24/11/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Processo técnico-econômico, a política e os problemas socioambientais |
- Conhecer os meios de Transportes e Comunicação na República Velha ;
- Entender a evolução dos meios de Transportes e Comunicação no Século XX ;
- Compreender a evolução e a eficiência dos transportes e das tecnologias TICs como novo paradigma da globalização.
O aluno deve entender o processo histórico da globalização.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o) Professor(a);
- Inicie a reflexão com os alunos recordando que as pessoas ou coisas são levadas de um lugar para outro de forma mais rápida usando diferentes meios de transporte. Assim também acontece com a informação: ela é transmitida de um lugar para outro através de diferentes meios de comunicação.
- Peça aos alunos para falarem sobre os meios de transportes que eles utilizam diariamente e os meios de comunicação que utilizaram para enviar e receber mensagens.
- Destaque que os grandes avanços tecnológicos nos meios da informática têm refletido nos meios de transportes de das telecomunicações, alterando significativamente os modos de circular pessoas, mercadorias e informações.
Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos reflitam sobre esta questão. Posteriormente, oriente-os a lerem o texto “Transportes e comunicações na República Velha”, disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/transportes-e-comunicacao-na-republica-velha/> . Questione-os:
- Solicite aos alunos que se organizem em grupos e busquem explicar como se desenvolveu, historicamente, os meios de transportes e comunicação no Brasil. A partir da compreensão que tiveram sobre o assunto, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
- Oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=jgWxk4f8xyk> e assistirem ao vídeo "Chico Buarque - Canta - Bye bye Brasil.mp4".
Chico Buarque - Canta - Bye bye Brasil.mp4. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jgWxk4f8xyk>. Acesso em 10/11/2011.
- Solicite, ainda, que acessem o endereço web <http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45118/> e vejam a letra e ouçam a música:
Composição: Roberto Menescal e Chico Buarque
Oi , coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
- Após assistirem ao vídeo e acompanharem a letra da música, informe aos alunos que esta foi lançada no ano de 1980. Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos formem grupos e conversem entre seus pares. Posteriormente, questione-os:
- Oriente os alunos para se dividirem em grupo e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos, dentre outros, os endereços web <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/economia/brasil_transportes>, <http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/transportebrasil.htm>, e <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Hist%C3%B3ria_dos_Meios_de_Comunica%C3%A7%C3%A3o_no_Brasilra>), em livros e revistas, buscando levantar as principais mudanças nos meios de transporte e de comunicação em nosso país. Cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
- Oriente os alunos a acessarem os endereços web <http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/> e <http://www.uff.br/ciberlegenda/artigoijuimetellaroli.pdf> e leiam os textos sobre globalização. Posteriormente, questione-os
- Permita que os alunos conversem entre seus pares nos grupos e reflitam sobre a questão. Solicitem que construam uma "linha do tempo" demonstrando o surgimento e a evolução dos meios de transportes e de comunicação, relacionando-os com o processo de globalização.
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a temática em questão.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre o surgimento dos meios de transporte e de comunicação em nossa cultura; em Ciências, os alunos podem fazer estudos sobre as questões ambientais envolvidas por consequência dos meios de transportes e de comunicação; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Aula sobre meios de transportes. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1711>. Acesso em 10/11/2011.
Coleção de aulas:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=225>. Acesso em 10/11/2011. Esta coleção, composta por 15 aulas, tem o objetivo de proporcionar ao aluno da Educação Infantil o conhecimento acerca dos meios de transporte existentes em nossa sociedade.
Os fluxos de transportes no Brasil e no mundo. <http://www.youtube.com/watch?v=Zr2or29NXek>. Acesso em 10/11/2011.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!