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Desvendando a sustentabilidade no mundo das minhocas– UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Vida de inseto: qual a importância da comunicação? – UCA

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar a importância das minhocas na ciclagem de resíduos orgânicos na natureza. 

  • Praticar a sustentabilidade a partir do cultivo de minhocas em casa.

  • Explicar a importância das minhocas na ciclagem da matéria e de se fazer coleta seletiva em casa.

  • Construir um minhocário de acordo com o contexto onde será utilizado.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

minhocário zé carioca

Fonte da imagem: http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2011/02/minhocas-minhocario-zc3a9-carioca.jpg.  Acessado em 15/11/2011.

Atividade 1- Discussão a partir de vídeos.

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o vídeo " Momento Ambiental Minhocas " disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RGzI_yDWsgg (acessado em 15/11/2011) que aborda a biologia e a importância ambiental das minhocas.

Em seguida, deverão acessar o vídeo “Criaturas incríveis 16”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Q_S3xFlD1Ug&feature=related (acessado em 15/11/2011), que trata do mesmo tema complementando as informações do primeiro vídeo.

Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endereço" deverão digitar os sítios apontados anteriormente. 

Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Questões para discussão

Do que a minhoca se alimenta?

Como as minhocas se alimentam?

Enumere três características das minhocas

Qual papel ambiental das minhocas é destacado nos vídeos?

Como as minhocas atuam na reciclagem da matéria na natureza?

Quais são outras contribuições das minhocas para a melhoria das condições de vida Terra?

minhocas 1

Fonte da imagem: http://www.darwin2009.cienciaviva.pt/img/upload/desenvolvimento.jpg. Acessado em 15/11/2011.

As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações e inserir novos conhecimentos científicos.

Após a socialização e das considerações finais, o professor deverá fazer novas perguntas, como as sugeridas a seguir, dialogando com os alunos, buscando apreender seus conhecimentos sobre o tema.

Sugestões de perguntas 

Minhocas têm importância econômica?

Minhocas são usadas como alimento?

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor deverá orientar os alunos para acessarem dois textos de fundamentação teórica utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Os sítios recomendados a seguir, deverão ser fornecidos, por escrito aos alunos, para que digitem no campo de endereço.

Texto 1- Minhoca (Ordem Haplotaxida). Disponível em: http://www.brasilescola.com/animais/minhoca.htm. Acessado em 15/11/2011.

Texto 2- Minhocas e suas galerias. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/as-minhocas-suas-galerias.htm. Acessado em 15/11/2011.

Itens para registro e discussão

Enumere as principais características das minhocas.

Quais são os hábitos das minhocas?

Como as minhocas se reproduzem?

Qual é a importância ambiental das minhocas?

Qual é a econômica das minhocas?

Por que as minhocas eram definidas por Aristóteles como "arados da terra"?

Quais são as espécies de minhocas mais utilizadas na agricultura?

Quais são as vantagens de se fazer a compostagem em casa utilizando minhocas no processo?

O que é o húmus?

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, após o qual o professor organizará os alunos em grupos de três para a discussão das questões propostas. Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações. Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto tendo como referência as questões discutidas nas atividades 1 e 2 e enviar ao professor para correção por e-mail. O texto poderá ser produzido diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).

Em seguida, o grupo deverá apontar o que mais gostariam de saber sobre o assunto, acrescentando suas perguntas aos registros já feitos no documento iniciado anteriormente no KWord.

minhocas 2

Fonte da imagem: http://images02.olx.com.br/ui/11/20/25/1313544813_239921525_1-Fotos-de--MINHOCAS-CALIFORNIANA-VERMELHA-200-MINHOCAS-R-2190.jpg. Acessado em 15/11/2011.

Atividade 3 - Trabalho de campo

Sugerimos que o professor organize uma visita a um espaço na cidade onde haja cultivo de minhocas ou outros espaços onde possam ser vistas facilmente, como em uma horta. Para isso, deverá preparar um roteiro no qual destaque aspectos a serem observados e registrados, tais como a descrição do ambiente onde se encontram com relação a aspectos como a luminosidade e a umidade; do que se alimentam; aspecto do solo onde vivem.

Os alunos deverão fazer registros que comporão um relatório a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo,  por exemplo, um pendrive.

Atividade 4 - Pesquisas na internet 

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar aos alunos para que façam pesquisas na internet. (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox). 

Abaixo sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca como o Google  seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox => digitar no endereçowww.google.com.br. Ao abrir, o sítio mostrará o espaço para digitação dos termos de busca.

Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos sete temas. O professor deverá dividir a turma em sete grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo pesquise um item.

Sugestões de temas para pesquisa e endereços onde estão disponibilizados para acesso.

Tema 1- Minhocultura

O que é minhocultura. Disponível em: http://www.soloevida.com.br/content/view/28/7/. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca.  Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html. Acessado em 15/11/2011.

2- Objetivos da criação de minhocas

Por que criar minhocas. Disponível em: http://www.soloevida.com.br/content/view/2/53/. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca.  Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html. Acessado em 15/11/2011.

3- Características das minhocas

Como conhecer as minhocas.  Disponível em: http://www.soloevida.com.br/content/view/29/54/. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html. Acessado em 15/11/2011.

4- Classificação das minhocas

Classificação das minhocas. Disponível em: http://www.soloevida.com.br/content/view/30/55/. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca vermelha da Califórnia. Disponível em: http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=802. Acessado em 15/11/2011.

5- Alimentação das minhocas

O que as minhocas comem.  Disponível em: http://www.soloevida.com.br/content/view/31/56/. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html. Acessado em 15/11/2011.

6- Habitat das minhocas

Onde as minhocas vivem. Disponível em: http://www.soloevida.com.br/content/view/32/57/. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html. Acessado em 15/11/2011.

7- Minhocas e o homem

Qual é a utilidade das minhocas? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_242728.shtml. Acessado em 15/11/2011.

Minhoca. Disponível em: Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1582438-4530,00.html. Acessado em 15/11/2011.

Sugerimos que cada aluno faça uma busca individual e registre as informações mais relevantes em seu computador UCA, usando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Após esse estudo individual, o grupo deverá se reunir e cada aluno apresenta aos demais suas anotações e as discute com o grupo. O grupo deverá então fazer um consolidado de todos os registros em um texto único, que deverá ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.As informações da pesquisa deverão ser somadas às demais já registradas nas atividades 1, 2 e 3 para comporem um texto que será a introdução do relatório da pesquisa realizada no trabalho de campo. 

Atividade 5 - Compostagem: Elaborando e executando projetos

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem primeiramente o vídeo "Como fazer uma composteira doméstica (vídeo), disponível em: http://www.moradadafloresta.org.br/videos/440-como-fazer-uma-composteira-domestica-video. Acessado em 15/11/2011.

Após assistirem ao vídeo, deverão acessar o texto: “Compostagem”, disponível em:

http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=254&id=147&option=com_content&task=view. Acessado em 15/11/2011.

Assim que os alunos terminarem esse primeiro momento de acesso individual, o professor deverá discutir o conteúdo de ambos com os alunos

Em seguida, deverá propor que cada grupo de 4 alunos elabore conjuntamente um projeto para a construção de uma composteira na escola, de acordo com a infra-estrutura e recursos materiais disponíveis, com o objetivo de possibilitar o aproveitamento dos resíduos orgânicos descartados na cantina escolar.

Paralelamente ao projeto da composteira ou minhocário, os alunos deverão desenvolver um projeto de uma horta onde o húmus resultante deverá ser utilizado na produção de hortaliças que enriquecerão o lanche escolar.

Além dos dois projetos anteriores, cada aluno, dentro de suas condições de moradia, da quantidade de resíduos orgânicos descartados em casa e da utilização/destinação do húmus produzido, deverá elaborar um projeto pessoal de construção de uma composteira doméstica e, se possível, desenvolvê-lo.

montagem minhocário

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_NIzKKpcHXHs/TGShtWeagXI/AAAAAAAAAPo/vxyCJkVyT6s/s1600/o-que-e-um-minhocarioPop1.jpg. Acessado em 15/11/2011.

Atividade 6- Montagem de um minhocário no laboratório

Para facilitar a observação e a discussão sobre o tema e ainda estimular os alunos a desenvolverem seus projetos em casa, mudando os hábitos da família, ao incorporarem em seu cotidiano a prática da coleta seletiva e da ciclagem da matéria, o professor deverá construir com seus alunos um minhocário simples e prático que ficará exposto em sala de aula ou, preferencialmente, no laboratório de Ciências. Os alunos deverão, após a montagem, observá-lo por duas semanas, fazendo registros que comporão um relatório a ser enviado ao professor, por e-mail, para avaliação.

As orientações estão disponíveis no endereço: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/minhocario.htm. Acessado em 15/11/2011.

minhocário lab

Fonte da imagem: http://www.brasilescola.com/upload/e/minhocario3a4(1).jpg. Acessado em 15/11/2011.

Para registrar essa atividade, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa como, por exemplo,  por exemplo, um pendrive.

Atividade 7 - Montagem de apresentações do conteúdo estudado

Como fechamento desse estudo, cada grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado por meio do trabalho de campo, da pesquisa na internet, da elaboração dos projetos das composteiras/minhocários.

Para essa montagem deverão utilizar "KPresenter" (Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens feitas no trabalho de campo deverão ser salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação, assim como os vídeos.

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 8 - Socialização do trabalho em grupo

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Os alunos deverão eleger o melhor projeto de composteira/minhocário que deverá subsidiar a construção da mesma. Sugerimos que seja montado um painel com fotografias de todo o processo de elaboração da composteira da escola e que o painel seja exposto próximo a ela.

Recursos Complementares

Minhocultura. Disponível em: http://www.ipa.br/resp46.php. Acessado em 15/11/2011.

Como montar uma criação de minhocas. Disponível em:  http://www.ipa.br/resp46.php. Acessado em 15/11/2011.

Os anelídeos. Disponível em:  http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1283. Acessado em 15/11/2011.

Importância agronômica das minhocas: nossas maiores aliadas na produtividade. Disponível em: http://www.portalpaisagismo.com.br/artigo/13/Import%C3%A2ncia_agron%C3%B4mica_das_minhocas:_nossas_maiores_aliadas_na_produtividade.html. Acessado em 15/11/2011.

Minhocas. Disponível em:  http://www.sna.agr.br/cria_minhoca.htm. Acessado em 15/11/2011.

Queridas minhocas. Disponível em:  http://conectarcomunicacao.com.br/blog/47-queridas-minhocas/. Acessado em 15/11/2011.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos, o relatório do trabalho de campo e da montagem e observações do minhocário em laboratório (atividades 1, 2, 3, 4 e 6). Os projetos para a construção da composteira e da horta da escola (atividade 5) deverão ter atenção especial na avaliação uma vez que um será escolhido para ser implementado; porém todos serão avaliados. As apresentações finais produzidas e socializadas pelos grupos de alunos (atividades 7 e 8) também deverão ser objetos de avaliação quantitativa.

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