Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


É ou não é? Qual foi o sentido pretendido? Eis a ambiguidade!

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar ambiguidades em frases e/ou expressões.
  • Desfazer ambiguidades.
  • Criar exercício com o tema ambiguidade.
Duração das atividades
1 aula de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Contextualização.
  • Aspectos morfossintáticos.
  • Polissemia.
Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias:

  • Trabalho em duplas.
  • Discussões coletivas e orais.

 

Recursos:

  • Fichas impressas com frases e/ou expressões ambíguas.
  • Papel e caneta.

 

 

Aula (100 minutos)

Atividade 1

 

O professor iniciará a aula escrevendo no quadro a frase:

 

“Seja mais um filho da mãe.”

 

Em seguida provocará os alunos:

 

  • O que quero dizer com isso?
  • Essa frase faz alusão a um sentido pejorativo? Qual é?
  • Em que contexto é possível lermos ou ouvirmos essa frase?

 

Depois de escutar as hipóteses dos alunos, o professor contextualizará a frase:

 

Alunos, essa frase foi retirada da campanha publicitária da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgada na Revista Época, em junho de 2003. O objetivo do anúncio era atrair a atenção das pessoas para o cuidado com o Meio Ambiente, uma vez que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. O anúncio apresentava a imagem de uma floresta ao fundo e ainda dizia “É uma grande oportunidade para você mostrar que não é um filho desnaturado: acesse www.sosmatatlantica.org.br ou ligue (11) 3055-7888, conheça nossos projetos e filie-se. A mãe natureza será eternamente grata.”

 

Por meio da contextualização, os alunos deverão perceber que se trata não de um sentido pejorativo, mas de uma brincadeira com o duplo sentido da expressão “filho da mãe” que, em geral, é utilizada em discursos depreciativos com intenção de ofender. Mãe, no caso do anúncio publicitário, remete à mãe Natureza que deve, portanto, ser preservada pelos filhos, humanos.

 

Logo, o professor concluirá com os alunos que em diferentes situações há possibilidades de palavras e expressões receberem mais de uma interpretação. Quando isso acontece, temos o efeito de duplo sentido. Para alguns estudiosos, o duplo sentido é também rememorado como ambiguidade, e para outros estudiosos há uma diferença. Ambiguidade, para estes últimos, diz respeito à indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, o que dificulta a compreensão do enunciado. E, assim, o professor opta pelo que julgar mais interessante. O planejamento que se segue não diferencia duplo sentido de ambiguidade.

 

 

Atividade 2

 

Os alunos receberão frases e expressões que contenham ambiguidade. Sua tarefa será a de:

1)     Identificar a ambiguidade.

2)     Explicar por que a frase é ambígua.

3)     Como tornar a frase não ambígua.

 

Ao final da elaboração da tarefa, os alunos exporão os achados e os analisarão em uma roda de conversa com o professor e entre si.

 

Professor, durante as explicações de cada ocorrência, aproveite para dizer que a ambiguidade pode originar não somente o duplo sentido de palavras e/ou expressões, mas também pela inadequação ou má colocação de elementos morfossintáticos, como “Maria não sai da sua casa sem o chapéu.”

 

Sugestões de frases ambíguas:

 

a) Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.

 

b) Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes que estava sobre a cama.

 

c) “Com a cesta básica União, sua receita rende mais.” (Publicidade)

 

d)

1

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

 

e)

2

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

 

f)

3

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

 

g)

4

http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html

 

h) “A polícia cercou o ladrão do banco na rua Santos.”

 

i) “O aluno enjoado saiu da sala.”

 

j) “O jogador falou com a secretária que mora perto daqui.”

 

k) “João encontrou Maria e lhe disse que sua prima estava doente.”

 

l)

O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor,que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive e disse-lhe:
- Siga o Diretor Lopes durante uma semana, durante o horário de almoço.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
- O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai a sua casa
almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida, o detetive pergunta:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
- Sim, claro respondeu o Diretor surpreendido!
- Bom então vou repetir: O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

http://robertoargento.blogspot.com/2008/10/dicas-de-portugus-os-possessivos.html

 

m) “Sou amante de Maria”

 

n)

5

http://ccsp.com.br/anuarios/pop_pecas.php?id=2308

 

o) “Carlos pediu a José para assinar o contrato”.

 

p)

6

http://professormenegotto.blogspot.com/2011/05/orientacao-da-semana-7.html

 

 

Atividade 3

 

Os alunos deverão realizar exercícios sobre ambiguidade. Exercícios disponíveis em: http://www.linguacomtexto.com/download/ambiguidade.htm

 

1) Assinale o item em que o pronome relativo QUÊ pode causar ambiguidade:

A) O homem QUE cumprimentei é o gerente desse banco.
B) O aluno QUE estuda vence cedo ou tarde.
C) A casa em QUE moro fica próxima ao centro.
D) Não conheço o pai do menino QUE se acidentou.
E)         NDA (Nenhuma Das Anteriores)

2) Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua.

A) Deixe o cigarro correndo.
B) Vendo carne aos fregueses sem pelanca.
C) Meias para mulheres pretas
D) Camas para crianças de ferro.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores )

3) Nos pares de frases abaixo, apenas num dos itens temos o mesmo sentido:

A) Exigir de Pedro o livro / Exigir o livro de Pedro.
B) Olha isso aí / Olha isto aqui.
C) Quem mata as matas / As matas, quem as mata?
D) Os jogadores de futebol viram feras no Zoo / Os jogadores de futebol viram feras no jogo.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores) 



 

Atividade 4:

 

Os alunos em duplas terão de elaborar uma atividade sobre ambiguidade para que outra dupla realize o exercício. Ao final, toda sala, com intervenção do professor, deve discutir os atividades elaboradas e respondidas.

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação dessa proposta consiste na percepção dos alunos quanto à ambiguidade ou duplo sentido apresentado nas frases e/ou expressões. É importante que os discentes também saibam pontuar a causa da ambiguidade, resolvendo-a. Isso pode ser avaliado por meio das atividades propostas na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.