Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como orientar os alunos a identificarem as atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural? (UCA)

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural;

Perceber que a paisagem rural é modificada pela ação dos seres humanos;

Reconhecer a dependência dos seres humanos em relação à produção da paisagem rural.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula, espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem rural. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência. Sugere-se que acessem a aula “A paisagem rural do município - UCA”, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32014, disponível no site do Portal do Professor.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE  

Professor(a), para iniciar os estudos das atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural, incentive os alunos a observarem o lugar em que vivem. Para isso, realize as atividades a seguir:

1. Convide os alunos a realizarem uma atividade de estudo do meio no comércio próximo ao lugar em que se localiza a escola que estudam. Sugere-se que a atividade seja realizada em um supermercado. Caso morem na paisagem rural, a atividade poderá ser realizada no distrito mais próximo ou na cidade sede do município em que se localiza a escola.

2. Envie, dias antes da aula de Estudo do Meio, bilhete para os pais ou responsáveis pelos alunos, solicitando autorização para que participem da atividade. Também informe que poderão levar: água, boné, lanche, caso a atividade seja mais demorada, e o notebook para registrar as observações realizadas; avise que, anteriormente, deverão carregar a bateria.

netbook2   

Imagem:  Netbook

Disponível em:  http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

 Acesso em:  14 de novembro de 2011

 

3. Antes de iniciar a atividade de Estudo do Meio, combine com os alunos as regras de convivência para que a atividade alcance os objetivos. Coletivamente, organizem um roteiro de perguntas que possibilitem aos alunos conhecerem um pouco mais sobre a origem dos alimentos disponíveis para a venda no comércio visitado. Sugere-se que gravem a entrevista, utilizando os recursos disponíveis no netbook,  mas anteriormente devem solicitar a autorização do entrevistado para a gravação.

 

Comércio  

Imagem: Comércio

Disponível em:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c2/Commerce-alimentation-generale-

 Acesso em:  14 de novembro de 2011

 

Sugestão de perguntas que deverão ser alteradas, caso necessário, para atender a realidade do lugar em que a escola está inserida.

  • Qual o seu nome?
  • Que atividade desenvolve no comércio?
  • Que produtos vendidos aqui são comprados no município?
  • O que é mais vendido aqui?
  •  As frutas e verduras disponíveis para venda são compradas onde? Sabe onde são produzidas?
  • A carne comercializada é adquirida onde?
  • Quais as facilidades encontradas para adquirir estes produtos? E as dificuldades?

 

4.  Ao longo da atividade, peça aos alunos que observem, no comércio visitado, os alimentos disponíveis que acreditam que tenham sido produzidos na paisagem rural. Solicite que, utilizando a câmera do netbook, fotografe-os. As fotografias serão utilizadas, posteriormente, para o desenvolvimento de atividades.

 

Mulheres no supermercado

Imagem: Alimentos disponíveis no supermercado

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_cyT9-dO1Kz8/TUAnwIB_xhI/AAAAAAAAAQE/W24sQzkbQhg/s1600/mulher_supermercado.jpg  

 Acesso em:  14 de novembro de 2011

 

5. Solicite aos alunos que, em casa, ouçam a entrevista realizada e que, no caderno, elaborem um texto, apresentando o que consideram mais interessante. Em sala, promova um momento de diálogo em que os alunos apresentarão suas observações. Solicite que durante as apresentações os alunos reflitam sobre a importância e a origem dos alimentos (verduras, frutas e carnes).

Professor(a), espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam que os alimentos consumidos são produzidos diretamente na paisagem rural, a partir da produção agrícola (plantação lavouras, hortas e frutas); da pecuária (criação de diferentes animais: bovinos, suínos, aves, piscicultura, apicultura, etc); e do extrativismo (retirada de alguns tipos de materiais da natureza). Para complementar as informações sugere-se a leitura dos seguintes textos:

Agricultura, no endereço web http://www.escolakids.com/agricultura.htmAcesso em:14 de novembro de 2011

Pecuária, no endereço web http://www.escolakids.com/pecuaria.htm Acesso em:14 de novembro de 2011

Extrativismo, no endereço web http://www.escolakids.com/extrativismo.htm. Acesso em:14 de novembro de 2011

 

Os alimentos possuem diferentes origens: animal, vegetal ou mineral e são produzidos de diferentes formas:

  • Produção Tradicional: utiliza mão de obra familiar, produção em pequena quantidade, pouco tecnologia etc.
  • Produção Moderna: utiliza mão de obra especializada, produção em grande quantidade, muita tecnologia.

 

 PESQUISA

 

6. Oriente os alunos a retomarem as fotografias registradas durante a atividade de Estudo do Meio. Solicite que escolham uma e que realizem a atividade de pesquisa a seguir:

 a.  Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar onde foi realizada a fotografia e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:

 

  Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem

  Autor: nome do aluno

Data: dia, mês e ano

b. Depois, peça aos alunos que escrevam uma frase mostrando o motivo de ter fotografado o alimento escolhido e o preço de venda. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para apresentação. No sistema Linux, o Programa é o KPresenter.

c. Depois, devem enviar a atividade para o email do professor(a),  que encaminhará os trabalhos para o email dos alunos para que, no dia da apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos pelo grupo.  

 

7. Durante a apresentação solicite aos alunos que reflitam sobre:

a. Os alimentos mais escolhidos pelos colegas.

b. A origem dos alimentos escolhidos pelos colegas.

c. A importância dos alimentos no organismo dos seres humanos.  

 

8. Depois das apresentações, organizem uma tabela, em ordem alfabética, com as seguintes informações:

ALIMENTO PREÇO
 

 

 

 

 

 

9. Peça aos alunos que, utilizando o programa Kolour Paint, elaborem uma ilustração, mostrando as etapas pelas quais o alimento por ele escolhido e fotografado deve ter passado, desde a produção até o seu destino final, a mesa do consumidor. Ao concluírem o trabalho, deverão encaminhar para o email do professor, que após receber os trabalhos e realizar suas avaliações, encaminhará para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos dos colegas, o que possibilita acompanhar as apresentações. 

 

10. No dia combinado, os alunos apresentarão as ilustrações. E, durante as observações, os alunos deverão explicar para os colegas as etapas pelas quais o alimento passou até chegar ao consumidor final.

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Elabore atividades diferenciadas, abordando questões especificas de cada área do conhecimento, como a produção de textos, a importância dos alimentos para a saúde dos seres humanos e a elaboração de problemas, além da possibilidade da realização da transdisciplinaridade, abordando questões relativas a Saúde, Trabalho e Consumo.

 

11.  Com o netbook conectado à internet, convide os alunos a trabalharem em dupla. Solicite que acessem o site de procura Google Imagens, no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT. Peça que digitem na barra de pesquisa os temas solicitados, reunindo imagens sobre os diferentes trabalhos realizados na paisagem rural: agricultura, pecuária e extrativismo. Depois, em cada uma das imagens, a dupla deverá escrever uma frase justificando a escolha.   

 

   GOOGLE IMAGENS

Imagem: Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT

 Acesso em: 14 de novembro de 2011

 

12. A proposta é organizar uma apresentação com imagens de diferentes trabalhos realizados na paisagem rural. Não podemos esquecer que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que ela foi retirada e a data da pesquisa. 

 

Imagem:

Disponível em: 

Acesso em:14 de novembro de 2011

 

Professor(a),após receber os trabalhos produzidos pelas duplas, realize suas avaliações e encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos . O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.

 

13. No dia combinado, as duplas apresentarão as imagens selecionadas, justificando a escolha das mesmas.

 

14. No caderno, responda as questões a seguir:

a. Qual a importância das atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural?

b.  As atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural  resulta em diferentes paisagens?

c. Que profissões você conhece que são exercidas por pessoas que trabalham na paisagem rural?

 

PESQUISA

15. Pesquise as atividades econômicas desenvolvidas no município que moram:

a. Que atividades econômicas são desenvolvidas na paisagem rural?

b. Que alimentos são produzidos?

c. Dos alimentos que você consome, quais são produzidos na paisagem rural do município em que você mora? 

d. As atividades desenvolvidas na paisagem rural são importantes para a economia do município? Justifique sua resposta.

e. Existem problemas ambientais relativos à produção na paisagem rural do seu município?  

f. Após concluírem a pesquisa e realizarem a apresentação dos dados, caso tenha sido diagnosticado algum problema ambiental, elaborem um relatório, o qual deverá ser entregue aos órgãos competentes, como a Secretaria de Meio Ambiente do município ou estado.

 

16. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, peça aos alunos que acessem o endereço web http://www.folhadaregiao.com.br/jornal/1998/12/13/F213c-fol.gif

Orientações para a atividade:

Leia a história em quadrinhos. Depois, responda as questões a seguir:

HQ Chico Bento

Imagem:  Chico Bento

Disponível em:  http://www.folhadaregiao.com.br/jornal/1998/12/13/F213c-fol.gif

 Acesso em: 15 de novembro de 2011

 

a. O que o Chico Beto está fazendo?

b. Em que paisagem ele está?

c. Que instrumentos de trabalho o Chico Bento está usando para cultivar a terra?

d. Qual a profissão de quem trabalha e produz os alimentos? 

e. Para você, a produção rural é importante na sua vida? Justifique sua resposta. 

 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, sugere-se o trabalho com gêneros literários; em Ciências é possível abordar o processo de germinação das plantas e  a importância da alimentação saudável para o organismo.

Recursos Complementares

Sugere-se para leitura do professor(a):

A paisagem rural como elemento para compreender as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de Denise de Freitas.

Disponível em: http://www.ufscar.br/~ciecultura/denise/evento_5.pdf Acesso em: 15 de novembro de 2011

As paisagens rurais: do 'determinismo natural' ao 'determinismo político', de Carminda Cavaco.

Disponível em: http://www.ufscar.br/~ciecultura/denise/evento_5.pdf Acesso em: 15 de novembro de 2011

Blog Ler e escrever certo.

Disponível em: http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/01/zona-rural-e-zona-urbana.html Acesso em: 15 de novembro de 2011

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de perceber as atividades econômicas desenvolvidas na paisagem rural;  
  3. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;  
  4. A compreensão da participação dos seres humanos no processo de produção e da constante modificação da paisagem rural;  
  5. A possibilidade de reconhecer a dependência dos seres humanos em relação à produção da paisagem rural;
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.