09/12/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão a respeito da importância de classificar os seres vivos. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que levaram ao homem classificar os seres vivos. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisar e refletir a respeito do conteúdo abordado. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://educacao.uol.com.br/ciencias/classificacao-dos-seres-vivos-como-e-por-que-classifica-los.jhtm e fazer a leitura do texto " Classificação dos seres vivos: como e por que classificá-los?", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.
Neste primeiro momento, depois da leitura do texto que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, ao qual o homem tem a necessidade de nomear e classificar as coisas. O professor poderá utilizar como exemplo a organização dos produtos em um supermercado, faz-se necessário abordar o que os organizadores das prateleiras de um supermercado levam em consideração ao dispor um produto em um local onde os clientes não terão tanta dificuldade de localizá-lo, bem como, associá-lo a outro produto que facilita a sua compra.
Para melhor facilitar o entendimento de como está classificados os seres vivos, peça aos alunos que acessem, em seu laptop, o endereço on-line que está disponível abaixo e assistir ao vídeo: " Taxonomia - Parte 1 e 2". Este vídeo poderá facilitar para os alunos a importância e como classificar os seres vivos. Logo depois, proponha aos alunos um debate a respeito dos vídeos.
Vídeo Parte 1 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=OEvZpoJP1XQ&feature=related
Vídeo Parte 2 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=bULLFIYH2wE&feature=related
Após assistir ao vídeo cada aluno deverá responder as questões abaixo:
1) Você concorda com a forma atual de classificar os seres vivos? Justifique
2) Qual é a real importância de classificar os seres vivos?
3) O nome científico do cão é o mesmo em qualquer parte do planeta? Explique.
4) Por que os nomes científicos estão dispostos em latim?
5) Qualquer pessoa pode nomear um ser vivo que ainda não foi catalogado? Explique.
6) Observe a figura que demonstra a classificação taxonômica do cão, com base neste exemplo faça a classificação dos animais:
a) Raposa
b) Homem
c) Minhoca
d) Estrela do mar
e) Lobo Guará
Obs.: Para realizar esta atividade os alunos poderão pesquisar na internet, livros e outros recursos que abordam o assunto desta aula.
Um exemplo de classificação taxonômica: o cão
Imagem disponível em http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos2.html
Para saber mais, acesse o endereço eletrônico http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Classificacao_de_seres_vivos.pdf
Professor está atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos em cada. Após a formação do grupo, o professor deverá entregar uma folha referente ao quadro abaixo, assim o grupo irá observar atentamente os seres vivos dispostos neste quadro e logo depois deverá responder as questões desta atividade.
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Imagem 01 disponível em http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/73089_Papel-de-Parede-Peixes-Coloridos_1280x1024.jpg
Imagem 02 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_slkkmmdGNEI/SZeineYQ2eI/AAAAAAAAAEo/j9pJRUMWSC0/s400/tubaroes.jpg
Imagem 03 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_HLrxSM2ukTY/TUSZU8l3yfI/AAAAAAAAAJQ/4wMfO3Ff2qc/s1600/ratos10.jpg
Imagem 04 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_tz9GQDrut8o/SwiR0gAmlAI/AAAAAAAAAhg/ofk6mJuM_Rg/s320/formigas.jpg
Imagem 05 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_W_zuvQiqJyc/SNeETCELoZI/AAAAAAAACCQ/xdN9R6_dfgE/s400/rs.jpg
Imagem 06 disponível em http://files.matias25.webnode.com.br/200000001-0a0010afa0/vacas.jpeg
Imagem 07 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_4Df_yWWN4qQ/TJ1lzfvUUxI/AAAAAAAAAFU/2Lzi6krGCLs/s1600/golfinhos2.jpg
Imagem 08 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_V-F2h_RT1R8/TAVMhfSfnLI/AAAAAAAAARs/8MTCvtLUaQs/s400/camaroes.jpg
Imagem 09 disponível em http://www.agrovalor.com.br/2011/images/stories/jacares.jpg
Imagem 10 disponível em http://cirinodesign.com.br/passarinhando/components/com_fpss/images/garcas_bando.jpg
Imagem 11 disponível em http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/estrelas-do-mar/estrela-marinha-13.jpg
Imagem 12 disponível em http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2009/12/criacao-minhocas-producao-humus-92.jpg
Imagem 13 disponível em http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_470/1263642342on75pP.jpg
Imagem 14 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_BNPkqCmqFwE/TGV2yK8NPtI/AAAAAAAAAAc/loWruWWviAg/s1600/esponjas.jpg
Imagem 15 disponível em http://25.media.tumblr.com/tumblr_l5sjw7tedm1qcn14po1_400.jpg
Imagem 16 disponível em http://www.digitalphoto.pl/foto_galeria/2976_2007-1076.JPG
Imagem 17 disponível em http://www.xamanismo.com.br/twiki/pub/Poder/SubPoder1189634475It004/cogu5.jpg
Imagem 18 disponível em http://proascg10.pbworks.com/f/liquens%202.jpg
Imagem 19 disponível em http://plantamania.files.wordpress.com/2010/05/laranjeira.jpg
Imagem 20 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-eFff7afvF1o/TeuFH4xR0TI/AAAAAAAABZI/rE6oi0aILoc/s1600/pinheiros.jpg
Imagem 21 disponível em http://4.bp.blogspot.com/-vDuxC00dtxw/TcnGvK6vFuI/AAAAAAAAB_Y/EWtms7-3pAY/s1600/Orchids.jpg
Imagem 22 disponível em http://flores.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/cacto/foto-cacto-02.jpg
Imagem 23 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/faecimg_monera5.gif
Imagem 24 disponível em http://3.bp.blogspot.com/-gh1eGKUhocU/ThLrKPJcGuI/AAAAAAAACzI/c7evsRMfoM0/s1600/protozoarios.jpg
Imagem 25 disponível em http://www.gazetadeluanda.com/wp-content/uploads/2010/03/algas.jpg
Observando o quadro acima, faça o que se pede:
1) Quais são os seres vivos dispostos no quadro?
2) Descreva como o grupo classificaria em grupos, os seres vivos que estão relacionados no quadro acima.
3) Quais foram os critérios que o grupo utilizou para classificar os seres vivos?
4) Os seres vivos relacionados no quadro poderiam viver em qualquer ambiente?
5) Houve algum ser vivo que o grupo teve dificuldade de classificá-lo? Qual e por quê?
6) Quais outros seres vivos que o grupo conhece que não estão no quadro, mas que o grupo colocaria na classificação criada pelo grupo?
Para esta atividade, o professor deverá deixar o grupo reunir e responder as atividades acima, porém na mesma aula, o professor deverá reservar um tempo para que os grupos apresentem para a sala as seguintes questões;
a) O que o grupo levou em consideração para classificar os seres vivos do quadro?
b) Quais foram as dificuldades do grupo em classificar os seres vivos?
d) O que eles aprenderam com esta atividade?
Professor, proponha aos alunos que desenvolvam um método de classificar as peças de vestuários que vão estar dentro do guarda roupa. Esta atividade tem como objetivo o aluno desenvolver uma técnica para facilitar a organização e a facilidade de encontrar as peças, assim, os alunos poderão entender melhor a importância de se classificar os seres vivos. A atividade deverá acontecer fora do horário de aula e individualmente. Cada aluno deverá analisar o interior do seu guarda roupa e fazer uma lista de coisas que está dentro dele, após esse momento, ele deverá informar como irá dispor a peça dentro do guarda roupa, ou seja como irá classificar, logo o aluno deverá produzir um vídeo utilizando os recursos do seu laptop demonstrando como aconteceu a organização. O vídeo deverá ser enviado para o e-mail do professor ou gravado em um pen drive para em sala disponibilizar aos seus colegas de classe.
Observação: O aluno deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
http://educacao.uol.com.br/ciencias/classificacao-dos-seres-vivos-como-e-por-que-classifica-los.jhtm
http://netopedia.tripod.com/biolog/nomenc.htm
http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos2.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18855
http://www.interaula.com/biologia2/conteudo/textos/biologicas/biologia/medio/bio36.pdf
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
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