01/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade, aprenderão a revelar sua espontaneidade, seus pensamentos, suas ideias, sentimentos e sensações e mostrarão sua bagagem perceptiva e cultural.
Atividades: Passeio com as crianças no entorno da escola para observação das pessoas: como andam, como gesticulam, como estão (se felizes, tristes, zangados, a postura de idosos e de jovens). A observação também dar-se-á na casa de cada aluno (costumes).
A atividade se chama “Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais”.
Tem como objetivos:
- desenvolver as capacidades de espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social;
- Expressar-se corporalmente, exteriorizando seus estados anímicos (estado espiritual, alegre, animador).
1º Momento – 1º dia: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula (se for ampla) ou numa quadra esportiva. O professor reúne as crianças num círculo, sentadas reporta-lhes as observações que fizeram durante a semana e explica-lhes esta nova etapa da atividade que consiste em trabalhar com os mais simples movimentos de locomoção. Em seguida, o professor pede- lhes para levantarem-se, andar aleatoriamente e, ao seu comando, mudarem a forma de locomoção, como, por exemplo:
- PROFESSOR - Agora todos andando apressadamente!
Acesso em 12/11/11
– PROFESSOR - Agora todos correndo!
http://presencaforte.blogspot.com/search?updated-max=2011-10-20T09:22:00-02:00&max-results=7
Acesso em 12/11/11
– PROFESSOR - Agora todos saltando!
http://br.photaki.com/pictures-criancas-brincando-p27
Acesso em 19/11/11
– PROFESSOR - Agora todos rodando!
http://www.minhafilhaminhavida.blogger.com.br/
Acesso em 12/11/11
– PROFESSOR - Agora todos engatinhando!
http://www.mamaeecia.com.br/page/20/
Em 12/11/11
Entre um comando e outro, é necessário dar um espaço de tempo para que o professor possa observá-las, para as crianças observarem-se a si próprias e observar aos outros.
2º Momento – Agora as crianças irão se locomover em função de situações do dia-a-dia. Todas deverão caminhar aleatoriamente e, ao comando do professor devem:
- Locomover-se imitando um idoso!
http://associaocapixabadosidosos.blogspot.com/
Acesso em 19/11/11
- Locomover-se como se estivesse num supermercado!
Em 12/11/11
- Locomover-se como se fosse pegar um ônibus!
Em 12/11/11
- Locomover-se como se tivesse na praia!
Acesso em 12/11/11
- Locomover-se como se fosse gato!
http://poderir11.blogspot.com/
Acesso em 12/11/11
Com os exemplos acima, podemos acrescentar sugestões diferentes, indicadas pelas próprias crianças.
3º Momento – 2º dia: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula, ainda seguindo os conhecimentos do dia anterior. Sentadas em círculo, o professor explica a próxima etapa e que esta é um pouco mais difícil que a anterior. As crianças irão se dividir em grupos de três ficando cada um com uma tarefa:
Ex: Mariana vai ser uma colher, o Paulo uma cadeira e Juliana uma xícara. Vocês vão se encontrar e conversar sobre qualquer coisa (um pequeno diálogo), lembrando o que cada um representa.
Acesso em 12/11/11
Acesso em 12/11/11
Acesso em 12/11/11
Ex: Fernando vai ser uma pia, Márcia uma escova de dente e João uma toalha. Vocês vão se encontrar e conversar sobre qualquer coisa (um pequeno diálogo), lembrando o que cada um representa.
Acesso em 12/11/11
Acesso em 12/11/11
Acesso em 12/11/11
Ex: Sônia vai ser uma televisão, Gilberto um sofá e Liziane uma mesa de centro. Vocês vão se encontrar e conversar sobre qualquer coisa (um pequeno diálogo), lembrando o que cada um representa.
http://www.teoriageraldouniverso.com.br/
Acesso em 12/11/11
Acesso em 12/11/11
Acesso em 12/11/11
No momento das transformações para representação do objeto, o professor deve fazer com que as crianças busquem nas suas respectivas memórias qual o forma dos objetos, e para que eles servem; e como devem moldar seu corpo para ficar o mais próximo possível do desejado. Para elaboração do diálogo, o professor deve remeter às crianças para o que serão e qual serão suas utilidades ou, ainda, dizer-lhes que poderão conversar sobre qualquer assunto que fluir no momento.
http://www.youtube.com/watch?v=-SH3qLHvdRY
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADmica
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16087
- Avaliar se as crianças se divertiram e gostaram da atividade;
- Se foram criativas, espontâneas, perceptivas, observadoras;
- Se descobriram os recursos corporais e aplicaram na representação dos jogos teatrais;
- Se perceberam os movimentos corporais nas ações e na criação de figuras e formas.
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