Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que a geometria faz parte do cotidiano da criança? (UCA)

 

06/11/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a geometria no espaço em que vivemos;
  • Reconhecer as formas geométricas existentes em nossa casa/escola;
  • Construir desenhos utilizando as formas geométricas;
  • Identificar a localização/movimentação de objetos, em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 (seis) atividades de sessenta ( 60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam as figuras geométricas. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu  netbook, como KWord,  WxCam  e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

Conhecendo algumas formas geométricas

        Professor, faça uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre o que é geometria. Deixe que levantem hipóteses para que possam perceber qual o conceito que eles têm para direcionar seu trabalho. Esclareça que a geometria está presente  nas formas, em nosso dia-a-dia, também faz parte da Matemática e permeia os conteúdos de Língua Portuguesa e Geografia.

 Aproveite a roda de conversa e conte a história do livro Clact, Clact, Clact das autoras Liliana & Michele Iacocca.

 

Clact...Clact...Clact...

Fonte: http://pedacinhodemim-franzinha.blogspot.com/2008/05/clact-clactclact.html (acesso em 24/10/11)

 

Como o livro conta a história de uma tesoura que organiza os papéis picados em formas geométricas, providencie papéis coloridos e distribua para os alunos organizados em grupos de 4 (quatro) crianças. Conte a história novamente e peça  que os alunos  dramatizem, reproduzindo com o material o mesmo que a tesoura faz.

Oriente que um dos alunos do grupo registre a atividade com fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

Após a dramatização, entregue aos alunos uma atividade de registro das formas geométricas trabalhadas. Veja o modelo:

Atividades de Geometria II

 

  

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Professor, esta atividade oportuniza o aluno a construir algumas formas geométricas, por isso, tem um caráter eminentemente prático.

DOBRADURAS

 2.1 - Orientações:

  •     Dê uma folha de papel colorida para cada aluno e oriente-o para fazer as dobraduras e recortar as formas geométricas.

Veja a seguir: 

 

 QUADRADO

Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/quadrado.html  (acesso em 24/10/11).

       

Professor,  instigue os alunos a falarem  sobre os procedimentos adotados. Registre-os.   

       A partir de uma folha de papel retangular...   
              1- Dobramos a folha até chegar ao lado oposto do retângulo.   
              2- Dobrando o retângulo que nos restou e abrindo a primeira dobra que fizemos chegamos ao quadrado.  

Devemos deixar bem claro que temos os lados iguais e os ângulos iguais, pois o quadrado será a base de quase todas as figuras que queiramos trabalhar. 

 

TRIÂNGULO ISÓSCELES

Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/isosceles.html  (acesso em 24/10/11).

 

A partir de uma folha de papel quadrada...   

     Primeiro:

     Dobramos o quadrado na sua diagonal.  
     Podemos mostrar ainda que este triângulo isósceles, por ter dois lados iguais, ainda é chamado de Triângulo Retângulo, pois mantém um ângulo reto.   

     Segundo:     

          1- Marcamos a diagonal do quadrado.    
          2- Dobramos as pontas do vértice encontrado em direção a diagonal marcada, sendo que, o lado do nosso triângulo é esse novo vértice ao ponto médio do lado adjacente.  

 

TRAPÉZIO

 Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/trapezio.html  (acesso em 24/10/11).

 

A partir de uma folha de papel quadrada...    

   1- Dobramos ao meio e obtemos um retângulo.

   2- Dobramos novamente ao meio, só que desta vez no outro sentido do papel para fazermos uma nova marcação e obtivemos dois quadrados.

   3- Dobramos as pontas em qualquer medida desde que não ultrapasse a marcação que separa os quadrados e obtivemos o trapézio.  

 

 LOSANGO

Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/losango.html  (acesso em 24/10/11).

 

A partir de uma folha de papel quadrada...    

 1 - Marcamos uma das diagonais do quadrado.
 2 - Dobramos as pontas até a marca da diagonal, onde encontramos um vértice.     
 3 - Dobramos este vértice encontrado até o outro lado para marcarmos a menor diagonal do losango.     
 4 - Dobramos as pontas restantes da diagonal menor até a diagonal maior e obtivemos o losango 

 

PARALELOGRAMO

Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/paralelogramo.html  (acesso em 24/10/11).

 

A partir de uma folha quadrada...     

 1 - Marcamos a diagonal do quadrado.     
 2 - Dobramos no ponto médio de cada lado e no vértice encontrado com a marcação da diagonal e chegamos ao paralelogramo.

       Com o paralelogramo podemos trabalhar com os ângulos opostos iguais e suas diagonais. Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/index.html (acesso em 24/10/11).

      

       Professor, a partir desta atividade é importante explorar o que é vértice, aresta e ângulo, pois o aluno está manuseando e isto facilita o aprendizado. Depois, peça que colem os recortes e nomeiem cada figura geométrica que recortaram. Posteriormente, faça um painel com as figuras e seus respectivos nomes.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

 Montando o painel.

       Aproveitando a técnica da dobradura, realizada na atividade anterior, solicite que os alunos se organizem em grupos e montem  um painel a partir das figuras geométricas que recortaram.

 1 - Orientações:

  •         Recortar figuras geométricas e montar com elas, objetos (móveis, utensílios ou outros) que temos em casa, na escola, na rua;  figuras humanas; animais; casas e carros.          
  •         Para recortar o círculo, utilizar a borda de um copo descartável usado ou as bordas de tampinhas de garrafas pet. Utilize folhas de revistas, papéis coloridos, isto dará um efeito visual nas imagens.          
  •         Identificar as imagens criadas pelos grupos nomeando-as e expor os trabalhos com o título: A geometria no nosso cotidiano.

 

 

FORMAS GEOMÉTRICAS

Imagem: atividade realizada pelos alunos do 1º ano D- Escola de Educação Básica da UFU - Fonte: acervo da autora

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.    

Percebendo a  geometria na sala de aula  

Atividades

    Professor, utilize o desenho da sua sala de aula e escreva o nome dos alunos nas carteiras. Oralmente, questione-os:

  • Qual a forma da sala de aula?
  • As carteiras e a mesa do professor são representadas por qual forma geométrica?
  • Dos alunos que se assentam na fileira em frente à mesa da professora, qual o nome do aluno que assenta mais longe da professora?
  • Quais os nomes dos alunos que assentam  no primeiro lugar de cada fileira?
  • Qual o nome do penúltimo aluno que assenta na fileira ao lado da porta?
  • Quem assenta entre Maria e João (use nomes dos seus alunos)?

       Professor, esta habilidade é muito explorada nas avaliações sistêmicas (Identificar a localização/movimentação de objetos, em mapas croquis e outras representações gráficas).  

 MAPA DE SALA

Fonte: http://chocolateacido.wordpress.com/2010/01/27/primeiro-dia-de-aula/  (acesso em 24/10/11).

 

Fazendo Leitura de imagem.

       A seguir sugira uma imagem que apresenta diferentes formas geométricas. Solicite que utilizem os laptops UCA e acessem o sítio sugerido utilizando Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). Esta é uma sugestão, mas você poderá optar por outra imagem que apresente diferentes formas geométricas.

Solicite que os alunos observem a imagem e relacionem os nomes dos objetos e dos sólidos geométricos que representam.  

 

 ANIVERSÁRIO COM FORMAS GEOMÉTRICAS

Fonte: http://cristinasiqueira.pbworks.com/Espa%C3%A7o-e-Forma  (acesso em 24/10/11).

 

Professor, depois da leitura de imagens proponha uma atividade de registro escrito, como o modelo a seguir:

 

 Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Aluno(a): ________________________________

Data: ____/____/_____

 FORMAS GEOMÉTRICAS

Liste as formas geométricas identificadas na figura:

1-_______________________________________________

2-_______________________________________________

3-_______________________________________________

4-_______________________________________________

5-_______________________________________________

 

 

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

 Professor, peça para que os alunos acessem a ferramenta do netbook  KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta ou imprima para eles colarem no caderno.

 

TAREFA DE CASA

 

Tarefa de Casa 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME:

DATA: __/___/____

ENCONTRANDO FORMAS GEOMÉTRICA EM CASA.

Para fixar os conhecimentos que construímos em sala de aula sobre Formas Geométricas, observe o interior da sua casa e relacione os nomes dos objetos que têm forma de:

QUADRADO: _____________________________

RETÂNGULO:____________________________

CÍRCULO:_______________________________

TRAPÉZIO:_____________________________ 

 

JOGOS COM FORMAS GEOMÉTRICAS

Professor, depois de digitarem a tarefa de casa aproveite a  oportunidade do uso dos netbooks para acessarem a internet via Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o seguinte sítio com jogos de formas geométricas. Será um momento de diversão e aprendizagem:

http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/  (acesso em 24/10/11)

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Produzindo texto a partir da geometria.

Orientações:

  •     Professor, como forma de colher dados sobre o conteúdo  e ao mesmo tempo explorar a produção escrita, peça para os alunos construírem um  texto  narrativo, fazendo uma autobiografia da caixa, contando como, quando e onde  ela nasceu, onde foi montada e onde foi parar. Caso os alunos não sejam alfabetizados poderão se expressar oralmente e  você atuar como escriba fazendo uma produção coletiva.
  •     Lembre-se que deverão usar o verbo na primeira pessoa do singular e situar a história em um determinado tempo e lugar.
  •      Escolha um dos textos produzidos pelos alunos e com o consentimento do autor, mas sem o identificar para o grupo, faça a reescrita coletiva, buscando trabalhar as dificuldades como: sequência, coesão, coerência, pontuação, ortografia, ou outra questão  que precisa ser trabalhada.
Recursos Complementares

Veja algumas sugestões que também  podem contribuir  para enriquecer sua aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10200      (acesso em 24/10/11)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15056  (acesso em 24/10/11)

http://www.jogos-gratuitos.com/jogos-de-estrat%E9gia/geometria.html  (acesso em 24/10/11)

http://pensar.jogosloucos.com.br/jogos-de-geometria.html (acesso em 24/10/11)

Avaliação

       A avaliação deve permear todo trabalho visando acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer uma realimentação relativa à metodologia que foi utilizada, por isso fique atento ao desenvolvimento das atividades.        Na atividade de dobradura observe a dificuldade de coordenação motora e atenção, pois alguns alunos não conseguem acompanhar e se apavoram. Solicite aos alunos que têm mais facilidade que façam dupla com eles, pois é uma ótima estratégia para ter ajuda na atividade e atingir seu objetivo. Os cartazes com as construções dos grupos a partir da montagem com os recortes das figuras geométricas oferecerão um bom  instrumento para avaliar o conteúdo e valorizar a produção dos alunos.  A produção de texto e atividades em casa fornecerão dados quanto à compreensão de que a geometria está realmente em nosso cotidiano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.