Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual a importância da classificação dos seres vivos? - UCA

 

09/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a classificação dos seres vivos;
  • Identificar características que diferenciam os seres vivos;
  • Compreender a importância de se classificar os seres vivos;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Marcador Introdução

Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão a respeito da  importância de classificar os seres vivos. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das causas e consequências que levaram ao homem classificar os seres vivos. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisar e refletir a respeito do conteúdo abordado. Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://educacao.uol.com.br/ciencias/classificacao-dos-seres-vivos-como-e-por-que-classifica-los.jhtm e fazer a leitura do texto " Classificação dos seres vivos: como e por que classificá-los?", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.

 

Marcador atividade 1

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, ao qual o homem tem a necessidade de nomear e classificar as coisas. O professor poderá utilizar como exemplo a organização dos produtos em um supermercado, faz-se necessário abordar o que os organizadores das prateleiras de um supermercado levam em consideração ao dispor um produto em um local onde os clientes não terão tanta dificuldade de localizá-lo, bem como, associá-lo a outro produto que facilita a sua compra.

Para melhor facilitar o entendimento de como está classificados os seres vivos, peça aos alunos que acessem, em seu laptop, o endereço on-line que está disponível abaixo e assistir ao vídeo: " Taxonomia - Parte 1 e 2". Este vídeo poderá facilitar para os alunos a importância e como classificar os seres vivos. Logo depois, proponha aos alunos um debate a respeito dos vídeos.

 

Vídeo Parte 1 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=OEvZpoJP1XQ&feature=related

Vídeo Parte 2 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=bULLFIYH2wE&feature=related

 

Após assistir ao vídeo cada aluno deverá responder as questões abaixo:

 

1) Você concorda com a forma atual de classificar os seres vivos? Justifique

2) Qual é a real importância de classificar os seres vivos?

3) O nome científico do cão é o mesmo em qualquer parte do planeta? Explique.

4) Por que os nomes científicos estão dispostos em latim?

5) Qualquer pessoa pode nomear um  ser vivo  que ainda não foi catalogado? Explique.

6) Observe a figura que demonstra a classificação taxonômica do cão, com base neste exemplo faça a classificação dos animais:

a) Raposa

b) Homem

c) Minhoca

d) Estrela do mar

e) Lobo Guará

Obs.: Para realizar esta atividade os alunos poderão pesquisar na internet, livros e outros recursos que abordam o assunto desta aula.

 

Um exemplo de classificação taxonômica: o cão

Imagem disponível em http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos2.html

 

Para saber mais, acesse o endereço eletrônico http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Classificacao_de_seres_vivos.pdf

 

Marcador atividade 2

Professor está atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos em cada. Após a formação do grupo, o professor deverá entregar uma folha referente ao quadro abaixo, assim o grupo irá observar atentamente os seres vivos dispostos neste quadro e logo depois deverá responder as questões desta atividade.

 

01 02 03 04 05
06 07 08 09 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19 20
21 22 23   24   25  

 

Imagem 01 disponível em http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/73089_Papel-de-Parede-Peixes-Coloridos_1280x1024.jpg

Imagem 02 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_slkkmmdGNEI/SZeineYQ2eI/AAAAAAAAAEo/j9pJRUMWSC0/s400/tubaroes.jpg

Imagem 03 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_HLrxSM2ukTY/TUSZU8l3yfI/AAAAAAAAAJQ/4wMfO3Ff2qc/s1600/ratos10.jpg

Imagem 04 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_tz9GQDrut8o/SwiR0gAmlAI/AAAAAAAAAhg/ofk6mJuM_Rg/s320/formigas.jpg

Imagem 05 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_W_zuvQiqJyc/SNeETCELoZI/AAAAAAAACCQ/xdN9R6_dfgE/s400/rs.jpg

Imagem 06 disponível em http://files.matias25.webnode.com.br/200000001-0a0010afa0/vacas.jpeg

Imagem 07 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_4Df_yWWN4qQ/TJ1lzfvUUxI/AAAAAAAAAFU/2Lzi6krGCLs/s1600/golfinhos2.jpg

Imagem 08 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_V-F2h_RT1R8/TAVMhfSfnLI/AAAAAAAAARs/8MTCvtLUaQs/s400/camaroes.jpg

Imagem 09 disponível em http://www.agrovalor.com.br/2011/images/stories/jacares.jpg

Imagem 10 disponível em http://cirinodesign.com.br/passarinhando/components/com_fpss/images/garcas_bando.jpg

Imagem 11 disponível em http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/estrelas-do-mar/estrela-marinha-13.jpg

Imagem 12 disponível em http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2009/12/criacao-minhocas-producao-humus-92.jpg

Imagem 13 disponível em http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_470/1263642342on75pP.jpg

Imagem 14 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_BNPkqCmqFwE/TGV2yK8NPtI/AAAAAAAAAAc/loWruWWviAg/s1600/esponjas.jpg

Imagem 15 disponível em  http://25.media.tumblr.com/tumblr_l5sjw7tedm1qcn14po1_400.jpg

Imagem 16 disponível em http://www.digitalphoto.pl/foto_galeria/2976_2007-1076.JPG

Imagem 17 disponível em http://www.xamanismo.com.br/twiki/pub/Poder/SubPoder1189634475It004/cogu5.jpg

Imagem 18 disponível em http://proascg10.pbworks.com/f/liquens%202.jpg

Imagem 19 disponível em http://plantamania.files.wordpress.com/2010/05/laranjeira.jpg

Imagem 20 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-eFff7afvF1o/TeuFH4xR0TI/AAAAAAAABZI/rE6oi0aILoc/s1600/pinheiros.jpg

Imagem 21 disponível em http://4.bp.blogspot.com/-vDuxC00dtxw/TcnGvK6vFuI/AAAAAAAAB_Y/EWtms7-3pAY/s1600/Orchids.jpg

Imagem 22 disponível em http://flores.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/cacto/foto-cacto-02.jpg

Imagem 23 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/faecimg_monera5.gif

Imagem 24 disponível em http://3.bp.blogspot.com/-gh1eGKUhocU/ThLrKPJcGuI/AAAAAAAACzI/c7evsRMfoM0/s1600/protozoarios.jpg

Imagem 25 disponível em http://www.gazetadeluanda.com/wp-content/uploads/2010/03/algas.jpg

 

Observando o quadro acima, faça o que se pede:

1) Quais são os seres vivos dispostos no quadro?

2) Descreva como o grupo classificaria em grupos, os seres vivos que estão relacionados no quadro acima.

3) Quais foram os critérios que o grupo utilizou para classificar os seres vivos?

4) Os seres vivos relacionados no quadro poderiam viver em qualquer ambiente?

5) Houve algum ser vivo que o grupo teve dificuldade de classificá-lo? Qual e por quê?

6) Quais outros seres vivos que o grupo conhece que não estão no quadro, mas que o grupo colocaria na classificação criada pelo grupo?

 

Para esta atividade, o professor deverá deixar o grupo reunir e responder as atividades acima, porém na mesma aula, o professor deverá reservar um tempo para que os grupos apresentem para a sala as seguintes questões;

a) O que o grupo levou em consideração para classificar os seres vivos do quadro?

b) Quais foram as dificuldades do grupo em classificar os seres vivos?

d) O que eles aprenderam com esta atividade?

 

 Marcador atividade 3

Professor, proponha aos alunos que desenvolvam um método de classificar as peças de vestuários que vão estar dentro do guarda roupa. Esta atividade tem como objetivo o aluno desenvolver uma técnica para facilitar a organização e a facilidade de encontrar as peças, assim, os alunos poderão entender melhor a importância de se classificar os seres vivos. A atividade deverá acontecer fora do horário de aula e individualmente. Cada aluno deverá analisar o interior do seu guarda roupa e fazer uma lista de coisas que está dentro dele, após esse momento, ele deverá informar como irá dispor a peça dentro do guarda roupa, ou seja como irá classificar, logo o aluno deverá produzir um vídeo utilizando os recursos do seu laptop demonstrando como aconteceu a organização. O vídeo deverá ser enviado para o e-mail do professor ou gravado em um pen drive para em sala disponibilizar aos seus colegas de classe.

Observação: O aluno deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.