Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PROJETO FOLCLORE: ESTUDO DIRIGIDO

 

31/10/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Luiza Maria Barbosa de Carvalho

BRASILIA - DF

EC 26 DE CEILANDIA

imagem do usuário

Deoclides Pereira de Carvalho

BRASILIA - DF

EC 26 DE CEILANDIA

Deoclides Pereira de Carvalho e Luiza Maria B. de Carvalho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar Pluralidade Cultural;
  • Conceituar folclore;
  • Conhecer e aprender sobre as diversas manifestações folclóricas do nosso país;
  • Manusear e conhecer o mapa político do Brasil;
  • Estudar as lendas por região brasileira;
  • Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas;
  • Valorizar a cultura popular e conhecer o significado e a ortografia das palavras;
  • Incentivar o gosto pela leitura, arte e danças folclóricas;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa pela internet;
  • Conhecer e aprender a utilizar o hipertexto como fonte enriquecedora da pesquisa.
Duração das atividades
15 dias úteis
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter uma noção do conceito de folclore e lenda, manifestações culturais ocorridas em todas as regiões do país.

Estratégias e recursos da aula

Desenvolvimento/Procedimento do Estudo dirigido

I

  • Em princípio todas as fases do desenvolvimento das aulas devem ser registradas através de fotografia e registro escrito no Caderno Diário da turma.

Caderno Diário-  destinado ao registro diário das atividades da classe. Cada dia uma criança leva este caderno para casa e faz um relato  da aula anterior, detalhando sobre o que aprenderam. No dia seguinte o aluno lê para classe o que escreveu. Este caderno objetiva a recapitulação da aula, bem como estimular a produção de texto diária.

  • Para iniciar o trabalho com as manifestações folclóricas as crianças assistirão a uma dramatização da lenda Bumba-meu-boi, encenada pelos professores da escola, que é uma lenda comum em várias regiões.
  • De volta à sala, conversar informalmente sobre as manifestações folclóricas ocorridas no país e informá-los que vamos nos deter especialmente na região nordeste, mas nada impede que conheçam as peculiaridades de outras regiões.
  • Na sala de informática, ligar os computadores e abrir a página do navegador Mozilla;
  • Digitar na barra de endereços, o endereço do site do google;
  • Consultar o link pluralidade cultural e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
  • No campo de pesquisa digitar a expressão folclore e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
  • No campo de pesquisa digitar a expressão lenda e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
  • Realizar uma discussão coletiva sobre estes conceitos, afim de que sejam entendidos por todos os alunos;
  • Tarefa de casa: pedir a mamãe, papai, vovó que lhe contem alguma lenda que seus pais lhe repassaram;

II

  • Pesquisar na internet o site do google o mapa do Brasil dividido por estados e imprimir;
  • Pesquisar os estados que pertencem a cada uma das regiões e suas capitais, criando uma legenda com cores para identificar cada região. Todos os alunos deverão colocar a cor amarela na região nordeste;

III

  • Pesquisar sobre as lendas do folclore brasileiro e destacando as lendas da região nordeste, imprimir e colorir, separando as lendas por região brasileira, confeccionando um pequeno livrinho;
  • Se você tiver curiosidade também pode acessar este link folclore das outras regiões , e assim conhecer as manifestações folclóricas do nosso país, certamente enriquecerá o seu conhecimento.

IV

 

V

  • Depois da pesquisa individual sobre o folclore brasileiro na internet e buscando as informações nos hiperlinks sugeridos, a professora sorteará uma manifestação folclórica para cada grupo de 4 crianças, que juntos deverão buscar no site do youtube vídeos que exemplifiquem cada manifestação folclórica e apresentará para a classe em data show e/ou preparar uma apresentação da manifestação folclórica do seu grupo.
Recursos Complementares

Acesse também:

Vídeos

Folclore do Nordeste:

  http://www.youtube.com/watch?v=fJ72_LP3hqo

Folclore no Maranhão:

http://www.youtube.com/watch?v=wSNlF0YIIsg&feature=related

Avaliação

Será  avaliado o interesse , participação, ajuda mútua da classe e o envolvimento com o trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Angela De Castro, Escola Classe 01 , Distrito Federal - disse:
    agcastro@yahoo.com.br

    01/11/2011

    Cinco estrelas

    Adorei seu estudo dirigido, muito bem elaborado. Parabéns, professora!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.