Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como desenvolver atitudes responsáveis em relação ao trânsito em sua cidade, a fim de promover a cidadania?

 

07/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito;
  • Criar placas de sinalização dentro da Escola;
  • Produzir pequenos textos a partir das regras de trânsito;
  • Identificar o significado de trânsito;
  • Reconhecer a sinalização de trânsito como fator de segurança;
  • Identificar os principais sinais de trânsito e suas cores;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: trânsito; leitura e escrita e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: KWord, Tux Paint do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.

Estratégias e recursos da aula

menina 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o que já sabem em relação ao trânsito na sua cidade, em frente à escola e no trajeto da sua casa até a escola. Apresente o poema aos alunos por meio de folha impressa em cartolina ou data show.

Leia o poema abaixo:

Criança, cuidado, quando atravessar

Uma avenida ou uma rua qualquer,

Olhe pra um lado, olhe pro outro,

Você pode ser atropelada.

 

Ande somente pela calçada,

Ande contente sem se machucar.

Muita atenção antes de atravessar,

Olhe o farol, espere o sinal fechar.

 

Vermelho para os carros, você pode passar.

Verde para os carros, você tem que esperar.

Nunca atravesse, se o farol

Estiver amarelo da cor do Sol.

 

Nunca atravesse fora da faixa,

Ela é um espaço de segurança

Onde as crianças podem passar,

Onde os carros têm que esperar.

 

MEGDESSIAN, Rosinha; OLIVEIRA, Newton Heliton. Coisas de Crianças. São Paulo: Paulinas, 1998.

 Professor, faça um diálogo sobre o poema apresentado, levante os seguintes questionamentos:

  • Por que temos que ter cuidado para atravessar a rua?
  • Qual a importância dos sinais de trânsito nas ruas da cidade?
  • Para que serve a faixa de pedestre?
  • Qual a função das placas de trânsito?

Professor, organize os alunos em grupos e proponha a criação de um cartaz com os sinais e placas de trânsito, que aparecem no poema.

Você também poderá propor que realizem a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluídos os desenhos, imprima-os e exponha no mural da sala de aula.

Se os alunos, não possuírem laptop você poderá propor que realizem pintura, desenho ou recortes de gravuras (sinais de trânsito) em folha de papel branca utilizando outros recursos como: giz de cera, canetinha, recortes e colagens, dentre outros.

 

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Resgate com os alunos o que já sabem sobre o trânsito na sua cidade, em frente à escola, no trajeto da sua casa até a escola.

O que é trânsito?

Verifique os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, em seguida informe-os que TRÂNSITO é o movimento de pessoas e de veículos nas ruas, avenidas, estradas e grandes rodovias. Para organizar esse movimento de pessoas e veículos e evitar acidentes, existem os sinais de trânsito:

  • Semáforos: para a travessia de pessoas e carros, têm três cores: vermelho, amarelo e verde;
  • Faixas de pedestre: são listas brancas pintadas no chão para que as pessoas possam atravessar a rua com mais segurança;
  • Placas de sinalização: servem para orientar os motoristas e pedestres nas ruas, avenidas e estradas.

Fonte das informações:

PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática.Integrado 4º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: IBEP, 2009. p. 394.

 Professor, providencie algumas placas dos sinais de trânsito em MDF ou desenhadas em cartolina.

As placas de sinalização servem como orientações, tanto para os motoristas como para os pedestres. Conheça algumas dessas placas:

 transito2 transito

http://delmamoraes.blogspot.com/2010/01/sinais-de-transito.html

 Professor, proponha atividades de fixação. Veja algumas sugestões:

 

sinais2

https://picasaweb.google.com/PatRibLeite/PlacasDeSinalizacao#5365794617322848658

sinais

 

https://picasaweb.google.com/PatRibLeite/PlacasDeSinalizacao#5365794689256246738

 sinais3

https://picasaweb.google.com/PatRibLeite/PlacasDeSinalizacao#5365794652097849282

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, juntamente com a turma acesse o vídeo sobre “ As sinalizações e alguns hábitos educativos para um trânsito seguro”.

Para os alunos acompanharem usando o laptop, oriente-os a acessarem o programa Mozilla Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e em seguida, peça para digitarem, com atenção, o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=Uhi0Mwwar_k

video 2

Em seguida, solicite aos alunos, que criem uma lista de hábitos adequados que devemos ter no trânsito. Esse registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa. Com o seguinte título: “Hábitos e atitudes adequadas no trânsito”.

Agora, que tal criar placas para sinalizar o trânsito de pessoas dentro da escola?

Professor, organize os alunos em grupos para que elaborem cartazes com desenhos, recortes e colagens, para serem colocados nos corredores e pátio da escola. Veja alguns exemplos:

                       

gravuras

Fonte: http://aderysigns.blogspot.com/2010/07/blog-post_1961.html

placas de pedrestre

http://www.autoescolaoficial.com.br/sinalizacao.htm 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, oriente os alunos quanto a elaboração dos cartazes: planejamento, material, tempo para realizar a atividade, levantamento das ideias e colocação nos locais adequados.

Mostre que é possível confeccionar placas que sinalizam a direção em que ficam a secretaria da escola, a biblioteca, a cantina, e outros lugares.

Saliente a importância, que esses símbolos têm no nosso dia a dia, para organizar, indicar e localizar e que é preciso conhecer suas funções para usá-los com eficácia.

menino 

OBSERVANDO O TRAJETO DE CASA ATÉ A ESCOLA

 Desenhe cada um dos sinais de trânsito encontrados no caminho que você faz para ir à escola. Escreva ao lado o que cada um deles está indicando.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse sobre os sinais de trânsito que cada aluno encontrou no caminho da sua casa até a escola. Socialize as produções dos alunos com todos os colegas.

Agora, pergunte aos alunos: Que tal desenhar o trajeto que você e seu colega fazem para virem até a escola?

Professor, organize a turma em duplas e peça aos alunos que montem o trajeto que fazem para chegar na escola. É importante discutirem os sinais de trânsito, que são comuns e o que difere em cada trajeto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título. Caso a sua escola não tenha acesso ao laptop ou ao Laboratório de Informática, sugerimos que as duplas confeccionem cartaz com desenho do trajeto, utilizando diversos materiais: canetinhas, giz de cera, tinta, folhas de papel A3 ou cartolinas.

Professor, monte um circuito interno na quadra de esportes da escola, para os alunos andarem de bicicleta de acordo com o trajeto e as placas de sinalização. Veja os exemplos:

circuito

http://cmeiantonia.blogspot.com/2010/09/projeto-transito.html 

circuito2

http://www.saosebastiao.sp.gov.br/finaltemp/news.asp?id=N2292011165021 

 Professor, se a escola possuir laptops utilize a Webcam. Proponha aos alunos que fotografem ou filmem esse circuito, seguindo os seguintes passos:

  • Para fotografar utilizar a câmera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira foto.
  • Se preferir,registrar em forma de vídeo. (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Caso sua escola não possua esse recurso, sugerimos que você professor, fotografe e depois, monte um painel com as fotos criadas ou prepare um momento de produção de texto coletivo sobre a brincadeira.

 5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize a turma em roda de conversa, neste momento converse com os alunos sobre as experiências vivenciadas no trânsito, opiniões e sentimentos. Depois, peça que acessem o vídeo “Criança vê, criança faz no trânsito também!”

Para os alunos acompanharem usando o laptop, oriente-os a acessarem o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e em seguida, peça para digitarem, com atenção, o sítio:

video tra

 http://www.youtube.com/watch?v=ddLJaRA_NDo&feature=related

Em seguida, em grupos, solicite que os alunos escolham uma das recomendações abaixo e produzam um texto explicativo para um folheto de divulgação de regras de segurança no trânsito. Solicite que não se esqueçam de ilustrar o  folheto.

 

ATRAVESSE A RUA NA FAIXA DE SEGURANÇA

 

RESPEITE A SINALIZAÇÃO

 

ANDE SEMPRE NA CALÇADA

 

 

ATRAVESSE A RUA SEMPRE EM LOCAIS COM SINALIZAÇÃO

 

OLHE PARA OS DOIS LADOS ANTES DE ATRAVESSAR A RUA

 

EVITE ATRAVESSAR NO SINAL AMARELO

Fonte: Acervo da autora

Professor, espalhe os cartazes dos alunos pelos corredores da escola. Dessa forma, todos são conscientizados da importância de obedecer as regras no trânsito.

Professor, ao final da 5ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido Como desenvolver atitudes responsáveis em relação ao trânsito em sua cidade, a fim de promover a cidadania”.Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito; criar placas de sinalização dentro da Escola; produzir pequenos textos a partir das regras de trânsito; identificar o significado de trânsito; reconhecer a sinalização de trânsito como fator de segurança; identificar os principais sinais de trânsito e suas cores  e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.