01/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como trabalhar a classificação de palavras quanto à acentuação tônica, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, antes de trabalharmos com a acentuação tônica é necessário relembrar o conceito de sílabas, classificação quanto ao número de sílaba e noções sobre ordem: último, penúltimo e antepenúltimo.
Professor, para que os alunos relembrem ou entendam o conceito de sílaba, providencie uma parlenda – composta por versos infantis rimados, para serem recitados em voz alta – separada em sílabas, em uma cartolina e fixe-a na lousa. A parlenda a seguir é falada para escolher participantes de uma brincadeira. Cante ou leia em voz alta com a turma.
Exemplo:
A-do-le-tá
Le pe-ti pe-ti po-lá
Le ca-fé com cho-co-lá
A-do-le-tá
Pu-xa o ra-bo do ta-tu
Quem sa-iu foi tu
PARLENDA POPULAR
Explique que cada parte da palavra que é pronunciada de uma só vez é chamada de sílaba.
Observe que as sílabas das palavras foram separadas para mostrar como a parlenda deve ser dita. Indague-os:
Espera-se que os alunos concluam que em cada sílaba recitada, uma pessoa é apontada. É uma brincadeira cantada para eliminar ou escolher pessoas no grupo.
Professor, é importante que o aluno visualize ou tenha contato com diferentes recursos para identificar as sílabas. Explique que na escrita, às vezes é necessário separar as sílabas. Apresente, por exemplo, um bilhete, no qual algumas palavras foram separadas. Observe:
Fonte: Acervo da autora
Indague a turma:
Espera-se que os alunos digam que não couberam na linha e são separadas de acordo com a pronúncia.
Professor, organize a sala de aula em formato de círculo ou em “U”. Em seguida, proponha uma brincadeira com a turma.
Providencie um papelzinho para cada aluno, no tamanho de 2 cm x 4 cm e escreva em cada um deles uma sílaba. Ao seu comando, peça para os alunos procurarem um par que forme alguma palavra, ou seja, deverão unir as sílabas para descobrir palavras. Se a turma for composta de 24 alunos, você deverá pensar em 12 palavras diferentes.
Logo após, dialogue com os alunos sobre a brincadeira: O que acharam da brincadeira? Foi fácil ou difícil formar as palavras? No papelzinho que eu entreguei estava escrito uma palavra ou um pedacinho da palavra?
Relembre que cada pedacinho da palavra é chamado de sílaba. Solicite que cada dupla leia a palavra formada e depois “batuque” cada pedacinho da palavra. Explique para os alunos que conforme o número de sílabas, as palavras da Língua Portuguesa podem ser: monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas.
Professor, ao trabalhar com classificação em relação ao número de sílabas, proponha atividades com textos, adivinhas e ou outras situações que desperte nos alunos atenção e interesse.
Explique que as palavras podem ter uma, duas, três, quatro ou até mais sílabas. As palavras podem ser classificadas de acordo com o número de sílabas. Prepare um cartaz com essas explicações. Veja:
Fonte: Acervo da autora
Adiante, providencie um texto para explorar o número de sílabas. Copie na lousa e peça para os alunos copiarem no caderno de Língua Portuguesa, ou se preferir, solicite que os alunos digitem o texto no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop, bem como as atividades relativas ao texto. Sugerimos:
Eu vi uma arara vermelha
Com pitangas nas orelhas.
Eu vi uma cobra jararaca
Engolindo uma jaca.
Eu vi uma onça-pintada
Se coçando com a espingarda.
CAPARELI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1989, p.64.
Copie as palavras destacadas no texto nas colunas adequadas:
Observação:Se a atividade for feita no programa KWord, solicite que os alunos criem uma tabela de 4 colunas x 4 linhas.
Fonte: Acervo da autora
Adiante, providencie uma folha de papel com a atividade abaixo, para cada aluno colar no caderno de Língua Portuguesa.
ATIVIDADES
1) LEIA O NOME DOS COLEGAS DA TURMA E PREENCHA AS OUTRAS COLUNAS COM O QUE SE PEDE:
Fonte: Acervo da autora
2) Siga as pistas e descubra alguns nomes dos alunos do 1º ano “A” e do 2º ano “A”.
PISTAS:
Fonte: Acervo da autora
Professor, explique aos alunos que algumas sílabas são pronunciadas com maior intensidade, isto é, com mais força. Providencie cartazes para apresentar alguns grupos de palavras:
Fonte: Acervo da autora
Organize a turma em duplas e peça para descobrirem o segredo dos três grupos, dando mais um exemplo a eles. Em seguida, registrem as descobertas sobre as sílabas tônicas no caderno.
Professor, ouça a contribuição de todos os alunos e com eles registre, na lousa, as descobertas. Esta postura é importante tanto para que aprendam a analisar e justificar oralmente suas próprias posições, como para que se acostumem a formular adequadamente suas respostas.
Professor, alguns alunos poderão ter dificuldades em reconhecer a posição das sílabas. Se isso acontecer, proponha atividades de fixação com relação à posição. Exemplos de atividades:
1) Observe os nomes dos objetos e responda:
caneta - lápis - apontador - borracha - caderno - livro - lápis de cor |
a) Qual é o último objeto citado?
b) Qual é o penúltimo?
c) Qual é o antepenúltimo?
2) Probleminha: A fileira de carteiras da sala de aula de João tem 5 alunos. O 2º lugar é ocupado por Bete, depois dela senta-se Mariana. Entre Mariana e Roberto fica a carteira de Maria Alice.
Agora, responda:
a) Quem é o 1º da fila?
b) Quem é o último?
c) Quem é o penúltimo?
d) E o antepenúltimo?
3) Leia a lista dos nomes da sua turma em ordem alfabética e escreva:
a) Qual é o último nome?
b) Qual é o penúltimo?
c) Qual é o antepenúltimo?
Professor, explique aos alunos que a sílaba tônica pode ser encontrada em 3 posições: na última, penúltima ou na antepenúltima sílaba. Solicite a eles um exemplo de cada.
Adiante, diga que cada grupo (última, penúltima ou antepenúltima sílaba) recebe um nome especial em relação à posição da sílaba tônica.
Divida o quadro em 3 partes e em cada parte afixe um cartaz com as seguintes informações:
Fonte: Acervo da autora
Faça na lousa, uma lista de palavras ditas espontaneamente pelos alunos, para que percebam que a maioria das palavras da Língua Portuguesa são paroxítonas e que todas as proparoxítonas são acentuadas.
A seguir, proponha atividades relacionadas à sílaba tônica. Sugerimos:
1) Organize as sílabas e forme palavras. Atenção: a sílaba tônica das palavras está pintada.
Fonte: Acervo da autora
O QUE ESSAS PALAVRAS TÊM EM COMUM QUANTO À TONICIDADE (POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA? )_________________
2) Encaixe as palavras no quadro, de modo que a sílaba tônica fique no retângulo colorido.
Exemplos de palavras: Poleiro – mágico – você - cadeira - vovô - drácula - relógio - jiló - óculos
Fonte: Acervo da autora
3) Observe as ilustrações, denomine-as e escreva seus nomes, acentuando as palavras ou não. Em seguida separe as sílabas e classifique-as.
Fonte: Acervo da autora
Professor, o jogo também é um recurso importante para ajudar os alunos a compreenderem a atividade de forma lúdica.
Construa um jogo chamado “ Dominó Tônico”.
Você vai precisar de:
1) Recorte os papéis e o E.V.A na mesma medida 4 cm x 8 cm, cole o papel em cima do E.V.A.
Fonte: Acervo da autora
2) Escolha três cores de canetinha e divida o papel em duas partes. No dominó abaixo escrevemos:
Fonte: Acervo da autora
Professor, se a turma for de 24 alunos, você deverá construir 12 dominós para que possam jogar em duplas.
Pergunte se gostaram do jogo, se acharam fácil ou difícil e auxilie sempre que necessário.
Após o jogo os alunos poderão registrá-lo no caderno de Língua Portuguesa.
http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=974359
http://saladeauladivertida.blogspot.com/2008/10/regras-de-acentuao-grfica.html
http://www.j-o-g-o-s.com/Jogos-Educativos/Jogo-Encontra-Silaba-Tonica.htm
Professor, você deverá observar por meio de registros individuais como os alunos se envolveram com a atividade e se aprenderam. Verifique se conseguiram: separar as sílabas e classificá-las quanto ao número de sílabas e sílaba tônica, bem como utilizar o laptop na realização das atividades.
Quatro estrelas 18 classificações
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11/04/2016
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DA FORMA QUE FOI ABORDADO O ASSUNTO. VOU APLICAR EM MINHA TURMA.
08/04/2016
Quatro estrelasoi boa noite. olha tenho estudado vários conteúdos nesse portal e gostei muito dos conteúdo aplicado estão todos de parabéns.
10/09/2015
Três estrelasA conceituação e a didática são muito interessantes. Gostaria, apenas, de chamar atenção para a atividade relativa à sílaba tônica (03), onde a separação da palavra "maio" está equivocada (ma-io), quando seria "mai-o".
02/09/2015
Cinco estrelasGostei muito ,achei didático e lúdico. Preciso ajudar minha filha a estudar para uma prova de Bolsa de Estudos, e me ajudou muito este conteúdo. Obrigada!
21/08/2015
Cinco estrelasEXCELENTE.mUITO OBRIGADA POR DIVIDIR A ATIVIDADE CONOSCO
19/08/2015
Quatro estrelasgostei muito, as explicações são de fácil entendimento para os alunos. Parabéns!
25/06/2015
Cinco estrelasExcelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AMEI O SITE!!!!
29/03/2015
Cinco estrelasótima!! Adorei essas explicações, ficando muito mais fácil de passar o conteúdo.
24/02/2015
Quatro estrelasMuito bom trabalhar o conteúdo através do lúdico em sala de aula
29/07/2014
Cinco estrelasUma forma fácil e divertida de transmitir informações sobre o estudo das sílabas aos alunos. Pondendo, inclusive, ser trabalhada a Matemática, sem traumas.
13/07/2014
Cinco estrelasAchei a aula bem lúdica, e dentro da proposta do letramento PNAIC, com certeza será aplicada em minha turma de 3° ano.
02/05/2013
Quatro estrelasÓTIMA AULA POIS OS ALUNOS APRENDEM A FIXAR OS CONCEITOS DE FORMA LÚDICA.
11/04/2013
Cinco estrelasEste site contem materiais muito interessantes para alfabetização das crianças. Parabéns.
18/03/2013
Quatro estrelasGostei muito ,muito legal
17/02/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula irei aperfeiçoar algumas idéias para adaptar ao nível da turma.
04/07/2012
Cinco estrelasParabéns pelo Trabalho , me ajudou bastante . Estou me formando em professora esse ano e seu trabalho me ajudou.
12/04/2012
Cinco estrelasAdorei esta aula, conheço o portal pela divulgação feita pelo MEC por atuar como técnica da secretaria municipal de educação na area de programas, projetos e ações em prol da qualidade da educação. Precisei para auxiliar meu filho de 11 anos que está no sexto ano do EF e foi excelente o resultado do que conseguimos graças ao Portal.
19/03/2012
Quatro estrelasA aula é interativa, podendo despertar o interesse dos alunos. Estou adotando o site para planejar as minhas aulas. Com essas atividades, os alunos assimilam melhor o conteúdo sem desperdiçar tempo. E eu posso avaliar se todos entenderam.