Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o mundo das lagartas, borboletas e mariposas – UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Vida de inseto: qual a importância da comunicação? – UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as lagartas como uma fase de vida de borboletas e mariposas.

  • Identificar diferentes tipos de lagartas e sua importância ambiental.

  • Descrever aspectos da biologia de borboletas e de mariposas, diferenciando esses insetos.

  • Avaliar a importância ambiental das borboletas e mariposas nas fases de lagartas e adultas

  • Analisar os perigos de acidentes com taturanas e os primeiros socorros.

  • Explicar aspectos da biologia de borboletas e mariposas, tais como a metamorfose, a anatomia dos insetos adultos, a diversidade e distribuição geográfica.

  • Reconhecer o mimetismo como adaptação que permite a sobrevivência de várias espécies de lepidópteros

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Insetos

Estratégias e recursos da aula

borboletas ameaçadas

Imagem 1- Disponível em: http://naturezaecologica.com/wp-content/uploads/2011/02/borboletas_ameacadas.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de vídeos

Vídeo 1 - Proteção às borboletas (Música de Benito de Paula). Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=vjrc77QlQgM&feature=related. Acessado em 14/11/2011.

Vídeo 2- Brasil é o Bicho: as transformações das borboletas. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk. Acessado em 14/11/2011.

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem o Vídeo 1 que chama a atenção, em forma de música, para a necessidade de preservação das borboletas.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=vjrc77QlQgM&feature=related. Acessado em 14/11/2011.

Questões para registro e discussão

  • O que mais chama sua atenção com relação às borboletas?
  • Por que as borboletas devem ser protegidas?

Após os registros, os alunos deverão acessar o Vídeo 2 e fazer os registros dos itens apontados a seguir.

Questões para discussão

  • Lagarta é borboleta? Explique.
  • Há pessoas que fazem coleções de borboletas. Essa seria a melhor maneira de apreciá-las? Argumente a respeito.
  • Como uma mariposa pode representar um perigo fatal?
  • O que significa o termo “taturana”? O que fazer em casos de acidentes com esse animal?

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir os itens registrados.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos. Não deixar de destacar a importância ambiental das borboletas e mariposas, enquanto polinizadoras, na produção de alimentos e enfatizar o impacto socioambiental da diminuição desses insetos em nível mundial. Aproveitar o espaço para apontar  a necessidade de estudos, reflexões e ações para a preservação das diferentes espécies de borboletas e mariposas.

borb marrom

Imagem 2- Borboleta marrom. Disponível em: http://www.fotosimagens.net/wp-content/uploads/2011/09/Borboletas-marrom.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Interdisciplinaridade com Língua Portuguesa/Literatura.

Como as borboletas têm um simbolismo significativo nas músicas, poesias e lendas, propomos um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa/Literatura a partir  das duas sugestões a seguir.

1- Palavra cantada- A borboleta http://toptvz.com.br/palavra-cantada/a-borboleta-e-a-lagarta. Acessado em 14/11/2011.

2- As borboletas – Vinícius de Morais. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=995&sid=2. Acessado em 14/11/2011.

Atividade 2- Estudo de texto de fechamento

Para o fechamento da atividade 1 sugerimos a leitura e a discussão do texto “Brincam na luz as borboletas”, disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=990&sid=2. Acessado em 14/11/2011.

O professor deverá orientar os alunos para acessarem o texto utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

Cada dupla de alunos deverá ler o texto, discutir e registrar os destaques apontados a seguir. Organizar seus registros em forma de texto que sintetize as atividades 1 e 2 e enviar ao professor, por e-mail, para avaliação.

Destaques para registro e discussão

  • Papel ambiental das borboletas.
  • Metamorfose.
  • Anatomia das borboletas adultas.
  • Diversidade e distribuição.

taturana vermelha

Imagem 3. Taturana. Disponível em: http://i.olhares.com/data/big/237/2376542.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Atividade 3- Estudo de textos de aprofundamento

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

Texto 1- Taturanas e lagartas: beleza de arrepiar. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,271876,lagartas+borboletas+Beleza+de+arrepiar.aspx. Acessado em 14/11/2011.

Texto 2- A vida breve das borboletas. Disponível em: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,3,12,308588,Vida+de+borboleta.aspx. Acessado em 14/11/2011.

Os alunos deverão ler os textos e, tendo-os como referência, responder às questões propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

taturana pinheirinho

Imagem 4 - Taturana pinheirinho. Disponível em: http://ipt.olhares.com/data/big/120/1209155.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Questões para registro e discussão

  • Qual é relação entre lagartas, borboletas e mariposas?
  • O que diferencia “lagartas” e “taturanas”?
  • Por que “lindas e perigosas” são adjetivos pertinentes para as lagartas de borboletas e mariposas?
  • Quais podem ser as consequências de acidentes com algumas espécies de lagartas de lepidópteros?
  • Como diferenciar à primeira vista as lagartas mais perigosas à saúde humana?
  • Explique o desenvolvimento de borboletas e mariposas.
  • Quais são as características comuns às borboletas e mariposas?
  • Quais são as características que diferenciam borboletas e mariposas?
  • Qual é a importância dos lepidópteros do gênero Lonomia?
  • Qual é a importância ambiental desses insetos?

borb azul

Imagem 5 - Disponível em: http://www.noteaqui.com/wp-content/uploads/2011/09/borboleta.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Após esse estudo individual, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três para a discussão das questões. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas na atividade 3 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

borb rosa

Imagem 6 - Disponível em: http://fc06.deviantart.com/fs14/f/2007/017/7/7/Rosy_Butterfly_by_secondclaw.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Atividade 4 - Pesquisa na internet e preparação para trabalho de campo

A fim de ampliar os conhecimentos e sensibilizar os alunos sobre a biologia e a importância ambiental das borboletas e mariposas, sugerimos que o professor divida a turma em grupos de 5 para que façam uma pesquisa na internet (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), em sítios como os recomendados a seguir, que o professor deverá fornecer por escrito aos alunos para que digitem no campo de endereço.

Tema 1 - BORBOLETAS E BICHOS DE SEDA

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-5.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-6.php. Acessado em 14/11/2011.

Tema 2 - Semelhanças e distinções entre borboletas e mariposas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-3.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=993&sid=2. Acessado em 14/11/2011.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm. Acessado em 14/11/2011.

Tema 3 - biologia de borboletas e mariposas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-2.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-9.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.brasilescola.com/animais/borboleta.htm. Acessado em 14/11/2011.

Tema 4 - Diversidade de borboletas e mariposas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-3.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-4.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm. Acessado em 14/11/2011.

http://bocaberta.org/2007/10/as-mariposas-mais-estranhas-do-mundo.html. Acessado em 14/11/2011.

Tema 5 - Borboletas, mariposas e o mimetismo

http://super.abril.com.br/mundo-animal/salvos-pelo-mimetismo-438654.shtml. Acessado em 14/11/2011.

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1386-mariposas. Acessado em 14/11/2011.

http://bocaberta.org/2007/10/as-mariposas-mais-estranhas-do-mundo.html. Acessado em 14/11/2011.

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/estrategias_insetos.php. Acessado em 14/11/2011.

mariposa

Imagem 7 - Mariposa. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_7AwftprUUJk/TO5bo7KLDdI/AAAAAAAAABA/CF7h_8pKygw/s1600/mariposa-elpenor.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Sugerimos que cada aluno do grupo leia os textos e faça registros das informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada um apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo.

O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que será a introdução do relatório do “trabalho de campo”, que deverá incluir fotografias e filmagens de lagartas, mariposas e borboletas assim como a descrição do ambiente onde foram encontrados.

O professor deverá orientar aos alunos quanto aos cuidados para evitar acidentes com lagartas de fogo.

Para registrar essas atividades, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.

mariposa atlas

Imagem 8 - Mariposa atlas. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_MW9pSfuWPzs/SGzxKzwlhGI/AAAAAAAAAMA/l_lYw6QfAB0/s400/Mariposa%2520Atlas.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Atividade 5 – Trabalho de campo

O trabalho de campo deverá ser organizado pelo professor que conduzirá, com agendamento prévio, os alunos a espaços no entorno da escola ou de sua cidade onde possam ser registrados por meio de fotografias e filmagens situações de polinização; borboletas e mariposas nas fases adultas e de lagartas.

Esses registros poderão ser complementados por outros feitos pelos alunos no entorno de suas casas.

Todas essas atividades deverão ser registradas por fotos e vídeos com a utilização do computador UCA. 

Após o trabalho de campo os alunos deverão identificar o gênero dos espécimes encontrados na região, consultando sítios como os recomendados a seguir.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-3.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/borboletas-4.php. Acessado em 14/11/2011.

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm. Acessado em 14/11/2011.

http://bocaberta.org/2007/10/as-mariposas-mais-estranhas-do-mundo.html. Acessado em 14/11/2011.

mariposa árvore

Imagem 9 - Mariposa. Disponível em: http://msgteresa.files.wordpress.com/2010/11/dsc02215.jpg. Acessado em 14/11/2011.

mariposa arvore ii

Imagem 10 - Mariposa. Disponível em: http://lh4.ggpht.com/_yCaSjsq3k7U/TYtL_U-PPjI/AAAAAAAABSI/8od6sJ8goWM/Fotos%20tapereb%C3%A1%20e%20Mariposa%20Abril%202010%20012%5B8%5D.jpg. Acessado em 14/11/2011.

Atividade 6 - Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado por meio de textos, da pesquisa na internet e do trabalho de campo, utilizando o  programa "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 7 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Recursos Complementares

FAUNA DE LEPIDÓPTEROS DO BIOMA CERRADO. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_81_911200585235.html. Acessado em 14/11/2011.

Teoria de metapopulações. Disponível em: http://zoo.bio.ufpr.br/diptera/bz023/Ciencia%20Hoje.pdf. Acessado em 14/11/2011.

Borboletas ameaçadas. Disponível em: http://naturezaecologica.com/borboletas-ameacadas/. Acessado em 14/11/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relatório do trabalho de campo (atividades 1, 2, 3, 4 e 5) e as apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 6 e 7).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.