01/11/2011
João Ricardo Ferreira Pires; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno deverá compreender as origens do atual conflito entre os palestinos e os israelenses, as várias fases e guerras que envolveram essas relações e os desdobramentos atuais.
O professor já deve ter trabalhado com o aluno a criação do sionismo como movimento político e o contexto pré e pós-Primeira Guerra Mundial, quando o Reino Unido passou a intervir mais diretamente no Oriente Médio.
AULA 1
O professor deverá dividir os alunos em dois grupos e pedir que os mesmos façam duas pesquisas: uma, mais geral, sobre o conflito e suas várias guerras (esta parte deverá ser feita pelos dois grupos), e outra, mais específica: um grupo deverá procurar os motivos e interesses dos palestinos e o outro dos israelenses. O resultado deverá ser apresentado como um contrapontoem um Mural para a escola.
Sugestão de links:
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/1980410:BlogPost:50823
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino
(acesso em: 10 out. 2011);
http://www.uepg.br/eventos/semanageo2010/anais2009/geo_ensino/02_ferreira_israel_palestina.pdf
(acesso em: 10 out. 2011);
http://revistas.unam.mx/index.php/amdi/article/view/16044
(acesso em: 10 out. 2011);
http://www.politicademocratica.com.br/pdf/PD24.pdf#page=147
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Israel
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palestina
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_%C3%A1rabe-israelense_de_1948
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_da_ONU_para_a_parti%C3%A7%C3%A3o_da_Palestina_de_1947
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Seis_Dias
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Yom_Kippur
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_da_Palestina
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoridade_Nacional_Palestina
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Intifada
(acesso em: 10 out. 2011);
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Intifada
(acesso em: 10 out. 2011).
AULA 2
O professor exibirá as imagens a seguir e pedirá aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, às perguntas correspondentes a cada uma delas.
Imagem 1
Fonte: http://www.quemblogaisso.com.br/mundo/israel-x-palestina-um-conflito-que-parece-nao-ter-fim/
Acesso em: 10 out. 2011.
Perguntas:
- O que os mapas apontam sobre os interesses israelenses?
- Quais foram os motivos que fizeram com que o Plano da ONU não funcionasse?
- O segundo mapa se refere a um conflito, qual? Quais foram as suas consequências?
Imagem 2
Fonte: http://jornalismob.wordpress.com/2011/05/16/dezesseis-palestinos-mortos-confronto-ou-massacre/
Acesso em: 10 out. 2011.
Perguntas:
- O que você acha que a imagem representa?
- Quais são os métodos usados pelo Exército e pela Polícia Israelense para manter e expandir o poderio do Estado?
Imagem 3
Fonte: http://blogdaresistencia.blogspot.com/2010/06/israel-estado-terrorista.html
Acesso em: 10 out. 2011.
Perguntas:
- Para você, o que representa a imagem?
- O que significa Gaza e o que ela representa para o atual conflito Israel-Palestina?
- O que a imagem conta dos métodos do Exército Israelense?
AULA 3
Nesta aula, os alunos assistirão a trechos de um documentário chamado “Promessas de um novo mundo”, mostrando a vida de crianças palestinas e israelenses e como o conflito altera a percepção e o cotidiano da vida das pessoas. Depois do documentário, o professor fará uma roda e pedirá aos alunos que comentem e discutam sobre o filme, apontando para as mudanças de percepção provocadas pelo mesmo nos alunos.
Questões importantes para refletir sobre o vídeo:
1) As várias visões e percepções sobre o conflito
2) As transformações na vida cotidiana provocada pelo conflito
3) A diferença do olhar infantil sobre o conflito e o confronto com o olhar adulto
O vídeo “Promessas de um novo mundo” poderá ser acessado em:
http://www.youtube.com/watch?v=p16wQXkdZL8
(parte 1, acesso em: 10 out. 2011);
http://www.youtube.com/watch?v=Dx_6mZ7zKYg
(parte 2, acesso em: 10 out. 2011).
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos terão compreendido as transformações e as permanências no conflito entre Israel e Palestina e a importância atual do mesmo.
Livro Imagem e Realidade do Conflito Israel e Palestina. Disponível em:
(acesso em: 10 out. 2011).
Livro Israel-Palestina: a construção da paz vista de uma perspectiva global. Disponível em:
(acesso em: 10 out. 2011).
Resenha para o livro Israel-Palestina: a construção da paz vista de uma perspectiva global. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000200013&script=sci_arttext&tlng=es
(acesso em: 10 out. 2011).
- Dissertação sobre a devolução da faixa de Gaza nos jornais brasileiros. Disponível em:
http://www.faac.unesp.br/posgraduacao/comunicacao/pdfs/mauriney.pdf
(acesso em: 10 out. 2011).
Livro Israel e a paz no Oriente Médio. Disponível em:
(acesso em: 10 out. 2011).
-Blog sobre Guerras:
http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/
(acesso em: 27 out. 2011)
O professor deverá avaliar cada atividade das três aulas de 0 a 10, depois somar e dividir por três. Essa é a primeira parte da avaliação, a outra é uma autoavaliação que os alunos deverão fazer.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2011
Quatro estrelasa alua apresenta é ótima pois, demostra como aplicar diferentes experiências aos alunos de uma maneira mais descontraía. alem de ressaltar pontos importantes do conflito ocorrido.
10/11/2011
Três estrelasAula muito boa, bem abordada, elaborada.