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Explorando os órgãos vegetais: raiz, caule e folha – UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar os órgãos vegetais.

Compreender a importância da raiz, do caule e das folhas no desenvolvimento de uma planta.

Caracterizar diferentes tipos de raízes, caules e folhas.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre plantas.

Estratégias e recursos da aula

eseba

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade:viajando no conhecimento

videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 - MORFOLOGIA EXTERNA – PARTE 1

morfologia 1          

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kebeF7XUBTg acesso feito dia 16/11/2011

Vídeo 2 - MORFOLOGIA EXTERNA  - PARTE 2            

morfologia 4

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=1AyMYAsCAPg&feature=related acesso feito dia 16/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Quais são os principais órgãos das plantas?

2 – O que são modificações foliares?

3 – Qual o conceito de raiz apresentado no Vídeo 1?

4 – Qual a importância do amido para a raiz?

5 – Qual o conceito de caule apresentado no vídeo?

6 - Qual a função básica dos caules?

7 – Qual o conceito de folhas apresentado no Vídeo 2?

8 – Qual a diferença entre a folha completa e incompleta?

9 – Qual a função da folha?

10 – O que são as modificações foliares?

11- Por que as folhas se transformam em espinhos?

2ª atividade: conhecendo a raiz, caule e folhas

atividades

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1, 2 e 3, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Raiz
Fonte:   http://www.infoescola.com/plantas/raiz/  acesso feito dia 16/11/2011

TEXTO 2: Caule
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caule/index-caule.php   acesso feito dia 16/11/2011

TEXTO 3: Folhas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/folha/index-folha.php    acesso feito dia 16/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1, 2 e 3, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Por que a raiz é indispensável para o desenvolvimento de uma planta?

2 – Quais são os diferentes tipos de raiz?

3 – Qual a função do caule para as plantas?

4 – Qual é a estrutura primária do caule?

5 – Qual a função das folhas?

6 – Qual é a constituição básica das folhas?

3ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1 – Caule

 

 

            

 

 

 

 

Experimento 2 – Raízes

 

 

 

              

 

 

 

Experimento 3 – Folhas

 

 

 

 

 

 

4ª atividade: construindo um herbário

atividades

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em trios para a construção de um herbário.

Os/as alunos/as deverão coletar amostras de 10 diferentes tipos de folhas para a construção do herbário. Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a coletarem 3 amostras de cada planta, para que, caso ocorra quebra dos galhos ou amassamento das folhas, haja material de reserva.

Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes à construção do herbário deverão ser apresentados pelo/a professor/a.

Material:

  • folhas de papelão canelado (30 x 40 cm), sendo as canaletas dispostas perpendicularmente ao maior lado da folha;
  • folhas de jornal dobradas (30 x 40 cm);
  • duas pranchas de “Duratex” ou madeira (30 x 40 cm);
  • folhas de cartolina ou papel cartão (30 x 40 cm)
  • fio de sisal ou barbante;
  • agulha de costura e linha;
  • envelopes plásticos transparente;

 

Procedimentos:

Cabe ao/a professor/a solicitar que os/as alunos/a coloquem o material coletado em folhas de jornal dobradas, distendendo-o de modo que as plantas não amassem e nem fiquem umas sobre as outras.

Em seguida, será necessário pegar as folhas de jornal dobradas com o material e intercalar as folhas de papelão canelado.

Em um terceiro momento, será necessário colocar as pranchas de “Duratex” ou madeira em cima dos pacotes feitos com a folha de jornal e papelão e amarrar o conjunto fortemente para prensar bem o material.

O material prensado deverá permanecer durante aproximadamente uma semana, ficando em um local quente e seco para que se processe a secagem, podendo, até mesmo, expô-lo ao sol.

Não existe tempo determinado para a secagem. O processo irá depender das plantas coletadas.

Visualizada a secagem das plantas, poderá se retirado da prensagem o material já seco e fixá-lo nas folhas de cartolina com linha e, em seguida, colocar em um envelope de plástico.

Finalizada a construção dos herbários, os trios deverão socializá-los e compará-los no sentido de verificar se as plantas coletadas se repetem e esclarecer os locais onde as coletas foram realizadas.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070717100026AALxz2O acesso feito dia 16/11/2011

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Caules Experimento prático
Folhas Experimento prático
Raízes Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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