31/08/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Conhecer um pouco mais sobre os animais do Pantanal, divulgar suas atividades através do Blog, desenvolver a curiosidade tecnológica e a busca por diferentes linguagens , interagir com o professor e colegas através do blog.
Identificação de animais que sejam do Pantanal.
Animais Vertebrados
Estratégias:
Sala de Informática
1. O primeiro passo será a formação dos grupos de trabalho formado por três alunos.
2. Distribuição dos temas que serão os animais do Pantanal.
3. Pesquisa feita na internet sobre os animais no site da wikipédia, depois será elaborado texto pelo aluno sobre o animal.
Endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capivara
4. Abertura de E-mail dos educandos no site do Google. Na barra de ferramentas clicar Gmail, criar uma conta, devendo cada aluno criar seu login e senha.
Para criar o blog é preciso do e-mail com senha de 8 dígitos, isto é, 8 números ou letras.
5. Criação do Blog, no site Blogger, será criado perfil onde os alunos relatam sobre sua pesquisa.
6. Criar a primeira postagem com o texto do grupo. Blog dos alunos
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4765142552253780807
7. Segunda postagem será imagens do animal pesquisado.
8. Próxima postagem, os alunos irão inserir um vídeo sobre o animal.
9. Os alunos criarão links para os blogs de pelo menos três colegas.
10. Por último os alunos montarão um hipertexto com os links para sites onde traga mais informações do animal pesquisado.
Imagens retiradas do site da wikipédia
Layout do blog
&nbs p; Blog feito pelos alunos d o 7º ano da Capivara
Vídeo da Arara-azul que foi postada no blog dos alunos, retirada do Youtube.
Site do Youtube: http://www.youtube.com
Recursos:
Internet
Computadores
Média player
Som
No site Youtube, pesquisaram os vídeos sobre os animais do Pantanal.
Site: http://www.youtube.com
Cinco estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/02/2011
Cinco estrelasParabéns! Gostei muito do trabalho que você está desenvolvendo na área de educação. Foi muito bom saber de você depois de tantos anos...
05/10/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua aula. Eu sou professora de informática e faço vários projetos juntamente com os professores. O blog é realmente uma ótima ferramenta de ensino-aprendizagem. http://profmarildainformatica.blogspot.com/
15/04/2010
Cinco estrelasestou fazendo um projeto de meio ambiente adorei sua aula....pois adoro utilizar tecnologia e é sempre bom novas idéias
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da atividade, ela motiva os alunos para a pesquisa e para uma produção individual demonstrando o resultado do seu trabalho, além de oportunizar a todos os alunos a efetiva participação. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei por acreditar que o aluno aprende fazendo e conscientiza os internautas sobre a importância dos ecossistemas, no caso em tela, o Pantanal Sul Matogrossense.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. A principal preocupação é com a motiva- ção dos alunos, buscando objetivamente mantê- los interessados, usando especialmente os recursos da internet, através da informática.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a idéia da aula muito criativa e bem pertinente a nós morados do estado, que devemos sempre buscar maiores informações sobre nossa fauna e flora, para que possamos criar essa conscientização junto aos nossos alunos, principalmente utilizando um recurso tão rico quanto o blog e internet, facilitando a interação entre alunos de outros estados. Brilhante iniciativa!! Parabéns...
24/03/2010
Cinco estrelasMostra como as novas tecnologias podem ser ferramentas excelentes no processo ensino/aprendizado.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula interessantíssima, principalmente por explicar passo a passo como fazer para usar os recursos da internet. Vou aproveitar para usá-la em minhas sessões de acompanhamento escolar. Parabéns à autora.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do planejamento e também da ordem em que o assunto foi sendo apresentado aos alunos despertando o interesse deles .Essa busca de um maior conhecimento sobre os animais do pantanal , a possibilidade de um escolha bem pessoal por cada aluno também leva a um maior interesse pela pesquisa e satisfação na apresentação do trabalho . Parabéns !