Deoclides Pereira de Carvalho e Luiza Maria B. de Carvalho
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Pluralidade Cultural
Espaço e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar Pluralidade Cultural;
Conceituar folclore;
Conhecer e aprender sobre as diversas manifestações folclóricas do nosso país;
Manusear e conhecer o mapa político do Brasil;
Estudar as lendas por região brasileira;
Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas;
Valorizar a cultura popular e conhecer o significado e a ortografia das palavras;
Incentivar o gosto pela leitura, arte e danças folclóricas;
Desenvolver a habilidade de pesquisa pela internet;
Conhecer e aprender a utilizar o hipertexto como fonte enriquecedora da pesquisa.
Duração das atividades
15 dias úteis
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão ter uma noção do conceito de folclore e lenda, manifestações culturais ocorridas em todas as regiões do país.
Estratégias e recursos da aula
Desenvolvimento/Procedimento do Estudo dirigido
I
Em princípio todas as fases do desenvolvimento das aulas devem ser registradas através de fotografia e registro escrito no Caderno Diário da turma.
Caderno Diário- destinado ao registro diário das atividades da classe. Cada dia uma criança leva este caderno para casa e faz um relato da aula anterior, detalhando sobre o que aprenderam. No dia seguinte o aluno lê para classe o que escreveu. Este caderno objetiva a recapitulação da aula, bem como estimular a produção de texto diária.
Para iniciar o trabalho com as manifestações folclóricas as crianças assistirão a uma dramatização da lenda Bumba-meu-boi, encenada pelos professores da escola, que é uma lenda comum em várias regiões.
De volta à sala, conversar informalmente sobre as manifestações folclóricas ocorridas no país e informá-los que vamos nos deter especialmente na região nordeste, mas nada impede que conheçam as peculiaridades de outras regiões.
Na sala de informática, ligar os computadores e abrir a página do navegador Mozilla;
Digitar na barra de endereços, o endereço do site do google;
Consultar o link pluralidade cultural e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
No campo de pesquisa digitar a expressão folclore e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
No campo de pesquisa digitar a expressão lenda e fazer o registro no caderno de sala deste conceito;
Realizar uma discussão coletiva sobre estes conceitos, afim de que sejam entendidos por todos os alunos;
Tarefa de casa: pedir a mamãe, papai, vovó que lhe contem alguma lenda que seus pais lhe repassaram;
II
Pesquisar na internet o site do google o mapa do Brasil dividido por estados e imprimir;
Pesquisar os estados que pertencem a cada uma das regiões e suas capitais, criando uma legenda com cores para identificar cada região. Todos os alunos deverão colocar a cor amarela na região nordeste;
III
Pesquisar sobre as lendas do folclore brasileiro e destacando as lendas da região nordeste, imprimir e colorir, separando as lendas por região brasileira, confeccionando um pequeno livrinho;
Se você tiver curiosidade também pode acessar este link folclore das outras regiões , e assim conhecer as manifestações folclóricas do nosso país, certamente enriquecerá o seu conhecimento.
IV
Pesquisar sobre outras manifestações folclóricas. Nesta atividade cada aluno deverá dar um único exemplo de cada manifestação.
Depois da pesquisa individual sobre o folclore brasileiro na internet e buscando as informações nos hiperlinks sugeridos, a professora sorteará uma manifestação folclórica para cada grupo de 4 crianças, que juntos deverão buscar no site do youtube vídeos que exemplifiquem cada manifestação folclórica e apresentará para a classe em data show e/ou preparar uma apresentação da manifestação folclórica do seu grupo.