Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Características gerais da Antiguidade Oriental - UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar a Antiguidade Oriental;
  • Descrever os principais povos da região do antigo Oriente;
  • Identificar as religiões, organizações sociais, organização política e econômica dos principais povos do antigo Oriente.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula não será necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook/UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - O MUNDO ANTIGO ORIENTAL

Professor, através do texto e mapas abaixo, os alunos conhecerão a localização das primeiras civilizações da antiguidade oriental e compreenderão que as primeiras grandes civilizações, das quais temos notícia, organizavam-se sob aspectos muito semelhantes, como a agricultura baseada nos grandes sistemas de irrigação e o poder político sustentado pela religião, por isso ficaram conhecidas como “teocracias de regadio”.

Observação: Para a realização desta atividade os alunos poderão contar com a ajuda do professor da disciplina de Geografia, que poderá contribuir no trabalho de compreensão dos mapas das primeiras civilizações da antiguidade oriental.

TEXTO: O MUNDO ANTIGO ORIENTAL

“As primeiras Civilizações do período histórico, são as Civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental, que incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas, os hindus e os chineses. (...) Essas sociedades apresentavam como características em comum:
poder político com forte conotação religiosa, por isso denominado “teocracia” (teo, “deus”, cracia, “poder”); economia baseada na agricultura; regime de trabalho servil, mas que também utilizava o trabalho escravo; (...) Um dos primeiros territórios onde se desenvolveram essas sociedades, forma um contorno parecido com o quarto crescente da fase lunar, uma espécie de meia-lua. Exatamente por causa desse formato, a região recebeu o nome de “crescente fértil”(...)”

Disponível em: http://carloshistoria.blogspot.com/2006/09/antiguidade-oriental.html

Acesso em 07/11/2011.

MAPAS:

1.

mapa 1

Disponível em: http://marcelaohistoria.blogspot.com/2011/03/revisaozao-antiguidade-oriental.html

Acesso em 07/11/2011.

2.

mapa 2

Disponível em: http://www.ohistoriador.com.br/site/wp-content/uploads/2011/02/Primeiras-civiliza%C3%A7%C3%B5es.gif

Acesso em 07/11/2011.

3.

mapa3

Disponível em: http://tendarabe.com/files/historia001.jpg

Acesso em 07/11/2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto e visualização dos mapas.

2- Sugira aos alunos que, em duplas, respondam, no KWord, algumas questões sobre o texto e os mapas:

a) Cite os nomes das primeiras civilizações que fazem parte do Mundo Antigo Oriental.

b) Quais eram as características comuns das primeiras civilizações?

c) Onde ficava localizado o Crescente Fértil?

d) Explique por que o nome Crescente Fértil.

e) Por que estas primeiras civilizações são chamadas de fluviais?

f) Que países atuais aparecem demarcados no mapa?

g) Cite os locais por onde Abraão e Moisés, personagens bíblicos, percorreram em seu tempo.

h) Em sua opinião, por que estas primeiras civilizações se tornaram tão prósperas?

3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

4- Professor, peça aos alunos que acessem o link do mapa abaixo para visualizá-lo em seu netbook. Depois, os alunos, em trios, deverão, no KoulorPaint, salvar a imagem e seguir o roteiro proposto:

mapa 4

Disponível em: http://adenird.blogspot.com/2011/03/atividade-3-e-4-fase-jgl.html

Acesso em 07/11/2011.

ROTEIRO:

a) Crie um título para o mapa.

b) Identifique e inclua no mapa os seguintes nomes: MESOPOTÂMIA, FENÍCIA, PALESTINA, EGITO, ÁSIA MENOR E ARÁBIA.

c) Inclua no mapa o nome da região rosada.

d) Inclua no mapa os nomes dos principais rios da região denominada Crescente Fértil.

e) Crie uma legenda para o mapa.

5- Todos os trios deverão socializar o seu mapa com todos da turma.

pesquisa

6- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa respondendo as questões abaixo:

a) O que é civilização?

b) Como a civilização começou?

c) Onde se localizava a primeira cidade, Uruk?

d) Como era organizada a primeira cidade?

e) A cidade de Uruk ainda existe?

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

7- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

II - AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS CIVILIZAÇÕES DO MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO

 

Professor, o chamado modo de produção asiático, que teve início em 2500 a.C., na Idade Antiga, caracteriza os primeiros Estados surgidos na Ásia Oriental, Índia, China e Egito. Desta forma, no texto e vídeo abaixo, os alunos compreenderão as principais características do modo de produção asiático comum às civilizações da Antiguidade Oriental. Além disso, essas sociedades também podem ser consideradas sociedades hidráulicas, pois também dominaram técnicas de drenagem e utilização da força de rios para agricultura.

TEXTO: Modo de produção asiático

“O chamado modo de produção asiático caracteriza os primeiros Estados surgidos no Oriente Próximo, Índia, China e África. A agricultura, base da economia desses Estados, era praticada por comunidades de camponeses presos à terra, que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam submetidos a um regime de servidão coletiva. Todas as terras pertenciam ao Estado, representado pelas figuras do imperador, rei ou faraó que se apropriavam do excedente agrícola (produção que supera o consumo imediato), distribuindo-o entre a nobreza, formada por sacerdotes e guerreiros.(...)”

Disponível em: http://carloshistoria.blogspot.com/2006/09/modo-de-produo-asitico.html

Acesso em 07/11/2011.

video

 

video 1

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ce6kaIFNW7Y&feature=related

Acesso em 07/11/2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links  acima para leitura do texto na íntegra e visualização do vídeo.

2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:

a)      Quais são as 9 civilizações da Antiguidade Oriental?

b)      Por que o surgimento das primeiras civilizações está diretamente ligada ao surgimento da agricultura?

c)      Por que as sociedades da Antiguidade Oriental são consideradas hidráulicas?

d)     O que eram os canais de irrigação?

e)      Explique por que as civilizações da Antiguidade Oriental eram teocráticas.

f)       Qual a importância da escrita para as primeiras civilizações?

3- Sugira aos alunos, em duplas, que escrevam no  KWord um pequeno texto sobre as características das civilizações da Antiguidade Oriental.

 

Hidráulicas

Terras

teocrático

Canal de irrigação

Estados

Escrita

Agricultura

Servidão

Lei

4- Socialize os textos das duplas com todos da turma.

5 - O desenvolvimento das primeiras civilizações ocorreu ao longo de rios, o que demonstra a extrema dependência das sociedades humanas antigas em relação à natureza e aos recursos que o meio ambiente podia oferecer. Atualmente, constatamos que o homem tem, em prol do desenvolvimento, desmatado o meio ambiente. Desta forma, proponha aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, façam uma pesquisa seguindo o roteiro abaixo:

a) Peça aos grupos que leiam o texto: Quanto custa a destruição do meio ambiente? Disponível em:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quanto-custa-a-destruicao-do-meio-ambiente. Acesso em 07/11/2011.

b) Os grupos deverão discutir sobre as principais informações trazidas pelo texto.

c) Cada grupo deverá montar uma apresentação sobre a relação do Homem com a Natureza e as principais diferenças dessa relação nas civilizações da Antiguidade Oriental em relação aos nossos dias.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

6- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

Tendo como referência os resultados dos alunos sobre a pesquisa acima realizada, proponha que os alunos realizem uma campanha sobre a temática: A preservação do Meio Ambiente. Eles poderão criar cartazes sobre a temática e, ainda, criar um blog da turma sobre a importância de preservar o meio ambiente postando imagens da Campanha desenvolvida na escola.

Para informações e sugestões a respeito de como montar um blog, acesse o link:http://comomontarseublog.blogspot.com/2009/08/como-criar-um-blog-no-blogspot-passo.html

Observação: Para a realização desta atividade os alunos poderão contar com a ajuda dos professores das disciplinas de Ciências e Geografia, que poderão contribuir no trabalho de compreensão da importância da preservação do meio ambiente.

 

III - PRINCIPAIS POVOS DA REGIÃO DO ANTIGO ORIENTE

Professor, as primeiras civilizações são caracterizadas pelo modo de produção asiático. Caracteriza tal modo de produção o desenvolvimento da agricultura irrigada praticada nas terras cultiváveis, à margem dos grandes rios. Em torno do controle das águas surgem as civilizações. O Estado controlava a vida social e os esforços individuais, possuindo ainda as terras e dirigindo os habitantes. Os agricultores eram presos à terra num regime de servidão coletiva e pagavam impostos ao Estado. Nesta atividade os alunos conhecerão as principais civilizações do antigo Oriente.

TEXTO: Antiguidade Oriental

"As principais civilizações da Antiguidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Os cretenses, apesar de estarem localizados no ocidente, apresentam características comuns a outros povos da Antiguidade oriental."

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/antiguidade-oriental-1.php

Acesso em 07/11/2011.

SLIDES:

quadro

Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/19822683/Civilizacoes-da-Antiguidade-Oriental

Acesso em 07/11/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links acima para leitura e visualização dos slides.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Cite os aspectos comuns das civilizações do Antigo Oriente.

b) Cite a principal diferença dos Hebreus em relação às outras civilizações do Antigo Oriente.

c) Qual a diferença entre monoteísta e politeísta?

d) Explique o que eram as Cidades-Estados.

e) Cite as principais contribuições culturais das civilizações do Antigo Oriente.

f) Elabore um pequeno texto sobre os principais povos da região do antigo Oriente.

3- Ao final, todos os alunos  deverão socializar suas respostas e os seus textos.

4- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre as principais civilizações do Antigo Oriente. Cada grupo ficará com uma civilização abaixo indicada.

Mesopotâmia

Egito

Hebreus

Fenícios

Persas

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

6- Tendo como referência o texto e os slides e o que neles foi explicado, sugira aos alunos que, em trios, criem no  KolourPaint uma charge sobre as civilizações do Antigo Oriente.

7-Todos os trios deverão socializar suas charges com a turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

 O processo de surgimento das primeiras cidades - UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31194

Todos os links foram acessados em 07/11/11.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros, criação de mapa, campanha educativa, blog e charge.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • antonia, Colégio Estadual Luís Eduardo Magaçlhães , Bahia - disse:
    antonia.alcantara@hotmail.com

    29/03/2013

    Cinco estrelas

    A aula é uito boa,cntribuindo para um conhecimento mais amplo dos alunos em relação ao tema e o melhor com recursos que os alunos possuem muita habilidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.