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Abuso Sexual é Crime!

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
Suelen Fernanda Machado
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CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer situações de risco e ações que podem ser categorizadas como abuso sexual. Proteger-se de relacionamentos sexuais violentos e exploradores.
Duração das atividades
3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para o aluno, contudo, o professor deverá estar preparado para informar, problematizar e debater questões referentes ao tema abuso sexual, de forma que se estabeleça uma relação de confiança entre grupo. Cabe à escola designar profissional preparado para a realização desta aula. Caso seja um professor regente da escola, este deve ter recebido formação específica para tal.
Estratégias e recursos da aula

Como forma de estabelecer um clima de confiança e reciprocidade entre alunos e professor, sugerimos ouvir com os alunos a música Amor e Sexo (Rita Lee), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=v8-q4XiiS8U


A partir da música o professor poderá levantar alguns questionamentos, tais como:


•    O que é amor para vocês?
•    O que é sexo para vocês?
•    Qual a relação entre amor e sexo?
•    Pode haver sexo sem amor ou amor sem sexo? Há problema nisso? Sim, Não, porque?
•    Na opinião de vocês, os relacionamentos dos jovens tem se baseado mais no sexo, ou no amor?


(É importante deixar os alunos livres para expressarem o que pensam sobre o assunto, pois a idéia é estabelecer um diálogo confortável para o grupo).

Na problematização faz-se necessário explicitar o que se pretende discutir naquele momento, no caso, questões relativas ao abuso sexual. Segue alguns questionamentos que deverão ser respondidos posteriormente na instrumentalização: 


•    O que é abuso sexual?
•    Em que lugares pode acontecer?
•    De que maneiras?
•    Quais as conseqüências?
•    O que diz nossas Leis?
•    Como procurar ajuda?

Assistir ao vídeo: Violência Sexual – disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20803


Para análise e discussão do vídeo sugerimos que o professor faça a leitura do texto de José Manoel Moran,

disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm#comover, e escolha uma das formas de análise sugeridas pelo autor.

Durante a exibição do vídeo, espera-se que o professor consiga responder e esclarecer todas as questões levantadas na problematização.

 
No quadro, ou multimídia, ler com os alunos:

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A cada item o professor deverá dar espaço para questionamentos e esclarecimentos. Após este momento, dividir os alunos em equipes e solicitar que cada grupo pesquise quais são as penalidades para quem comete abuso sexual:


•    O que diz a Constituição Federal?
•    O que diz a Legislação? Quais as penas?
•    O que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente?

A pesquisa pode ser realizada no laboratório de informática, biblioteca, ou mesmo em sala de aula, desde que se tenham os documentos necessários para a pesquisa.

Sugestão de sites que abordam estas leis:


http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm
http://www.soleis.adv.br/abusosexual.htm


Após a pesquisa, cada grupo apresenta para a turma o que descobriu. É importante que o professor tenha realizado uma pesquisa prévia sobre todas estas leis.

“SÍNTESE DO COTIDIANO E DO CIENTÍFICO, DO TEÓRICO E DO PRÁTICO A QUE O EDUCANDO CHEGOU, MARCANDO SUA NOVA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO E À FORMA DE SUA CONSTRUÇÃO SOCIAL E SUA RECONSTRUÇÃO NA ESCOLA”. (GASPARIN, 2007)

Como expressão do conhecimento obtido, o professor poderá criar um blog coletivo com a turma, de modo que todos possam postar notícias, vídeos, informações sobre o assunto. O Blog deverá ser divulgado para outras escolas, turmas, etc. Sugerimos que construam o blog no seguinte endereço: http://www.blogger.com. O tempo de divulgação e manutenção do blog, dependerá de cada professor.

A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante da situação a qual se depara. Neste caso, para evidenciar a importância deste assunto na sociedade, sugerimos que o aluno procure pesquisar em sua cidade se existe algum projeto específico que visa combater o abuso sexual. Se existir, o professor poderá solicitar uma pesquisa, entrevista, ou algo do genêro. Se não existir, poderá discutir com a turma o que está sendo feito em outras cidades/Estados.

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.


GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Recursos Complementares
Avaliação

Como avaliação o professor deverá solicitar uma síntese por escrito sobre os conceitos trabalhados durante a aula. Nesta síntese os alunos deverão apresentar reflexões acerca de sua compreensão sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Maria Clemente, SEE , Acre - disse:
    mzclemente@bol.com.br

    03/06/2010

    Quatro estrelas

    Sempre admirei professores que trabalham a realidade do aluno com essa visão, pois essa é a verdadeira função da escola, proporcionar ao aluno informações que possibilitem a construção de conhecimentos verdadeiros sobre a realidade social e que os mesmos possam se posicionar criticamente frente a ela e ajudar na construção de um mundo mais humano para todos.


  • Maria Socorro de Deus, E. Mul. Frei Nazareno Confaloni , Goiás - disse:
    e.m.frei.confaloni@gmail.com

    20/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da propsota de ensino sobre abuso sexual. Estou precisando montar aulas sobre a defesa e a proteção da criança e do adolescente na escola onde trabalho.


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