01/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Diferenciar os órgãos vegetais.
Compreender a importância da raiz, do caule e das folhas no desenvolvimento de uma planta.
Caracterizar diferentes tipos de raízes, caules e folhas.
Conhecimentos básicos sobre plantas.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1 - MORFOLOGIA EXTERNA – PARTE 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kebeF7XUBTg acesso feito dia 16/11/2011
Vídeo 2 - MORFOLOGIA EXTERNA - PARTE 2
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=1AyMYAsCAPg&feature=related acesso feito dia 16/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Quais são os principais órgãos das plantas?
2 – O que são modificações foliares?
3 – Qual o conceito de raiz apresentado no Vídeo 1?
4 – Qual a importância do amido para a raiz?
5 – Qual o conceito de caule apresentado no vídeo?
6 - Qual a função básica dos caules?
7 – Qual o conceito de folhas apresentado no Vídeo 2?
8 – Qual a diferença entre a folha completa e incompleta?
9 – Qual a função da folha?
10 – O que são as modificações foliares?
11- Por que as folhas se transformam em espinhos?
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir os Textos 1, 2 e 3, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Raiz
Fonte: http://www.infoescola.com/plantas/raiz/ acesso feito dia 16/11/2011
TEXTO 2: Caule
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/caule/index-caule.php acesso feito dia 16/11/2011
TEXTO 3: Folhas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/folha/index-folha.php acesso feito dia 16/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1, 2 e 3, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Por que a raiz é indispensável para o desenvolvimento de uma planta?
2 – Quais são os diferentes tipos de raiz?
3 – Qual a função do caule para as plantas?
4 – Qual é a estrutura primária do caule?
5 – Qual a função das folhas?
6 – Qual é a constituição básica das folhas?
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
Experimento 1 – Caule
Experimento 2 – Raízes
Experimento 3 – Folhas
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em trios para a construção de um herbário.
Os/as alunos/as deverão coletar amostras de 10 diferentes tipos de folhas para a construção do herbário. Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a coletarem 3 amostras de cada planta, para que, caso ocorra quebra dos galhos ou amassamento das folhas, haja material de reserva.
Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes à construção do herbário deverão ser apresentados pelo/a professor/a.
Material:
Procedimentos:
Cabe ao/a professor/a solicitar que os/as alunos/a coloquem o material coletado em folhas de jornal dobradas, distendendo-o de modo que as plantas não amassem e nem fiquem umas sobre as outras.
Em seguida, será necessário pegar as folhas de jornal dobradas com o material e intercalar as folhas de papelão canelado.
Em um terceiro momento, será necessário colocar as pranchas de “Duratex” ou madeira em cima dos pacotes feitos com a folha de jornal e papelão e amarrar o conjunto fortemente para prensar bem o material.
O material prensado deverá permanecer durante aproximadamente uma semana, ficando em um local quente e seco para que se processe a secagem, podendo, até mesmo, expô-lo ao sol.
Não existe tempo determinado para a secagem. O processo irá depender das plantas coletadas.
Visualizada a secagem das plantas, poderá se retirado da prensagem o material já seco e fixá-lo nas folhas de cartolina com linha e, em seguida, colocar em um envelope de plástico.
Finalizada a construção dos herbários, os trios deverão socializá-los e compará-los no sentido de verificar se as plantas coletadas se repetem e esclarecer os locais onde as coletas foram realizadas.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070717100026AALxz2O acesso feito dia 16/11/2011
Nome | Tipo |
---|---|
Caules | Experimento prático |
Folhas | Experimento prático |
Raízes | Experimento prático |
Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/689/1/ORGAOS-VEGETAIS----RAIZ-CAULE-E-FOLHA/Paacutegina1.html acesso feito dia 16 /11/2011
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/reino-plantae.htm acesso feito dia 16/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!