25/10/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real .
2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias.
3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos.
4- Explorar habilidades criativas da criança.
5 - Construir esculturas dos personagens da história.
As crianças precisam estar com a linguagem oral minimamente desenvolvida
Ter alguma noção de cores
Recomenda-se esta aula para crianças na faixa etária de três à cinco anos.
1ª momento- Para iniciar o trabalho sobre cores a professora organiza uma roda na qual pergunta para cada criança qual a cor de sua roupa e quais cores diferentes estão presentes nos objetos da sala. Convida as crianças para compararem as cores das roupas identificando cores iguais.
Em seguida mostra às crianças o livro O pequeno Azul e o Pequeno Amarelo. (Autor-Leo Lionni, Editora Berlindis e Vertechia)
E lê a história para o grupo.
A professora também pode utilizar o recurso multimídia apresentado nos recursos complementares para contar a história.
Após a leitura da história ou de assistir o vídeo a professora instiga as crianças a falarem sobre o que acontece quando misturamos o azul com o amarelo.
2º momento- A professora oferece para as crianças massinha de modelar nas cores azul e amarela (duas cores primarias) propondo brincar, amassar, construir os personagens da história. As estimula a misturar o azul e o amarelo possibilitando a confecção do personagem verde mostrando que as cores ficaram tão próximas que se transformaram em outra cor como aconteceu na história do Pequeno Azul e do Pequeno Amarelo.
A professora poderá usar a Massinha caseira (receita abaixo) ou uma industrializada indicada para crianças.
Outra possibilidade, caso não tenha a massinha de modelar, é fazer uma pintura usando as duas cores primarias - o azul e o amarelo.
Receita da massinha caseira
Em uma bacia, coloque um copo (tipo americano) de farinha de trigo, meio copo de sal, uma colher de chá de cremor de tártaro (que é um conservante alimentício encontrado em casas de festa - vide imagem deste produto nos recursos desta aula). Misture tudo e reserve.
Em uma panela, coloque um copo (tipo americano) de água, 10 gotas de corante comestível, uma colher de sopa de óleo e leve ao fogo para ferver. Jogue a água fervendo sobre a mistura da bacia escaldando bem os ingredientes ali reservados. Misture tudo com uma colher e em seguida amasse igual a pão.
Para conservar a massinha guarde dentro de um saco plástico fechado, fora geladeira.
Outras opções de receita de massinha podem ser encontradas no site abaixo.
-Sobre um papel ou pedaço de papelão expor a produção das crianças em uma mostra coletiva. Sugere-se que o professor faça um pequeno texto contextualizando o trabalho do grupo.
Recursos: livro- O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo. Receitas massinha de Modelar, bacia, panela, colher de sopa, colher de chá, farinha de trigo, sal, cremor de tártaro, corante alimentício azul e amarelo, óleo, fogão, água, saco plástico, papel ou papelão.
Vídeo do livro Pequeno azul e pequeno amarelo:
http://www.youtube.com/watch?v=CzPoB_NTG6I
Receita da massinha:
http://tiamilenaoliveira.blogspot.com/2009/07/receitas-de-massinha-de-modelar.html
Observar se as crianças conseguiram identificar e nomear diferentes cores presentes no espaço da sala e seu entorno.
Se conseguiram transformar cores primárias em secundárias; se demonstraram interesse e curiosidade diante das propostas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2013
Cinco estrelasGostei muito desta aula. Simples, porém muito criativa. Acrescentaria também mais uma atividade de pintura feita apenas com as cores resultantes das misturas.