16/02/2012
Maria do Perpetuo Socorro Rocha
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Faz-se necessário que haja o domínio da leitura e da escrita devido à atividade de leitura e interpretação.
Será apresentada a seguinte história da autora Sara Conn Bryant:
A Margaridinha Branca
Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram à sua porta:
_ Toc... toc...toc... Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!
_ Não, não, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;
A Chuva foi-se embora. A Margaridinha continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez à sua porta:
- Chu... Chu...chu... Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!
_ Não, não Senhor Vento. Vou ficar despenteada!
O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo até ouvir outro barulho.
- Flap... flap...flap.. Margarida, sou o Sol!Quero entrar na sua casa.
_ Não, não, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.
O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.
Mas, um dia, ela escutou três vozes alegres:
_ Toc...toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar você para ver a primavera!.
A Chuva pegou a mão direita da Margaridinha, o Sol pegou a mão esquerda, o Vento soprou de mansinho e... Ó maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crianças e os pássaros cantavam:
“ A primavera chegou... A primavera chegou..”
Será feito a interpretação oral, sobre os personagens, a ordem em que eles apareceram na história, significado de algumas palavras como mansinho. Explicar oralmente através de globo terrestre e duas gravuras com os movimentos da Terra de rotação e translação, o que cada um origina. Principalmente em relação as estações do ano.
Disponível em:http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-rotacao.htm
O professor deverá realizar uma interpretação escrita, que poderá ser digitada e xerocada para os alunos:
01)Interpretando o texto:
a) Qual é o nome da história?
b) Quem é a autora?
c) Quantos parágrafos tem esta história?
d) Quem é a personagem principal da história?
e) Quais são os outros personagens da história?
f) Onde ocorreu a história?
02) Para cada personagem, a Margaridinha foi respondendo por que não ia acordar. Escreva o que ela respondeu para:
|
|
|
|
|
|
03) Numere as frases de acordo com a sequencia do texto:
( ) O Vento bate à sua porta, mas Margaridinha continuou dormindo.
( ) O Sol foi-se embora. A Margaridinha continua dormindo.
( ) Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da Terra.
( ) A Chuva bate à sua porta.
( ) A Chuva, o Vento e o Sol batem na porta de Margaridinha.
( ) Ela escutou três vozes alegres.
04) Relacione as colunas corretamente:
( 1 ) A Chuva ( ) Flap...flap...flap...
( 2 ) O Vento ( ) Chu... chu...chu...
( 3 ) O Sol ( ) Toc... toc...toc..
Os alunos deverão fazer um desenho sobre a história no Caderno de Desenho, com lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.
Durante quinze dias os alunos deverão fazer os ensaios para a dramatização da história , apresentação da dança pelas meninas da música da cantora Eliana: Primavera. Neste tempo deverão ser confeccionadas as roupas dos personagens: A Margaridinha, a Chuva, o Vento e o Sol, duas borboletas, dois besouros, quatro flores, uma joaninha, uma libélula
A dança poderá ser uma saia estampada com flores, bustiê, e confeccionar flores para colocar no rostinho de cada menina.
Também deverá ser escolhido alguns meninos para fazer os sons das vozes dos personagens quando estiverem batendo à sua porta..
Deverá ser apresentada para os alunos da escola:
a) Dramatização da história; A Margaridinha Branca
b) A dança da Música: Primavera da cantora Eliana:
Será observado os seguintes tópicos nesta aula:
ü O domínio da leitura oral e silenciosa;
ü Observar quanto a interpretação oral e escrita;
ü Se compreende o que é o começo, meio e fim de uma história;
ü Identifica os personagens principais;
ü O local em que ocorreu a história;
ü O interesse a participação de todos;
ü A desenvoltura para dramatizar e dançar.
Quatro estrelas 49 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/07/2015
Cinco estrelasgostei muito,bem desenvolvia e interessante
24/02/2015
Cinco estrelasmuito criativa , adorei a idéia e tbm estou a trabalhar a história com as crianças de primeiro ao quinto ano.
17/12/2014
Cinco estrelasgostei demais achei bem criativa acredito que pode ajudar a muitos profissionais
12/03/2014
Cinco estrelasMuito bom esse portal, faz com que possamos abrilhantar nossas aulas com essas ideias legais. Beijos!
29/01/2014
Cinco estrelasEXCELENTE. PARABÉNS
11/09/2013
Quatro estrelasÓtima sugestão para incentivar o prazer pela leitura.
15/08/2013
Cinco estrelasAchei o desenvolvimento desta aula muito boa para aplicar com as turmas de diferentes idades.
25/07/2013
Três estrelasAdorei muito criativa vc.
28/05/2013
Quatro estrelastodos os ittens foram bem desenvolvidos e bem criativos
25/04/2013
Quatro estrelasEspectacular, é uma pena que no meu país não haja um estudo tão profundo no que se relaciona a dramatizações. Parabéns
01/04/2013
Cinco estrelasexcelente, uma aula ludica explicada passo a passo. nota 10
12/03/2013
Quatro estrelasO texto e as sugestões de atividades são excelentes
03/03/2013
Cinco estrelasnossa muito boa eu aproveitei e adaptei p os meus alunos de maternal fazendo com palitos de picolé eles vao adorar obrigada
17/02/2013
Quatro estrelasParabéns, gostei bastante da idéia e vou tentar adaptar para trabalhar em Sala de Recurso. Obrigada pela contribuição. Lúcia dos Anjos
13/10/2012
Cinco estrelasÓTIMA. MUITO CRIATIVA, BEM ESTRUTURADA, EXPLICADA PASSO A PASSO E PODE SER EXPLORADA EM DIVERSOS TEMAS;
10/10/2012
Cinco estrelasexcelente!!!! Aula dinâmica e lúdica..
22/09/2012
Cinco estrelasAdorei o texto sobre a primavera e as atividades estão de acordo.Vou aplicar na minha série.
14/07/2012
Cinco estrelasMaravilhosa esta aula. Vou aproveitar demais!
10/04/2012
Quatro estrelasParabéns pelo trabalho!
09/04/2012
Quatro estrelasMuito interessante. Trabalhamos assim também na minha Escola. Continue brilhando!
07/04/2012
Cinco estrelasparabéns!Maria do Perpetuo,criativo.
29/03/2012
Cinco estrelasoi...parabéns sobre a aula amei! pretendo aplicar na minha turma de 2 ano...e fazer algumas adaptações para meus alunos da educaçao infantil 4 anos...abraços!
27/03/2012
Cinco estrelasApaixonei! Realmente as crianças nesta faixa etaria são vivas a e participativas, e gastar toda a energia que as mesma possuiem na construção do conhecimento é fantástico.
25/03/2012
Cinco estrelasAdorei, posso garantir que vou fazer bastante uso das sugestões aplicando na sala de aula e aprendendo cada vez mais.
23/03/2012
Cinco estrelasParabéns, muito criativa sua ideia.
20/03/2012
Cinco estrelasMuito criativa.Excelente.
20/03/2012
Cinco estrelasExcelente.
20/03/2012
Cinco estrelasMuito interessante! Assisti as apresentações foi show! Parabéns, excelente.
20/03/2012
Cinco estrelasÉ bom ver que na escola as crianças se divertem aprendendo. Excelente!
20/03/2012
Três estrelasMuito boa sua aula.
20/03/2012
Cinco estrelasParabenizo a professora por esta excelente aula, muito bom!!!!
20/03/2012
Cinco estrelasOla Professora. Jesus te Ama. Que saudade foi ver este projeto, me senti nele,porque quando lecionava no CBJ, foi um trabalho parecido com a música Asas Branca, quando vi as crianças fantasiadas fiquei muito feliz de relembrar tudo de novo.Parabéns pelo projeto interdiciplinar.
14/03/2012
Cinco estrelasparabéns
13/03/2012
Cinco estrelasMuito bom, fazer com que o momento proporcione outros conteúdos de de forma lúdica.
13/03/2012
Cinco estrelasgostei muito desta metodologia
12/03/2012
Cinco estrelasParabéns, professora Maria do Perpétuo. Adorei! Pois é uma aula que realmente atende aos padrões atuais, ou seja, é uma aula que faz realmente com que o aluno reflita sobre o que está sendo ensinado. Um grande abraço! Até breve
11/03/2012
Quatro estrelasGoatei. Bem objetiva, interdisciplinar:português, ciências, música, dança, teatro, incluindo cenagrafia, que poderia ser citada para o aluno. Só não achei muito bom as meninas usarem bustiê, pois há alunas que, por questões de criação familiar ou religiosa, se restringiriam de participar, se não lhes fosse permitido outras alternativas, mas é muito boa a idéia. O tempo de preparo também é ideal. Parabéns Maria!
05/03/2012
Cinco estrelasA elaboração da respectiva aula, apresenta conteúdos aos quais, tanto aluno como professor podem expandir de forma clara e divertida a interligação entre as disciplinas, assim também como o aprendizado.As atividades feitas dessa maneira, além de despertar maior interesse dos alunos, torna-se mais fácil a assimilação dos conteúdos.Parabéns a Professora Maria e obrigada pelas sugestões. A sua atividade é excelente!
04/03/2012
Quatro estrelasNossa! Eu fiquei maravilhada com os detalhes de planejamento da aula, toda a metodologia é muito rica, acredito que dá pra se obter ótimos resultados.
03/03/2012
Cinco estrelasParabéns
02/03/2012
Quatro estrelasaula bastante interessante. gostei muito
01/03/2012
Cinco estrelasNossa! Amei a história, uma dica também seria contar a história cantando. Linda, adorei, ótima para dramatizar. Parabéns
27/02/2012
Quatro estrelasotimo, o que eu precisava no momento. obrigada
26/02/2012
Três estrelascontinui levando os alunos a vivenciar os testos.
26/02/2012
Quatro estrelasMuito interessante essa estrtégia, achei muito rica trabalhar uma história em diversas fases, o que possibilita´ra um aprendizado mais fundamentado e criativo. Parabéns!!!
25/02/2012
Quatro estrelasGostei muito do texo,ele divide-se em momentos e isto é importante realizar várias aulas com o mesmo texto!!!Achei a idéia muito boa!!!
25/02/2012
Cinco estrelasParabéns pela criatividade e competência
23/02/2012
Quatro estrelasAdorei à aula, os recursos foram muito criativos e as atividades com as sílabas das palavras do texto.
21/02/2012
Cinco estrelasAdorei... vou fazer com o meu 3º ano...Obrigada pela ideia!