25/10/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Aula (100 minutos)
Atividade 1
O professor iniciará a aula escrevendo no quadro a frase:
“Seja mais um filho da mãe.”
Em seguida provocará os alunos:
Depois de escutar as hipóteses dos alunos, o professor contextualizará a frase:
Alunos, essa frase foi retirada da campanha publicitária da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgada na Revista Época, em junho de 2003. O objetivo do anúncio era atrair a atenção das pessoas para o cuidado com o Meio Ambiente, uma vez que o dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. O anúncio apresentava a imagem de uma floresta ao fundo e ainda dizia “É uma grande oportunidade para você mostrar que não é um filho desnaturado: acesse www.sosmatatlantica.org.br ou ligue (11) 3055-7888, conheça nossos projetos e filie-se. A mãe natureza será eternamente grata.” |
Por meio da contextualização, os alunos deverão perceber que se trata não de um sentido pejorativo, mas de uma brincadeira com o duplo sentido da expressão “filho da mãe” que, em geral, é utilizada em discursos depreciativos com intenção de ofender. Mãe, no caso do anúncio publicitário, remete à mãe Natureza que deve, portanto, ser preservada pelos filhos, humanos.
Logo, o professor concluirá com os alunos que em diferentes situações há possibilidades de palavras e expressões receberem mais de uma interpretação. Quando isso acontece, temos o efeito de duplo sentido. Para alguns estudiosos, o duplo sentido é também rememorado como ambiguidade, e para outros estudiosos há uma diferença. Ambiguidade, para estes últimos, diz respeito à indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, o que dificulta a compreensão do enunciado. E, assim, o professor opta pelo que julgar mais interessante. O planejamento que se segue não diferencia duplo sentido de ambiguidade.
Atividade 2
Os alunos receberão frases e expressões que contenham ambiguidade. Sua tarefa será a de:
1) Identificar a ambiguidade.
2) Explicar por que a frase é ambígua.
3) Como tornar a frase não ambígua.
Ao final da elaboração da tarefa, os alunos exporão os achados e os analisarão em uma roda de conversa com o professor e entre si.
Professor, durante as explicações de cada ocorrência, aproveite para dizer que a ambiguidade pode originar não somente o duplo sentido de palavras e/ou expressões, mas também pela inadequação ou má colocação de elementos morfossintáticos, como “Maria não sai da sua casa sem o chapéu.”
Sugestões de frases ambíguas:
a) Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo.
b) Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes que estava sobre a cama.
c) “Com a cesta básica União, sua receita rende mais.” (Publicidade)
d)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
e)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
f)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
g)
http://japinhad.blogspot.com/2011/05/ambiguidade.html
h) “A polícia cercou o ladrão do banco na rua Santos.”
i) “O aluno enjoado saiu da sala.”
j) “O jogador falou com a secretária que mora perto daqui.”
k) “João encontrou Maria e lhe disse que sua prima estava doente.”
l)
O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor,que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive e disse-lhe: |
http://robertoargento.blogspot.com/2008/10/dicas-de-portugus-os-possessivos.html
m) “Sou amante de Maria”
n)
http://ccsp.com.br/anuarios/pop_pecas.php?id=2308
o) “Carlos pediu a José para assinar o contrato”.
p)
http://professormenegotto.blogspot.com/2011/05/orientacao-da-semana-7.html
Atividade 3
Os alunos deverão realizar exercícios sobre ambiguidade. Exercícios disponíveis em: http://www.linguacomtexto.com/download/ambiguidade.htm
A) O homem QUE cumprimentei é o gerente desse banco.
B) O aluno QUE estuda vence cedo ou tarde.
C) A casa em QUE moro fica próxima ao centro.
D) Não conheço o pai do menino QUE se acidentou.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores)
A) Deixe o cigarro correndo.
B) Vendo carne aos fregueses sem pelanca.
C) Meias para mulheres pretas
D) Camas para crianças de ferro.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores
A) Exigir de Pedro o livro / Exigir o livro de Pedro.
B) Olha isso aí / Olha isto aqui.
C) Quem mata as matas / As matas, quem as mata?
D) Os jogadores de futebol viram feras no Zoo / Os jogadores de futebol viram feras no jogo.
E) NDA (Nenhuma Das Anteriores)
Atividade 4:
Os alunos em duplas terão de elaborar uma atividade sobre ambiguidade para que outra dupla realize o exercício. Ao final, toda sala, com intervenção do professor, deve discutir os atividades elaboradas e respondidas.
Para leitura do professor:
http://cvc.instituto-camoes.pt/bdc/lingua/boletimfilologia/30/boletim30_pag113_131.pdf
A avaliação dessa proposta consiste na percepção dos alunos quanto à ambiguidade ou duplo sentido apresentado nas frases e/ou expressões. É importante que os discentes também saibam pontuar a causa da ambiguidade, resolvendo-a. Isso pode ser avaliado por meio das atividades propostas na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!