Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Puberdade: o que está acontecendo comigo?

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender que a puberdade é um período peculiar da vida de todo ser humano, no qual o corpo passa por inúmeras e importantes transformações.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos dos aspectos anatômicos do corpo humano e que já estejam alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!


OBSERVAÇÃO

Antes de começar a aula o professor deverá relatar aos alunos que durante ela será passado uma caixinha, e que nesta eles poderão colocar suas dúvidas sobre o assunto que será abordado. É importante o professor comentar que eles não precisam se identificar nas perguntas a serem feitas e colocadas na caixinha.

MOTIVAÇÃO

Para iniciar a aula o professor poderá passar um vídeo (Fig. 1), de 4 minutos e 4 segundos, aos alunos intitulado “matéria puberdade” (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4atXpLWGNNI).

Figura 1 – Matéria puberdade

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá perguntar a opinião dos alunos sobre ele, verificando se concordam ou não com o que foi falado neste. É importante destacar, neste momento, que a puberdade é um período de mudanças físicas, psicológicas e sociais, sendo uma fase natural e relevante do desenvolvimento humano, pela qual todos, sem exceção, passam.

Posto isto, o professor apresentará um segundo vídeo, de 2 minutos e 33 segundos, denominado “Vida adolescente” (Fig. 2), disponível na internet no site:
http://www.youtube.com/watch?v=ELtT0K87r8k&feature=related

Figura 2 –Memórias de adolescente

ATIVIDADE 1

Após os alunos assistirem o vídeo, sugerimos que o professor entregue a letra da música, apresentada neste, para os alunos.

Letra da Música: Vida de Adolescente
Composição: Mauricio Masuda

Vida de Adolescente
Composição: Mauricio Masuda
Eu vou curtir minha vida
Literalmente de uma forma decente
Sou jovem e não gosto de ir a escola
Todos me dizem que eu sou adolescente
Gosto de ir a praia a qualquer hora
Tocar guitarra também trás prazer
Dou umas cantadas no portão da escola
Nas gatinhas que sempre vou ver
Não durmo cedo pois a noite é uma criança
Eu saio sempre pra me divertir
Não durmo cedo pois a noite é uma criança
As vezes não sei aonde ir...

Eu vou curtir minha vida
Literalmente de uma forma decente
Sou jovem e não gosto de ir a escola
Todos me dizem que eu sou adolescente
Eu dançar , cantar e arrazar
Pois a vida é feita pra se amar
Com uma gata muito estonteante
Usando um perfume exitante
Eu sempre me aventuro noite a dentro
Faço loucuras de arrepiar
Pego o carro do meu pai escondido
E com minha gata saio pra namorar

Fim de semana tem Lual lá na praia
Em Niterói na praia de Itaquá
Vai muita gata queimadinha de praia
Não dá nem pra imaginar
Eu levo a vida de uma forma legal
Apenas quero aproveitar
Cada minuto da minha vida
Pra amar e amar .... Pra amar e amar

Neste momento, o professor deverá discutirá com os alunos o conteúdo da música, indagando a opinião deles quanto a mesma, se há aspectos que diz respeito a vida do adolescente, e quais são eles. O intuito desta atividade é estimular a reflexão dos alunos quanto a esta temática - a Adolescência!

Sugerimos que, em seguida, o professor deverá solicitar que os alunos es crevam numa folha quando perceberam o início da puberdade, e como se sentiram. Eles devem encontrar, durante a realização desta atividade, um espaço afável e acolhedor, de maneira a sentirem-se à vontade para refletirem acerca deste período

A seguir, o professor escreverá na lousa os aspectos que os alunos elencarem como positivos e negativos da puberdade, iniciando um bate-papo com os mesmos, tentando auxiliá-los a perceber a importância dessa fase da vida.

Após, o professor deverá pegar a caixinha e começar a discutir, aos poucos, as perguntas feitas pelos alunos.  É imprescindível que ele não aponte quem as escreveu, de maneira a garantir o anonimato e preservar os alunos. Dessa forma, o procedimento que o professor pode adotar é: retirar uma pergunta da caixinha, lê-la em voz alta e explicá-la. Caso ele não saiba, pode relatar aos alunos que procurará a resposta e em outra ocasião discutirá com eles. O professor pode também encontrar alguma pergunta constrangedora. Sendo assim, ele deve tentar responder de forma descontraída aos alunos, aproveitando da ocasião pode comentar o tanto que o assunto é polêmico, gerando até mesmo brincadeiras.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades (apresentação do recurso e pesquisas sobre o tema) e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • isabelle, e.e professor janeiro da fonseca , Rio de Janeiro - disse:
    isabelle-r-costa@hotmail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    gostei pois ela vai me ajudar a viver essa porcaria de puberdade minha amiga comprou varios livros e estou pesquisando para ficarmos com este assunto na ponta da lingua e que isso acabe logo.VALEU Rs Rs Rs...


  • Miguel de Souza Jesus, ESC MUL URSINO SOUZA RAMOS , Sergipe - disse:
    jesus.miguel@bol.com.br

    22/09/2010

    Três estrelas

    A aula é bem dinâmica,pois deixa os alunos menos constrangido para fazerem as perguntas que de outra forma não seriam feitas e deixa o professor mais avontade para responder sem direcionar as respostas


  • Maria Cristina Navarrete Néris, E.E. Ana Maria de Souza , Mato Grosso do Sul - disse:
    navar.reth@hotmail.com

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, uma maneira de aprendizagem bem criativa e que estimula os alunos a ficarem mas interessados no assunto e ao mesmo tempo sem se sentirem constrangidos para realizarem suas perguntas


  • Maria Luz de Fátima Rodriguez Figuera, CED 03 DO GUARA , Distrito Federal - disse:
    ninitafiguera@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Caro colega, Gostei muito, pois gosto de aula onde usamos de ferramentas diferenciadas para sensibilização. Daí surgem questionamentos e servimos como mediadores no processo da discussão. Parabéns! Suas escolhas foram muito adequadas Abraço, Prof. Luz


  • Beloni Corrêa Barreto, EEEF MARIA AURORA DO NASCIMENTO , Rondônia - disse:
    neoqav_ternurinh@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ´Há vários pontos positivos , o aluno pode interagir com o professor e os colegas sem ser identificado, isso o deixa mais a vontade. A utilização da musica os deixa mais descontraidos e os mesmos aprendem sobre o tema sem pressão


  • ERMES CHAVES SANDOVAL, ESC.EST.PIO VEIGA , Amazonas - disse:
    ermessandoval@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caro colega sua contribuição é ótima pois é desta maneira que nós professores devemos agir em sala de aula com nossas criançãs que tantas coisas tem na vagagem delas já que os meios de comunicação como as mídias ajudan-os a madurecerem em suas descobertas próprio corpo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.