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Aprendendo sobre ossos e músculos – UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as funções básicas dos ossos.

Conhecer a diversidade de músculos do corpo humano.

Aprender sobre as diferentes doenças relacionadas aos ossos e músculos.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a anatomia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo os ossos e músculos

atividade

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Ossos e articulações
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico2.php   acesso feito dia 09/11/2011

TEXTO 2: Sistema muscular
Fonte: http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/gen-musc.htm  acesso feito dia 09/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Como podem ser classificados os ossos?
2 – Quais são os diferentes tipos de articulações?
3 – Quais são os ossos que constituem o tronco?
4 – De quantos ossos é constituída a coluna vertebral?
5 – Quais são as diferenças entre os ossos masculinos e femininos?
6 – Quais são os cuidados básicos necessários com o esqueleto e as articulações?
7- Qual a função dos músculos no corpo humano?
8 – Quais são os grupos musculares?
9 – Explique os diferentes tipos de músculos.
10 – Quais são os diferentes tipos de contrações musculares?

2ª atividade: viajando no conhecimento

Videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2 e 3. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 – Atlas do corpo humano – músculos e ossos 1/3

ossos 7

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6zuesfLGrKw  acesso feito dia 09/11/2011

Vídeo 2 – Atlas do corpo humano – músculos e ossos 2/3

ossos 8  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Rxzw4a3D9ms  acesso feito dia 09/11/2011

Vídeo 3 – Atlas do corpo humano – músculos e ossos 3/3

 ossos 9

Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=Uvm0bprmJhQ  acesso feito dia 09/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1, 2 e 3, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

  1. Por que o corpo de Bob é preparado tanto na água como no laboratório? Explique.
  2. Por que no Vídeo 1 o músculo humano é comparado com os modernos motores de automóveis?
  3. Por que os ossos e músculos são importantes para o nosso corpo?
  4. Qual é o peso do esqueleto humano?
  5. Do que é preenchido o núcleo de alguns ossos do corpo humano? Explique.
  6. O Vídeo 2 informa que o esqueleto é renovado a cada 2 anos? Explique.
  7. O que é o líquido sinovial?
  8. Por que o calor precisa ser eliminado pelo corpo?
  9. Por que os exercícios são importantes para os músculos e ossos?
  10. O Vídeo 3 mostra que o músculo do coração é diferente dos outros. Por que?

3ª atividade: navegando no conhecimento

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual os/as alunos/as deverão realizar os Exercícios 1 e 2, ambos voltados à identificação dos ossos do corpo humano.

A partir da realização desses exercícios, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolidá-lo e corrigindo pontualmente eventuais equívocos de compreensão dos/as alunos/as.

Exercício 1

ossos 1            

 

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_1.html

Exercício 1 - Respostas

 ossos 3

Exercício 2

ossos 5

http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_2.html

Exercício 2 - Respostas

ossos 4

 

4ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os diferentes tipos de doenças dos ossos e músculos.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um tipo de doença, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Osteomielite
Fonte: http://osteomielite.tripod.com/id1.html  acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteomielite  acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 2: Doença de Paget
Fonte: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_048.html        acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Paget_do_osso     acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 3: Osteoporose
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/16-osteoporose        acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312     acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 4: Raquitismo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquitismo    acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://www.infoescola.com/doencas/raquitismo/         acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 5: Miocardites
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/     acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardite    acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 6: Miocardiopatias
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardiopatia     acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/     acesso feito dia 09/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das doenças, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

O que caracteriza a doença pesquisada?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, como?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5º atividade: trabalhando em casa

Atividade de casa

 

Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, em casa, acessarem a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar uma pesquisa em jornais ou revistas onde possam ser levantadas informações sobre lesões sofridas por atletas, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

  • Nome do/a atleta
  • Esporte que ele/a pratica
  • Local da lesão
  • Órgão(s) envolvido(s)
  • Possível(is) causa(s)
  • Tratamento indicado

 

Posteriormente, a discussão da atividade deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a.

Recursos Complementares

Fonte: http://sistemalocomotor.blogspot.com/   acesso feito dia09 /11/2011

Fonte:  http://www.todabiologia.com/anatomia/ossos.htm   acesso feito dia 09/11/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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