Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças, na faixa etária de 05 anos de idade, aprenderão a revelar sua espontaneidade, seus pensamentos, suas ideias, sentimentos e sensações e mostrarão sua bagagem perceptiva e cultural.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em dois dias consecutivos, em diferentes momentos (no início do período matutino ou no início do período vespertino), com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Atividades: Passeio com as crianças no entorno da escola para observação das pessoas: como andam, como gesticulam, como estão (se felizes, tristes, zangados, a postura de idosos e de jovens). A observação também dar-se-á na casa de cada aluno (costumes).

Estratégias e recursos da aula

A atividade se chama “Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais”.

Tem como objetivos:

- desenvolver as capacidades de espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social;

- Expressar-se corporalmente, exteriorizando seus estados anímicos (estado espiritual, alegre, animador).

1º Momento – 1º dia: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula (se for ampla) ou numa quadra esportiva. O professor reúne as crianças num círculo, sentadas reporta-lhes as observações que fizeram durante a semana e explica-lhes esta nova etapa da atividade que consiste em trabalhar com os mais simples movimentos de locomoção. Em seguida, o professor pede- lhes para levantarem-se, andar aleatoriamente e, ao seu comando, mudarem a forma de locomoção, como, por exemplo:

- PROFESSOR - Agora todos andando apressadamente!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=4%3Aeducacao&id=308%3Agato-e-ratos-a-atividade-teatral-da-crianca-na-pre-escola&Itemid=15 

Acesso em 12/11/11

– PROFESSOR - Agora todos correndo!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://presencaforte.blogspot.com/search?updated-max=2011-10-20T09:22:00-02:00&max-results=7

Acesso em 12/11/11

 – PROFESSOR - Agora todos saltando!

Crianças pulando

http://br.photaki.com/pictures-criancas-brincando-p27

Acesso em 19/11/11

– PROFESSOR - Agora todos rodando!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.minhafilhaminhavida.blogger.com.br/

Acesso em 12/11/11

– PROFESSOR - Agora todos engatinhando!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.mamaeecia.com.br/page/20/

Em 12/11/11

 

Entre um comando e outro, é necessário dar um espaço de tempo para que o professor possa observá-las, para as crianças observarem-se a si próprias e observar aos outros.

2º Momento – Agora as crianças irão se locomover em função de situações do dia-a-dia. Todas deverão caminhar aleatoriamente e, ao comando do professor devem:

- Locomover-se imitando um idoso!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://associaocapixabadosidosos.blogspot.com/

Acesso em 19/11/11

- Locomover-se como se estivesse num supermercado!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=fotos+de+crian%C3%A7a+no+supermercado&oq=fotos+de+crian%C3%A7a+no+supermercado&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=0l0l0l62277l0l0l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Em 12/11/11

- Locomover-se como se fosse pegar um ônibus!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=fotos+de+pessoas+pegando+o+%C3%B4nibus&oq=fotos+de+pessoas+pegando+o+%C3%B4nibus&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=315086l334740l2l335273l28l25l0l13l10l4l1230l7449l2-1.0.3.4.1.2l12l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Em 12/11/11

- Locomover-se como se tivesse na praia!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=fotos+de+pessoas+na+praia&oq=fotos+de+pessoas+na+praia&aq=f&aqi=g4g-S1&aql=&gs_sm=e&gs_upl=82637l88453l4l89665l10l8l1l3l4l2l2409l3690l0.1.4-1.1.9-1l4l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

- Locomover-se como se fosse gato!

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://poderir11.blogspot.com/

Acesso em 12/11/11

Com os exemplos acima, podemos acrescentar sugestões diferentes, indicadas pelas próprias crianças.

3º Momento – 2º dia: Esta atividade pode ser realizada na sala de aula, ainda seguindo os conhecimentos do dia anterior. Sentadas em círculo, o professor explica a próxima etapa e que esta é um pouco mais difícil que a anterior. As crianças irão se dividir em grupos de três ficando cada um com uma tarefa:

Ex: Mariana vai ser uma colher, o Paulo uma cadeira e Juliana uma xícara. Vocês vão se encontrar e conversar sobre qualquer coisa (um pequeno diálogo), lembrando o que cada um representa.

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+colher&oq=desenho+de+colher&aq=f&aqi=g4g-S1&aql=&gs_sm=e&gs_upl=256008l260478l8l262434l17l9l0l0l0l1l2489l6057l2-1.3.2.1.1.9-1l9l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11        

 

 

   Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+cadeira&oq=desenho+de+cadeira&aq=f&aqi=g5&aql=&gs_sm=e&gs_upl=56260l57780l10l58804l7l7l0l2l2l1l686l2333l2-1.1.1.2l5l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+x%C3%ADcara&oq=desenho+de+x%C3%ADcara&aq=f&aqi=g4&aql=&gs_sm=e&gs_upl=202362l203800l12l204958l6l5l0l0l0l1l673l1965l0.1.1.1.0.2l5l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

Ex: Fernando vai ser uma pia, Márcia uma escova de dente e João uma toalha. Vocês vão se encontrar e conversar sobre qualquer coisa (um pequeno diálogo), lembrando o que cada um representa.

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+pia&oq=desenho+de+pia&aq=f&aqi=g9&aql=&gs_sm=e&gs_upl=218237l218802l14l221001l3l3l0l0l0l1l999l2232l5-2.1l3l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+escova+de+dente&oq=desenho+de+escova&aq=0&aqi=g7&aql=&gs_sm=e&gs_upl=160486l162264l16l165367l6l6l0l0l0l1l895l3743l3-1.1.2.2l6l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+toalha+&oq=desenho+de+toalha+&aq=f&aqi=g3&aql=&gs_sm=e&gs_upl=27154l28415l20l31281l8l8l1l7l8l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

Ex: Sônia vai ser uma televisão, Gilberto um sofá e Liziane uma mesa de centro. Vocês vão se encontrar e conversar sobre qualquer coisa (um pequeno diálogo), lembrando o que cada um representa.

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.teoriageraldouniverso.com.br/

Acesso em 12/11/11

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+sof%C3%A1&oq=desenho+de+sof%C3%A1&aq=f&aqi=g2&aql=&gs_sm=e&gs_upl=389318l390660l22l392390l4l4l0l0l0l1l839l2305l3-1.0.2.1l4l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

Como desenvolver a espontaneidade corporal na educação infantil através dos jogos teatrais.

http://www.google.com.br/search?q=fotos+de+idosos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=jtnHTsjnPMPrggeOpZFv&sqi=2&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=601#hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=desenho+de+mesa+de+centro&oq=desenho+de+mesa+de+centro&aq=f&aqi=g1&aql=&gs_sm=e&gs_upl=51717l55713l26l56816l10l5l0l1l1l1l1938l4638l4-1.1.8-2l4l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=a7ba8f9e152e045c&biw=1366&bih=601

Acesso em 12/11/11

No momento das transformações para representação do objeto, o professor deve fazer com que as crianças busquem nas suas respectivas memórias qual o forma dos objetos, e para que eles servem; e como devem moldar seu corpo para ficar o mais próximo possível do desejado. Para elaboração do diálogo, o professor deve remeter às crianças para o que serão e qual serão suas utilidades ou, ainda, dizer-lhes que poderão conversar sobre qualquer assunto que fluir no momento.

Recursos Complementares
Avaliação

- Avaliar se as crianças se divertiram e gostaram da atividade;

- Se foram criativas, espontâneas, perceptivas, observadoras;

- Se descobriram os recursos corporais e aplicaram na representação dos jogos teatrais;

- Se perceberam os movimentos corporais nas ações e na criação de figuras e formas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.