Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


III - OS TRANSPORTES: hoje vamos de carroça

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através desta aula os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de2 a 3 anos de idade poderão:

  • Familiarizar-se com o meio de transporte - A CARROÇA;
  • Fazer um contraponto entre as semelhanças e diferenças da carroça em  relação a outros transportes conhecidos;
  • Identificar a importância e a utilidade da carroça para as pessoas que a utilizam.
Duração das atividades
Essas atividades deverão acontecer durante um dia de aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá levantar no grupo, as crianças que já andaram de carroça, pontuando:

  • Com quem você andou?
  • Onde foi ?
  • O que sentiu?
Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Antes do passeio, ainda na roda inicial, o professor após fazer o levantamento prévio acerca de quem conhece ou já utilizou uma carroça para se deslocar de um lugar para outro, poderá traçar um roteiro do que irão apreciar e observar durante o passeio. Como sugestão, o professor poderá realizar durante esta aula um piquenique em um local fresco, próximo à escola.

undefined

Foto 1 - Crianças na aula passeio de carroça.

undefined

Foto 2 - Passeio de carroça.

undefined

Foto 3- Crianças e professoras observando a carroça.

undefined

Foto 4 - A turma parou durante o passeio de carroça para fazer um piquenique.

Se for possível fotografar o percurso do passeio, seria interessante construir com as crianças um "diário de bordo" com as fotos  sequenciadas em um painel (cartolina, papel madeira, etc), a ser organizado em um momento posterior. Com isso, o professor trabalhará a sequência dos acontecimentos vivenciados no passeio (início, meio e fim), a  leitura de imagens (fotografias) e, o mesmo, poderá ficar exposto em um mural fora da sala, para que a família aprecie a atividade.

Avaliação

O  professor poderá avaliar:

- o nível de envolvimento das crianças no passeio;

- as relações que estabeleceram acerca daquele meio de transporte em relação a outros (bicicleta, carro, ônibus);

- como a organização tempo/espaço está sendo construída (quem já consegue perceber a sequência dos acontecimentos).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • meriam barros, Umei monteiro lobato , Pará - disse:
    meriam_gigi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    uma aula maravilhosa, divertida e inesquecível.


  • Rosi Peixoto, Cecy , Bahia - disse:
    rosepro2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Foi muito boa. Parabéns!


  • josy, CMEI , Rio Grande do Norte - disse:
    josyfssilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns,vc trabalha o presente unindo o passado muito próximo.


  • susana, susana , Mato Grosso - disse:
    susifk@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito dessa aula, o passeio já é ótimo e o piquenique então é tudo de bom. parabéns...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.