Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A evolução e a eficiência dos Transportes e das Tecnologias de Informação e Comunicação como novo paradigma da globalização - UCA.

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Processo técnico-econômico, a política e os problemas socioambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os meios de Transportes e Comunicação na República Velha ;

- Entender a evolução dos meios de Transportes e Comunicação no Século XX ;

- Compreender a evolução e a eficiência dos transportes e das tecnologias TICs como novo paradigma da globalização.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve entender o processo histórico da globalização.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezada(o) Professor(a);

- Inicie a reflexão com os alunos recordando que as pessoas ou coisas são levadas de um lugar para outro de forma mais rápida usando diferentes meios de transporte. Assim também acontece com a informação: ela é transmitida de um lugar para outro através de diferentes meios de comunicação.

 hh  

Atividade 01

Os meios de Transportes e Comunicação na República Velha 

PASSO A PASSO 

- Peça aos alunos para falarem sobre os meios de transportes que eles utilizam diariamente e os meios de comunicação que utilizaram para enviar e receber mensagens.

- Destaque que os grandes avanços tecnológicos nos meios da informática têm refletido nos meios de transportes de das telecomunicações, alterando significativamente os modos de circular pessoas, mercadorias e informações.

Pergunte aos alunos:

  • Quais foram os primeiros meios de transporte de pessoas e mercadorias em nosso país?

- Permita que os alunos reflitam sobre esta questão. Posteriormente, oriente-os a lerem o texto  “Transportes e comunicações na República Velha”, disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/transportes-e-comunicacao-na-republica-velha/> . Questione-os:

  • Como eram e quais as funções dos meios de transportes no Brasil durante a República Velha?

- Solicite aos alunos que se organizem em grupos e busquem explicar como se desenvolveu, historicamente, os meios de transportes e comunicação no Brasil. A partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.

 

Atividade 02

A evolução dos meios de Transportes e Comunicação no Século XX 

PASSO A PASSO 

- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=jgWxk4f8xyk> e assistirem ao vídeo "Chico Buarque - Canta - Bye bye Brasil.mp4".

hh 

Chico Buarque - Canta - Bye bye Brasil.mp4. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jgWxk4f8xyk>. Acesso em 10/11/2011.

- Solicite, ainda, que acessem o endereço web <http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45118/> e vejam a letra e ouçam a música:

Bye, Bye, Brasil

Composição: Roberto Menescal e Chico Buarque

Oi , coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar

Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor

No Tocantins
o chefe dos Parintintins
vidrou na minha calça Lee
Eu vi uns patins prá você
Eu vi um Brasil na tevê
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo tão só
Oh! tenha dó de mim
Pintou uma chance legal
um lance lá na capital
Nem tem que ter ginasial
Meu amor

No Tabaris
o som é que nem os Bee Gees
Dancei com uma dona infeliz
que tem um tufão nos quadris
Tem um japonês atrás de mim
Eu vou dar um pulo em Manaus
Aqui tá quarenta e dois graus
O sol nunca mais vai se pôr
Eu tenho saudades da nossa canção
Saudades de roça e sertão
Bom mesmo é ter um caminhão
Meu amor
Baby bye, bye
Abraços na mãe e no pai
Eu acho que vou desligar
As fichas já vão terminar
Eu vou me mandar de trenó
pra Rua do Sol, Maceió
Peguei uma doença em Ilhéus
Mas já estou quase bom
Em março vou pro Ceará
Com a bênção do meu Orixá
Eu acho bauxita por lá
Meu amor

Bye,bye Brasil
A última ficha caiu
Eu penso em vocês night \'n day
Explica que tá tudo OK
Eu só ando dentro da Lei
eu quero voltar podes crer
eu vi um Brasil na TV
Peguei uma doença em Belém
Agora já tá tudo bem
Mas a ligação está no fim
Tem um japonês atrás de mim
Aquela aquarela mudou
Na estrada peguei uma cor
Capaz de cair um toró
estou me sentindo um jiló
Eu tenho tesão é no mar
Assim que o inverno passar
Bateu uma saudade de ti
Estou a fim de encarar um siri
Com a bênção do Nosso Senhor
O sol nunca mais vai se pôr

- Após assistirem ao vídeo e acompanharem a letra da música, informe aos alunos que esta foi lançada no ano de 1980. Pergunte aos alunos:

  • Quais os meios de transporte e de comunicação citados na música?

 - Permita que os alunos formem grupos e conversem entre seus pares. Posteriormente, questione-os:

 

  • Que mudanças podem ser percebidas nos meios de transporte e comunicação do período imperial para o século XX?

     

    hhh  

    - Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos, dentre outros, os endereços web <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/economia/brasil_transportes>, <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/transportebrasil.htm>, e <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Hist%C3%B3ria_dos_Meios_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o_no_Brasilra>), em livros e revistas, buscando levantar as principais mudanças nos meios de transporte e de comunicação em nosso país. Cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos. 

     

    Atividade 03

    A evolução e a eficiência dos transportes e das tecnologias TICs como novo paradigma da globalização

    PASSO A PASSO 

    - Oriente os alunos a acessarem os endereços web <http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/> e <http://www.uff.br/ciberlegenda/artigoijuimetellaroli.pdf> e leiam os textos sobre globalização. Posteriormente, questione-os

    • Como se explica a evolução e a eficiência dos transportes e das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como novo paradigma da globalização?

    - Permita que os alunos conversem entre seus pares nos grupos e reflitam sobre a questão. Solicitem que construam uma "linha do tempo" demonstrando o surgimento e a evolução dos meios de transportes e de comunicação, relacionando-os com o processo de globalização.

    - A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos. 

    hh

    Fonte: Clip-Art.

    - O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão. 

    Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

    - Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento dos meios de transporte e de comunicação em nossa cultura; em Ciências, os alunos podem fazer estudos sobre as questões ambientais envolvidas por consequência dos meios de transportes e de comunicação; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

  • Recursos Complementares

    Aula sobre meios de transportes. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1711>. Acesso em 10/11/2011.

    Coleção de aulas:

    <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=225>. Acesso em 10/11/2011. Esta coleção, composta por 15 aulas, tem o objetivo de proporcionar ao aluno da Educação Infantil o conhecimento acerca dos meios de transporte existentes em nossa sociedade.

    Os fluxos de transportes no Brasil e no mundo. <http://www.youtube.com/watch?v=Zr2or29NXek>. Acesso em 10/11/2011.

    Avaliação

    Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

    1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

    - Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

    2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

    - Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

    3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

    4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

    - Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.