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Vamos fazer uma "Casa Sonolenta" e brincar de contar histórias?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 • Ouvir e contar histórias;
 • Construir coletivamente uma caixa de histórias para o grupo;
 • Brincar de contar histórias utilizando a caixa como recurso;
 • Experimentar novos enredos para a mesma história;
 • Compartilhar de um espaço de expressão entre crianças e adultos, através da contação de histórias;
 • Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;
 • Manipular livros de literatura infantil;
 • Conversar sobre a história escutada;
 • Recontar a história à sua maneira.

Duração das atividades
1º Momento: 20 min. 2º Momento: Três etapas para picar o papel. Aproximadamente 10 min para cada uma. Três etapas para a colagem (papietagem). Aproximadamente 15 min para cada uma (crianças de 2 e 3anos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Literatura Infantil: Caixa de História
 
        Professor, esta aula poderá ser executada com crianças de faixa etária compreendida entre 02 e 04 anos de idade, considerando as devidas adaptações. A duração da atividade é um fator importante de ser observado, sabemos que em geral as crianças menores têm um tempo menor de concentração.


1º Momento: Apresentação da História

         Este primeiro momento será dedicado à narração da história. Escolhemos o livro “A Casa Sonolenta”, porque as crianças nesta idade ficam encantadas com histórias que apresentam repetições.
         Professor, outros livros poderão ser explorados, este é apenas um exemplo. Esta foi a nossa experiência.
         Organize um espaço aconchegante para que este momento possa acontecer de maneira especial. Poderá ser uma roda, as crianças sentadas sobre um tapete ou sobre almofadas.
         Professor, lembre que antes de contar uma história é fundamental que se tenha feito algumas leituras prévias, no sentido de estabelecer uma familiaridade com o texto antes do trabalho com as crianças. O momento de contar uma história, por mais simples que pareça, deve ser cuidadosamente preparado.
         Depois de as crianças ouvirem a história, será importante um tempo para que possam expressar suas emoções e impressões. Um tempo para relembrarem os personagens sonolentos e recontarem a história. Para isso, as crianças deverão ter a oportunidade de manusear o livro e ler as imagens, o que as possibilitará mudar o enredo e criar outras histórias.  Professor, observe o ritmo de cada grupo e o tempo de envolvimento das crianças na atividade.
         Da história contada, outros momentos poderão surgir. Em nossa experiência, a história derivou um projeto na sala de artes: A construção da “Casa Sonolenta” com seus elementos e personagens.

                                     Imagem da capa do livro

              Casa Sonolenta 1

Fonte :http://miltonribeiro.opsblog.org/2009/11/04/um-certo-livro-infantil/ - acesso em 06/11/2011.

2º Momento: A construção da casa sonolenta.

        Professor, para construção da casa, organize um espaço adequado para trabalhar com papietagem.
        Separe uma caixa de papelão com tampa (tamanho médio) e prepare os materiais.

Materiais Necessários:
 • Cola caseira;
 • Papel kraft rasgado em pequenas tiras.

Receita da cola caseira:
 • 01 (um) litro de água fria;
 • 06 (seis) ou 07 (sete) colheres de sopa de farinha de trigo;
Leve ao fogo os ingredientes, mexendo sempre, para, depois de cozida, acrescentar gotas de vinagre para maior durabilidade da cola.
 
         As crianças irão cortar o papel kraft em pequenas tiras. Escolhemos este tipo de papel (mais grosso), porque nosso objetivo é reforçar a caixa, além de dar a ela uma nova cobertura.
         Com crianças pequenas, as etapas de cortar o papel e depois colá-lo sobre a caixa, deverão ser realizadas em dias diferentes, a fim de não ultrapassar o tempo delas de  envolvimento e concentração.
         Depois de cortado o papel, separe-o para ser utilizado num outro dia. Será importante comunicar cada etapa do trabalho para as crianças. Na execução da próxima etapa, recupere a anterior para que as crianças entendam e acompanhem o processo. O resultado final não deverá levar muito tempo ou corre-se o risco de o projeto perder o sentido para o grupo.
         Num próximo encontro, busque o papel picado e então será a vez da colagem. Coloque a caixa no centro de uma mesa, organize as crianças em volta e dê início ao trabalho de papietagem. As crianças passam a cola no papel e depois depositam sobre a caixa, até completar uma camada em volta desta.
         A técnica de papietagem consiste em colar papel sobre papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superfície dura. Para que o trabalho de papietagem tenha maior êxito, será importante deixar secar cada camada para aplicar uma próxima. Neste projeto, realizamos três etapas de colagem, em dias diferentes.
         Professor, é importante que as crianças possam se lambuzar com a cola, faz parte do processo e é o mais gostoso. Não vamos massacrar o prazer das crianças no contato e envolvimento com o material, em busca de um resultado pré-definido pelo adulto. Não será necessário que todas as crianças do grupo estejam envolvidas na atividade ao mesmo tempo. Um ponto fundamental para o trabalho com crianças pequenas é a organização de espaços e atividades paralelas no sentido de garantir o atendimento as especificidades e ritmos das crianças.

3º Momento: Pintura da caixa/casa.

         A caixa será a Casa Sonolenta. Para esta sessão de pintura, recorremos ao livro e retomamos a história. As crianças pequenas adoram ouvir a mesma história muitas vezes.
         Observando as imagens do livro, as crianças identificaram que a cor da casa era em tons de azul e foi assim que decidimos pintar nossa casa (caixa): também de azul.
         Professor, para este momento, organize um espaço adequado para a pintura da caixa.
Materiais necessários:
 • A caixa;
 • Pincéis, um para cada criança;
 • Tintas (em nosso caso, utilizamos diferentes nuanças de azul).
        Depois de organizados o espaço e o material, mãos à obra!!! Coloque a caixa no centro da mesa, e as crianças, em volta dela, vão realizando a pintura coletivamente. Professor, se o número de crianças do grupo for grande, deverá ser feita mais de uma caixa. Outra alternativa (no caso, de um grupo maior) será dividir as diferentes tarefas em pequenos grupos, de modo que um grupo pinta a caixa e os outros pintam os mobiliários.


4º Momento: Construção do mobiliário/cama.

         Para a nossa casa, fizemos apenas a cama, que é o mobiliário de maior referência na história.
         Professor, construa a cama com caixas pequenas e de um tamanho que caiba dentro da caixa (casa) fechada. Utilize uma caixa para representar a cabeceira e outra, para o colchão. Cole uma caixa na outra com fita crepe e posteriormente realize o processo de papietagem em duas etapas. Terminado o trabalho de papietagem, avance para a pintura exatamente como foi feito com a casa.
         Para a pintura da cama, nosso grupo escolheu a cor marrom, orientados pelas imagens do livro.

5º Momento: Elaboração dos personagens.

         Para a elaboração dos personagens, confeccionamos apenas a vovó, o menino e o ratinho. Os outros animais foram pesquisados na escola, entre os brinquedos, e adaptados para nossa caixa de história.
        As crianças maiores ajudaram na confecção da vovó e do menino, e o ratinho foi feito em tecido, pela professora do grupo.
        Os bonecos (vovó e menino) poderão ser feitos com tampa de garrafa, revestidos de tecido e amarrados, para representar a cabeça. O corpo, os braços e as pernas poderão ser feitos com tecidos trançados e amarrados com barbante ou tiras de tecido. Depois de pronta a estrutura do boneco, pinte o rosto de cada personagem para representar os olhos, o nariz e a boca. Prepare roupas para vesti-los.
Material necessário:
 • Tampas de garrafa ou de potes plásticos;
 • Retalhos e tiras de tecido;
 • Barbante;
 • Canetas para pintura em tecido (para o desenho do rosto)

6º Momento: Brincando e contando histórias com a caixa.

                                                                                                A Casa Sonolenta

                                                              Casa Sonolenta 2  

                                         Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

Casa Sonolenta 2         Casa Sonolenta 3

                                 Foto 2 e 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 

         Depois de pronta a caixa, desfrute com o grupo de uma divertida história. Neste momento, as crianças poderão não apenas ouvir o enredo original, mas, também, manusear os personagens, imaginando e criando diferentes aventuras.

Algumas Contribuições:

 • O projeto de construção de caixas de histórias com as crianças favorece o encontro com outros grupos.
 • As caixas criadas por um grupo circulam por toda a escola, por meio de empréstimos.
 • É também uma forma de incrementar o acervo da escola com mais um material pedagógico literário. (As caixas poderão ser guardadas na biblioteca e serem reutilizadas em diferentes anos letivos).

 

Recursos Complementares

Livro - A casa Sonolenta
WOOD, Audrey. A Casa Sonolenta. São Paulo: Ática, 2005.
Sobre Literatura Infantil
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
 

Avaliação

         Acompanhar e compreender a vitalidade presente no processo de desenvolvimento infantil é essencial para pensar e redimensionar o fazer pedagógico.  O conhecimento sobre cada criança é construído num movimento dinâmico de idas e vindas e exige do professor um olhar atento e cuidadoso para as especificidades das expressões infantis no cotidiano da escola.
        Durante a aplicação do projeto, será pertinente observar o quanto, nós professores, investimos para contribuir com o desenvolvimento da capacidade criativa das crianças.
        Observar a disposição do grupo de ouvir e contar histórias e de compartilhar um espaço de expressão entre crianças e adultos, por meio da contação de histórias.
 

Opinião de quem acessou

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