20/07/2009
Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Que as pessoas nascem em decorrência de uma relação sexual.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Tiras em quadrinhos;
- Leitura de um livro: “De onde viemos”;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o Recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
Motivação
O professor deverá solicitar que os alunos se sentem em círculo e perguntar para eles se sabem como nasceram. É importante deixá-los à vontade para falar, sem os corrigir, pois o objetivo é envolvê-los nas atividades.
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá apresentar a eles uma tira da turma da Mônica (Fig. 1)
Figura 1 –Cegonha
Disponível no site: www.monica.com.br
Sugestão:
O professor pode, como sugestão, ler o livro: “De onde viemos” de autoria de Peter Mayle, Arthur Robis e Paul Walter. O livro é repleto de figuras, e o professor deve apresentá-la aos alunos, sobretudo, porque elas ilustram os assuntos tratados.
Atividade 1
Continuando, neste momento sugerimos que o professor desenvolva uma dinâmica com os alunos, a fim de consolidar os conteúdos trabalhados. Nesta, o professor deverá entregar aos alunos uma bexiga e tiras de papéis. Cada um deverá escrever suas dúvidas sobre sexo nas tiras, colocá-las na bexiga e enchê-las. Durante esta atividade o professor poderá colocará uma música para os alunos. Sugerimos a música, intitulada; “hippo and dog”, disponível em vídeo (Fig. 2) no site:http://www.youtube.com/watch?v=lJwgP44Ap9E&feature=related
Figura 2 – Hippo and dog
Depois, os alunos deverão brincar com elas, sendo que o professor deverá deixá-los à vontade para que durante um tempo movimentem as bexigas, de forma a misturá-las. Após um tempo, o professor solicitará que elas estourem as bexigas e segurem as tiras de papéis.
Cada aluno deverá pegar uma tira no chão, e assim que o professor solicitar, lê-la em voz alta, de forma que todos os colegas da sala escutem a pergunta. O professor inicialmente interrogará os demais alunos o que acham da pergunta, qual a resposta. Em seguida, os auxiliará a respondê-la.
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto. O professor pode considerar também a participação e o envolvimentos dos alunos nos debates e na realização das atividades propostas.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a ideia dessa aula, vou aplicar com meus alunos
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a desenvoltura da aula,pois sabemos que a criatividade é a alma do negocio temos que colocar nosso aluno para pensar. Uma aula estimulanete e atrativa faz com que eles participem e criem insentivo parar assimliar o conhecimento.pois o nosso maior objetivo é aprendizagem do aluno.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela iniciativa de abordar esse assunto, gostei muito.