Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cronologia dos principais partidos políticos que disputaram as Eleições presidenciais de 1989 no Brasil - UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar aspectos da corrida presidencial e os resultados do processo eleitoral de 1989.
  • Visualizar a trajetória dos principais partidos que disputaram as eleições.
  • Compreender a evolução dos partidos que decidiram aquele pleito.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diretas Já.
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade 1- "Os jingles que marcaram a eleição de 1989"

Nesta primeira atividade, analisaremos alguns jingles (propagandas políticas musicadas) que marcaram as campanhas eleitorais para Presidente do Brasil, em 1989. A compilação dessas propagandas num único vídeo foi realizada pelo portal UOL - http://www.uol.com.br/. Acesso em 13 de novembro de 2011

Os jingles que compõem o vídeo são:

  • "Collorir de novo" - candidato Fernando Collor de Melo
  • "Lula lá" - candidato Luiz Inácio Lula da Silva
  • “Ulysses – bote fé no velhinho” – candidato Ulysses Guimarães
  • “Lá, lá, lá, lá, lá, Brizola” – candidato Leonel Brizola
  • “Afif, juntos chegamos lá” – candidato Afif Domingos
  • “Afonso Camargo é PTB” – candidato Afonso Camargo
  • “Vamos com Aureliano” – candidato Aureliano Chaves
  • “Covas, muda Brasil” – candidato Mario Covas
  • “Silvio Santos é o 26!” – candidato Silvio Santos

-

DINÂMICA sugerida

  • O professor poderá exibir o vídeo a partir de seu computador/aparelho; ou solicitar que os alunos localizem-no por meio do link abaixo informado.
  • Assistir aos jingles buscando entender/caracterizar as campanhas eleitorais de 1989, neles representadas.
  • Discutir e responder as questões propostas.

-

http://www.youtube.com/watch?v=4g-Fcwi4QLI. Acesso em 10 de novembro de 2011

jingles 1989

-

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Como é a propaganda de TV do candidato Fernando Collor de Melo?
  2. O que caracteriza o vídeo com o tema “Lula lá”?
  3. Que tipo de apelo faz a campanha do candidato Ulysses Guimarães?
  4. Qual a mensagem transmite o vídeo com “Lá, lá, lá, lá, lá, Brizola”?
  5. E da propaganda do candidato Afif Domingos?
  6. O que caracteriza a campanha de Afonso Camargo?
  7. E a campanha de Aureliano Chaves?
  8. O que vemos na propaganda do candidato Mario Covas?
  9. O que caracteriza a propaganda “Silvio Santos é o 26!”?
  10. Sabe quais os resultados da Eleição de 1989 para Presidente do Brasil?  Para ajudar na resposta, visite o link a seguir, que também traz os partidos políticos/coligações que os candidatos representavam naquele pleito - http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_brasileira_de_1989#Resultado_da_elei.C3.A7.C3.A3o. Acesso em 13 de novembro de 2011

-

IMPORTANTE: O candidato Silvio Santos teve a sua candidatura impugnada. Para entender esse processo, use este link da sessão “Julgados Históricos”, do site do Tribunal Superior Eleitoral - http://www.tse.gov.br/hotSites/julgados_historicos/silvio_santos.html. Acesso em 13 de novembro de 2011

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos conheçam e debatam as principais campanhas eleitorais de 1989, para Presidente do Brasil.

-

Atividade 2- Collor de Melo e o PRN

Agora, analisaremos o texto intitulado "A História do PTC", publicado no site do atual Partido Trabalhista Cristão. Esta nomeação partidária substituiu o Partido da Reconstrução Nacional (PRN), o qual liderou a coligação que elegeu Fernando Collor de Melo para a Presidência do Brasil, em 1989. Na presente atividade, conheceremos os eventos mais significativos da trajetória desse partido político.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 18 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

-

http://www.portal.ptc36.com/print.php?a=1160. Acesso em 13 de novembro de 2011

PRN

-

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Quando o partido foi criado? Qual a sua primeira nomeação?
  2. Quais as principais eleições disputadas antes de se tornar PRN?
  3. Quais as bandeiras políticas defendidas pelo partido?
  4. E quais as suas vitórias nas urnas mais expressivas?
  5. Como as denúncias contra Fernando Collor de Melo trouxe prejuízos para o PRN? Para ajudar na resposta, leia esta reportagem sobre o governo do ex-presidente (1990-1992) - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-collor-de-mello-1990-1992-presidente-renuncia.jhtm. Acesso em 13 de novembro de 2011

 

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem a trajetória do Partido da Reconstrução Nacional, o partido vencedor na eleição presidencial de 1989.

-

Atividade 3- Saiba mais sobre a história do PT

Nesta terceira atividade, analisaremos uma reportagem publicada no portal Terra, em seu especial sobre as Eleições 2006. O texto aborda a trajetória do Partido dos Trabalhadores, que liderou a coligação derrotada no Segundo Turno da eleição presidencial de 1989.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem localizam o texto por meio do link abaixo informado.
  • Realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual - http://www.dicio.com.br/. Acesso em 18 de novembro de 2011
  • Debater e responder as questões propostas.

-

http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1051899-EI6651,00.html. Acesso em 18 de novembro de 2011

pt na história

-

QUESTÕES relevantes na análise:

  1. Quando o partido foi criado? Quais os eventos históricos colaboraram para a sua fundação?
  2. Quais as categorias sociais estavam representadas no Partido dos Trabalhadores?
  3. Enumere as principais participações do PT em eleições.
  4. Quais as bandeiras políticas defendidas pelo partido?
  5. Como é o lugar ocupado pelo PT no cenário político nacional, na época do texto?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos analisem a trajetória do Partido dos Trabalhadores e a sua ascensão no cenário político nacional.

-

Atividade 4- "Outros partidos nas Eleições de 1989"

3 atividades de casa

Na atividade final desta aula, propomos a realização de pesquisa pelos alunos. Na tarefa, os estudantes deverão buscar informações sobre a trajetória dos partidos políticos que não foram para o Segundo Turno em 1989, mas conquistaram expressiva votação.

DINÂMICA sugerida:

  • O professor deverá dividir a turma em cinco (05) grupos.

-

  • Cada grupo ficará responsável pela pesquisa acerca de um desses partidos:
  1. Partido Democrático Trabalhista (PDT)
  2. Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
  3. Partido Democrático Social (PDS)
  4. Partido Liberal (PL)
  5. Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)

-

  • Questões a serem respondidas na tarefa:
  1. Quando o partido foi criado? Quem foram os seus fundadores?
  2. Quais as bandeiras políticas defendidas pelo partido?
  3. Quais os seus nomes públicos mais conhecidos a nível nacional?
  4. E quais as suas principais eleições disputadas e/ou vencidas?
  5. Como o partido se encontra representado atualmente, no Congresso Nacional?

-

  • As pesquisas poderão ser realizadas em:
  1. Sites de partidos, matérias e reportagens publicadas na Internet.
  2. Jornais e revistas impressos.
  3. Livros e demais publicações sobre os partidos políticos no Brasil.

-

  • Algumas possibilidades de socialização e/ou divulgação das pesquisas:
  1. Apresentação de seminário, pelos grupos, para a turma e professor.
  2. Publicação dos resultados no blog da turma, ou da escola. Para informações sobre a criação e manutenção de um blog, acesse: http://www.criarumblog.com/pt/criar-seu-blog/. Acesso em 18 de novembro de 2011
  3. Apresentação na feira de iniciação científica da escola, ou similar.

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das propagandas eleitorais e dos textos propostos; além da realização da pesquisa e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.