06/11/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
É importante que os alunos conheçam as figuras geométricas. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, WxCam e Mozilla Firefox.
Conhecendo algumas formas geométricas
Professor, faça uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre o que é geometria. Deixe que levantem hipóteses para que possam perceber qual o conceito que eles têm para direcionar seu trabalho. Esclareça que a geometria está presente nas formas, em nosso dia-a-dia, também faz parte da Matemática e permeia os conteúdos de Língua Portuguesa e Geografia.
Aproveite a roda de conversa e conte a história do livro Clact, Clact, Clact das autoras Liliana & Michele Iacocca.
Fonte: http://pedacinhodemim-franzinha.blogspot.com/2008/05/clact-clactclact.html (acesso em 24/10/11)
Como o livro conta a história de uma tesoura que organiza os papéis picados em formas geométricas, providencie papéis coloridos e distribua para os alunos organizados em grupos de 4 (quatro) crianças. Conte a história novamente e peça que os alunos dramatizem, reproduzindo com o material o mesmo que a tesoura faz.
Oriente que um dos alunos do grupo registre a atividade com fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.
Após a dramatização, entregue aos alunos uma atividade de registro das formas geométricas trabalhadas. Veja o modelo:
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Professor, esta atividade oportuniza o aluno a construir algumas formas geométricas, por isso, tem um caráter eminentemente prático.
DOBRADURAS
2.1 - Orientações:
Veja a seguir:
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/quadrado.html (acesso em 24/10/11).
Professor, instigue os alunos a falarem sobre os procedimentos adotados. Registre-os.
A partir de uma folha de papel retangular...
1- Dobramos a folha até chegar ao lado oposto do retângulo.
2- Dobrando o retângulo que nos restou e abrindo a primeira dobra que fizemos chegamos ao quadrado.
Devemos deixar bem claro que temos os lados iguais e os ângulos iguais, pois o quadrado será a base de quase todas as figuras que queiramos trabalhar.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/isosceles.html (acesso em 24/10/11).
A partir de uma folha de papel quadrada...
Primeiro:
Dobramos o quadrado na sua diagonal.
Podemos mostrar ainda que este triângulo isósceles, por ter dois lados iguais, ainda é chamado de Triângulo Retângulo, pois mantém um ângulo reto.
Segundo:
1- Marcamos a diagonal do quadrado.
2- Dobramos as pontas do vértice encontrado em direção a diagonal marcada, sendo que, o lado do nosso triângulo é esse novo vértice ao ponto médio do lado adjacente.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/trapezio.html (acesso em 24/10/11).
A partir de uma folha de papel quadrada...
1- Dobramos ao meio e obtemos um retângulo.
2- Dobramos novamente ao meio, só que desta vez no outro sentido do papel para fazermos uma nova marcação e obtivemos dois quadrados.
3- Dobramos as pontas em qualquer medida desde que não ultrapasse a marcação que separa os quadrados e obtivemos o trapézio.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/losango.html (acesso em 24/10/11).
A partir de uma folha de papel quadrada...
1 - Marcamos uma das diagonais do quadrado.
2 - Dobramos as pontas até a marca da diagonal, onde encontramos um vértice.
3 - Dobramos este vértice encontrado até o outro lado para marcarmos a menor diagonal do losango.
4 - Dobramos as pontas restantes da diagonal menor até a diagonal maior e obtivemos o losango
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/paralelogramo.html (acesso em 24/10/11).
A partir de uma folha quadrada...
1 - Marcamos a diagonal do quadrado.
2 - Dobramos no ponto médio de cada lado e no vértice encontrado com a marcação da diagonal e chegamos ao paralelogramo.
Com o paralelogramo podemos trabalhar com os ângulos opostos iguais e suas diagonais. Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/index.html (acesso em 24/10/11).
Professor, a partir desta atividade é importante explorar o que é vértice, aresta e ângulo, pois o aluno está manuseando e isto facilita o aprendizado. Depois, peça que colem os recortes e nomeiem cada figura geométrica que recortaram. Posteriormente, faça um painel com as figuras e seus respectivos nomes.
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Montando o painel.
Aproveitando a técnica da dobradura, realizada na atividade anterior, solicite que os alunos se organizem em grupos e montem um painel a partir das figuras geométricas que recortaram.
1 - Orientações:
Imagem: atividade realizada pelos alunos do 1º ano D- Escola de Educação Básica da UFU - Fonte: acervo da autora
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Percebendo a geometria na sala de aula
Professor, utilize o desenho da sua sala de aula e escreva o nome dos alunos nas carteiras. Oralmente, questione-os:
Professor, esta habilidade é muito explorada nas avaliações sistêmicas (Identificar a localização/movimentação de objetos, em mapas croquis e outras representações gráficas).
Fonte: http://chocolateacido.wordpress.com/2010/01/27/primeiro-dia-de-aula/ (acesso em 24/10/11).
Fazendo Leitura de imagem.
A seguir sugira uma imagem que apresenta diferentes formas geométricas. Solicite que utilizem os laptops UCA e acessem o sítio sugerido utilizando Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). Esta é uma sugestão, mas você poderá optar por outra imagem que apresente diferentes formas geométricas.
Solicite que os alunos observem a imagem e relacionem os nomes dos objetos e dos sólidos geométricos que representam.
Fonte: http://cristinasiqueira.pbworks.com/Espa%C3%A7o-e-Forma (acesso em 24/10/11).
Professor, depois da leitura de imagens proponha uma atividade de registro escrito, como o modelo a seguir:
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Aluno(a): ________________________________ Data: ____/____/_____ FORMAS GEOMÉTRICAS Liste as formas geométricas identificadas na figura: 1-_______________________________________________ 2-_______________________________________________ 3-_______________________________________________ 4-_______________________________________________ 5-_______________________________________________
|
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Professor, peça para que os alunos acessem a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta ou imprima para eles colarem no caderno.
TAREFA DE CASA
|
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOME: DATA: __/___/____ ENCONTRANDO FORMAS GEOMÉTRICA EM CASA. Para fixar os conhecimentos que construímos em sala de aula sobre Formas Geométricas, observe o interior da sua casa e relacione os nomes dos objetos que têm forma de: QUADRADO: _____________________________ RETÂNGULO:____________________________ CÍRCULO:_______________________________ TRAPÉZIO:_____________________________ |
JOGOS COM FORMAS GEOMÉTRICAS
Professor, depois de digitarem a tarefa de casa aproveite a oportunidade do uso dos netbooks para acessarem a internet via Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio com jogos de formas geométricas. Será um momento de diversão e aprendizagem:
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/ (acesso em 24/10/11)
6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Produzindo texto a partir da geometria.
Orientações:
Veja algumas sugestões que também podem contribuir para enriquecer sua aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10200 (acesso em 24/10/11)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15056 (acesso em 24/10/11)
http://www.jogos-gratuitos.com/jogos-de-estrat%E9gia/geometria.html (acesso em 24/10/11)
http://pensar.jogosloucos.com.br/jogos-de-geometria.html (acesso em 24/10/11)
A avaliação deve permear todo trabalho visando acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer uma realimentação relativa à metodologia que foi utilizada, por isso fique atento ao desenvolvimento das atividades. Na atividade de dobradura observe a dificuldade de coordenação motora e atenção, pois alguns alunos não conseguem acompanhar e se apavoram. Solicite aos alunos que têm mais facilidade que façam dupla com eles, pois é uma ótima estratégia para ter ajuda na atividade e atingir seu objetivo. Os cartazes com as construções dos grupos a partir da montagem com os recortes das figuras geométricas oferecerão um bom instrumento para avaliar o conteúdo e valorizar a produção dos alunos. A produção de texto e atividades em casa fornecerão dados quanto à compreensão de que a geometria está realmente em nosso cotidiano.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!