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Como trabalhar a classificação de palavras quanto à acentuação tônica?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Explorar a leitura e a escrita;   
  •  Classificar palavras pelo número de sílabas;
  •  Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica;
  •  Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  •  Realizar jogos sobre o tema;  
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam compreender como trabalhar a classificação de palavras quanto à acentuação tônica, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Professor, antes de trabalharmos com a acentuação tônica é necessário relembrar o conceito de sílabas, classificação quanto ao número de sílaba e noções sobre ordem: último, penúltimo e antepenúltimo.

 

1ª Atividade:

 

Professor, para que os alunos relembrem ou entendam o conceito de sílaba, providencie uma parlenda – composta por versos infantis rimados, para serem recitados em voz alta – separada em sílabas, em uma cartolina e fixe-a na lousa. A parlenda a seguir é falada para escolher participantes de uma brincadeira. Cante ou leia em voz alta com a turma.

Exemplo:

 

A-do-le-tá

Le pe-ti pe-ti po-lá

Le ca-fé com cho-co-lá

A-do-le-tá

Pu-xa o ra-bo do ta-tu

Quem sa-iu foi tu

 

PARLENDA POPULAR

 

Explique que cada parte da palavra que é pronunciada de uma só vez é chamada de sílaba.

Observe que as sílabas das palavras foram separadas para mostrar como a parlenda deve ser dita. Indague-os:

 

  •     Por que vocês acham que ela deve ser dita assim?

 

Espera-se que os alunos concluam que em cada sílaba recitada, uma pessoa é apontada. É uma brincadeira cantada para eliminar ou escolher pessoas no grupo.

 

Professor, é importante que o aluno visualize ou tenha contato com diferentes recursos para identificar as sílabas. Explique que na escrita, às vezes é necessário separar as sílabas. Apresente, por exemplo, um bilhete, no qual algumas palavras foram separadas. Observe:

 

 

bilhete

Fonte: Acervo da autora

 

 

Indague a turma:

 

  •     Por que vocês acham que as sílabas das palavras cinema e treze foram separadas no bilhete?

 

Espera-se que os alunos digam que não couberam na linha e são separadas de acordo com a pronúncia.

Professor, organize a sala de aula em formato de círculo ou em “U”. Em seguida, proponha uma brincadeira com a turma.

 

asda

 

Providencie um papelzinho para cada aluno, no tamanho de 2 cm x 4 cm e escreva em cada um deles uma sílaba. Ao seu comando, peça para os alunos procurarem um par que forme alguma palavra, ou seja, deverão unir as sílabas para descobrir palavras. Se a turma for composta de 24 alunos, você deverá pensar em 12 palavras diferentes.

Logo após, dialogue com os alunos sobre a brincadeira: O que acharam da  brincadeira?  Foi fácil ou difícil formar as palavras? No papelzinho que eu entreguei estava escrito uma palavra ou um pedacinho da palavra?

Relembre que cada pedacinho da palavra é chamado de sílaba. Solicite que cada dupla leia a palavra formada e depois “batuque” cada pedacinho da palavra. Explique para os alunos que conforme o número de sílabas, as palavras da Língua Portuguesa podem ser: monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas.

 

2ª Atividade:

 

Professor, ao trabalhar com classificação em relação ao número de sílabas, proponha atividades com textos, adivinhas e ou outras situações que desperte nos alunos atenção e interesse.

Explique que as palavras podem ter uma, duas, três, quatro ou até mais sílabas. As palavras podem ser classificadas de acordo com o número de sílabas. Prepare um cartaz com essas explicações. Veja:

 

 

quadro monossilaba10

Fonte: Acervo da autora

 

Adiante, providencie um texto para explorar o número de sílabas. Copie na lousa e peça para os alunos copiarem no caderno de Língua Portuguesa, ou se preferir, solicite que os alunos digitem o texto no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) do laptop, bem como as atividades relativas ao texto. Sugerimos:

 

Eu vi uma arara vermelha

Com pitangas nas orelhas.

 

Eu vi uma cobra jararaca

Engolindo uma jaca.

 

Eu vi uma onça-pintada

Se coçando com a espingarda.

 

CAPARELI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1989, p.64.

 

Copie as palavras destacadas no texto nas colunas adequadas:

Observação:Se a atividade for feita no programa KWord, solicite que os alunos criem uma tabela de 4 colunas x 4 linhas.

 

 

jararaca

Fonte: Acervo da autora

 

 

Adiante, providencie uma folha de papel com a atividade abaixo, para cada aluno colar no caderno de Língua Portuguesa.

 

ATIVIDADES

 

1) LEIA O NOME DOS COLEGAS DA TURMA E PREENCHA AS OUTRAS COLUNAS COM O QUE SE PEDE:

 

quadro nomesh

Fonte: Acervo da autora

 

 

2) Siga as pistas e descubra alguns nomes dos alunos do 1º ano “A” e do 2º ano “A”.

 

PISTAS:

  •        Alunos do 1º ano “A” – todos com nomes dissílabos
  •        Alunos do 2º ano “A” – todos com nomes trissílabos

 

 

NOMES MENINOS

                                 Fonte: Acervo da autora

 

3ª Atividade:

 

Professor, explique aos alunos que algumas sílabas são pronunciadas com maior intensidade, isto é, com mais força. Providencie cartazes para apresentar alguns grupos de palavras:

 

 

catubore

Fonte: Acervo da autora

 

Organize a turma em duplas e peça para descobrirem o segredo dos três grupos, dando mais um exemplo a eles. Em seguida, registrem as descobertas sobre as sílabas tônicas no caderno.

Professor, ouça a contribuição de todos os alunos e com eles registre, na lousa, as descobertas. Esta postura é importante tanto para que aprendam a analisar e justificar oralmente suas próprias posições, como para que se acostumem  a formular adequadamente suas respostas.

Professor, alguns alunos poderão ter dificuldades em reconhecer a posição das sílabas. Se isso acontecer, proponha atividades de fixação com relação à posição.  Exemplos de atividades:

 

 

Para você ficar craque:

 

1) Observe os nomes dos objetos e responda:

 

caneta - lápis - apontador - borracha -

caderno - livro - lápis de cor

 

 

a)     Qual é o último objeto citado?

b)     Qual é o penúltimo?

c)     Qual é o antepenúltimo?

 

 

2) Probleminha: A fileira de carteiras da sala de aula de João tem 5 alunos. O 2º lugar é ocupado por Bete, depois dela senta-se Mariana. Entre Mariana e Roberto fica a carteira de Maria Alice.

 

Agora, responda:

 

a)    Quem é o 1º da fila?

b)    Quem é o último?

c)    Quem é o penúltimo?

d)    E o antepenúltimo?

 

 

3) Leia a lista dos nomes da sua turma em ordem alfabética e escreva:

 

a)     Qual é o último nome?

b)    Qual é o penúltimo?

c)    Qual é o antepenúltimo?

 

Professor, explique aos alunos que a sílaba tônica pode ser encontrada em 3 posições: na última, penúltima ou na antepenúltima sílaba. Solicite a eles um exemplo de cada.

 

Adiante, diga que cada grupo (última, penúltima ou antepenúltima sílaba) recebe um nome especial em relação à posição da sílaba tônica.

Divida o quadro em 3 partes e em cada parte afixe um cartaz com as seguintes informações:

 

quadro oxitona

Fonte: Acervo da autora

 

Faça na lousa, uma lista de palavras ditas espontaneamente pelos alunos, para que percebam que a maioria das palavras da Língua Portuguesa são paroxítonas e que todas as proparoxítonas são acentuadas.

 

A seguir, proponha atividades relacionadas à sílaba tônica. Sugerimos:

 

1) Organize as sílabas e forme palavras. Atenção: a sílaba tônica das palavras está pintada.

 

coruja

                                    Fonte: Acervo da autora

 

O QUE ESSAS PALAVRAS TÊM EM COMUM QUANTO À TONICIDADE (POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA? )_________________

 

2) Encaixe as palavras no quadro, de modo que a sílaba tônica fique no retângulo colorido.

 

Exemplos de palavras:     Poleiro – mágico – você - cadeira - vovô -  drácula  - relógio - jiló - óculos

 

quadro colorido

                                     Fonte: Acervo da autora

 

 

3) Observe as ilustrações, denomine-as e escreva seus nomes, acentuando as palavras ou não. Em seguida separe as sílabas e classifique-as.

 

camelo

                                      Fonte: Acervo da autora

 

 

4ª Atividade:

 

Professor, o jogo também é um recurso importante para ajudar os alunos a compreenderem a atividade de forma lúdica.

 

Construa um jogo chamado “ Dominó  Tônico”.

 

Você vai precisar de:

 

  •       E.V.A
  •       PAPEL
  •       COLA QUENTE
  •       CANETINHA
  •       TESOURA

 

1) Recorte os papéis e o E.V.A na mesma medida 4 cm x 8 cm, cole o papel em cima do E.V.A.

 

eva

dominooo

domino33333333333

 

Fonte: Acervo da autora

2) Escolha três cores de canetinha e divida o papel em duas partes. No dominó abaixo escrevemos:

 

  • Palavras oxítonas junto com a classificação paroxítona;
  • Palavras proparoxítonas junto com a classificação oxítona;
  • Palavras paroxítonas junto com a classificação proparoxítona.

 

 

 

dominoo4444

Fonte: Acervo da autora

 

Professor, se a turma for de 24 alunos, você deverá construir 12 dominós para que possam jogar em duplas.

Pergunte se gostaram do jogo, se acharam fácil ou difícil e auxilie sempre que necessário.

Após o jogo os alunos poderão registrá-lo no caderno de Língua Portuguesa.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, você deverá observar por meio de registros individuais como os alunos se envolveram com a atividade e se aprenderam. Verifique se conseguiram: separar as sílabas e classificá-las quanto ao número de sílabas e sílaba tônica, bem como utilizar o laptop na realização das atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 6/9 - 66.67%
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Opiniões

  • Messias Ferreira, E.M.E.B. São Sebastião , Mato Grosso - disse:
    messiasufmt@yahoo.com.br

    29/07/2014

    Cinco estrelas

    Uma forma fácil e divertida de transmitir informações sobre o estudo das sílabas aos alunos. Pondendo, inclusive, ser trabalhada a Matemática, sem traumas.


  • ANDRÉIA DA SILVA DAMASCENO, E.M.E.B. "Luiz Marques Pinto" , Espírito Santo - disse:
    angildamasceno@gmail.com

    13/07/2014

    Cinco estrelas

    Achei a aula bem lúdica, e dentro da proposta do letramento PNAIC, com certeza será aplicada em minha turma de 3° ano.


  • GEMIMA, INSTITUTO EDUCACIONAL PASSO A PASSO. , Tocantins - disse:
    gemiaferreira@gmail.com

    02/05/2013

    Quatro estrelas

    ÓTIMA AULA POIS OS ALUNOS APRENDEM A FIXAR OS CONCEITOS DE FORMA LÚDICA.


  • andreza cristina da silva lemos, ufsj , Minas Gerais - disse:
    andrezapompeu@hotmail.com

    11/04/2013

    Cinco estrelas

    Este site contem materiais muito interessantes para alfabetização das crianças. Parabéns.


  • silvana da silva, EEPIOXII , Minas Gerais - disse:
    silvanadasilvaesilva2012@hotmail.com

    18/03/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito ,muito legal


  • Patrícia Brito Bermont Vieira, EMEF "Eliziário Lourenço Dias" , Espírito Santo - disse:
    patriciavieira90@hotmail.com

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula irei aperfeiçoar algumas idéias para adaptar ao nível da turma.


  • Tatiane Vincler, Colégio estadual Dr Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - disse:
    Tatianevincler@gmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo Trabalho , me ajudou bastante . Estou me formando em professora esse ano e seu trabalho me ajudou.


  • Edilene dos Santos Corrêa, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Deporto , Rio Grande do Sul - disse:
    escsls@yahoo.com.br

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, conheço o portal pela divulgação feita pelo MEC por atuar como técnica da secretaria municipal de educação na area de programas, projetos e ações em prol da qualidade da educação. Precisei para auxiliar meu filho de 11 anos que está no sexto ano do EF e foi excelente o resultado do que conseguimos graças ao Portal.


  • Ana Cristina Rodrigues de Souza, E. M. Duque de Caxias , Rio de Janeiro - disse:
    rsanacris30@hotmail.com

    19/03/2012

    Quatro estrelas

    A aula é interativa, podendo despertar o interesse dos alunos. Estou adotando o site para planejar as minhas aulas. Com essas atividades, os alunos assimilam melhor o conteúdo sem desperdiçar tempo. E eu posso avaliar se todos entenderam.


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