01/12/2011
Vida de inseto: qual a importância da comunicação? – UCA
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Avaliar a importância das frutas na alimentação.
Explicar as propriedades nutritivas e medicinais das frutas.
Discutir o potencial econômico das frutas no Brasil.
Identificar as frutas regionais e avaliar seu potencial nutricional e econômico.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Fonte da imagem: http://www.negocioganhardinheiro.com/wp-content/gallery/fotos-1/poupar-dinheiro-fruta-epoca.jpg. Acessado em 11/11/2011.
Atividade 1- Discussão a partir de um vídeo
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o vídeo "Dieta da Juventude com frutas, verduras e legumes: Jornal Hoje" disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dj-XoVlxGeQ (acessado em 11/11/2011), que aborda a importância das frutas na alimentação, destacando alguns benefícios de uma dieta rica em frutas.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=dj-XoVlxGeQ. Acessado em 11/11/2011.
Imagem do vídeo "Dieta da Juventude com frutas, verduras e legumes"
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
Frutas servem apenas para retardar o envelhecimento?
Quanto de fruta se deve ingerir em um dia?
Como escolher as frutas para serem usadas durante o dia?
Frutas engordam? Explique.
Fonte da imagem: http://www.extrabom.com.br/upld/dicas/frutas.JPG. Acessado em 11/11/2011.
As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.
Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.
Sugestões de perguntas
Além dos exemplos mostrados no vídeo, vocês conhecem outras propriedades nutricionais e medicinais das frutas?
Quais são as frutas mais comuns no Brasil?
No território brasileiro são produzidas os mesmos tipos de frutas?
Quais são as frutas típicas da região onde moramos? Onde podemos encontrá-las?
Por que alguns tipos de frutas são mais caras e outras mais baratas?
O preço das frutas é o mesmo no decorrer do ano? Como isso acontece em nossa região?
Fonte da imagem: http://www.desdecuba.com/generaciony/wp-content/uploads/2011/05/fruto-del-maranon-anacardo.jpg. Acessado em 11/11/2011.
Atividade 2- Estudo de texto
A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem um texto de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. O sítio, como o recomendado a seguir, deverá ser fornecido, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI138031-15995,00.html. Acessado em 11/11/2011.
Registre três destaques do texto que descrevem a importância das frutas na alimentação
Quais são as características gerais das frutas que lhes conferem grande importância na alimentação diária?
Cite uma fruta de cada categoria apontada na classificação apresentada no texto que você conhece e/ou consome.
Quais são os benefícios do consumo de frutas para a saúde?
O consumo de frutas deve ser igual em diferentes faixas etárias? Explique.
Destaque uma dica de consumo de frutas que você pode incorporar aos seus hábitos alimentares
O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.
Fonte da imagem: http://www.mundomaisorganico.com.br/wp-content/uploads/2011/11/frutas_alaranjadas_jpg_pagespeed_ce_mREWSoHSiD.jpg. Acessado em 12/10/2011.
Sugerimos que o professor organize uma visita a um espaço na cidade onde são vendidas variedades de frutas como uma feira livre, um mercado, um sacolão ou mesmo uma distribuidora como, por exemplo, a CEASA.
Para isso, deverá preparar um roteiro no qual destaque aspectos a serem observados e registrados, tais como:
Quais são as frutas à venda? E seus preços?
Das frutas ofertadas à venda, quais são produzidas na região?
Quais são as frutas mais vendidas?
De onde vêm as frutas para serem comercializadas?
Por que é importante utilizar as diferentes frutas comercializadas na alimentação?
Para obter essas informações os alunos deverão conversar com vendedores e consumidores e coletar o maior número possível de dados. Também deverão entrevistar parentes, amigos e vizinhos a respeito do uso de frutas na alimentação especificando quantas e quais frutas são consumidas diariamente e a importância que atribuem a elas na alimentação.
Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo, por exemplo, um pendrive.
Fonte da imagem: http://www.ehelpcarolina.com/wp-content/uploads/2010/09/2982639788_391c64070f.jpg. Acessado em 11/11/2011
Atividade 4 - Socialização do trabalho de campo e tabulação dos dados
Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados (por exemplo: uso de laranja para prevenir resfriados - 3 respostas), tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de matemática, em cujas aulas poderão ser construídos as tabelas e os gráficos no computador UCA utilizando o aplicativo KChart, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Novos aplicativos => Gerenciador de diagramas => KChart => Gráficos.
Tendo como referência os dados levantados na atividade anterior, o professor deverá orientar aos alunos para que façam pesquisas na internet a fim de que possam subsidiar a discussão sobre o tema e aprofundar seus conhecimentos a respeito da importância das frutas na alimentação. (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox).
O foco principal da pesquisa deverá ser as frutas mais utilizadas na alimentação da população local/regional, as mais acessíveis e com indicativos de propriedades medicinais. Mas os alunos terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre outras frutas que poderão também ser registrados e apresentados no trabalho de pesquisa.
Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereço: www.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.
Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Sugerimos três temas. Nesse caso, um mesmo tema deverá ser pesquisado por mais de um grupo de alunos, o que tornará o momento de socialização do trabalho (atividade 6) mais rico e complementar.
Nestes endereços os alunos poderão localizar as frutas que foram destaque no trabalho de campo.
Frutas A Ò Z. Disponível em: http://www.todafruta.com.br/todafruta/institucional.asp?menu=522. Acessado em 11/11/2011.
Toda fruta. Diponível em: http://www.todafruta.com.br. Acessado em 11/11/2011.
Anexo: Lista de frutas. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_frutas. Acessado em 11/11/2011.
Lista das Principais Frutas. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/frutas/>; <http://www.brasilescola.com/frutas/2/>; <http://www.brasilescola.com/frutas/3/> Acessado em 11/11/2011.
Toda fruta. Disponível em: http://www.todafruta.com.br/portal/subMenu.asp?tituloMenu=Dados%20Econ%C3%B4micos&idMenu=507. Acessado em 11/11/2011.
Sugerimos que cada aluno faça uma busca individual e registre as informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo. O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1 e 2 para comporem um texto que será a introdução do relatório da pesquisa realizada no trabalho de campo.
Fonte da imagem: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal88/Imagens/frutas2.jpg. Acessado em 11/11/2011.
Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado e do trabalho de campo, utilizando o programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Atividade 7 - Socialização do trabalho em grupo
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Sugerimos que seja montada uma mesa de frutas com exemplares da região para que os alunos apreciem suas cores, texturas, aromas e sabores num momento de confraternização no encerramento desse estudo.
Valor Nutricional das Frutas. Disponível em: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/nutricao.htm. Acessado em 11/11/2011.
Alimentação saudável na adolescência: consumo de frutas e hortaliças entre adolescentes brasileiros. Disponível em: http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=110. Acessado em 11/11/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3, 4 e 5) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 6 e 7).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!