Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As civilizações dos fenícios e hebreus - UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar, no tempo e no espaço, as civilizações dos fenícios e dos hebreus;
  • Identificar os principais momentos da história dessas civilizações;
  • Descrever a cultura, a religião e os conhecimentos científicos desses povos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as características gerais da Antiguidade Oriental.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

Atividade

I - FENÍCIOS E HEBREUS

Professor, nesta aula os alunos conhecerão os hebreus e fenícios, povos da Palestina. Muitos elementos da cultura ocidental tiveram origem na Antiguidade, principalmente com estas civilizações, como é o caso da escrita fonética e do monoteísmo.

TEXTO: HEBREUS E FENÍCIOS

“(...) Os hebreus são considerados um povo semita, ou seja, descendentes de Sem, filho de Noé. A palavra hebreu pode derivar de heber, descendente de Sem, ou “aqueles que vieram do outro lado do rio". (...) A região habitada pelos fenícios era uma estreita faixa de terra, comprida e espremida entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano. Os fenícios eram semitas, porém ao longo da história se miscigenaram largamente com os povos da região. (...)”

Disponível em: http://www.lago.com.br/colecoes/vitoriaregia/pdf_medio/hi/Visao_critica_do_passado_e_do_presente.pdf

Acesso em 10/11/11.

MAPAS:

1.

mapafeni

2.

feniciso comercio

3.

mapa hebreus

Todos os mapas estão disponíveis em: http://www.ohistoriador.com.br/site/imagens/mapas-historia-antiga/

Acessado em 10/11/11.

video

1.

video feh

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z7XH1-4gFB8

Acesso em 10/11/11.

2.

video feh2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xn0oQ6psW8M&feature=related

Acesso em 10/11/11.

1-

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links para leitura do texto e para a visualização dos mapas e vídeos.

2- Sugira aos alunos, em trios, que completem, no KWord, o quadro abaixo conforme orientação:

CIVILIZAÇÃO

FENÍCIOS

HEBREUS

Localização:

 

 

Montes:

 

 

Mares:

 

 

Chamado também de:

 

 

Política:

 

 

Economia:

 

 

Religião:

 

 

Legado:

 

 

3- Todos os trios deverão socializar suas respostas com todos da turma.

4- Com base nas informações acima, proponha aos alunos que, em duplas, elaborem um pequeno texto no KWord,  para explicar como se organizavam os povos fenícios e hebreus.

5- Sugira que cada dupla troque seu texto com outra dupla, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.

6- As principais cidades fenícias eram Biblos, Sídon e Tiro. Havia também diversas colônias fundas pelos fenícios, alguma das quais cresceram e se tornaram importantes, como Cartago. Desta forma, oriente os alunos, em trios, a criarem no KolourPaint uma linha do tempo com o período em que cada cidade fenícia mais se destacou e os fatos que mais marcaram cada uma dessas cidade fenícias.

7- Os trios deverão socializar sua linha do tempo com todos da turma.

pesquisa

8- Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo cinco integrantes, façam uma pesquisa na internet, buscando responder as questões abaixo:

Como os fenícios desenvolveram seu comércio marítimo?

Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida pelos fenícios?

Quais as contribuições que o comércio marítimo trouxe para os fenícios?

Qual foi a contribuição da civilização fenícia para a cultura e a tecnologia das civilizações orientais?

Como surgiu o alfabeto fenício?

Como era organizado o alfabeto fenício?

Por que o alfabeto fenício era chamado de fonético?

Existe alguma semelhança do alfabeto fenício com o nosso alfabeto?

Peça aos alunos que façam uma apresentação no KPresenter contendo informações e imagens das questões acima levantadas.

9- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.

II - OS HEBREUS E A TERRA PROMETIDA

Professor, por volta de 1800 a.C., a Palestina foi ocupada pelos hebreus, que são os antepassados dos atuais judeus. Nesta aula, o aluno conhecerá os períodos da história hebraica e as principais características dessa civilização.

TEXTO: A Sociedade Hebraica – Cultura, Religião, Hebreus e Economia

“Originalmente nômades, os hebreus viveram por muito tempo perto da cidade de Ur, na Mesopotâmia, até emigrarem e se sedentarizarem, por volta de 2000 a.C., na região da Palestina. (...) A formação do Estado na sociedade hebraica foi bem diferente do que ocorrera até então. Se o Egito teve um grande Estado centralizado e a Mesopotâmia inúmeras cidades-Estados, entre os hebreus vigoravam cidades independentes e autônomas, sem grande força política, embora tenham experimentado, durante curto período, a centralização do poder, com a Monarquia Hebraica. Enfim, a situação política era de indefinição, em uma região cheia de conflitos. (...)”

Disponível em: http://www.acervoescolar.com.br/a-sociedade-hebraica-cultura-religiao-hebreus-e-economia/

Acesso em 10/11/11

video

1.

hebreus

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TYbxuxPSTPA

Acessado em 10/11/11.

2.

video H

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7pQsgcACHh4&feature=related

Acessado em 10/11/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem os links do texto para leitura, e dos vídeos para assisti-los.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Qual era a localização da Terra Prometida?

b) Explique o que os hebreus tiveram que fazer para chegar à Terra Prometida.

c) Quem foram os patriarcas?

d) O que significa patriarcalismo?

e) Explique o que são as 12 tribos de Israel e qual a sua importância para a construção histórica de Israel.

f) Qual foi a importância de Moisés para os hebreus?

g) Qual a relação do Código de Hamurabi com as tábuas dos 10 mandamentos?

h) Que rei construiu o templo de Jerusalém?

i) Quais eram os dois reinos dos hebreus?

j) O que significa a palavra Diáspora?

l) Como e por que ocorreu a primeira diáspora?

m) O que é a Torá?

3- Todos os alunos  deverão socializar suas respostas com todos da turma.

4- Sugira aos alunos, em duplas, que criem no KolourPaint um infográfico, representando como era organizada uma comunidade hebraica na antiguidade.

5- Depois de feito o infográfico, oriente as duplas para que se imaginem morando em uma comunidade hebraica antiga e peça que façam um texto, no KWord, descrevendo como seria seu trabalho, sua moradia e o seu dia a dia .

6- Todas as duplas deverão socializar o seu infográfico e o seu texto com todos da turma.

pesquisa

7- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre os períodos da História Antiga dos Hebreus, abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.

Período dos patriarcas

Período dos juízes

Período da monarquia

Período do exílio

Período das dominações estrangeiras

Oriente os alunos para que, além de informações, procurem também imagens, ressaltando o inicio e o fim do período analisado, bem como os seus  principais acontecimentos.

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

8- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

 

III - A RELIGIÃO DOS HEBREUS

Professor, os hebreus foram o primeiro povo monoteísta. Eles elaboraram um pensamento religioso que influenciou o surgimento de outras religiões. Além disso, a Torá  é a principal fonte de estudo do povo hebreu e corresponde aos cinco primeiros livros da Bíblia hebraica, como veremos nos textos abaixo:

TEXTOS:

1. RELIGIÕES DO MUNDO

“O judaísmo é considerado a primeira  religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. (...)”

Disponível em: http://www.diario-da-tereza.com.br/2009/05/religioes-do-mundo.html

Acesso em 10/11/11.

2. Judaísmo - Senhor do nosso destino

“O Todo-Poderoso da fé judaica pode ser nuvem ou montanha. Como guerreiro, foi às frentes de batalha para defender seu povo. É furioso e punitivo, pacífico e benevolente. Está em todos os lugares. E vai salvar a humanidade. (...)”

Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/judaismo-senhor-nosso-destino-619201.shtml

Acesso em 10/11/11.

3. Quem escreveu a Bíblia?

“A história de Deus foi escrita pelos homens. Mas quem é o autor do livro mais influente de todos os tempos? As respostas são surpreendentes - e vão mudar sua maneira de ver as Escrituras. (...)”

Disponível em: http://super.abril.com.br/religiao/quem-escreveu-biblia-447888.shtml

Acesso em 10/11/11.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na íntegra, dos textos indicados.

2- Proponha aos alunos que, em trios, elaborem um pequeno texto explicativo, no KWord, contendo as palavras abaixo:

hebreus

Deus

monoteístas

judaísmo

Torá

Bíblia

Moisés

cristianismo

3- Os trios deverão socializar seus textos com toda a turma.

4- TRABALHANDO COM IMAGENS

a.

1

 

b.

2

c.

3

Imagens a, b e c disponíveis em:  http://www.tocadacotia.com/cultura/historia/hebreus

Acesso em 10/11/11.

d.

4

Disponível em: http://www.tempoprofetico.net/2010/08/daniel-3-vitoria-dos-hebreus.html

Acesso em 10/11/11.

e.

5

Disponível em: http://gentedefe.com/testemunhos/?p=50

Acesso em 10/11/11.

5- Professor, sugira aos alunos que acessem os links das imagens acima, referentes a passagens bíblicas, para visualizá-las em seu netbook.

Depois, os alunos devem salvar as imagens no KolourPaint  e elaborar para cada imagem um título e uma legenda bem criativa.

6- Todos os alunos deverão socializar suas imagens com todos da turma.

pesquisa

7-Apesar de partilhar algumas crenças comuns, o judaísmo e o cristianismo também apresentam importantes diferenças entre si. Proponha aos alunos que formem grupos de até quatro integrantes e que façam uma pesquisa sobre o Judaísmo e  o Cristianismo, seguindo o roteiro abaixo:

Quais as semelhanças entre o judaísmo e o cristianismo?

Quais a diferenças entre o judaísmo e o cristianismo?

Por que Jerusalém é importante para judeus e cristãos?

Quais são os monumentos em Jerusalém que representam os judeus?

Quais são os monumentos em Jerusalém que representam os cristãos?

No Brasil, há uma cidade que também é considerada sagrada para os fiéis de uma religião?

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.

8- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

9- Tendo como referência o que foi estudado e também o que diz  a Constituição brasileira, no Art. 5º, inciso VI: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias, e a aceitação dos diferentes tipos de religião existentes no mundo e na sociedade.”  Peça aos alunos, em grupos de até cinco integrantes, que façam no WxCam do seu netbook, um vídeo promovendo a tolerância religiosa.

10- Todos os grupos deverão socializar os seus vídeos com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para professores e alunos:

Alguns Alfabetos - Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7

Quem foram os fenícios? - Disponível em:  http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foram-os-fenicios

Quais são os principais grupos armados palestinos? - Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-grupos-armados-palestinos

Como rezam as diferentes religiões do mundo? - Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-rezam-as-diferentes-religioes-do-mundo

Todos os links foram acessados em 10/11/11.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, respostas aos roteiros, criação de textos, títulos e legendas, linha do tempo, infográfico e vídeo promovendo a tolerância religiosa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ariane fords, Escola Magalhaes , Minas Gerais - disse:
    ariane0720011@hotmail.com

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    eu amei esta aula nao sou professora mais quando ficar maior exercerei esta atividade


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.