Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias Infantis:Leitura e dramatização

 

16/02/2012

Autor e Coautor(es)
MARIA DO PERPETUO SOCORRO ROCHA
imagem do usuário

BRASILIA - DF EC 43 DE CEILANDIA

Maria do Perpetuo Socorro Rocha

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver melhor a leitura e escrita;
  • Desenvolver a capacidade de interpretar textos;
  • Desenvolver a sua expressão corporal;
  • Desenvolver a capacidade de memorização;
  • Desenvolver a criatividade artística;
  • Conhecer sobre os movimentos da Terra e os eles originam.  

 

Duração das atividades
A aula deverá ocorrer em quatro momentos em 3 horas. Mas devido aos ensaios para a dramatização, a dança, confecção das roupas, serão em 15 dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Faz-se necessário que haja o domínio da leitura e da escrita devido  à  atividade de leitura e interpretação.

Estratégias e recursos da aula

 

1º momento:

 

Será apresentada a seguinte história da autora Sara Conn Bryant:

 

A  Margaridinha Branca

            Margaridinha  Branca dormia na sua casa, embaixo da terra. Um dia, bateram à sua porta:

            _ Toc... toc...toc... Margarida, sou a Chuva! Quero entrar na sua casa!

            _ Não, não, Dona Chuva. Vou ficar toda molhada;

            A Chuva foi-se embora. A  Margaridinha  continuou dormindo. Passou o tempo. Bateram outra vez à sua porta:

            - Chu... Chu...chu... Margarida, sou o Vento! Quero entrar na sua casa!

            _ Não, não Senhor Vento. Vou ficar despenteada!

            O Vento foi-se embora. A margaridinha continuou dormindo até ouvir outro barulho.

            - Flap... flap...flap.. Margarida, sou o Sol!Quero entrar na sua casa.

            _ Não, não, Senhor Sol. Vou ficar toda queimada.

            O Sol foi-se embora. A Margaridinha continuou o seu sono.

            Mas, um dia, ela escutou três vozes alegres:

            _ Toc...toc..chu..chu..flap..flap..Margarida somos  a Chuva, o Vento e o Sol! Viemos buscar você para ver a primavera!.

            A Chuva pegou  a  mão  direita da Margaridinha, o Sol pegou a mão esquerda, o Vento soprou de mansinho e... Ó maravilha! Margaridinha estava num jardim cheio de flores. As crianças e os pássaros cantavam:

            “ A  primavera chegou... A primavera chegou..”

2º momento:

Será feito a interpretação oral, sobre os  personagens, a ordem em que eles apareceram na história, significado de algumas palavras como mansinho.  Explicar oralmente através de  globo terrestre e duas gravuras com os movimentos da  Terra de rotação e translação, o que cada um origina. Principalmente em relação as estações do ano.

                                translação3  rotação 6

Disponível em:http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm

                         http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-rotacao.htm

3º momento:

O professor deverá realizar uma interpretação escrita, que poderá  ser  digitada e xerocada para  os  alunos:

01)Interpretando o texto:

a) Qual  é o nome  da história?

b) Quem é a autora?

c) Quantos  parágrafos tem esta história?

d) Quem é a personagem principal da história?

e) Quais são  os  outros personagens da história?

f) Onde ocorreu  a história?

  02) Para cada personagem, a Margaridinha foi respondendo por que não ia acordar. Escreva o que ela respondeu  para:

 

 

chuva

 

 

vcento

 

sol

 

 

 

03) Numere as frases de acordo com a sequencia do texto:

(      ) O Vento bate à sua porta, mas Margaridinha continuou  dormindo.

(      )  O Sol  foi-se embora. A Margaridinha continua dormindo.

(      )  Margaridinha Branca dormia na sua casa, embaixo da Terra.

(      ) A  Chuva bate à  sua porta.

(      )  A Chuva, o Vento e o Sol batem na porta de Margaridinha.

(      ) Ela  escutou três  vozes  alegres.

04) Relacione as colunas corretamente:

      (   1  )  A Chuva                        (       ) Flap...flap...flap...

      (   2  ) O Vento                         (       ) Chu... chu...chu...

      (   3  ) O Sol                              (       ) Toc... toc...toc..

 

4º momento:

Os alunos  deverão fazer  um desenho sobre a história  no  Caderno de Desenho, com lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.

5º momento:

Durante  quinze  dias os alunos deverão fazer os ensaios  para a dramatização da história ,  apresentação da dança pelas meninas da música da cantora Eliana: Primavera. Neste tempo deverão ser confeccionadas as roupas  dos personagens: A Margaridinha, a Chuva, o Vento e o Sol, duas borboletas, dois besouros, quatro  flores, uma joaninha, uma libélula

A dança poderá ser uma saia estampada com flores, bustiê, e confeccionar flores para colocar no rostinho de cada menina.

Também deverá ser escolhido alguns meninos para fazer os sons das vozes dos personagens quando estiverem batendo à sua porta..

6º momento:

Deverá ser apresentada  para  os   alunos da escola:   

a) Dramatização da história; A Margaridinha Branca

 

     foto      foto12

 

        foto6  foto28

 

 b) A dança da Música: Primavera da cantora Eliana:

      

foto25  foto8

  foto27  foto17

 

    

Recursos Complementares
Avaliação

 

Será  observado os seguintes tópicos nesta aula:

ü  O domínio da leitura oral e silenciosa;

ü  Observar quanto  a interpretação oral e escrita;

ü   Se compreende o que é o começo, meio e fim de uma história;

ü    Identifica os personagens principais;

ü   O local em que ocorreu a história;

ü   O interesse a participação de todos;

ü   A desenvoltura para dramatizar e dançar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 47 classificações

  • Cinco estrelas 30/47 - 63.83%
  • Quatro estrelas 14/47 - 29.79%
  • Três estrelas 3/47 - 6.38%
  • Duas estrelas 0/47 - 0%
  • Uma estrela 0/47 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.