16/02/2012
Paulo Cesar Vitorino Gonçalves
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
-Conscientizar-se da necessidade de preservar a água.
-Valorizar a água como um recurso em extinção.
-Aprender como economizar água em seu cotidiano.
É necessário que o aluno já domine a leitura e a interpretação.
1° momento
-Na sala de informática os alunos escutarão a musica: “Economizar Água” da turma da Monica e, logo em seguida formarão grupos de quatro alunos e farão uma ilustração colorida, contendo no mínimo quatro gravuras que conscientizem as pessoas sobre a necessidade de economizar a água, (em folha “A4”), que posteriormente serão postados no blog da escola.
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
O professor mostrara o gráfico abaixo e explicará a situação caótica da escassez de água no mundo.
2° momento
Na sala de informática os alunos irão pesquisar sobre a necessidade de preservação da água nos sites indicados pelo professor.
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua-como-economizar.html
http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm
http://www.turminha.mpf.gov.br/proteja-a-natureza/dia-da-agua/dicas-de-uso-consciente-de-agua
Vocês estão dispostos a mudar seus hábitos a fim de economizar água?
Após a pesquisa haverá um debate onde o professor será o mediador utilizando os seguintes questionamentos:
De onde vem a água que utilizamos em nossa casa?
Água que você consome é de boa qualidade?
Quais as dicas que você aprendeu hoje para economizar água?
Você costuma deixar o chuveiro aberto durante todo o banho?
Ao escovar os dentes você deixa a torneira aberta?
Vocês estão dispostos a mudar seus hábitos a fim de economizar água?Quais os hábitos podemos mudar na nossa escola para economizar água?
Jogos sobre a água:
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
Observar se através das atividades realizadas os alunos deram a devida importância a água, e se conscientizaram da necessidade das mudanças de hábitos essenciais a preservação da água.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!