Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que acontece quando misturamos as cores?

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real .

2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias.

3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos.

4- Explorar habilidades criativas da criança.

5 - Construir esculturas dos personagens da história.

Duração das atividades
Esta aula pode durar de 30 à 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças precisam estar com a linguagem oral minimamente desenvolvida

Ter alguma noção de cores

Estratégias e recursos da aula

Recomenda-se esta aula para crianças na faixa etária de três à cinco anos.

 

 1ª momento- Para iniciar o trabalho sobre cores a professora organiza uma roda na qual pergunta para cada criança qual a cor de sua roupa e quais cores diferentes estão presentes nos objetos da sala.  Convida as crianças para compararem as cores das roupas identificando cores iguais.

Em seguida mostra às crianças o livro O pequeno Azul e o Pequeno Amarelo. (Autor-Leo Lionni, Editora Berlindis e Vertechia)

Livro pequeno azul e pequeno amarelo

E lê a história para o grupo.

A professora também pode utilizar o recurso multimídia apresentado nos recursos complementares para contar a história.

Após a leitura da história ou de assistir o vídeo a professora instiga as crianças a falarem sobre o que acontece quando misturamos o azul com o amarelo.

2º momento-   A professora oferece para as crianças massinha de modelar nas cores azul e amarela (duas cores primarias) propondo brincar, amassar, construir os personagens da história.  As estimula a misturar o azul e o amarelo possibilitando a confecção do personagem verde mostrando que as cores ficaram tão próximas que se transformaram  em outra cor como aconteceu na história do Pequeno Azul e do Pequeno Amarelo.

A professora poderá usar a Massinha caseira (receita abaixo) ou uma industrializada indicada para crianças.

Outra possibilidade, caso não tenha a massinha de modelar, é fazer uma pintura usando as duas cores primarias - o azul e o amarelo.

Receita da massinha caseira

Em uma bacia, coloque um copo (tipo americano) de farinha de trigo, meio copo de sal, uma colher de chá de cremor de tártaro (que é um conservante alimentício encontrado em  casas de festa - vide imagem deste produto nos recursos desta aula). Misture tudo e reserve.

Em uma panela, coloque um copo (tipo americano) de água,  10 gotas de corante comestível, uma colher de sopa de óleo e leve ao fogo para ferver.  Jogue a água fervendo sobre a mistura da bacia escaldando bem os ingredientes ali reservados. Misture tudo com uma colher e em seguida amasse igual a pão.

Para conservar a massinha guarde dentro de um saco plástico fechado, fora geladeira.

Outras opções de receita de massinha podem ser encontradas no site abaixo.

 -Sobre um papel ou pedaço de papelão expor a produção das crianças em uma mostra coletiva. Sugere-se que o professor faça um pequeno texto contextualizando o trabalho do grupo.

Recursos: livro- O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo. Receitas massinha de Modelar, bacia, panela, colher de sopa, colher de chá, farinha de trigo, sal, cremor de tártaro, corante alimentício azul e amarelo, óleo, fogão, água, saco plástico, papel ou papelão.

cremor de tátaro  

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se as crianças conseguiram identificar e nomear diferentes cores presentes no espaço da sala e seu entorno.

Se conseguiram transformar cores primárias em secundárias; se demonstraram interesse e curiosidade diante das propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lindsai Santos Amaral Batista, Secretaria Municipal de Educação de JUAZEIRO , Bahia - disse:
    amaral.lindsai@gmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta aula. Simples, porém muito criativa. Acrescentaria também mais uma atividade de pintura feita apenas com as cores resultantes das misturas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.