qual a principal transformação econômica decorrente desta “crise”?

- Qual o seu contexto?

 

Aula 2

Para a segunda aula, os alunos deverão ser dirigidos à Sala de Informática, onde farão uma pesquisa a respeito das feiras medievais. Eles deverão coletar dados e imagens para a criação de uma Exposição, que deverá contemplar:

- Os principais locais onde se desenrolavam as feiras;

- Os artigos que eram vendidos nas feiras;

- Quais outras atividades eram exercidas nas feiras;

- As principais rotas comerciais;

- O contexto em que se desenvolveram.

Abaixo, elencamos alguns sites onde os alunos poderão realizar as coletas de dados:

http://www.prof2000.pt/users/comefeito/comefeito11/areaescola/feirasmed.htm

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html

As imagens deverão contemplar todas as atividades exercidas nas feiras medievais. Alguns exemplos de imagens:

- Feira Medieval, disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_f2gyqDwRrOA/S-_7N8c2uuI/AAAAAAAADeg/9tBWk1dhf4o/s1600/feira_medieval_MKTmais.jpg

Feira Medieval 1

- Feira Medieval, disponível em: http://www.ufrgs.br/alimentus/feira/feirat.jpg

Feira Medieval 2

- Trovadores em uma feira medieval, disponível em: http://fotos.sapo.pt/McpkLjE4mZt4vWkz3yiE/340x255

Feira Medieval 3

- Saltimbancos e teatro na Idade Média, disponível em:

Feira Medieval 4

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg

 

Aula 3

Ao iniciar a terceira aula, o professor deverá distribuir aos alunos os textos, disponíveis em:

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia017.asp

http://www.brasilescola.com/historiag/a-usura-justo-preco.htm

A seguir, os alunos deverão escrever um texto de 20 linhas a respeito do renascimento comercial na Idade Média. Deverá relacioná-lo com o desenvolvimento das cidades e com a crise do Feudalismo, observando, além disso, o papel da Igreja neste desenvolvimento comercial.

 

Conclusão

Com o fim das aulas, os alunos perceberão que a mudança ocorrida no comércio medieval fez parte de um processo mais amplo, englobando temas políticos, sociais e artísticos, e não apenas econômicos. 

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá tomar como base de avaliação a pesquisa realizada na segunda aula, além da participação do aluno durante os debates da primeira aula. A elaboração da Exposição deverá ser acompanhada de perto pelo professor, observando a participação e a interação de cada aluno. O texto deverá ser corrigido levando-se em conta o conteúdo e a redação. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.