25/10/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecimentos básicos sobre ginástica: conceitos, histórico e algumas manifestações no Brasil e no ocidente.
1. O (a) professor (a) fará uma introdução para localizar o tema Ginástica Oriental na Educação Física Escolar. Sugestão de texto/ diálogo introdutório:
A Educação Física na escola contempla diversos conhecimentos da cultura corporal, como jogo, esporte, lutas, dança e, claro, ginástica. No entanto, como a visão ocidental de mundo é limitada a determinados padrões, isto dificulta que as escolas apresentem conhecimentos do "outro lado do mundo": o oriente. Nesse sentido, propomos conhecer um pouco da cultura corporal existente no mundo, e escolhemos fazer isto através da ginástica oriental. Sendo assim, conhecendo mais esta ginástica, também identificaremos outras possibilidades de movimento para educação física escolar.
Em seguida, o (a) professor (a) formará uma roda de conversa para que cada aluno (a) fale sobre os conhecimentos e experiências que possui sobre Ginástica Oriental (G. O.).
2. Em seguida, perguntará: vocês acham que a G. O. atende os mesmos interesses e finalidades da Ginástica no Ocidente? Por quê?
Explicar que voltaremos à esta pergunta ao final de todas as aulas sobre o tema, na avaliação final. Portanto, eles (as) devem registrar suas respostas em um arquivo de texto e salvá-lo em seu netbook dentro da pasta da Educação física e nomeá-lo assim: "ginástica oriental_conceito inicial". KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]
3. Logo depois, realizar uma dinâmica de meditação. O objetivo desta dinâmica, é revelar que no ocidente não é comum hábitos de meditações intensas, salvo raras exceções. E, por isso, dentre outras questões, geralmente, temos algumas dificuldades quando precisamos nos concentrar. Assim, coloque como desafio, principalmente para motivá-los: vamos tentar meditar?
Sugestão de Dinâmica de Meditação:
Coloque uma música que passe tranquilidade (ex: música instrumental, sons da natureza, etc.). Peça que todos busquem uma posição desde que sentados, para que possam ficar algum tempo nela. Em seguida, o (a) professor (a) (único que poderá fazer uso da voz) falará uma palavra (cor, local, textura). Cada vez que ele (a) falar você deve pensar intensamente na palavra, buscando situações em que ela te trouxe paz e tranquilidade e ficar nesta situação até o momento em que o (a) professor (a) falar outra palavra.
Por uma questão de tempo, o (a) professor (a) deve usar no máximo duas palavras, para que os (as) alunos (as) fiquem um tempo meditando em função de cada uma delas.
Sugestão de vídeo sobre meditação:
http://www.youtube.com/watch?v=fZg99GYZO9Y, acesso em 20/10/2011
4. Após a dinâmica, quem se sentir à vontade poderá falar sobre suas percepções: a) o que sentiu em seu corpo?; b) o que as palavras e seu corpo lhes trouxeram?
O (a) professor (a) informará que na próxima aula trará um pouco mais de conhecimentos sobre a Ginástica Oriental: a ginástica do outro lado do mundo. Portanto, deverão trazer o netbook para uma pesquisa e visualizações de sites, vídeos e imagens.
1. O (a) professor (a) retomará a discussão referente a aula anterior, focando nas eventuais dificuldades de concentração que surgiram. Deve ficar claro, que, o que esta Ginástica tem em comum com as outras Ginásticas Ocidentais, é a necessidade de exercitar para aprimorar. Portanto quem não conseguiu meditar, e quiser fazê-lo, é importante que persista nesse exercício.
2. Deve ser informado que, muito além de técnicas de meditação, a cultura oriental nos possibilitou conhecimentos de práticas corporais muito interessantes. Vamos conhecer apenas alguns a partir de agora. Pela questão do tempo, focaremos nossos estudos no Tai Chi Chuan e Yoga.
O (a) professor (a) deve orientá-los a acessar alguns sites [metasys> favoritos>navegador de internet]. Caso a conexão de internet não suporte todos os netbooks, o (a) professor (a) deverá conectar na rede apenas o seu e, em seguida, mostrar em um projetor de imagens (data show). Caso nenhuma conexão de internet seja possível naquele dia, o (a) professor (a) deverá "baixar" os vídeos em seu netbook e mostrar pelo data show ou em TV, neste caso, usando um DVD compatível com o arquivo de vídeo baixado.
Sugestões de sites
Tai Chi:
http://www.sbtcc.org.br/estilos.php,
http://www.sbtcc.org.br/historia.php,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_chi,
Yoga:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga,
http://www.yoga.pro.br/inicial.php,
Sugestões de vídeos sobre Tai chi (todos acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=iyYjyEkmUko&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ssyR7wwy-p4&feature=related
Sugestões de vídeos sobre Yoga (todos acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=4TZ2jX1x-Bc
http://www.youtube.com/watch?v=h96mwzm189c&feature=related
2. Após a apresentação dos vídeos será possibilitado que os (as) alunos (as) escolham um dos exercícios mostrados para que, todos (as) juntos, tentem fazer, com ajuda do (a) professor (a). Nas aulas seguintes, o (a) professor (a) escolherá mais exercícios de Yoga e Tai chi. Será dedicada uma aula para cada, para que essas práticas forneçam mais elementos de reflexão em torno do autoconhecimento, como pretendemos ao estudar o tema.
O (a) professor (a), antes de iniciar as dinâmicas, destacará que os exercícios possuem um caráter introdutório, sem objetivos de fazê-los praticantes exíguos da modalidade, muito embora, caso acha interesse, eles possam buscar continuidade desta prática fora da escola. Nosso intuito é dar sequência na abordagem da G. O. na busca pelo autoconhecimento, pela educação física na escola.
Vivência da Yoga
1. Informar aos alunos que começaremos pela Yoga, buscando conhecer algumas posições, com nomes peculiares: escorpião, guerreiro e triângulo. Elas podem ser praticadas fora da escola, preferencialmente, sob orientação profissional. Evidentemente que existam outras, mas pela limitação temporal, o (a) professor (a) escolheu aquelas que ele (a) tem mais condições de ensinar.
Obs: Sugere-se que, caso exista muitas dificuldades por parte do (a) professor (a), que se convide um instrutor de Yoga, para dar uma oficina, o que possibilitará ampliar ainda mais o repertório de conhecimentos.
Sugestões de vídeos sobre Yoga - posições
Escorpião
http://www.youtube.com/watch?v=IssOZ_pBQqQ, acessado em 20/10/2011
Triângulo
http://www.youtube.com/watch?v=TUc7Ac63Ay4, acessado em 20/10/2011
Guerreiro
http://www.youtube.com/watch?v=-yCfEX5ZrUk, acessado em 20/10/2011
Vivência do Tai Chi Chuan
2. Informar aos alunos que o Tai Chi Chuan é muito conhecido com arte marcial, mas aqui trabalharemos como uma modalidade de G. O.
Estilo Chen: o (a) professor (a) deve explicar que segundo a Sociedade a Brasileira de tai Chi Chuan (SBTCC), este estilo foi o primeiro que surgiu desenvolvido pelo Mestre Chen Wanting.
Sugestão de vídeos do Estilo Chen (acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=Wj4gvOqi0H4
http://www.youtube.com/watch?v=7STBqtzKb70
Estilo Yang: segundo a SBTCC foi o discípulo do Mestre Chen, o Mestre Yang Lu chan desenvolveu este estilo com movimentos suaves, lentos, velocidade homogênea, sem alteração de alturas.
Sugestão de vídeos do Estilo Yang (acessados em 20/10/2011):
http://www.youtube.com/watch?v=ge5pOPcEv3w,
http://www.youtube.com/watch?v=Hqlo4i0RTSg
1. O (a) professor (a) fará uma roda de conversa para solicitar que os (as) alunos (as) reflitam coletivamente sobre as práticas das aulas anteriores focando nos seguintes aspectos:
a) Características da G. O. que mais destacaram para eles (as)
b) Efeitos da G.O. em seu corpo e sua vida
c) Dificuldades e descobertas de si que identificaram
2. Em seguida os (as) alunos (as) abrirão o arquivo da aula 1 contendo a resposta da pergunta: vocês acham que a G. O. atende os mesmos interesses e finalidades da ginástica no ocidente? Por quê?
KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]
Eles (as) deverão verificar se mantém, ou não, esta resposta e, caso necessário, complementá-la construir outra resposta sem apagar a anterior.
3. Feita a atividade anterior permitirá que os (as) alunos (as) que mantiveram a resposta, aqueles (as) que complementaram e os que alteraram completamente possam justificar seus motivos.
Sugestões de outros sites interessantes sobre Ginástica Oriental (informações, modalidades, cursos, etc.):
http://www.healing-tao.com.br/artigos/chikung.htm, acesso em 21/10/2011
http://ginasticacorporativa.com/conteudo/ginastica-oriental/, acesso em 21/10/2011
1. A avaliação dever ser processual mantendo o seguinte eixo durante as aulas: garantir que eles (as) conheçam e se re-conheçam na prática da Ginástica Oriental (G. O.). Portanto, o (a) professor (a) deve provocá-los (as) o tempo todo, inclusive, durante as aulas práticas, no tocante à sua autopercepção diante dessa nova prática.
2. Ao final, como últimas questões avaliativas, fazer as seguintes perguntas:
a) Educação Física pode ser autoconhecimento?
b) A G. O. contribui para essa possibilidade da Educação Física?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!