Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conflito Israel versus Palestina

 

01/11/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

João Ricardo Ferreira Pires; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender as origens do atual conflito entre os palestinos e os israelenses, as várias fases e guerras que envolveram essas relações e os desdobramentos atuais.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deve ter trabalhado com o aluno a criação do sionismo como movimento político e o contexto pré e pós-Primeira Guerra Mundial, quando o Reino Unido passou a intervir mais diretamente no Oriente Médio.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

O professor deverá dividir os alunos em dois grupos e pedir que os mesmos façam duas pesquisas: uma, mais geral, sobre o conflito e suas várias guerras (esta parte deverá ser feita pelos dois grupos), e outra, mais específica: um grupo deverá procurar os motivos e interesses dos palestinos e o outro dos israelenses. O resultado deverá ser apresentado como um contrapontoem um Mural para a escola.

Sugestão de links:

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/1980410:BlogPost:50823

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino

(acesso em: 10 out. 2011);

http://www.uepg.br/eventos/semanageo2010/anais2009/geo_ensino/02_ferreira_israel_palestina.pdf

(acesso em: 10 out. 2011);

http://revistas.unam.mx/index.php/amdi/article/view/16044

(acesso em: 10 out. 2011);

http://www.politicademocratica.com.br/pdf/PD24.pdf#page=147

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Israel

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palestina

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_%C3%A1rabe-israelense_de_1948

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_da_ONU_para_a_parti%C3%A7%C3%A3o_da_Palestina_de_1947

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Seis_Dias

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Yom_Kippur

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_da_Palestina

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoridade_Nacional_Palestina

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Intifada

(acesso em: 10 out. 2011);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Intifada

(acesso em: 10 out. 2011).

 

AULA 2

O professor exibirá as imagens a seguir e pedirá aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, às perguntas correspondentes a cada uma delas.

 

Imagem 1

Mapa

Fonte: http://www.quemblogaisso.com.br/mundo/israel-x-palestina-um-conflito-que-parece-nao-ter-fim/

Acesso em: 10 out. 2011.

Perguntas:

- O que os mapas apontam sobre os interesses israelenses?

- Quais foram os motivos que fizeram com que o Plano da ONU não funcionasse?

- O segundo mapa se refere a um conflito, qual? Quais foram as suas consequências?

 

Imagem 2

Tanque e Criança

Fonte: http://jornalismob.wordpress.com/2011/05/16/dezesseis-palestinos-mortos-confronto-ou-massacre/

Acesso em: 10 out. 2011.

 

 Perguntas:

- O que você acha que a imagem representa?

- Quais são os métodos usados pelo Exército e pela Polícia Israelense para manter e expandir o poderio do Estado?

 

Imagem 3

Gaza

Fonte: http://blogdaresistencia.blogspot.com/2010/06/israel-estado-terrorista.html

Acesso em: 10 out. 2011.

Perguntas:

- Para você, o que representa a imagem?

- O que significa Gaza e o que ela representa para o atual conflito Israel-Palestina?

- O que a imagem conta dos métodos do Exército Israelense?

 

 

AULA 3

Nesta aula, os alunos assistirão a trechos de um documentário chamado “Promessas de um novo mundo”, mostrando a vida de crianças palestinas e israelenses e como o conflito altera a percepção e o cotidiano da vida das pessoas. Depois do documentário, o professor fará uma roda e pedirá aos alunos que comentem e discutam sobre o filme, apontando para as mudanças de percepção provocadas pelo mesmo nos alunos.

Questões importantes para refletir sobre o vídeo:

1) As várias visões e percepções sobre o conflito

2) As transformações na vida cotidiana provocada pelo conflito

3) A diferença do olhar infantil sobre o conflito e o confronto com o olhar adulto

 

O vídeo “Promessas de um novo mundo” poderá ser acessado em:

http://www.youtube.com/watch?v=p16wQXkdZL8

(parte 1, acesso em: 10 out. 2011);

http://www.youtube.com/watch?v=Dx_6mZ7zKYg

(parte 2, acesso em: 10 out. 2011).

 

CONCLUSÃO

Ao final, os alunos terão compreendido as transformações e as permanências no conflito entre Israel e Palestina e a importância atual do mesmo.

Recursos Complementares

Livro Imagem e Realidade do Conflito Israel e Palestina. Disponível em:

http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=C3cHeibJN2oC&oi=fnd&pg=PA9&dq=conflito+israel+x+palestina&ots=lJDU0zU8Am&sig=VmzVBerC3R1ltrsVZl8KjRzkFtw#v=onepage&q=conflito%20israel%20x%20palestina&f=false

(acesso em: 10 out. 2011).

Livro Israel-Palestina: a construção da paz vista de uma perspectiva global. Disponível em:

http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=WhE_VhGSI3UC&oi=fnd&pg=PA47&dq=conflito+israel+x+palestina&ots=URZwCA7Kc5&sig=82Ket0eRGxIIAG1s4OsBLAzv4cs#v=onepage&q=conflito%20israel%20x%20palestina&f=false

(acesso em: 10 out. 2011).

Resenha para o livro Israel-Palestina: a construção da paz vista de uma perspectiva global. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000200013&script=sci_arttext&tlng=es

(acesso em: 10 out. 2011).

- Dissertação sobre a devolução da faixa de Gaza nos jornais brasileiros. Disponível em:

http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/comunicacao/pdfs/mauriney.pdf

(acesso em: 10 out. 2011).

Livro Israel e a paz no Oriente Médio. Disponível em:

http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=5D3SDwvuSBIC&oi=fnd&pg=PA5&dq=conflito+israel+x+palestina&ots=ms2iP0V_Ik&sig=JLV1J0D2Mi9aHtMNhAbrIeWQ_jk#v=onepage&q&f=false

(acesso em: 10 out. 2011).

-Blog sobre Guerras:

http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/

(acesso em: 27 out. 2011)

Avaliação

O professor deverá avaliar cada atividade das três aulas de 0 a 10, depois somar e dividir por três. Essa é a primeira parte da avaliação, a outra é uma autoavaliação que os alunos deverão fazer.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • andreia sousa, --asuosaierdna-- , Rio Grande do Sul - disse:
    deinha_sousa@hotmail.com

    13/11/2011

    Quatro estrelas

    a alua apresenta é ótima pois, demostra como aplicar diferentes experiências aos alunos de uma maneira mais descontraía. alem de ressaltar pontos importantes do conflito ocorrido.


  • camila, UFRPE , Pernambuco - disse:
    camila.lucena@hotmail.com

    10/11/2011

    Três estrelas

    Aula muito boa, bem abordada, elaborada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.