01/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Compreender as funções básicas dos ossos.
Conhecer a diversidade de músculos do corpo humano.
Aprender sobre as diferentes doenças relacionadas aos ossos e músculos.
Conhecimentos básicos sobre a anatomia humana.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Ossos e articulações
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php acesso feito dia 09/11/2011
TEXTO 2: Sistema muscular
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm acesso feito dia 09/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Como podem ser classificados os ossos?
2 – Quais são os diferentes tipos de articulações?
3 – Quais são os ossos que constituem o tronco?
4 – De quantos ossos é constituída a coluna vertebral?
5 – Quais são as diferenças entre os ossos masculinos e femininos?
6 – Quais são os cuidados básicos necessários com o esqueleto e as articulações?
7- Qual a função dos músculos no corpo humano?
8 – Quais são os grupos musculares?
9 – Explique os diferentes tipos de músculos.
10 – Quais são os diferentes tipos de contrações musculares?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2 e 3. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1 – Atlas do corpo humano – músculos e ossos 1/3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6zuesfLGrKw acesso feito dia 09/11/2011
Vídeo 2 – Atlas do corpo humano – músculos e ossos 2/3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Rxzw4a3D9ms acesso feito dia 09/11/2011
Vídeo 3 – Atlas do corpo humano – músculos e ossos 3/3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Uvm0bprmJhQ acesso feito dia 09/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1, 2 e 3, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual os/as alunos/as deverão realizar os Exercícios 1 e 2, ambos voltados à identificação dos ossos do corpo humano.
A partir da realização desses exercícios, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolidá-lo e corrigindo pontualmente eventuais equívocos de compreensão dos/as alunos/as.
Exercício 1
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_1.html
Exercício 1 - Respostas
Exercício 2
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_2.html
Exercício 2 - Respostas
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os diferentes tipos de doenças dos ossos e músculos.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um tipo de doença, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Osteomielite
Fonte: http://osteomielite.tripod.com/id1.html acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteomielite acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 2: Doença de Paget
Fonte: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_048.html acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Paget_do_osso acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 3: Osteoporose
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/16-osteoporose acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312 acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 4: Raquitismo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquitismo acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/raquitismo/ acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 5: Miocardites
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/ acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardite acesso feito dia 09/11/2011
GRUPO 6: Miocardiopatias
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardiopatia acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/ acesso feito dia 09/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das doenças, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
O que caracteriza a doença pesquisada?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, como?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, em casa, acessarem a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar uma pesquisa em jornais ou revistas onde possam ser levantadas informações sobre lesões sofridas por atletas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
Posteriormente, a discussão da atividade deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a.
Fonte: http://sistemalocomotor.blogspot.com/ acesso feito dia09 /11/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/anatomia/ossos.htm acesso feito dia 09/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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